Ir para conteúdo

Refratômetro / Condutivímetro


Gilberto

Postagens recomendadas

Falou, Sergio. Vivendo e aprendendo... eu estava usando um recipiente pequeno para mergulhar e encobrir os eletrodos do aparelho, com isso precisava de uns 20ml de líquido, e filtrar só isso a 25ºC, contando apenas com a força da gravidade, demooooora... rsrsrs. Agora, usando a própria tampa do aparelho, preciso de apenas 3g a 4g de líquido para medir. Quando seus filtrinhos chegarem veja quanto tempo você demora para passar 3ml a 4ml por eles, com a pressão da seringa creio que seja rápido. Para o refratômetro são apenas 2 ou 3 gotas, muuuito mais rápido e fácil de filtrar.

 

Cortar extração via TDS automaticamente? Vixi! vc tá voando mais alto e mais longe que o passarinho do seu avatar! kkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Opa Rodrigo, muito bom existir uma correlação!

 

Meus filtrinhos chegaram mas não deu muito certo. São muito finos, 0.22um. Recomendam 0.60 um. Não imaginei que seria tão difícil de passar o café! 3 pingos demoram muito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo, valeu pelo link. Eu não posso ajudar com informações lá no site dele, porque o meu condutivímetro me dá o valor em ppm ou ppt já convertido para TDS. Só recapitulando, meu aparelho tem 3 fórmulas (algorítimos?!) de conversão pre-programados. Dois deles são para medição de café, sendo que o modo NaCl mostrou-se mais adequado para BR baixas (<=20%), enquanto o modo 442 parece melhor para BR mais altas (>=25%). Ele propõe uma fórmula única, mas olhando para a curva que ele obteve, os valores são mais lineares até uma %TDS de 2% (nos meus coados com BR entre 5,5% e 6,0%, tenho obtido uma %TDS de 1,0 a 1,15%), e depois a curva sobe mais acentuadamente, o que para mim parece indicar que uma fórmula única de conversão não seria a ideal.

 

@Sergio, mesmo com a pressão da seringa é tão difícil e demora tanto assim? Para medir no meu aparelho preciso muuuuito mais que só 3 pingos! assim não vai dar.... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, mas seu aparelho também dá o resultado puro, condutividade, em siemens, certo?

 

Sobre o filtrinho, acabou sendo inútil, entope rápido demais =( Teria mesmo que ter a malha mais aberta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Sergio, ele me dá a opção de medir direto em mS ou um, mas nunca usei, porque em ppm ou ppt (que eu uso) ele já tem opções preprogramadas de conversão pra TDS, que é o que me interessa.

 

Aliás, estou muito satisfeito com a aparelho, pois, mesmo sem acurácia (para fins de comparação internacional com aparelhos de alta resolução), ele está servindo exatamente aos meus propósitos, que são: ter algum algum parâmetro de avaliação, e a partir dele fazer as correções necessárias.

 

Como postei em outro tópico (do Ajustando o Expresso do Matt Perger), ele serviu para me mostrar porque eu estava gostando mais dos cafés na AP do que do V60: na AP a %Ext andava entre 16% a 18%, no V60 entre 14% e 16% (bem subextraídos). Aumentando temperatura, tempo de extração e, principalmente, agitação, já consegui até 21% na AP e 20% no V60, o que deixou o café no V60 muito mais equilibrado e quase tão bom quanto na AP, a qual, na minha opinião, está me agradando muito mais (até pela flexibilidade que ela me proporciona).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... depois de umas 60 medições, deixo registrada a (auto)confiabilidade de funcionamento do meu condutivímetro COM-100, que posso concluir é muito boa.

 

O fabricante informa uma margem de erro na medição de TDS é de +-0,02%. Até agora obtive as seguintes variações, do total de medições:

50% => TDS 0,0% | Ext 0,0%

45% => TDS 0,01% | Ext %0,1

05% => TDS 0,02% | Ext %0,2 (no limite da margem)

 

90% => o ATC funcionou bem, mostrando a mesma %TDS entre 20,0º e 35ºC

10% => o ATC mostrou uma variação de TDS de 0,01% (dentro da margem de erro, portanto)

 

Agora... chega de testes! vou apenas degustar os cafés, pois amanhã tá chegando um lotinho bom de importados.

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, este tópico sobre "refratômetro" estava parado há mais de dois anos. Comprei um aparelho medidor de TDS (TDSmeter) pensando que era um refratômetro, mas na verdade é um condutivímetro que converte EC (Condutividade Elétrica) em TDS. Estou muito satisfeito com ele, pois é muito simples de usar: não precisa filtrar o café, a medição é eletrônica (digital, e não visual como nos refratômetros), mostrou autoconfiabilidade nas medições (tem margem de erro de 0,02% TDS, mas em 95% das minhas medições ficou entre 0% e 0,01% de variação), posso medir entre 20ºC e 35ºC (já medi até 40°C hoje) que o ATC (Controle Automático de Temperatura) garante uma medição confiável (antes eu resfriava a amostra até +- 25ºC, já vi que não precisa). Tem uma função preprogramada que está funcionando muito bem para as BR que tenho tirado no coado e na AP (5,5% a 6,0%), com isso consegui fazer ajustes e aumentar minhas Extrações para entre 19% e 20%, em tese cafés melhores extraidos, e que sinto na xícara mais equilibrados e que me agradam muito mais.

 

Como não tenho máquinas de espresso de verdade rsrsrs parei com os espressos faz tempo, pois a %Ext estava entre 14% a 15%, devido aos limites das máquinas que tenho, ou seja, cafés subextraídos que não valem a pena quando comparados com os coados e AP que tiro atualmente. Para cafés com BR acima de 25% existe uma outra função preprogramada mas nunca testei.

 

É um aparelho, digamos, barato quando comparado com TDSmeters caríssimos de alta resolução, mas não me interessa a acurácia do meu aparelho (se os 19% Ext é mesmo 19%, ou 18% ou 20% se comparada à medição de um aparelho profissional), o que me interessa é que serve (e muito bem) para os meus propósitos de ir acertando minhas Extrações e receitas.

 

Era isso mesmo o que você queria saber? ou seria como faço (o procedimento que uso) para medir o TDS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento de uso é muito simples:

1) preparo o café, geralmente num pitcher de inox ou numa jarra de vidro da Hario (da Cremeira QTO ou da V60 nº 2);

2) despejo uns 15 a 20 ml num copo de vidro pequeno (uso o dosador oficial da SCAA), para gastar pouco café na medição e resfriar mais rápido;

3) se estou com pressa, ponho o copo na geladeira por uns 5 minutos. O aparelho tem ATC (Controle Automático de Temperatura) que compensa a conversão com confiabilidade entre 20ºC e 40ºC, mas quanto mais perto de 25°C (medição padrão ideal) melhor, ad cautelam;

4) já estão pre-selecionados o tipo e modo de medição, no caso: ppt (partes por milhar) e NaCl (que é o mais apropriado para medir cafés com BR abaixo de 20%);

5) ligo e mergulho a ponta do aparelho no líquido, agito e espero estabilizar a medição (em °C e TDS), geralmente uns 30 segundos. O visor digital é um grande conforto, comparado aos refratômetros visuais, e tem precisão de +-0,02% TDS;

6) lavo a ponteira do aparelho (ele é todo à prova d´água) em água mineral, e a cada 6 a 8 usos eu enxáguo bem em álcool; a cada quinze dias passo um cotonete com álcool no sensor de temperatura, para ele não encardir muito.

 

Zé fini! fácil, simples e rápido (um minuto entre usar, limpar e guardar).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Lisboa, seguindo o instagram do socraticcoffee vi uma idéia boa deles.

 

Diluem café instantâneo (nescafé) e assim já se sabe o TDS (nescafé já é café extraído, apenas desidratado).

 

Exemplo, para fazer um café de TDS bem próximo a 5% basta dissolver 5 g de nescafé em 95 g de água. Ótimo para verificar os refratômetros ou medidores de condutividade!

 

Querendo um pouco mais de precisão, também é bom considerar uns 3% de água que o café solúvel deve ter.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Esse aqui o pessoal do Socratic usou na figura no post do Rodrigo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724313010-medidor-condutividade-condutivimetro-tds-dureza-agua-aquario-_JM

 

Preço bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei esse medidor no ML e comparei com as especificações do que o Lisboa comprou... Achei que ele tem um custo benefício legal por conta do preço e do tipo de medição que ele faz...

 

O q vcs acham?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713376116-medidor-tds-e-ec-medidor-ec-tds-condutivimetro-digital-_JM

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu (modelo COM-100 da HM Digital) eu comprei porque tinha referências de uso dele num fórum britânico especializado em cafés. Ele tem 3 modos (algorítimos) de cálculo, sendo 2 deles expressamente apropriados para medir cafés (dependendo da concentração) e é praticamente à prova d'água (só não pode "mergulhar" a parte de cima, da bateria e visor) o que é um grande conforto. O TDS-3, que o Burny viu mencionado no Socratic, é um modelo bem mais simples, mas do mesmo fabricante do meu: HM Digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse vai até 5000 ppm, que é igual a 0,5%. O que você comprou acho que ia até 8000, não? Isso ainda é abaixo de 1% (0,8%).

Como você faz pra medir, dilui e faz a conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, a especificação em ppm geralmente é de solução de NaCl. Para café há uma correlação. Abaixo uma curva feita pelo socraticcoffee.

 

(ristretto que tem TDS alto, é lá pelos 13%)

 

D1onxZ5.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Are you talking to me, Mr. Neto? if so...

 

Enquanto eu preparava minha resposta, o Sergio já deu uma excelente luz.

 

Meu condutivímetro COM-100:

Measurement Range: 0-9990 µS; 0-8560 ppm; 0-9.99 mS; 0-8.56 ppt

 

Uso o ppt no modo NaCl para baixas intensidades (tem tb o modo 442 para intensidades altas) que já me dá o percentual que uso nas minhas fórmulas, portanto na faixa de até, digamos, 8,56%. Não preciso diluir nem fazer a conta. O Matt Perger diz que o percentual usual para espressos fica entre 7% a 12%, e para coados entre 1,2% e 1,8%. Só faço (e meço) coados e a maioria de minhas medições fica entre 1,15% e 1,45%.

 

Eu não faço espressos, mas fiz alguns testes com meu condutivímetro com BR de espresso para checar os dois algorítimos de medição e num caso extremo para BR de 36,9% deu um TDS de 5,94% (Ext de 16,1%), portanto já próximo do limite do meu aparelho. Isto explica porque no encontro de Sampa, no PPD, dava erro quando tentava medir um espresso de 30ml, onde a BR era supostamente de 66%, e o TDS acima de 9%. 

 

Porque nunca uso BR tão altas como as de espresso, havia me esquecido deste detalhe, mas fica aqui ora registrada minha advertência de que condutivímetros em geral (pelo menos os mais simples = mais baratos) não servirão para medir TDS de espressos (pelo menos, dos mais bem extraídos com BR acima de seus 33%).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, Lisboa. Imagino que se ppm é part per million, ppt seja part per thousand. Com isso, 8,56 ppt é 0,856%.

Você não está se confundindo com uma vírgula aí não? O post do Sérgio eu entendi, mas parece que você está simplesmente usando um fator 10 pra sua conversão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, depois fiquei pensando que podíamos ter diluído o expresso e feito as contas.

 

Mas afinal, este mais barato dá para usar para outros métodos que não o expresso, certo ?

 

O seu esta R$ 400,00 agora Lisboa, e o cara disse que não vai mais traze-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, ppt = parts per thousand. A fórmula em minha planilha é simples (a usual) e não contém nenhum fator de compensação (por ex., vezes 10 ou dividido por 10), pode ser que o tal algorítimo NaCl do aparelho contenha um fator de ajuste, só sei que ele me dá o valor exato para ser usado (e que bate com a informação do Matt Perger).

 

Outrossim, naquela tabela oficial da SCAA (Strength-TDS x Extraction) 1,20% de Strength equivale a 1200(ppm) TDS, ou 1,200(ppt, a vírgula aqui é o separador decimal) TDS, ou seja igual ao que mostra o meu aparelho. Veja aqui:

http://www.mountaincity.com/brewing-1.html

http://camelca.se/understanding-the-scaa-brewing-control-chart

 

Gilberto, naquele dia eu esqueci deste detalhe de limitação do aparelho, por falta de costume com taxas tão altas; a diluição "acho" que teria permitido a medição do espresso, sim, não parei para pensar como, ainda. Sobre o preço do COM-100 o William andou pesquisando isso, quase conseguiu na Hidrogood por R$210, mas tinha acabado. No ML existem opções similares ao meu na faixa de R$250, o William poderia dar informações mais atualizadas e precisas, parece que ele acabou comprando o meu lá fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, condutivimetro mede somente a condutividade em Siemens (S, uS) (que é o inverso da resistência, ohm).

 

Outros resultados são sempre dados por correlações diferentes, seja para ppm de NaCl, para ppm de qualquer outro sal ou para TDS de outro solúvel.

 

O gráfico da Socratic que postei acima não está feito corretamente. Deveria ter o eixo horizontal em Siemens. Eles fizeram uma correlação em cima de outra...

 

E nos refratômetros os resultados também são dados por correlações pois eles somente medem o índice de refração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...