Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

All Activity

This stream auto-updates     

  1. Today
  2. "Não gosto mais" de espresso

    São métodos que o paladar é bem próximo o resultado final, mais "forte", comprei a moka por ter lido que era o mais próximo do expresso que é o método que mais gosto. Mas na minha opinião vão melhor com torra média-escuros. As torras claras ficam melhores com outros métodos com French Press ou V60. Eu gosto bastante do expresso, pois fica mais amargo e concentrado. Os outros métodos me vem algo do chá preto inglês (que tomo também) algo mais diluído e florado, algo mais café "fraco". Acho que são experiências diferentes e momentos diferentes. Geralmente prefiro expresso de manhã e depois do almoço, a tarde geralmente to mais cansado e quero tomar algo mais "longo" olhando a vida passar pela janela e por isso tomo outros métodos, seja moka ou V60. Eu uso uma super-automática e apesar de ser sub-extraido, principalmente o duplo, o gosto agrada bastante meu paladar (destreinado), não tem uma crema magnífica, mas fica muito superior ao Dolce Gusto/Nespresso e você tem possibilidades de outros grãos e é incrível como os cafés mudam de um grão para o outro quando você vai alternando. Acho que o expresso perfeito é difícil de achar, pois maioria das cafeterias usa grãos velhos muito mais de 2 mês de torra e isso dá muita diferença, eu percebo como muda a crema do grão de 1 semana de torra para quando ele já tá com 1 mês (já que na automática o restante das variáveis fica iguais). Aqui no fórum todo mundo já indica o filtro despressurizado, mas se você usa o pressurizado você também consegue um expresso tomavel (não perfeito, mas decente), com uma variável a menos
  3. Qual Grão você recomenda?

    @Fer.pr, o anúncio não dá nenhuma informação sobre o café além de ser bebida mole... Fazenda, variedade, altitude, processos de secagem e beneficiamento, concursos em que o café foi selecionado e com quantos pontos foi avaliado, etc. Isso aí daria alguma noção da qualidade da bebida, mas pra ter certeza, só provando...
  4. Café espresso mais cremoso

    Acabei de matar a charada aqui. Fiz um teste com café já moído de padaria aqui só que no filtro duplo ( 14gr ) e espumou ( espuma e crema ) muito ( no filtro simples ou 7gr espuma pouco ). Com um café gourmet ( grão arábica ), torra média, espuma bem pouco tanto no filtro duplo quanto no simples. Acho que o café já moído de padaria ou supermercado é do tipo robusta ( qualidade inferior ) e vem sempre em torra escura. Por ser robusta e torra escura acaba produzindo muito mais espuma acredito eu.
  5. Yesterday
  6. Filtro despressurizado

    Já tive esse problema, corrigi mantendo mesma pressão (tamping) e afinando mais o grão. Como você já disse que compra o pó, tá aí o problema. Você não tem como ajustar a moagem, aí fica tentando com o tamper... muito sofrimento. Hoje, inclusive, percebi que aplicava muita força, por isso que não conseguia manter um padrão (ou saía uma cachoeira ou travava tudo).
  7. Filtro despressurizado

    Olá, @Miguel Copatti. Não sei qual o seu orçamento, mas há alguns moinhos manuais bem razoáveis por menos de R$ 300, como o Botini/Mimoso, Hario Slim ou mesmo "Porlex" chinês. Com o Hario Slim consegui fazer espressos bem razoáveis com uma máquina de entrada despressurizada. Veja nesse post: Acho que vale muito a pena você ver esse tutorial do café espresso: Outra coisa, é bom você informar qual equipamento usa em seu perfil para as pessoas poderem te ajudar.
  8. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    A peça de alumínio que deixei no vinagre não teve nenhuma alteração até agora ( nem clareou ). Acho que essa corrosão interna da caldeira que tenho em uma das duas C-08 enfraqueceu a rosca da válvula que recebe a água pressurizada da bomba e que acabou explodindo. Fiz um conserto meia-boca colando essa válvula de aço no corpo de alumínio da caldeira com super cola. Desisti até de comprar outra válvula por não confiar mais na rosca que talvez tenha corroído. A caldeira por dentro tem bastante desse material branco que só sai raspando com faca.
  9. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    É que o alumínio forma óxido de alumínio em contato com a água ou ar. Acho que ácido aí só vai remover essa camada de óxido de alumínio e por mais tempo deve só remover alumínio e causar corrosão. Problema da caldeira de alumínio é água levemente ácida. Talvez já tenha citado aqui o faq sobre água do Jim Schulmann, bem longo, e ele fala numa parte sobre essas caldeiras de alumínio e sugere manter a água alcalina, se necessário, com bicarbonato de sódio (que não calcifica).
  10. Filtro despressurizado

    olá galera, acompanho bastante aqui e já aprendi bastante, porém eu comprei há 1 ano quase um filtro "despressurizado" para minha máquina de espresso, mas está abandonado pois não fica legal, usando o filtro de fábrica aquele que tem apenas um buraquinho fininho para sair o café extraido por pressão com água... fica legal, razoável e doce kkkk eu uso café torrado entre 15 e 30 dias e na hora da compra, é moído, com o filtro "verdadeiro de espresso" com vários furos, ao precionar uns 10kg mais ou menos com o tamper, o café sai 50ml em 18/20 segundos, e fica um café passadao, extremamente amargo e sem crema, se apertar mais o tamper 18kg mais ou menos ele tranca a ponto de sair 5ml de 20 segundos... queria pode usar esse filtro para fazer um verdadeiro café espresso. eu não tenho moinho por que pelo que entendi um bom de qualidade é muito caro, e tenho medo de comprar um e ficar parado ou fazer muita sujeira... alguém tem dicas ai??
  11. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Isso é fácil de acertar. Você pode usar o de duas doses e usar só um pouco desse espresso ( um pouco mais ou um pouco menos conforme seu gosto ).
  12. Cafeteira Expresso Coffee C-08 - Mondial

    Boa tarde pessoal, seguinte, ganhei da minha namorada a C 08 mas sinto que estou errando no processo, eu gosto de café com leite, faço o leite vaporizado primeiro ou por último? Comprei 250 gramas de café já moído, usei duas doses do medidor mas ficou muito forte, fiz outro e usei 1 dose e ficou muito fraco, até agora não consegui acertar na dose, alguém poderia me ajudar com a dose correta para um bom café com leite?
  13. "Não gosto mais" de espresso

    Não estaria caindo no erro de tomar um espresso após o outro em poucas horas ? Quando faço isso, o sabor do meu espresso não fica nada bom.
  14. Café espresso mais cremoso

    Experimenta outro café que pode ser do tipo dele. Também pode ser a torra ( o ideal é torra média ou escura ) ou a moagem muito grossa ou muito fina. Eu tenho dificuldade de obter mais crema e já troquei até de café pra testar. Tenho que continuar com os testes.
  15. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    Estou deixando uma pequena peça de alumínio bem parecido com o da caldeira em contato com o vinagre desde as 18h de ontem para ver se vai causar alguma oxidação com o tempo. A caldeira é um pouco diferente pois costuma ser aquecida e resfriada conforme se fazem os espressos.
  16. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Hehe eu tinha uma Mondial C08, então já vinha há algum tempo treinando tirar os espressos rs O moinho da Breville tem uma regulagem interna, que varia de 1 a 6. Ela vem na regulagem 6. Quanto mais baixo, mais fino. Ou seja, quanto mais baixo estiver na regulagem interna, mais alto será na externa, para uma mesma moagem. Depois dá uma fuçada aí nela pra você ver! É bem simples a regulagem interna dela. Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
  17. Fiamma Mini Bar

    Ainda não está pronta. Agora resolvi mudar a aparência da máquina. Faltam alguns detalhes, como parafusos, um novo knob e o acabamento da frente/teto. Mas estou finalmente quase concluindo a caminhada na modificação da máquina Guilherme
  18. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    Eu poderia ter pesquisado antes de fazer esta pergunta aqui no fórum. Vejam o que encontrei neste site em que o vinagre é usado para limpeza do alumínio. https://pt.wikihow.com/Lavar-Alumínio-Utilizando-Ácido
  19. Primeira torra.

    Infelizmente ainda vou ficar mais uns 20 dias fora de casa por questões de trabalho... apesar de não poder torrar mais cafés até voltar nem mandar fotos a curiosidade é grande! mais uma dúvida! Torrei na pipoqueira elétrica tb e nas torras q fiz o crack começava em 5 minutos. O sabor tb não me agradou... o tempo pode ser tb um fator limitante na qualidade da torra, além da temperatura?!
  20. Clube da Tramontina Breville Express Pro - BES870

    Parabéns companheiro. No primeiro dia conseguiu resultados melhores q eu consegui em 3 meses. Hhehehehhe em minha defesa essa é minha primeira máquina de espresso, antes dela nunca tinha tirado um pessoalmente. Me chamou a atenção a moagem q vc falou... não lembro agora como está a regulagem interna do meu moinho, mas para espresso uso entre 12 e 6 na externa. E para coado na Hario V60 entre 56 e 60. Com 20 não sai espresso para mim. A água sai em 10 segundos ou menos. Mas tb uso só 14g de café...
  21. Cafeterias em SP

    o coado da coffeelab realmente é bem doce, vale a pena assim como o capuccino do moço, mas ai é em cwb rsss
  22. Last week
  23. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    Eu acho que o ácido deve é provocar mais oxidação do alumínio. É o que deve acontecido quando usei o vinagre. Ele deve ter iniciado essa oxidação.
  24. Vinagre oxida caldeira de alumínio ?

    Ácido ataca bem o alumínio, remove o óxido de alumínio. Talvez lavar bastante com água agora até ver se para de liberar o óxido branco.
  25. Acho que iniciei a oxidação interna da caldeira da Mondial C-08 depois que usei vinagre para tentar limpar ela por dentro sem abri-la. Hoje a caldeira apresenta incrustação branca por dentro.
  26. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Chegou depois de sete meses. É genérico, mas para iniciar optei por esse, do que um de lâmina. Enviado de meu LG-D805 usando o Tapatalk
  27. O que você comprou ou recebeu hoje?

    Adorei esse kit, @Jonas Felipe. Muito legal!
  28. Prazo de validade

    Creio que dois meses é uma referência coerente para se ter o grão passível de ser consumido de forma aceitável @Machado. Mais do que isso acho que já começa a envelhecer demais
  1. Load more activity
×