Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Pois é, outro dia, torrando, o meu começou a dar umas travadas. Quando terminei a torra, liguei o motor sem o tambor e fiquei observando e não é que a engrenagem dava umas travadas mesmo sem tambor....

Ou seja, pode estar havendo uma dilatação que cause uma redução nas folgas e faça o eixo prender...

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim tem o peso das aletas. Quem fez com material de calha ficou bem leve, agora eu fiz com chapa de aço inox 0.6mm, estão pesadinhas, mas nada demais...

Olhando o motor por dentro assim  com essas engrenagens de plástico realmente dá bastante impressão de fragilidade...Se houvesse um motor de melhor qualidade pra substituir iria ser muito bom...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbadinha para quem tem este Dimmer:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680840326-dimer-dimmer-16a-3500w220v-1700w127v-bivolt-pt-_JM

 

Tinha dificuldade de lidar com a potencia descarregada no forno em relação ao giro do potenciômetro do dimmer,pois 

só com 30% de giro que o termômetro subia a temperatura, e com 50% de giro do botão que as resistências ficavam vermelhas assim foi feita a tabela com multímetro.

 

Imaginando o curso de giro do potenciometro da AirFryer:

Sendo o dimmer de 220 V. e o forno de 1000 W.

 

Potenciometro  Corrente  Potencia (Watts)

0                                               zero

10                        0,1               22              .

20                        0,7               154     .

30                        1,46             321,2  .

40                        2,5                550    .

50                        3,45             759     .

60                        4,33             952,6  .

70                        4,9               1078 (potencia máxima do forno=100% do curso do potenciômetro!

 

Agora falta a curva de temperatura vs. tempo e replicar curvas padrão dos cafés.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partir de colocar o grão no torrador. Não estou pré aquecendo o forno.

 

Já cheguei torrar em 16 min. Mas já tem algumas torras que só com 20 mim.

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei no coado os grãos que torrei e ficou horrível rs

 

Pq será que não estou conseguindo fazer torras mais curtas?

 

Tem alguma dica? Pré-aquecer? Qual curva no PID do Roastlogger vc costuma usar lipe? Mesmo que não seja o mesmo café, só pra eu ter uma idéia e qual configuração no PID vc usa?

 

398d96c8a93d20e0b7ea85bcfedb78df.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preaqueço a 180ºC em 70% da potencia, e deixo até uns 4min e subo pra 85% da potencia e levo assim até o BT em 190º+- e ai passo pra 75% da potencia, quanto começa o 1º crack eu desço pra 65% da potencia e deixo o tanto q eu quero, quando quero alongar mais eu desço pra 60% em vez de 65%...

Essa é a basica das minhas torras.

Não uso PiD pq o parametro é o ET e ele não é muito certo da cabeça, meu ET vai a 320ºC, não sei pq

Use mais os parametros do BT q vc vai ser mais feliz

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou fazendo basicamente igual ao Felipe, Só que eu pré aqueço até 200% pra quando eu abrir não esfriar tanto e começo a secagem com 80% a 90% para o turnover do BT não começar tão baixo e a torra demorar demais por causa disso. 
Após o FC eu ainda deixo 30s a 1min sem abaixar e logo depois eu abaixo pra 50% e deixo mais uns 2min no máximo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ET calcula bem a temperatura, meu problema é os parâmetros do PID!

 

Lipe, vc pré aquece em 180 graus, aí quando da 180 graus vc coloca o grão e deixa lá 4 min com 70% das potência e depois sobe pra 85%?

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho quase certeza q seu café ta bem escuro e mais pro lado do espresso, to errado?

Isso mesmo Algsavi, ai no 1º crack eu desço pra 65% pra conseguir esticar a torra e ter um desenvolvimento maior.

Gosto do desenvolvimento na faixa dos 15-20%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava seguindo um padrão do colega que sugeriu iniciar com 210 graus ,mas era difícil baixar a temperatura ,fechava em 14 a 16 min ou torrado (oleoso) ,com asco que pega na lingua" ou homogeneo,claro mas sem crema e "verde na boca".Dai fui medir ontem a curva do Dimmer,depois vou ver a as curvas de temperatura "na mão " ( leia-se dimmer). Uma coisa aprendi,baixar rápido a temperatura ,abre um pouco a tampa ,com tambor ,melhor que cortar a potencia!Mas recuperar potencia...só se tivesse mais uma resistência .Posso dizer que para Aeropres OK ,mas espresso,muito ruim.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0c6e41d0cb2647f17c236175747ebbb2.jpg

Luzina halogena mão na roda para ver a cor do grão.

Lampada halógena 220v com uma janela para a boca dontambor.Muito quente.Não dá para deixá-la ligada pois derrte o plastico lateral.

 

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, fiz oq vc falou, mas comecei a ver a ET e fiquei com medo e comecei a mudar tudo kkkk 20min de torra.

 

Mas o cheiro está melhor e o café está quebrando bem mais fácil. Não sei se isso é critério, mas ontem o grão estava bem duro.

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se assuste com o ET, eu disse...

Cara o café tem q quebrar quando vc força com os dedos e no interior tem q estar homogênea a cor, ou seja, não pode estar escuro por fora e internamente claro

Se o café não quebrava muito provavelmente ele está encruado, isso é um dos fatores do sabor "verde" do seu café

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fd3915d432807513f80b3202327f2249.jpg

 

Taí o resultado da penultima,sabor bem melhor com mais de 15 dias ,mas só no Aeropress e passado.

 

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, qual a configuração do PID no Roastlogger vcs usam? Quais parâmetros pro Kp Ki e Kd e qual setpoint colocal?


Pessoal, qual a configuração do PID no Roastlogger vcs usam? Quais parâmetros pro Kp Ki e Kd e qual setpoint colocar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá a todos !

Depois de meses vou começar as mods no meu forninho. Tópico lido e relido algumas vezes, mas não achei a info que busco: Onde e como instalo o ssr? Estou bem na dúvida e no fórum não achei nenhum esquema ou foto do ssr instalado. Alguém pode me ajudar? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...