Ir para conteúdo

Onde se usa até o termo "baristas caseiros"...


Postagens recomendadas

Interessante matéria sobre café em Melbourne, Chicago e Portland. Quase nada que a gente já não tenha comentado, mas ainda assim ilustrativo:

http://alexandraforbes.blogfolha.uol.com.br/2013/03/20/o-culto-ao-cafe-de-origem/

http://alexandraforbes.blogfolha.uol.com.br/2013/03/19/intelligentsia-e-stumptown-cafeterias-americanas-que-estao-na-crista-da-onda/

 

Traduzir home barista por barista caseiro, entretanto, é forçar a barra no google translate, rsrs. Barista caseiro soa em português como aquele barista que não gosta muito de sair de casa. Barista amador parece-me uma tradução muito mais condizente com o que a atividade é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, aqui também rola um ciuminho das coisas do café... deixo um ou outro que tira café também mexer, mas sob supervisão direta.

 

O único com livre acesso à Silvia e ao Vario é o padrinho da Silvia (leia-se o Márcio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu não sou muito familiarizado com os termos que usam no meio.

 

Mas para mim, o termo "barista caseiro" soou bem natural.

E acho que passa perfeitamente a ideia.

 

"Pão caseiro", por exemplo, não é um pão que gosta de ficar em casa. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Deixar alguém mexendo no meu cantinho do café o dia todo? Nem a pau, Juvenal!!!

 

Ah, tem também o malaBARISTA. (piadinha fraca, Kkkkkkkkkkkk)

 

Kkkkkkkk

 

Tava quase apertando o botão "Like This" quando vi a parte do malabarista, aí desisti... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Deixar alguém mexendo no meu cantinho do café o dia todo? Nem a pau, Juvenal!!!

 

Ah, tem também o malaBARISTA. (piadinha fraca, Kkkkkkkkkkkk)

 

Kkkkkkkk

 

Tava quase apertando o botão "Like This" quando vi a parte do malabarista, aí desisti... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
 

Em minha postagem:

 

 

 

 

 

Olá, Tiago.

 

Eu sou novo por aqui e estou curioso pelas respostas ao seu post que, espero, venham dos mais experientes. Existe pouca informação no clube sobre as automáticas. Me parece, até o momento, que o maior público do fórum são usuários de máquinas manuais e semi-automáticas pois o foco é o "barismo" praticado por amadores, coffee lovers, etc, etc.

Enfim, aguarde que as sugestões e opiniões logo aparecerão pois as pessoas aqui são muito prestativas, realmente apaixonadas pelo universo cafeeiro.

 

 

O colega moderador comentou:

 

O foco não é o barismo, mas sim o preparo de bom café. É possível preparar bons cafés com superautomáticas utilizando-se grãos adequados, mas dificilmente conseguirá um expresso do mesmo nível de uma boa semiautomática acompanhada de um bom moinho, justamente cada uma destas máquinas dedicadas efetuam melhor suas tarefas que a sua combinação, além do que são mais versáteis na utilização.

 

Por outro lado, são máquinas bastante práticas.

 

Então, aqui no tópico apropriado, comento:

 

Ao referir-me à ["barismo" praticado por amadores] seria o mesmo que "barista" amador.

 

É possível para brasileiros que não dominam o idioma inglês, entender o significado de "coffee lovers", ou ainda "home barista".

 

Entretanto, não é possível admitir que pessoas que cultuam o "preparo de um bom café" seriam nada mais nada menos que amantes de café, amadores de café? Ou ainda que a expressão home barista em uma bela tradução, seria o mesmo que barista amador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer, provavelmente por minha culpa. Talvez muitos gostem do ritual que acompanha a maioria das atividades de barista (eu mesmo gosto!), mas o que realmente faz a maioria optar por semiautomáticas em detrimento das automáticas é a possibilidade de se obter melhores resultados, isto é, melhor café. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

"O foco não é o barismo, mas sim o preparo de bom café."

 

Esta frase acima me interessa; sobre máquinas automáticas e semi já entendi no outro tópico o porque de se optar pelas semi.

 

 

 

Quem obtem melhores resultados na preparação de café é o Barista. Se ganha para realizar a tarefa, é profissional. Se não ganha, faz por prazer, é amador.

Acredito que a palavra "amador" não esteja de fato no vocabulário comum, até foi prejudicada pelo vocábulo "amadorismo" ou pela expressão "coisa de amador".

No entanto, não vejo possibilidade de negar ("o foco não é o barismo") o que movimenta este fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, estou com a sensação que você está forçando uma discussão sem qualquer sentido prático.

 

Quando digo que o foco não é o barismo, significa que o fórum é abrangente e democrático, não excluindo pessoas desinteressadas em atividades próprias de barista, cujo interesse é apenas tomar uma boa xícara sem complicação desnecessária. Tanto é verdade que há tópicos voltados para café em cápsulas, por exemplo.

 

Por outro lado, obviamente que as discussões que mais movimentam o CdC são afins à atividade de barista, justamente porque são mais complexas e exigem um certo grau de estudo e conhecimento e, no mais das vezes, permitem obter resultados superiores se bem executadas.

 

O que quero dizer é que a comunidade é sobre café, feita por quem gosta de café. Os tópicos de atividades de próprias barista são consequência dessa premissa, e não a razão de ser do CdC.

 

Voltando ao tópico, barismo doméstico e barismo amador são sinônimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho essa discussão muito forcada. Linguagem e terminologia a parte, o pessoal aqui quer tomar ótimos cafés em casa considerando as restrições e possibilidades que hobbistas tem. A maioria tem orçamento limitado e não pode comprar uma maquina da LM ou NS ou um moinho da Mazzer ou um grande MK, e nem tem espaço na cozinha. No outro lado podemos investir em cafés de alta qualidade e variar bastante na compra, que seria economicamente difícil, até mortal, para baristas profissionais e cafeterias. Assim podemos fazer montes de coisas interessantes no nosso hobby. Conversei com vários baristas profissionais e até acredito que o pessoal do CdC conhece o mercado de cafés especiais do pais bem melhor do que muitos deles. Na minha opinião o que fazemos no CdC é amadorismo no sentido de Coffee Geek mesmo. Nem falando sobre alguns colegas aqui que sabem construir moedores e torradores, ou restaurar maquinas de espresso e tem conheçimentos que nenhum barista campeão brasileiro tem.

 

Only my 2 cents, Abçs,

Burny

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...