Ir para conteúdo

Ajuda para trocar de máquina


Postagens recomendadas

Bom dia pessoal,

 

 

Conheço o forum do Clube do Café faz um tempo mas acho que nunca postei nada por aqui. Pra falar a verdade me sinto até meio envergonhado em participar das discussões porque o nível é alto e eu sei que ainda não estou nem perto de poder argumentar hehe.

 

Enfim, como um recente amante de um bom café (e não de um ótimo ou espetacular como alguns aqui), estou querendo investir um pouco nisso. Tenho um DeLonghi simples (EC-220) e sequer tenho um moedor digno - costumo moer na loja onde compro o café uma moagem específica que sei que acaba funcionando razoavelmente para a minha máquina velha de guerra.

 

Como disse, estou querendo dar um up: comprar uma máquina melhor (mas sem exageros) e depois um moedor. A compra de um moedor vai ser mais fácil pois dá pra algum amigo trazer de fora em uma viagem. Já a máquina tem que ser aqui mesmo e acho q nos próximos 30 dias. Então, quero umas opiniões entre as opções que encontrei de acordo com meu gosto e principalmente bolso.

 

Vi uma promoção da Philips Saeco Poemia Black ( por $ 399 - link). Achei o preço muito bom. A diferença dela para a em inox (aluminio, sei lá...rs..) é só o acabamento externo? Porque se for, pelo preço não dá pra discutir.

 

Também vi uma Gaggia Color Red (R$ 899 - link). É bem mais cara, verdade, embora eu sei que é um outro patamar de qualidade (e de estilo tb!). E é aqui que eu fico em dúvida: vale a pena eu gastar o dobro agora, visto que sou iniciante, ainda não tenho o paladar bem aguçado ou demais equipamentos?

 

Agradeço todo e qualquer comentário pessoal!

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um bom café, um bom moedor e um filtro de pano vc faz um bom café. Com um bom café um moedor ruim e uma La Marzocco vc faz um café ruim. Com um café ruim não adianta moedor nem máquina.

Conclusão, vc precisa de um bom café e um bom moedor já que bons cafés vêm apenas em grãos.

Gaste a maior parte do dinheiro no moedor (trazendo ou não do exterior) e o que sobrar na máquina. Também não economize no café, lembre-se que para um café simples gasta-se cerca 7g de café, então, mesmo um café caro, digamos R$ 80,00 o kg, produz um café por menos de 60 centavos.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um bom café, um bom moedor e um filtro de pano vc faz um bom café. Com um bom café um moedor ruim e uma La Marzocco vc faz um café ruim. Com um café ruim não adianta moedor nem máquina.

Conclusão, vc precisa de um bom café e um bom moedor já que bons cafés vêm apenas em grãos.

Gaste a maior parte do dinheiro no moedor (trazendo ou não do exterior) e o que sobrar na máquina. Também não economize no café, lembre-se que para um café simples gasta-se cerca 7g de café, então, mesmo um café caro, digamos R$ 80,00 o kg, produz um café por menos de 60 centavos.

 

Abraço

 

Então Victor, o café eu estou provando estilos diferentes. No começo usava uns bem vagabundinhos mesmo. Dos que eu me lembro, já provei Illy, Santa Lucia, Madame D'orvilliers, Treviolo (um dos que eu mais gostei). Semana passada comprei Baronesa e foi ai que percebi que preciso dar uma melhorada no set. Pra moer eu tenho essa alternativa - moer na loja e ir acertando a moagem. Está longe da forma ideal mas quebra o galho. Só que pra máquina, não tem jeito... Por isso meu pedido de ajuda..rs

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eduardo, bem-vindo ao Clube!

 

O que todos estão tentando te mostrar é o contrário da forma como você está pensando: que o importante é o café moído na hora (um café de qualidade, claro, torrado há no máximo 30 dias ou passando pouco disto), tirado da melhor forma possível dentro dos limites da tua máquina. Café já moído oxida e fica ruim logo. Procure um tópico no Clube sobre café ruim após 3 dias de moído.

 

Quer fazer upgrade na cafeteira, ok, mas você precisa do moinho. Nem que seja um manual.

 

Não sei nada sobre a Poemia, mas o povo aqui fala muito bem dela. Procure um tópico só sobre ela. Só posso te dizer que o preço que achou está arrasador.

 

Seu caso é parecido com o de Nidia, que abriu um tópico estes dias sobre a Gaggia (acho que era ela) e pedindo ajuda com o moinho. Este tópico vai te ajudar a entender a importância do moinho, é o mesmo caso de um moinho que vem de fora, mas vai demorar. Enquanto isto café já moído é só paliativo, por isto indicamos um manual (há um tópico de moinho até 100 reais para acompanhar a Moka).

 

Assim você vai entender a importância do moinho, mais do que a máquina no início.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Victor, o café eu estou provando estilos diferentes. No começo usava uns bem vagabundinhos mesmo. Dos que eu me lembro, já provei Illy, Santa Lucia, Madame D'orvilliers, Treviolo (um dos que eu mais gostei). Semana passada comprei Baronesa e foi ai que percebi que preciso dar uma melhorada no set. Pra moer eu tenho essa alternativa - moer na loja e ir acertando a moagem. Está longe da forma ideal mas quebra o galho. Só que pra máquina, não tem jeito... Por isso meu pedido de ajuda..rs

 

[]s

O que estou tentando explicar é que seu maior problema é exatamente o fato de estar moendo na loja e não a qualidade da sua máquina.

20min após a moagem o café já perdeu qualidade, ao chegar em sua casa, o café já perdeu muito, no dia seguinte, já morreu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compreendo a importância do moedor pessoal, mas tem a questão da $ disponível e das oportunidades. Minha máquina já está fazendo hora extra nessa encarnação (uns barulhos estranhos, pouca difusão da água, etc). Achei que fosse falta de uma boa limpeza / descalcificação e fiz esse fim de semana mas não resolveu muito. E não compensa sequer ver o que pode ser o problema, afinal já comprei ela usada (por uma pechincha 2 anos atrás) e seria querer demais dela.

 

Se eu compro um bom moedor agora eu corro o risco de ter o moedor e não ter a máquina! Sem falar de perder as oportunidades de bom preço nas máquinas em questão e em uma aqui dos classificados do forum. E o moedor é mais fácil para meu colega trazer agora no final de maio dos EUA... Pra quem ficou 2 anos sem, esperar 45 dias não fará tanta diferença..rs

 

Compreendem minha angustia?! hehe

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas máquinas com baixo custo e desempenho de razoável a bom, que me foram indicadas.

 

http://www.submarino...o_Padrao_259388

 

http://www.magazinel...006212/ep/elff/

 

E os valores, nestas duas lojas, é o mais baixo que você encontrará. Se comprar no final de semana consegue um desconto maior para compra a vista e algumas vezes, também a prazo.

 

Não sou a melhor pessoa para indicar, mas pelo que entendi o seu caso é semelhante ao meu e ainda não somos experts nesse assunto, sendo assim melhor prestar atenção ao que dizem os mais expeirentes.

 

 

um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Gaggia é uma das que estou interessado. Já tinha visto o bom preço dela no Magazina Luiza. Mas o que está me tentando é que a Poemia abaixou mais R$ 50 (está R$ 349) no Comprafacil...

 

Quanto ao moedor, entendo o que o pessoal está passando, mas seria burrice eu gastar agora num moedor sendo que daqui 40 e poucos dias pode estar na minha mão por menos da metade do preço daqui (isso quando dá pra achar!).

 

Enfim, vamos ver. Estou acumulando informações. Já até "boletei" as duas máquinas, uma delas eu vou pagar..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Gaggia é uma das que estou interessado. Já tinha visto o bom preço dela no Magazina Luiza. Mas o que está me tentando é que a Poemia abaixou mais R$ 50 (está R$ 349) no Comprafacil...

 

Quanto ao moedor, entendo o que o pessoal está passando, mas seria burrice eu gastar agora num moedor sendo que daqui 40 e poucos dias pode estar na minha mão por menos da metade do preço daqui (isso quando dá pra achar!).

 

Enfim, vamos ver. Estou acumulando informações. Já até "boletei" as duas máquinas, uma delas eu vou pagar..rs

 

Fiz a mesma coisa e resolvi pagar pela Gaggia. Entre hoje e amanhã a minha chega. Devido esse detalhe do moinho já me arrependi e mudei de ideia umas mil vezes..rsrs... Fiquei pensando: Deveria ter comprado a Oster e com a diferença comprava logo um bom moinho, mas depois percebo que poderia ter me arrependido e como tenho essa possibilidade de enviarem ou trazerem em alguns meses, tanto do Japão quanto dos EUA e até mesmo da Itália, então estou no mesmo problema que você. Estou quase aceitando que ficarei com "café meia bomba" comprado moído, até esperar que tragam um moinho de boa qualidade para mim, pois os valores dos elétricos no Brasil são altos, os manuais acabam saindo quase a mesma coisa. Veja esses dois links:

 

http://www.delgrani....oedores-de-cafe

 

http://www.flavors.c...SubCategoria=88

 

Tenho a vantagem de poder contar com a ajuda do Alexandre, pois pretendo ir à loja dele, uma vez que moro perto. Vamos torcer para que possamos resolver nossas dúvidas satisfatoriamente.

 

"Eu queria apenas um cafezinho expresso...rsrsrs"

 

Um abraço,

 

Nidia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Eduardo,

 

Tenho uma Saeco Via Veneto, e gosto dela... não sei se lhe serve como base... mas gosto mto dela... como não testei outras não posso comparar.

a Poemia parece ser uma evolução desta. estava a um tempo atrás em torno de R$450-500

 

Lembro do Alex falando bem dela.

 

deve ser uma das melhores opções nesta faixa de preço... depois disto R$500 a 1000 já tem outras opções.

 

o Bom de economizar na maquina é poder pegar um bom Moinho qdo chegar a hora.

 

abraços,

 

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi exatamente como pensei Kleber... Acabei de pagar R$ 349 na Poemia Black. Mais barato que isso impossível. E o moinho eu consigo esperar 40 dias pra trazerem de fora por um preço melhor.

 

[]s

Editado por Eduardo Filho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Olá. Também não sou muito conhecedora das marcas, mas pelo pouco que tenho acompanhado, a marca Saeco aparenta ser uma marca a se considerar.

estou entre dois modelos e ainda não achei nada nos tópicos que me diga qual escolher:

 

Saeco Poemia Black (modelo HD8323) ou Saeco Via Veneto.

 

Encontrei duas ofertas, mas de peças usadas, em excelente estado.

- A Via Veneto, entre 200 e 300 reais;

- A Poemia, por 250 reais.

 

Vocês poderiam me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...