Ir para conteúdo

Clube da Electrolux Chef Crema


faiper

Postagens recomendadas

Bom dia Alexandre, esse é o despressurizado que serve na Chef Crema?

 

Sei que tem um tópico só com isso mas devido a correria não pude ver ainda, você conhece aqui em SP na zona sul, algum lugar seguro para compra de um café bom e já moído para me indicar?

 

Grande abraço.

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Rodrigo o filtro é novo e também é do novo modelo de 15-16 g com a parede mais reta que o anterior de 14 g.

 

Wagner, não sou tão safo na geografia de Sampa assim, mas creio que haja bons lugares em Moema, no Itaim ou na Vila Mariana. Por certo nos Jardins há o Suplicy na Lorena e na Vila Madalena o Coffee Lab. Mas já é um pouco longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Rodrigo o filtro é novo e também é do novo modelo de 15-16 g com a parede mais reta que o anterior de 14 g.

 

Wagner, não sou tão safo na geografia de Sampa assim, mas creio que haja bons lugares em Moema, no Itaim ou na Vila Mariana. Por certo nos Jardins há o Suplicy na Lorena e na Vila Madalena o Coffee Lab. Mas já é um pouco longe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve João Ricardo

Tente no 7 ou 8 da esquerda para direita (sentido horário).

Mas lembre que o filtro com pressurização não aceita compactação. Apenas nivele a superfície do bolo de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Rodrigo o filtro é novo e também é do novo modelo de 15-16 g com a parede mais reta que o anterior de 14 g.

 

Wagner, não sou tão safo na geografia de Sampa assim, mas creio que haja bons lugares em Moema, no Itaim ou na Vila Mariana. Por certo nos Jardins há o Suplicy na Lorena e na Vila Madalena o Coffee Lab. Mas já é um pouco longe.

 

Desculpa a insistência, Alexandre, mas esse é o que tem o sistema de furos redesenhado e aprimorado? Como este do link?

http://www.home-barista.com/espresso-machines/new-rancilio-double-basket-with-40-100-102-part-number-t16643.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente: com a peça na mão ele é capaz de dizer se é esta mesma... :)

 

Eu acho que é. Em todos os lugares só tenho visto este novo para vender. Que acho que é o meu mesmo, nem sei porque ele causou tanto estranhamento. Imagino que o anterior fosse muito ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, não sei te indicar nenhum de lá. Sabemos que está iniciando, por isto comprando o café já moído, mas o ideal é que ele seja moído no momento da extração, daí a necessidade de priorizar o moinho.

 

Tente comprar quantias menores do pó e com mais frequência.

 

Bata um papo com o barista e veja o que ele recomenda. Se for extrair em mais de um método (coado e expresso, por exemplo), pode precisar de moagens diferentes.

 

Certamente o giro lá deve ser alto, portanto grandes chances do café ser fresco (torra recente), mas sempre é bom ver se o barista consegue localizar a data da torra. Tem que ser inferior a 30 dias.

 

E quando puder adquira seu próprio moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, só para deixar o depoimento para quem ainda possa não acredita, trocar o café significa mudar muita coisa em todo o processo de extração, mesmo em máquina com filtro pressurizado com a Crema Silver.

 

Agora a noite finalmente abri o pacote dos Grãos do Sweet Collection e as primeiras coisas que chamaram a atenção foi o aroma diferente e a torra bem mais clara. Procurando seguir as dicas moí no nível médio do Krups (um nível mais grosso do que usava com o outro grão) para extrair um espresso com filtro duplo. Esse primeiro shot levou mais que 25s para completar os 60ml, sendo que adotei os mesmos procedimentos de antes com leve compactação com o tamper.

 

Gostei do gosto do café, que definitivamente, na minha opinião, dispensa açucar, porém fiquei com a impressão de que ficou menos encorpado que o que deveria. Podem me dar o sermão, pois acabei resolvendo mudar duas coisas de uma só vez, mesmo levando mais tempo resolvi moer mais fino e não usei pressão no tamper. O resultado foi o oposto do esperado, ou seja, café ainda menos encorpado e mais tempo para extração (esperava que fosse igual devido à não compactação). A textura também foi de um café mais "fino", como minha namorada mesmo comentou.

 

Quanto à crema, nos dois shots se formou bem pouco, mas isso já era esperado devido a diferença de torra dos cafés (confirmo também aquela história de que com torra escura é bem fácil de conseguir crema). Contudo, por hora não vou dar bola para isso, quero mesmo é conseguir tirar o melhor shot desse café que meus brinquedos permitam, mas para facilitar acho que vou antes fazer uma extração com a prensa para perceber melhor onde esse café pode me levar. Para espresso vou primeiro descobrir qual nível me dá a extração em 20s e depois brinco com as dosagens e compactação. Acho que esse é o caminho, certo?

 

Alexandre, me interesso d+ por esse filtro despressurizado, ainda mais sabendo que servirá na Silvia, máquina que pretendo adquirir depois do up do moedor. Este filtro é o mesmo que você havia testado com sucesso na Crema Silver ou é outro modelo?

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Não creio que o tal com final 102 (novo c/ furos redesenhados) seja original fabricado pela Rancilio.

0 catalogo de peças da Rancilio apresenta o de 1 dose 7 g (40.100.001) e o duplo 14 g antigo. O novo duplo original manteve o mesmo n° de peça (40.100.010), mas é de 15-16 gramas.

Vou fotografá-los e mostrá-los amanhã.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a pouco tirei dois shots bem melhores do Sweet Collection, sendo que se confirmou que o problema era o nível de moagem mesmo. Utilizando um nível mais grosso que o nível médio do Krups GVX consegui tirar os 60ml de café em 25s com o filtro duplo.

 

No primeiro shot não utilizei pressão com o tamper, apenas nivelei o bolo. O café desse shot teve uma crema bacana, mas ainda rala e quase transbordando o copo de 60ml. No segundo shot resolvi aplicar uma leve pressão com o tamper, bem mais leve do que a que estava utilizando com o café anterior. Esse segundo shot me parece ter conseguido o máximo que minha máquina pode extrair desse café com filtro despressurizado, pois preencheu perfeitamente o copo de 60ml (sem riscos de transbordar) e se formou uma crema ideal a meu ver. Quando me sobrar um tempinho posto fotos.

 

Com relação ao gosto, vou postar detalhes no tópico específico :D .

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente,

Sou nova aqui, não entendo nada de café. Usei a minha crema da electrolux e ficou um chafé, aguado... será que alguém pode me ajudar? Como posso fazer um café expresso mais encorpado?

Comprei o grão de café Pessegueiro. Esse "Café do Mercado" não vende aqui em SP, pelo menos não achei...

Obrigada! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 


Salve Rodrigo.

Não creio que o tal com final 102 (novo c/ furos redesenhados) seja original fabricado pela Rancilio.
0 catalogo de peças da Rancilio apresenta o de 1 dose 7 g (40.100.001) e o duplo 14 g antigo. O novo duplo original manteve o mesmo n° de peça (40.100.010), mas é de 15-16 gramas.
Vou fotografá-los e mostrá-los amanhã.


Salve.
Conforme prometido aqui vão fotos dos 2 modelos de filtro duplo da Rancilio. A esquerda, em todas as fotos, está o modelo antigo.

8227642591_1ce9b0e4ee_s.jpg8228709428_5a27ac3e49_s.jpg8227642801_8b9c75701f_s.jpg8227642897_23e599a649_s.jpg

Para ver em resolução maior clique neste link
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, tudo acertado, agora só esperando chegar o filtro despressurizado (e demais brinquedos). Também já está a caminho o tamper do clube (dentre outras novidades).

 

Aproveitando a oportunidade, há uma proporção do quanto mais fino terei que moer o café para o filtro despressurizado? Sei que há variação de níveis entre os moedores, então não dá para falar de regulagem sem considerar a escala específica de cada um. Mas, se hoje utilizo um determinado nível para um café no filtro pressurizado, ao utilizar um despressurizado com a mesma máquina teria que moer, digamos, duas vezes mais fino, por exemplo?

 

É só um chute inicial, pois bem sei que terei que ajustar com base no tempo de extração, mas como a compactação agora entra de forma mais crítica na equação, é bom ter uma base inicial. Pelo menos no filtro pressurizado o nível da moagem se mostrou para mim o mais crítico para determinar o tempo correto de extração.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo: filtro despressurizado JÁ? Uau!!

 

Vai ter que moer mais fino, sim. Não sei te dizer quanto, mas você vai perceber que muda muita coisa. A calcagem (uso do tamper) também será mais crítica. É um mundo novo, o aprendizado tem que recomeçar todinho....

 

Parabéns pela iniciativa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Ana, só de mudar o café já foram necessárias algumas alterações, imagino então alterar o filtro. Isso só corrobora com o discurso da importância do moedor.

 

Desde que comprei os brinquedos fiquei curioso de levá-los ao limite, então assim que tive a oportunidade peguei um filtro despressurizado, agora só aguardando os Correios entregarem o pedido. Contudo, posso dizer que o "set" estará fechado agora por um tempo, pois acredio que terei melhoras somente após trocar o moedor, mas isto vai esperar, ainda mais que o próximo vai ter que ser no mínimo do nível de um Preciso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Não sei alguém pode me ajudar, tenho uma Chef Crema que peguei numa troca a alguns dias no ML, e fiz alguns espressos de ruim qualidades usando pó de café comum de supermercado e sem tamper, pois não veio com a máquina, mas como os filtros eram pressurizados não me pareceu ser um problema.

Depois seguindo os conselhos da Anita e do Alexandre, comprei café (já moído, ainda não comprei um moedor) no Santo Grão do Itaim aqui em SP.

Cheguei em casa fui abrir o pacote e estava moído parecido com chá mate de tão grande a moagem, voltei no dia seguinte e pedi para trocarem e moer mais fino.

Fiz alguns espressos bem melhores que os primeiros, pois o sabor e aroma do Mogiana deles me pareceu muito saboroso, com uma espuma até que bem densa, só por cima nada espetacular.

Daí comprei com o Alexandre um tamper da Rattleware e um filtro não pressurizado da Rancilio e para minha (não muita...rs) surpresa o café ficou muito mais aguado, sem espuma quase, o que dirá a crema, mas pelo que jpa li, o aprendizado é longo e prazeroso.

 

Mas na verdade me empolguei e pela máquina já ser usada resolvi desmontar e limpar algumas partes como já tinha lido aqui no CDC, limpei o porta-filtro, desobstruindo a saída da água, só que quando tirei o parafuso central que prende a tela do "chuveirinho", saiu uma mola com uma pontinha de borracha curva, que tem uma parte mais estreita atrás que estava presa a uma mola.

Lavei e recoloquei tudo mas a pecinha de borracha esta ficando dentro do parafuso e achei que estava saindo menos água do que antes, desmontei e montei de novo, mas percebi que ela volta a entrar no parafuso, vocês sabem me dizer se esse é mesmo o local dela e se é normal?

Medi e saiu 50ml de água em 30s, sem pó só com o porta filtro, é isso, pois me parece que agora água esta saindo com menos força e quantidade que antes, que era o que me incomodava)....e percebi que ao ligar e desligar ela agora fica gotejando, coisa que não fazia, um pouco depois da extração ficava, mas antes nunca.

Então se alguém puder me ajudar agradeço muito.

Grande abraço e ótimo fim de semana.

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Wagner

 

Desculpe-me não poder ter ajudado antes, mas só agora entendi qual é o teu problema.

A borracha na ponta da mola que encaixa no parafuso funciona como corta pingos oriundos da caldeira.

Veja na sequencia de fotos abaixo uma breve demonstração de como funciona, embora as imagens sejam de outra máquina, o sistema é semelhante. A mola empurra para cima a borracha (nas fotos é uma peça plástica) que veda a saída d'água da caldeira. Quando a bomba entra em ação e aumenta a pressão dentro da caldeira, a mola cede e permite a passagem do líquido.

Veja as imagens em alta resolução clicando neste link VÁLVULA CORTA PINGOS

 

8254119892_d30fd2d8ac_s.jpg8253048465_4a643a20a1_s.jpg8254118914_489951085f_s.jpg8253049403_86a680e4cb_s.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Alexandre...

 

Era essa mesma, mas o engraçado (ou não...) é que quando abri a impressão que tive era que a ponta de borracha ficava virada para a saída da água do lado da tela, ou seja externo, e não do lado interno.

Enquanto respondia aqui fui lá e mudei e voltou a vazão normal, até melhor, só achei que o café saiu muito rápido, mais ralo, mais escuro e sem quase nenhuma crema (já que está com o filtro não pressurizado....)....e olha que achei que tinha feito força suficiente no tamper.

E só comentando, que tamper maravilhoso esse da Rattleware, além de eficiente é linde e bem acabado, show de bola.

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda, já está virando o meu guru particular...hehehe...recebi o rastreio do café, e já está aqui em Santo Amaro, deve chegar até meio-dia por aqui, e achei essa idéia do Muambator demais, inclusive o nome, não conhecia....rsrsrs

 

Grande abraço e ótimo fim de semana para todos!!!

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Wagner,

 

Nunca abri a Chef Crema mas acho improvável que a peça de borracha esteja virada para o lado da tela. Trata-se de uma válvula de retenção, ou corta-pingos, que é responsável por manter a saída fechada quando a bomba não está funcionando. Sendo assim o normal é que o tampão (a peça de borracha) esteja virado para a saída da caldeira e não para a tela dispersora.

 

Na minha Ascaso Dream essa peça também existe, igual à que você descreve e ela fica virada para dentro da caldeira. O mais provável é que haja algum problema de alinhamento na hora do encaixe, mas a posição deve ser essa mesma, virada para a caldeira.

 

Quanto ao volume de água em fluxo livre, 50ml em 30s é muito pouco, mesmo para a Chef Crema. Você fez o teste com o filtro no lugar? Era o pressurizado ou comercial?

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...