Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o problema de trocar o motor por um mais potente

é que parece que o rolamento não suporta muita velocidade

então também teria que trocar ou fazer uma modificação

em algum lugar nesse topico tem alguem descrevendo isso

se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, confere a amperagem de entrada do motor, parece que a saída do kit conversor é de 4A no máximo (acho pouco para um motor). Comprei um aspirador de pó automotivo e um conversor (adaptador 120v->12v) mas este tinha só 0,5A de saída e precisa entre 4A e 6A pro aspirador funcionar direito, estou aguardando um conversor importado chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então lisboa, no anúncio tá dizendo que o motor pra romper a inércia precisa de 3.1A (que é o momento aonde ele precisa de maior corrente) e a corrente de entrada DA FONTE é de 1.3A mas segundo o anuncio a de SAIDA seria 120w e 4.5A no máximo. Como acho que só será usada a corrente alta no momento da partida do motor e não pra manter o giro, eu acho que se a fonte realmente conseguir entregar os 4.5 em 24v seria suficiente.

 

Mas eu estou seriamente pensando se vai valer muito a pena fazer essa modificação... 
Porque aqui perto da minha casa tem o Ivo que torra em torrador de prova com torra impecável por 7 reais o kilo. Tenho o Marco do taste que torra por 15 com uma torra excepcional para o espresso e eu já comprei um outro dimmer de 40A (!! quero ver esse queimar agora!) então já gastei muito mais no AirFryer do que eu gostaria. Então a Airfryer pra mim agora, vai ser pra fazer um auê quando eu estiver com um verde aqui em casa e sem nenhum torrado. 
Pelo menos por hora, rsrs. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Boa noite pessoal, bateu uma dúvida e eu preciso de uma opinião a respeito do cooler ou ventoinha como queiram!! Se eu não me engano, acho que a função do cooler é fazer circular o ar aquecido dentro do forno, certo? Vou controlar a temperatura usando um dimmer e a minha duvida é essa, eu deixo o cooler junto à energia que provem do dimmer sendo assim controlando a temperatura e velocidade do fluxo do ar ou deixo o cooler recebendo energia proveniente da rede elétrica que supre o motor? Sabendo que, com dimmer haverá controle do fluxo de ar e sem dimmer o fluxo será será sempre igual independentemente  da temperatura! 

Valeu galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dediquei o dimmer apenas para as resistências. Acho que se for pra controlar a ventuinha, seria necessário um dimmer só para ela...

Se eu estiver falando besteira, me corrijam. [emoji2]

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o dimmer funciona bem com cargas lineares, o que não é o caso da ventoinha nem do motor. Além disso, a ventoinha é crítica para o forno, diminuir a vazão pode resultar em peças derretidas. Para controlar a velocidade de rotação do motor será necessário um motor de corrente continua e uma fonte que possa variar a tensão de alimentação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, bateu mais uma dúvida, após varias leituras nas paginas anteriores onde se discute sobre "Dimmer", "Ligação em série", "Ligação em paralelo" nas resistências, não consegui formar uma ideia concreta na minha cabeça.

Primeiramente vou informar que o motor e o cooler estarão independentes das resistências! Gostaria de uma análise desse "diagrama" que criei e só para ter certeza que não irei ver o flash, ouvir um bomm  e  sentir cheiro de fios queimados!! O Dimmer é o mesmo da foto!! Obrigado.

 

OBS: Minha rede elétrica aqui é 110/127V

 

yOYN650.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edison, na pagina 15 tem uma foto do lipe_oa que mostra sem o limitador de temperatura, ok?

Pessoal, postei minha dúvida logo acima sobre Ligação em série e Ligação em paralelo nas resistências e como estou meio ansioso por uma opinião, logico sem fazer pressão, alguém ligou em paralelo? Valeu.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc fez um esquema de ligação em serie, está certo, só confirma se o fio azul é interligado sem q passe no circuito do dimmer.

Pq se por alguma razão eles estiverem invertidos ai vc queima seu dimmer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao é pq o fio q não é ativo no circuito, é como se ele passasse direto, sem "processamento".

Assim ele está ali atoa e fica parecendo paralelo mesmo.

Pensa assim, se vc tira esses fios azuis e faz uma emenda sem colocar no dimmer, fica no esquema q vc está imaginando, imagina o dimmer como uma simples solda pro fio azul

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não tem como weiler. As engrenagens são em um sentido específico. Se girar para o outro lado vai empurrar o tambor para cima e não vai girar

A mudança tem que ser mais drástica. Motivo por que desisti da airfryer

Mas dá para fazer. Só tem que rebitar tudo em outra posição, de forma que o giro continue empurrando o tambor para baixo. Talvez seja necessário fazer uma chapa com base na que está lá, mas de forma espelhada (invertendo o lado do corte onde desliza o eixo para encaixe na engrenagem

Olá, bom dia amigos, estou disposto a fazer a inversão de rotação do tambor e sei também que é bastante trabalhoso, mas gostaria de uma dica se possível do amigo @Guilherme Torres e também do mano @Igor que possuem grandes conhecimentos nesse forninho. Existe uma diferença para melhor no processo da torra e no resultado que justifique essa modificação? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente, ao inverter a rotação você vai afastar os grãos do calor direto resistência, evitando scorching.

 

Do jeito original, repare que os grãos se acumulam na parte de trás do forno, justamente onde ficam as resistências. Ao inverter, eles passarão a se acumular na parte da frente do forno, isso considerando que seu tambor tem aletas. Se não tiver, a mudança será pouco perceptível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André, quanto menos você mexer no forno melhor! Qualquer mudança estrutural nele, que já é tão fraco, vai deixá-lo ainda mais frágil.

 

Não recomendo a mudança no sentido de rotação!

 

Se quiser melhoras significativas, substitua o motor por um de 60rpm e, preferencialmente, com o mesmo encaixe que o original.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

 

I- Alguém teve problemas com as engrenagens girando em falso (patinando)?

 

II-Se alguém teve sucesso com troca de motor,qual motor colocou?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edison,

 

Ja tive, justamente quando substitui o motor. Preciso de uma bucha para testar.

Comprei um motor na aliexpress que a adaptação inicial foi fácil, porém já surgiram alguns problemas, por isso que ainda não postei qual motor foi. Se quiser posso postar, mas fique ciente que não será plug and play.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edison estou tendo este problema com o meu forninho. Geralmente acontece na segunda torra ou quando o forno já está funcionando a algum tempo e está bem quente. É complicado porque se você não estiver bem atento você perde a torra. Da última vez fiz de tudo mas não voltou mais a girar, minha sorte foi que estava no fim e não perdi os grãos. Engraçado que é só esfriar e volta a girar normalmente. O ideal seria substituir esse motor que tem 5/6 rpm por um de 50/60 assim como sugeriu o Igor. Mas estou procurando ele aqui no Brasil faz tempo e não encontro... Achei um de 20rpm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,Roberto, eu desmontei a geringonça e tentei dar alguns giros no tambor com a chave de fenda engatada no eixo (tem um buraco no eixo onde engata o motor,e não é que patinava igual?!

Acho que tem a ver com a acoplagem dos dentes da engrenagem,e talvez mais aquecido dilate.

Percebi que acontecia mais com a potencia total das resistências.

Pensei até em procurar se existem engrenagens mais robustas ou precisas.

 

Agradeço se me mandar por MP que que eu dou uma conferida no motor.

 

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera! (Gíria cinquentona) kkk

Então, tem ocorrido comigo uma travada no cilindro e de repente solta. Percebi que um parafuso de fixação de uma aleta especificamente tem tocado aquela haste abaixo no suporte do cilindro.

O cilindro gira bem próximo a ela e como esse parafuso ficou mais saliente, acaba encostando e travando o giro. Como a engrenagem pula, acaba soltando.

Acho que vale a pena verificar se não está ocorrendo o mesmo com vcs.

Grande abraço!

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to bem satisfeito com o resultado da pipoqueira, e acho que ficarei mais ainda quando fizer o MOD nela.

Então, vendo a trabalheira e o risco de dar zica nesse forninho, acho que nem vou usa-lo.

Então se alguém tiver interesse em compra-lo, vendo pelo preço que paguei mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois de ter torrado mais 3 kilos no forninho posso dizer com segurança: 
Ainda não sei dizer nada sobre ele. rsrs.

 

A velocidade do motor é uma porcaria mesmo. Sobre a rotação eu mantive a mesma e joguei umas placas protetoras nas resistências pra evitar o chamuscado (coloquei nas duas mesmo). 

A torra tá saindo toda irregular, mas aprendi a torrar pra deixar o grão mais gordinho e vistoso, só que em 200g 55 fica escurão, 55 fica marronzinho 55 fica quase quake e o resto perde. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Aurélio, esclarece aí que não entendi o parâmetro:

 

em 200g 55 fica escurão, 55 fica marronzinho 55 fica quase quake e o resto perde". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...