Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

Olá pessoal, vou abrir esse tópico para falarmos de boas cafeterias no estado do Rio de Janeiro.

 

Na capital, a melhor cafeteria que eu conheço é a Cafuné, localizada na Barra da Tijuca, no Shopping Cittá América. O local é agradável, funcionários são simpáticos, e os donos são baristas. Eles tem uma La Marzocco e usam grãos premium de várias regiões, vão mudando com frequência. É o melhor espresso que eu conheço. Normalmente servem espresso com uma acidez pronunciada, que eu aprecio bastante.

 

Outros lugares onde o espresso pode ser bem servido, mas não com o mesmo cuidado, são nas cafeterias Franz Café e Rubro Café. Eu só posso falar pelas que tem no Shopping Rio Design Barra, também na Barra da Tijuca. As experiências que tive nessas duas foram positivas, pois o espresso tem mais qualidade que a água queimada que normalmente servem nas cafeterias por aí. Existem outras unidades mas não tenho como avaliar se é comum servirem boas xícaras.

 

Não sou grande conhecedor, mas sei diferenciar o espresso bem tirado do que é normalmente servido nas cafeterias, até em muitas que são chiques. Tenho curiosidade de descobrir outros lugares que sirvam um café honesto, pois no geral as máquinas são operadas por moças mal pagas e sem treinamento, que fazem qualquer coisa para encher uma xícara e jogar na cara do cliente, que jamais reclamaria pois está acostumado com o mesmo tipo de tratamento nas outras cafeterias.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja Bem-vindo,

Sugiro voce conhecer o Cafe Expresso Brasil. Tem um cara muito conhecedor de café la. Combine com ele na hora que esteja na loja, pois terá um papo bem agradável. É um tal de Alexandre Velloso, gente boa, carioca da Gema.. Hehe

Bom as lojas ficam no leblon e ipanema. Acho que acha ele facil a tarde no leblon, com seu chapeu tipico. Hehe

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto a Expresso Brasil no Leblon, mas nunca imaginei que pudessem servir um café especial ali, vou experimentar. Essas de rede realmente são complicadas, pode ser até que tenham um bom treinamento, máquinas ajustadas, grão bem controlado, mas na hora que enche de clientes os funcionários fazem tudo que é proibido e pecaminoso com o café. Só citei elas pois eu realmente não conheço algo do nível do Cafuné para recomendar, e foram as menos piores, de tão ruim que são as outras. Dá pra fazer um tópico de cafeterias desastrosas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Aqui vai minha lista de locais onde bebo café espresso aqui no Rio. Sem pretender que seja definitiva, até porque só listo os que conheço e já experimentei.

Quando provo, atribuo mais peso aos processos de preparação que ao sabor final da bebida. Isto porque gosto é uma questão pessoal carregada de subjetividades e por entender que a minha preferência não é melhor ou pior que a de outras pessoas.

Já os processos empregados na preparação e extração são perfeitamente definidos e a observação de uma rotina correta demonstra o quão preparado estão ou não estão o local e os profissionais envolvidos. Os equipamentos devem ser minimamente capazes de atender as necessidades. Já o café utilizado terá características que podem ou não me agradar, ainda que seja bom e fresco.

 

Ipanema - Terzetto (com a ressalva de que, na última vez, o barista pisou na bola durante a preparação)

Botafogo - Sorelle, Petrópolis

Centro - Cereja, Bessi, GrãoCafé, Rubro, Café do Bom Cachaça da Boa.

 

Nas cafeterias acima quase sempre, percebi a preocupação para se preparar um espresso corretamente.

Outras, por certo devem ser merecedoras de menção, mas como disse antes, se não as visitei não as posso julgar.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Conheci hoje o Curto Café.

Bom café, o jovem barista empolgado querendo me mostrar todas as torras que eles trabalham, que chamam de chocolate, amendoado, cítrico e frutado. 2 reais o espresso e 7 reais 200g, moído ou em grão.

Vale a pena conhecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Estive, recentemente, em uma pequena cafeteria no Rio de Janeiro.

 

Apesar do tamanho, fiquei surpreendido com a qualidade dos serviços!

 

O café espresso esta entre os melhores que já tomei e o atendimento

pode ser considerado de altíssimo nível em qualquer lugar do mundo!

 

Fui recepcionado pelo proprietário que gentilmente me explicou as diversas

nuances dos cafés "gourmets" e me serviu um espresso extraído de

um porta-filto "naked". Além disso ainda mostrou suas habilidades no

chamado "latte art", com esclarecimentos que solicitei diante do espetáculo.

 

Tudo muito impressionante. Fiquei com ótimas recordações!

 

Recomenda aos colegas do fórum, porém não lembro o nome do local,

então vou postar uma foto da ocasião, pois talvez alguém possa ajudar.

 

Obrigado.

 

p.s.: fica em Ipanema

post-506-0-71601300-1346937578_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Eduardo.

 

Grande prazer tê-lo conhecido pessoalmente. Gente boa demais. Papo fácil e agradável. Poderíamos ter conversado por um bom par de horas e os assuntos não se esgotariam.

Na foto dá para perceber que o café estava tão untuoso, que mesmo virando a imagem ela não cai da xícara! :lol:

 

Grande abraço.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahahahahahahahaha

Olha o Tio lá.....

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pego no flagra..............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Vixe, o foguinho foi achar o reflexo na capa do grupo. E com o chapéuzinho nada-hype que o Ricardo Esteves quer alugar para zoar no findi!

 

Mas é bom ser respeitoso pois a foto retrata um momento solene. É quando faço minha prece durante a extração para que tudo dê certo, o café saia minimamente aceitável e impressione o amigo. B)

 

Fica o convite para todos os membros. O Expresso Brasil é uma sub sede do Clube do Café no Rio e a caneca está lá como uma bandeira a indicar isto. Apareçam.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, o foguinho foi achar o reflexo na capa do grupo. E com o chapéuzinho nada-hype que o Ricardo Esteves quer alugar para zoar no findi!

 

Cuidado com isso!

 

Outro dia ao filmar uma extração dei de cara comigo mesmo, de olho estalado, com cara de paspalho, observando bem de pertinho o que acontecia, em um reflexo nas partes cromadas da máquina. As partes curvas são piores, pois dão um efeito "olho-de-peixe" que pega tudo que está ao redor. Portanto, sempre (sempre mesmo!) fotografe ou filme qualquer coisa estando minimamente vestido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, o foguinho foi achar o reflexo na capa do grupo. E com o chapéuzinho nada-hype que o Ricardo Esteves quer alugar para zoar no findi!

 

Mas é bom ser respeitoso pois a foto retrata um momento solene. É quando faço minha prece durante a extração para que tudo dê certo, o café saia minimamente aceitável e impressione o amigo. B)

 

Fica o convite para todos os membros. O Expresso Brasil é uma sub sede do Clube do Café no Rio e a caneca está lá como uma bandeira a indicar isto. Apareçam.

 

Alex, deu pra perceber......kkkkkkkkkkk

que concentração e reza hein? Ficou show sua imagem......abraços.....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo.

 

Nada sei sobre o cenário do café em Parati. Sugiro que leves um kit de sobrevivência.

Por outro lado, Parati é notável pela qualidade das cachaças. Fica a dica para que, com a devida precaução, experimente algumas, ainda que aguardente não seja tua preferência normal.

Cachaças boas são tão distintas das comuns como é distinto um café especial dos comerciais de supermercados e padarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma cafeteria em uma das principais ruas do centro histórico,

acho que o nome é café pingado,

eles trabalham com orfeu, illy e mais um que não me lembro se é fazenda pessegueiro.

Só tomei café lá antes de começar com a obsessão,

na época eu achei que faziam um bom café,

mas eu não entedia nada de café.

Bruno Goulart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu estou no Rio pra um evento de computação que será amanhã dia todo.

 

Agora à tarde fiz uma caminhada por Copacabana e Ipanema, passei na loja do Alexandre, mas estava fechada.

 

Acabei tomando um café no Armazém do Café, achei amargo demais sem açúcar. Crema ralo. Comprei um charuto cubano.

 

Na volta passei em frente ao Cafeína, gostei muito do café que comprei lá em março, mas como já estou abastecido com Suplicy e Santo Grão, deixei pra próxima.

 

Alexandre, amanhã a loja funciona ? Se sim, vai até que horas ?

 

Domingo na hora do almoço eu já tenho que estar voando de volta a SP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre.

 

Venho acompanhando o forum e me cadastrei nos ultimos dias. Vi falarem superbem de sua loja e isso desperta uma grande curiosidade em conhecê-la e/ou experimentar alguns cafés.

Mas, por enquanto, possuo apenas o bom e velho coador de papel. hehe E como é possível tomar um bom café neste método, resolvi começar a fazer isso JÁ! =)

Moro mais ou menos perto da sua loja, estou do outro lado do túnel rebouças, no Andaraí. Quanto custa o frete de um pacotinho de 250g pra cá (CEP 20541-380) ? =)

 

Obrigado,

Rubens Moraes

ps: tentei mandar MP pra você mas não foi possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Sábado cedo passei por lá por volta das 9h, a máquina ainda estava esquentando.

 

Achei muito bem montada a sua loja, e recebi toda a atenção da sua funcionária Regiane.

 

Também gostei muito do blend da casa. Obviamente não é amargo/queimado, mas também não é aquele suave "chato", sem graça.

 

Tem um sabor diferenciado, que não sei como descrever. Dá vontade de beber mais.

 

Vão me xingar, mas comprei 1Kg... E levei também meio quilo do Severino pra experimentar.

 

Por enquanto, não tenho previsão de retorno ao RJ, mas quando for voltar avisarei.

 

Parabéns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre.

 

Venho acompanhando o forum e me cadastrei nos ultimos dias. Vi falarem superbem de sua loja e isso desperta uma grande curiosidade em conhecê-la e/ou experimentar alguns cafés.

Mas, por enquanto, possuo apenas o bom e velho coador de papel. hehe E como é possível tomar um bom café neste método, resolvi começar a fazer isso JÁ! =)

Moro mais ou menos perto da sua loja, estou do outro lado do túnel rebouças, no Andaraí. Quanto custa o frete de um pacotinho de 250g pra cá (CEP 20541-380) ? =)

 

Obrigado,

Rubens Moraes

ps: tentei mandar MP pra você mas não foi possível.

 

Salve Rubens.

 

O frete para o Andaraí sairá R$ 14,50 por PAC e demora 4 dias! Pegue o 426 na Conde de Bonfim e salte na Prudente de Moraes (entre Mª Quitéria e Garcia D'Ávila). Ou o metro da Saens Peña até a Gal. Osório. E, sobretudo, evite vir de carro, pois vaga é difícil prá caramba durante a semana. Sábados costumam ser mais fáceis para estacionar e a loja estará funcionando entre 09 e 15 horas.

Apareça para nos conhecermos e bebermos um bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Sábado cedo passei por lá por volta das 9h, a máquina ainda estava esquentando.

 

Achei muito bem montada a sua loja, e recebi toda a atenção da sua funcionária Regiane.

 

Também gostei muito do blend da casa. Obviamente não é amargo/queimado, mas também não é aquele suave "chato", sem graça.

 

Tem um sabor diferenciado, que não sei como descrever. Dá vontade de beber mais.

 

Vão me xingar, mas comprei 1Kg... E levei também meio quilo do Severino pra experimentar.

 

Por enquanto, não tenho previsão de retorno ao RJ, mas quando for voltar avisarei.

 

Parabéns.

 

Salve Werner.

Soube da tua visita. Pena não tê-lo encontrado. Fica para a próxima vinda tua ao Rio.

Congele um tanto destes grãos que não for utilizar nesta semana.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...