Ir para conteúdo

Cafeteira Globinho ou Balão de Café.


Postagens recomendadas

É o álcool em gel, mas para espiriteiras e afins, Gil. Não o gel comum.

 

Normalmente é um gel de cor laranja.

 

Do meu globinho da Hario, achei que o pavio original, apesar de grosso, queimou muito rápido. Torci outros com barbante de algodão e estes duram mais, queimam mais devagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só estreei a bichinha até agora, tem uns macetes, alguns li, outros aprendi na estreia:

 

coloque água quente nela, quase fervente mesmo. Ou leva uma eternidade para aquecer ali. O pavio original, como falei, é meia-boca.

 

Moagem, acho que usei como no coado, já que nela vai um filtro de tecido, uma trama aflanelada. Não quis afinar demais com medo de passar os fines e nem deixei muito grosso.

 

Quando colocar a água, se a temperatura exterior estiver muito fria logo acontece condensação. Enxugue o globinho pelo lado de fora ANTES de colocar sobre o foguinho.

 

O álcool especial vende em qualquer mercado, no setor de churrasco. 

 

A minha deve ser de 600 ml mesmo (acho), é a TCA 5. Curioso que neste modelo da Hario, um dos mais novos, a peça superior não tem o formato de um globo, mas de um cilindro. Globinho só a jarrinha debaixo.

 

Use a espátula para mexer o pó, como se faz na aeropress. Em uma cafeteria que tomei, tudo muito bacana e legal e tudo o mais (inclusive é de uma amiga), mas as atendentes eram novinhas e novatas, prepararam todo o ritual e simplesmente chacoalharam a cafeteira para misturar tudo. Muito feio. Use a pazinha de madeira que vem junto. Vem uma colher dosadora também.

 

É uma peça MUITO delicada, as mesmas meninas quebraram a parte de cima de um dos conjuntos na hora de lavar. Não é algo que você vá oferecer para uma visita que tenha crianças, ainda mais pequenas. Mas faz um charme bacana na mesa com o paquera/peguete ao lado.

 

Requer um certo cuidado na hora de tirar o cilindro superior (você tira e apoia na própria tampa virada, que tem uma canaleta central onde ele encaixa e segura).

 

E na hora que o café desce forma aquele vácuo e faz até barulhinho, é muito bonitinha.

 

http://instagram.com/p/k2f98-Ix1t/

 

Se eu lembrar de algo mais conto depois.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço está bom. Eu paguei 63 dólares, passou direto e chegou em 30 dias. Tem coisas que comprei antes dela e que continuam nas mãos do carteiro do Cal.

Aproveite quem puder.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bolso tá coçando ! Valeu Anita.

 

Dei um lance numa no mercado livre, mas mesmo se rolar, acho que vou pegar uma dessa. Além de ser uma hario, pensei nela justamente pra encher as vistas da clientela do café. Pegar uma hora com algum movimento que a galera estiver com ´pouco animada e botar a bichinha no balcão pra trabalhar e se exibir pro povo, hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Estou colocando minha dúvida aqui seguindo a dica da Ana...


 


Pessoal, consegui uma cafeteira globinho emprestada e fiz uns testes com café moído na máquina de uma cafeteria perto do trabalho. Como referência, a moagem para prensa francesa é 5,5 e pelo que os donos me disseram, a de espresso é 2, então pedi uma moagem 3,5.


O processo funcionou bem e o café ficou com um gosto muito bom, bem encorpado. Minha dúvida é que ao fazer a limpeza da cafeteira percebi que desceu um bocado de borra de café para a parte de baixo, ficando no fundo do globo. Não percebi interferência grave na aparência ou sabor do café mas gostaria de saber se isso é normal ou pode ter sido por conta da moagem mais fina que o recomendado (e neste último caso, qual seria o recomendado?). A cafeteira tem um filtro de tela de inox com uma malha bem fina.


 


Obrigado.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Carlos, legal, agora continuamos o papo por aqui.

 

Eu só usei a minha globo uma vez (mas foram várias tentativas até acertar), não tenho muita coisa a contribuir.

 

Eu usei uma moagem para mais grossa. Estes números a que você se refere são em que moinho?

 

Não usei tão grossa quanto para prensa, acho que fiquei mais no meio termo (mas certamente mais longe do fino do expresso).

 

Não me lembro de ter ficado este residual no fundo da jarra. Pode ser que o café estivesse fino demais e o filtro não segurou os fines (além da telinha de inox, há uma capa por cima de um tecido aflanelado, a sua tem também?).

 

O mais importante é o sabor te agradar. Mesmo com este residual, parece que você curtiu.

 

Eu particularmente tentaria uma moagem um tico mais grossa.

 

É um método que exploramos pouco ainda, estamos apenas na página 2 do tópico. Novas dicas e dúvidas são legais para nos forçar a pesquisar mais.

 

Você já pensou em um moedor seu? Entendi que está comprando moído, confere?

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já vão falar do meu carteiro de novo.

Ele ainda tá com meu filtro VST. O paulista agora. No site diz que ontem "saiu para entrega". A balança que comprei ontem já está quase aqui (vai ser o primeiro PAC rápido). Acho que vai passar na frente dele também (o café da W&S já passou).

Acho que vou dar uma passada aqui na esquina no centro de distribuição e ver se eles me dizem alguma coisa.

Deve ter algo de suspeito nesses filtros, pra ser sempre tão complicado.

Ah, o site da loja que vocês falaram não fala em preço de nada. É isso mesmo, só indo a Cotia? Só pergunto de curiosidade, porque globinho é muito chique pra mim, que tomo meu café num canto escuro quando ninguém está olhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, por partes:

 

Moinho: é um Mahlkonig, pelo que me lembro. Como disse eles me indicaram 5,5 para a prensa francesa e tentei 3,5 para a globinho. Pelo jeito minha próxima tentativa será com algo mais próximo de 5, talvez 4 ou 4,5.

 

Quanto ao filtro, o da cafeteira que tenho por aqui consiste em uma grade Inox, coberta apenas por uma tela também em Inox, porém de malha bem fina.

 

O resíduo realmente não atrapalhou o sabor, que me agradou bastante.

 

Quanto ao moedor, já pensei sim, e vou iniciar com um pequeno, manual. Estou esperando por um amigo que chega de viagem em duas semanas e trará um Hario Mini na bagagem. Acho que funciona para começar. Por enquanto compro já moído, em pequenas quantidades.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, como é este filtro de pano? Eu peguei esta cafeteira emprestada de um conhecido que tinha ela parada em casa para experimentar e não veio nenhum filtro de pano. Alguma sugestão para "fazer" um?

 

O filtro tem uma borracha em volta para vedar bem na parte de baixo do globo superior (fica preso no lugar por uma mola), como poderia fixar o filtro de pano no lugar correto?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Veja que é bem simples, um círculo de tecido pouco maior que o filtro de metal, costurado grosseiramente e com um laço no final. Procure um tecido de trama mais fechada. Ou vai ficar passando as partículas menores.

 

Com isto deve resolver. E talvez você nem precise mexer na moagem.

 

Legal que o mini está vindo.

 

Cal, a Flavors vende mais no atacado. Mas atendem no varejo às vezes, não sei direito, o Gil sabe melhor os esquemas deles. Tem que ser via e-mail, não precisa vir a Cotia City.

 

https://www.google.com.br/search?q=filter+coffee+siphon&es_sm=93&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=eVBZU_D9MOHLsAS25YHQDw&ved=0CEAQsAQ&biw=1024&bih=677#facrc=_&imgdii=Lo1Zk5MUFMTxzM%3A%3B6qZVUOwVff4vHM%3BLo1Zk5MUFMTxzM%3A&imgrc=Lo1Zk5MUFMTxzM%253A%3By5EQrpHv4eyqPM%3Bhttp%253A%252F%252Fprima-coffee.com%252Fsites%252Fdefault%252Ffiles%252Fyama-stainless-siphon-filter.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fprima-coffee.com%252Fcatalog%252Fstainless-yama-coffee-siphon-filter-29018%3B800%3B533

 

T2SkdYXf4bXXXXXXXX_!!320915394.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oooooobaaaaaaaaaaa!  :wub:

 

Ótimo preço!

 

E é das antigas, globinho com globinho (em cima e embaixo). A minha é aquele modelo novo de cilindro em cima da Hario. Tira um pouco a poética da coisa.  :wacko:

 

Bem-vindo! Agora vai lá destrinchar o tutorial do Gil e depois podemos acrescentar mais umas informações ali...

 

Lembrando que na área de tutoriais é possível abrir novos tópicos para debater os assuntos de lá. Se já não houver tópicos deles pelo Clube. Ou até para complementar informações dos tutoriais.

 

Este globo para nós ainda é um desafio. Pouco explorado por aqui. Vide os vídeos do Gil, especialmente o do making off.  :lol:

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, esta aumentando o clube do Globinho, com certeza o problema é o tecido.

 

A Flavors vende, mas parece que o pedido mínimo está em R$ 500,00, se precisar de alguma coisa podemos juntar pedidos e comprar.

 

A moagem fiz igual, entre coado e french.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada, Anita!

 

É lindinha minha filhotinha nova! Acho que é pra uns 300mL. Mas o filtro é só de inox também, acho que precisarei encontrar um paninho pra colocar! rsrs Ou tentar adaptar o filtro da AP... :ph34r:

 

Trabalho em ciclos... épocas fissurada em café, épocas mais ou menos, épocas quase off. Sei lá, coisa de doido! :blink: Mas no momento, estou de volta!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

My Precious!! :wub:

 

post-23-0-08853900-1398475235_thumb.jpg

 

Primeiro teste com a mocinha... achei que ficou bem... ruim mesmo o café! :lol: Meio aguado... não gosto de café no estilo "americano". Mas creio que a moagem estava um pouquinho grossa e não deixei 50s depois da água ter subido (essa história de fogo me deixa apreensiva!) :P

 

post-23-0-55031800-1398475252_thumb.jpg

Amanhã testo de novo.

 

 

Reação do meu pai ao ver a foto: "Outra? Cê tá louca!!!!!!!!!!!!!!"  :lol: :lol: :lol:

Culpa do Gil! :rolleyes:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Olha, outra de dois globinhos. Estou ficando frustrada com a minha globinho cilíndrica. :(

 

Como o Gil, também achei esta caixa um luxo!

 

Beijo saudoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é gente! Um achado no Bom Negócio! Ia importar aquela de $26 mas encontrei essa de globinho-inho e com a caixa de marchetaria (adoro!) nunca usada... chorei chorei e levei por 125 dilmas!

 

Valor da caixa, a globinho veio de brinde! :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...