Ir para conteúdo

Torrefação Frank's Ultra Coffee - lúpulo e whiskey


rbata

Postagens recomendadas

Hoje andando pelo Mercado Municipal de Curitiba, numa loja especializada em cervejas encontrei dois cafés "diferentes" a venda: um com processo que pega sabores de barris de whiskey e outro com lúpulo. Sendo que um deles o grão base era africano. A data de torra estava identificada na embalagem e era recente, coisa de 1 ou 2 semanas.

 

Achei o preço caro (40 reais/250g) e por não ter referências não comprei mas depois bateu um certo arrependimento. Depois descobri o site e inclusive fazem venda online.

 

Alguém mais já experimentou estes cafés desta torrefação?

 

Site: https://www.fuc.net.br/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conhecia também, mas vendo o site dá para perceber que a linha barrel aged , é similar ao que o Henry Louis faz .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4950-henry-louis-coffee-whiskey/

 

O Catuaí Jack Daniels, maturado em barril de carvalho e o Mascaro em barril de cerejeira da aguardente espanhola.

 

Já a linha lúpulada eu não tenho a menor idéia do tipo de café que resulta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje andando pelo Mercado Municipal de Curitiba, numa loja especializada em cervejas encontrei dois cafés "diferentes" a venda: um com processo que pega sabores de barris de whiskey e outro com lúpulo. Sendo que um deles o grão base era africano. A data de torra estava identificada na embalagem e era recente, coisa de 1 ou 2 semanas.

 

Achei o preço caro (40 reais/250g) e por não ter referências não comprei mas depois bateu um certo arrependimento. Depois descobri o site e inclusive fazem venda online.

 

Alguém mais já experimentou estes cafés desta torrefação?

 

Site: https://www.fuc.net.br/

 

 

 

Ola Rafael, obrigado pelo contato telefônico aquele dia e por mencionar meus cafés aqui no Clube :)

 

Sinto que é interessante explicar a questão do preço/valor do produto que produzo. 

 

Antes de mais nada é importante ressaltar que o valor de R$ 39,00 por pack é o valor final do lojista que retém uma fatia considerável do preço. Há ainda outro fator, que os cafés

que estou usando são orgânicos certificados ECOCERT (009.320.189-39), e cafés orgânicos são geralmente mais caros que o normal. Há ainda uma etapa de fermentação controlada realizada pelo Claudemir Gregório da Wildbrew que tem seu custo computado no valor final também. E por fim os barris que compro de tonoarias e foram trabalhados com destilados tem seu custo também, e o tempo de guarda até estarem com bom potencial de torra tornam o café com um custo um pouco mais elevado que a média. 

 

De qualquer forma gostaria que todos pudessem conhecer o produto e estou divulgando, se a moderação permite, um promocode CLUBECAFE20 com R$ 20,00 de desconto para compras acima de R$ 96,00

 

Sobre os cafés lupulados, eu geralmente estou usando wildbrew com perfil mais cítrico e infusionando a seco com lúpulo em flor ainda. Sazonalmente tenho alguns cafés africanos que combinem com esse méotodo também, atualmente todos estão no Exprex café em Curitiba.

Black Coffee, Coletivo Alimentar, Armazém da Serra (CWB) e Penz Bier em Porto Alegre têm os modelos de bourbon. 

 

Os clientes tem gostado dos jack daniels em métodos passados, eu concordo que para espresso fica um pouco extremo. Já os de lúpulo e queijo vão muito bem no espresso. 

 

 

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, entendi que vc sugere para espresso os cafés lúpulados , nesse caso eles teriam uma torra mais para média ?

 

A minha dúvida quanto aos cafés envelhecidos em barris de aguardente e se eles tem uma torra clara que exiga moagem muito fina o que vai tornar o sabor muito intenso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carlos Eduardo

 

então, eu sou da escola da Raposeiras (fiz minha formação lá) então todos os lotes são torrados várias vezes buscando o melhor perfil pra manter as características do que o barril pode passar. No caso do café do barril fiz dezenas de torras e juntamente com o Luiz do Supernova chegamos a dois tipos de torra:

A) uma que eu faço específicamente para fornecer as cervejarias (baixo fluxo de ar, torra rápida e resfriamento 1min pós crack) que torna o café com intenso aroma de bourbon e bem doce no aroma seco, pois esse café é usado por cervejarias (Dogma; Way, Klein, Grimpa, Mercado do Malte, Mutt Dog, etc) em infusão na fase de maturação (logo antes de engarrafar) em grãos inteiros, durante 2 a 5 dias a 0 graus, passando a impressão de que a cerveja inclusive ficou meses em barril de madeira. Esse tipo de torra algumas pessoas adoraram e pediram mais inclusive, mas não é do gosto da maioria, reparei que é mais a turma cervejeira com 3mil rótulos ou mais com treshold sensorial extrapolado que curte sours azedíssimas ou russian imperial stouts super amargas e amadeiradas que gostam.

 

e

 

B ) uma torra com curva de secagem um pouco mais branda, tempo de torra em torno de 13 minutos e resfriamento 1min após o crack: esse tipo que distribuo no clube do assinante em lojas e é o mais popular e bem aceito pelas pessoas que estão acostumadas com maior sutileza sensorial e não toleram tanta pancada, principalmente no espresso, mas mesmo assim gosto de enfatizar que é um espresso um tanto quanto selvagem, honestamente eu gosto de fazer ele na Aeropress e na Clever. 

Mas se for pra resumir, eu gosto bastante de café com torras claras, já fiz algumas testes com torra escura e ficou aquilo que o Tal Fishman do Whiskey Barrel Coffe faz. Aliás, visitei as instalações deles em Denver esse ano e vou dizer que eu o Henry Louis estamos fazendo aqui é, modéstia a parte, bem mais caprichado. Visitei um punhado de pequenas torrefações nos estados unidos esse ano e fiquei assustado de ver tanta torra carbonizada, dava dor na alma ver tantos grãos africanos serem abusados daquele jeito. Eu penso que temos uma questão até cultural aqui, tanta dificuldade de conseguir grãos de fora do Brasil e quando aparecem por aqui na mala de alguém nós procuramos torrar ele da melhor maneira possível né? Lá nos EUA dá impressão que eles tratam o café, via de regra, de qualquer jeito, conseguindo uma tintura pra colorir o leite tá bom, é complicado, eles parece que gostam, mas não me faz a cabeça esse tipo de abordagem na torra de um grão.  Bom acho que fui prolixo ehhe mas enfim, eu gosto de torras mais claras, mas vezes se tem boas surpresas com elas mais escuras, mas o ideal é buscar o perfil ideal e o ponto evitando queimar a caramelização.  

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal teu feedback Marcelo! Se mais fornecedores fossem tão transparentes assim...

 

 

 

Imagina pessoal, pra mim é um prazer falar de tópicos com pessoas que têm paixões em comum! :) Depois com mais calma e em um tópico apropriado, se tiverem curiosidade eu posto o projeto de uma parafernalha que estou bolando para conservar os barris de madeira hidratados por muito mais tempo sem precisar tirar do lugar ou pausar sua produção. 

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Há duas semanas comprei em Curitiba os cafés do Franck. Hoje tirei um espresso do de whiskey e ficou muito, muito forte, hehe.

 

Alguém tem alguma dica de extração pra esse tipo de café?

 

Valeu!

 

Enviado de meu SM-E700M usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Há duas semanas comprei em Curitiba os cafés do Franck. Hoje tirei um espresso do de whiskey e ficou muito, muito forte, hehe.

 

Alguém tem alguma dica de extração pra esse tipo de café?

 

Valeu!

 

Enviado de meu SM-E700M usando Tapatalk

 

 

 

Olá, 

 

nesse caso os que muitas pessoas tem feito é blendar ele com um café mais tranquilo, o lado bom é que vc consegue um bom rendimento no uso desses cafés de barril. 

 

Para usar ele puro eu gosto de fazer na Clever com moagem média ou na french por 3min. 

 

Os que eu tenho gostado bastante de fazer no espresso são os cafés maturados em lúpulo Galaxy. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Oi Leo, estou aguardando chegada de mais lúpulo fresco, vou emitir um comunicado por newsletter assim que estiver tudo pronto, mas deve demorar pelo menos 5 semanas até lá.

 

 

Abração

 

Marcelo, alguma previsão de quando o lupulado volta às prateleiras? :) quero fazer uma encomenda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...