Ir para conteúdo

Elder Moscardini Filho

Senior Members
  • Total de itens

    33
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Elder Moscardini Filho last won the day on 17 Março 2014

Elder Moscardini Filho had the most liked content!

Profile Information

  • Equipamento
    Torrador Atilla-15Kg.

Últimos Visitantes

1.168 visualizações

Elder Moscardini Filho's Achievements

Explorer

Explorer (4/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

41

Reputação

  1. Pessoal, vocês já viram/ouviram sobre monodoses de café coado? É o sistema Drip Coffee! Coloca em cima da caneca e/ou copo e passa a agua quente! Muito prático! Claro que nunca vai ser o melhor café coado da sua vida... mas na correria do cotidiano, cumpre muito bem o papel de trazer um café de alta qualidade, alta facilidade e coado! O café Irmãos Moscardini vai lançar ainda em Janeiro, no mais tardar Fevereiro (esperando finalização das embalagens apenas). Acompanhem para maiores informações!! Facebook do café: www.fb.com/cafeirmaosmoscardini Site do café: www.irmaosmoscardini.com Grande abraço a todos!!
  2. Lauro, tem um tópico só de lojas on-line. Inclusive, tem a loja dos Cafés Moscardini também. www.irmaosmoscardini.com/online-store
  3. Esse kit do café Moscardini é edição limitada. Apenas até dia 25/01/17 neste preço. E é um kit legal pois apresenta todas as linhas de trabalho do grupo. Desde o inicial gourmet (chocolate e cacau) até o mais top de todos, o 91 pontos BLACK (frutado, guaraná, doce). São quatro pacotinhos de arrasar corações!! =D Obrigado Alex pela lembrança e citação!
  4. Obrigado pelas palavras! Infelizmente não.. Acredito que o Wolff café ainda não disponibilizou ao público em SP. Mas não tenho certeza.. Sou de Franca, interior de SP. Qualquer coisa, tem uma promoção rolando lá no facebook do café. Com aquele desconto, você tira o frete e ainda sobra um pouquinho.. não sei se é seu interesse, mas é uma opção! Passando por Franca, deixe-me saber. Quem sabe rola um café e um bate-papo!!
  5. Obrigado!! Espero que sim!! O mais interessante, é que cada um acha um ponto de torra ideal para esse Obatã Amarelo!! Eu lanço as cápsulas dele em fevereiro!!!
  6. Bom, vou começar com um pouquinho de história, certo?! Estou na terceira geração de produtores rurais da Família Moscardini. Meus bisavós vieram da Italia ainda crianças. Casaram-se no Brasil e tiveram filhos. Meus avós são filhos de italianos vindos para o Brasil nos navios (por volta de 1800) e sempre trabalharam na lavoura, porém não era terra própria deles. Assim que se casaram, meu avô recebeu um hectare de herança da minha avó. Não é nada, visto ao tamanho pequeno do lote. Porém, foram trabalhando na sua terra e nas terras vizinhas. Meu avô começou a trabalhar no sistema "meeiro" onde o dono da terra investia e entrava com a terra, porém, não colocava a mão na massa. Com o tempo, ele juntou dinheiro e acabou comprando as terras vizinhas. Tiveram 14 filhos, 7 homens e 7 mulheres. Todos os filhos ajudavam nos trabalhos rurais. Homens mais ao campo e mulheres na confecção de roupas, doces, queijos, pães, tudo para venda. Ainda em vida, meu avô repartiu tudo o que tinha para seus filhos, doando 7 hectares para cada um. Alguns se uniram e continuam unidos até os dias atuais, trabalhando juntos. Cresceram e são referência em sua região hoje. Estamos localizados na região da Alta Mogiana Paulista, mais especificamente entre as cidades de Ribeirão Corrente, Cristais Paulista e Jeriquara (todas no interior paulista). A altitude média de nossas propriedades é 960 metros, porém temos terras a 1000 metros e terras a 910 metros. Conhecida internacionalmente como região produtora de cafés fantásticos, a Alta Mogiana perdeu parte desta fama por ser altamente mecanizável. Desta forma, os agricultores deixaram de produzir lotes de tamanho médio, porém de qualidade muito alta, para poderem produzir lotes enormes com qualidade média-alta. Com isso, os exportadores conseguiam cumprir com os contratos de qualidades superiores às do mercado, e em grande volume. E não incentivaram mais a produção dos micro e nano lotes especiais. De 2011 para os dias atuais, a maior parte dos produtores começaram a agregar qualidade pelo menos a micro e nano lotes. Então, voltou-se a produzir lotes especiais e pequenos, verdadeiras jóias raras. Eu, Elder Moscardini Filho, graduei em química pela Universidade Federal de São Paulo em 2010. Em 2011, voltei para trabalhar com meu pai, com uma visão diferente: querendo entender como identificar os defeitos COB que diminuíam o preço do nosso café (até então eu não conhecia cafés de qualidade, nem mesmo sabia que existia pontos). Fiz um curso básico de degustação e classificação COB de cafés, para aprender mole, duro, rio, riado, fermentado e velho. Nesta ocasião, foi apresentado diferentes cafés "moles". Fiquei intrigado com aquelas diferenças e comecei a procurar sobre o assunto. Em 2012, fiz um curso básico de degustação de cafés especiais. Aprendi a diferencias os sentidos, os tipos de corpo, acidez, sabor residual. Para mim, o mais difícil era entender a acidez, diferenciar os tipos.. mas aprendi! Então, resolvi abrir uma marca de cafés especiais torrados em Franca (cidade onde moro) porque ninguém conhecia esse tipo de qualidade por aqui. Utilizando apenas cafés da minha própria produção. Primeiro abri e torrei com a ajuda de um amigo que tem torrefação de combate por aqui. Logo depois, percebi que estava errado. Fui fazer curso de torra em SP com a Isabela Raposeiras. Aprendi e vi que meu café torrado não condizia com a qualidade do café produzido.. eu estava estragando meu próprio café na torra. Comecei a fazer do jeito certo! Já em 2013, meu professor me inscreveu na prova para ser juiz nacional no maior concurso internacional de cafés especiais que acontece no Brasil uma vez por ano: Cup of Excellence. Passei para júri nacional e foi onde ganhei confiança e acreditei que eu realmente sabia o que estava fazendo. Claro que ninguém nunca sabe tudo. É sempre um contínuo aprendizado. Em 2014, fiz as provas para virar Q-Grader. Passei nessas provas. Foi em BH, na academia do café, enquanto eu fazia as provas conheci um cara fantástico e com um conhecimento imenso. Jhone, do Caparaó. Ele comentou sobre os diferentes testes de fermentação que estava fazendo por lá. E dai por diante, sempre conversávamos em feiras e pelos meios eletrônicos. Ano passado, 2015, fiz testes de fermentação, mas não consegui resultados satisfatórios. Acabei percebendo que as condições climáticas dele, são completamente diferentes das minhas. Então adaptei o processo às minhas condições e também modifiquei alguns parâmetros que eu acreditava ser necessário. 2016 foi o ano de sucesso: produzi um café bem particular: feio em aspecto físico (amarelo e com cheiro de bolo de laranja), porém com notas superiores a 90 pontos por diferentes Q-Grades no Brasil. Com sabor de guaraná, graviola, jabuticaba.. um café exótico, mas ao mesmo tempo clássico. Refinado. Muito feliz com meus resultados. Porém, não consegui produzir mais que 15 sacas totais desse café. Espero conseguir mais ano que vem. Alguém pode se perguntar por aí: quando ele começou ninguém comentou com ele sobre o Bourbon Amarelo? Sim, comentaram. Porém eu não queria ser mais um nesse meio. Eu queria ser alguém com um produto de qualidade igual ou superior ao Bourbon Amarelo, porém com os meus diferenciais. Nós já tínhamos na fazenda as variedades Tupi, Obatã Amarelo e Obatã Vermelho. As mais diferentes que tínhamos. Resolvi utilizá-las e percebi que conseguia bons resultados. Então passei a plantar mais delas. E só trabalho com elas. São meu ponto forte: o diferencial. Acredito que eu tenha passado um pouco sobre mim, a empresa e minha família. Fico a disposição para comentar qualquer coisa!! Obrigado!!
  7. Oi Rafael, tudo bem? Que bom que curtiu!!! Fico muito feliz! Foi um processo bem diferente. Fermentação a seco em terreiro de concreto. O primeiro a torrar esse café foi o Moka Clube, com o Sítio Pavão! A Baden torrefação, de Porto Alegre, também levou parte desse lote!! Depois sim, Supernova. Logo após, eu mesmo lancei a Edição BLACK com este café. A Grenat Coffee Roasters em Brasília também adquiriu duas sacas. E por último agora, o Wolff Café em SP terá também!! Perfeeito!! Vou escrever aqui para todos, um pouquinho!! Opaa!! Claro! Será um prazer descrever um pouquinho sobre meu trabalho e historia com vcs!!!
  8. Gostaria de saber quem já provou os cafés MOSCARDINI. E também, quem já conhece a loja online do café Moscardini. www.irmaosmoscardini.com Alguma avaliação?
  9. Vale a pena conferir os cafés especiais dos IRMÃOS MOSCARDINI. www.irmaosmoscardini.com
  10. IRMÃOS MOSCARDINI Desde os clássicos cafés achocolatados até o mais exótico frutado! Você encontra todos no mesmo lugar! Com novo layout, novos conceitos e cafés espetaculares!! E está com PROMOÇÃO: https://www.facebook.com/cafeirmaosmoscardini/posts/1182079235163107 VALE muito a pena!!! Confira em www.irmaosmoscardini.com
  11. Pessoal, não estou com meu PC. Em breve posto aqui! [ ]'s
  12. Pessoal, como eu disse que avisaria, aqui estou. Está previsto para que torrar os microlotes no dia 29/03/2014. Quem tiver interesse, favor entrar em contato. São edições limitadas. Me desculpem, os moderadores. Não sei se pode fazer esse tipo de coments aqui. Relação de preços e pacotes. Quem tiver interesse, por favor e-mail: elder.moscardini@gmail.com Tudo para não tumultuar o fórum!
  13. Obrigado Fernando! =)) Isso, pelo facebook. www.fb.com/cafeirmaosmoscardini Nosso website, com parte institucional e loja virtual, estará pronto em breve!
×
×
  • Criar Novo...