Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Atualizando...

 

Segunda-feira fiz a última alimentação no fermento e o passei para a geladeira. Como minha geladeira estava com a temperatura bem baixa, o fermento demorou ao redor de 48 a 72h para dobrar de volume. Como pretendo fazer pizza no final de semana e o fermento já havia dobrado de volume, ontem à noite (quinta-feira) resolvi fazer nova alimentação para ativá-lo. Só que ao invés de descartar a metade, peguei um segundo vidro e alimentei a outra metade, afinal não sei quanto vou precisar e pretendo continuar cevando o fermento. Então agora tenho dois fermentos alimentados, que devolvi para a geladeira.

 

Hoje pela manhã chequei e eles haviam crescido muito pouco. Então tirei da geladeira antes de vir trabalhar. Vamos ver como é que estarão à noite. Se já tiverem dobrado de volume, vou testar uma massa de pizza beta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Massa da pizza feita. Vamos ver como será a dinâmica da primeira levedação.

 

Muito interessante é como o fermento caseiro reage de forma diferente com o glúten do que o fermento comercial. Tinha reparado isso ao criar o fermento. Fica uma espécie de um chiclé, uma geleca coesa, que desgruda fácil. Confirmei a impressão na massa. Fica muito legal de trabalhar. Não rebenta facilmente e desgruda fácil, permitindo trabalhar com hidratação mais alta. Sabe aqueles vídeos do youtube que os pizzaiolos trabalham a massa e não se entende como não gruda na mão, nem na bancada, nem em nada? Exatamente assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sábado, 15/06, 10h.

 

Massa da pizza triplicou de tamanho em 12h. Ideal seria remodelar a massa e preparar as bolinhas para a segunda fermentação quando a massa tivesse dobrado de volume, mas tudo bem. Talvez da próxima vez possa usar um pouco menos de fermento, ou fazer a massa de pizza um pouco mais tarde. Não havia o menor sinal de recuo na massa, sinal de que o fermento ainda tinha alimento. Massa que desgruda muito fácil das mãos, utensílios e bancada. Interessante!

 

 

Sábado, 15/06, 10h20min.

 

Bolas de massa retrabalhadas e prontas para a segunda levedação. Vamos ver como se comportam ao longo do dia. Caso comecem a crescer rápido demais, coloco-as de castigo na geladeira. Pretendo usar apenas à noite.

 

9048384359_0d2844d571_c_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Tempos atrás fiz muitos pães caseiros, sempre pelos processos tradicionais de preparar a massa com descanso sob pano e assada no forno do fogão. A laboriosa faina do preparo e da consequente limpeza acabou por desestimular o hábito. Naquela época, considerei adquirir uma panificadora da Panasonic recém lançada e única disponível no mercado. A cada ida aos EUA, a tentação aumentava, mas devido aos alto preço e grande volume, o projeto da compra foi repetidamente adiado e nunca se concretizou.

 

Indecentemente influenciado pela foto do pão feito por nosso Foguinho, resolvi adquirir uma panificadora caseira. Optei pelo modelo da Mondial PF51, tal qual o dele, que comprei online no Ricardo Eletro por R$ 190 e 6x sem juros e com frete incluído.

Ontem recebi a panificadora e logo pus-me a preparar uma das receitas contidas no manual de instruções, escolhida pela esposa. Liguei e abandonei, pois havia um compromisso marcado.

Quando retornei, muitas horas depois, lá estava o pão com passas, pronto e ainda quente. Esta manhã comprovamos que está delicioso.

 

9051099580_fd6a8bdea5_c.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alex: lindo resultado de tua recaída na síndrome ruiva. Pães com passas são deliciosos. Curti (mas o ambiente se recusa a registrar).

 

Um beijo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahahahahahahahahahahaha,

 

 

Alex,

 

Você a Ana são umas figuras!!!!

 

 

Que bom que deu tudo certo amigo!!!

 

Realmente os pães dessa panificadora ficam maravilhosos.... ontem fiz o pão integral com iogurte e granola..... adivinha?

 

DIVINO!!!

 

Prepare-se para ir sempre ao mercado fazer as compras dos ingredientes.... a brincadeira vira vício fácil... kkkkkkk

 

 

Abraços e bons pães....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vou comprar,

Eu não vou comprar,

Eu não vou comprar,

 

Eu acho que não vou comprar,

Eu acgo,que não vou comprar,

 

 

..........

..........

 

Salve Gilberto.

 

Lastimo te dizer, mas as reticências da tua mensagem se transformarão em comprei. Assim mesmo, no pretérito perfeito do indicativo do verbo comprar.

Acrescento que endosso esta compra, pois como afirma o Fogo Ruivo, os pães são deliciosos e de facílimo preparo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, vou ceder, pois nem sempre tenho espaço na pia para realização de todo o ritual, é claro não vou fazer rosca de chocolate, croissant, pão de linguiça tipo Braz, mas dá para fazer vários outros pães, enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falta aprender a fazer fermento como gente grande, Fogo. :P

 

Fazendo um breve relato sobre a pizza acima, a massa ficou interessante. Um leve gostinho de azedo, lembrando um pão italiano, diferenciando do fermento comercial, que é mais insosso, mas nada que se destacasse desproporcionalmente. Na minha opinião, poderia ter até mais caráter de fermento. Por isso, diminuirei sua utilização na próxima tentativa, de 260g pra 130g de levedo.

 

Meu forno a gás é que está um lixo, precisa de uma revisão. Antigamente, reduzia a sua câmara para menos da metade com a utilização de tijolos refratários, e cheguei a conseguir assar pizza em 2 minutos. Nos últimos tempos, a duração do assado subiu pra 6-7min. No sábado, que resolvi não fazer a câmara de tijolos, o assado subiu pra 10min, muito além do ideal pra pizza napolitana, prejudicando a textura da massa. Mas isso nada tem a ver com o fermento, e sim com a temperatura.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só falta aprender a fazer fermento como gente grande, Fogo. :P

 

Fazendo um breve relato sobre a pizza acima, a massa ficou interessante. Um leve gostinho de azedo, lembrando um pão italiano, diferenciando do fermento comercial, que é mais insosso, mas nada que se destacasse desproporcionalmente. Na minha opinião, poderia ter até mais caráter de fermento. Por isso, diminuirei sua utilização na próxima tentativa, de 260g pra 130g de levedo.

 

Meu forno a gás é que está um lixo, precisa de uma revisão. Antigamente, reduzia a sua câmara para menos da metade com a utilização de tijolos refratários, e cheguei a conseguir assar pizza em 2 minutos. Nos últimos tempos, a duração do assado subiu pra 6-7min. No sábado, que resolvi não fazer a câmara de tijolos, o assado subiu pra 10min, muito além do ideal pra pizza napolitana, prejudicando a textura da massa. Mas isso nada tem a ver com o fermento, e sim com a temperatura.

 

Deu para ver. O forno normal é isto mesmo, não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Qual você tem ?

 

Faz tempo?

 

Tinha a Mondial igual a que o Alexandre acabou de comprar.... fiquei com ela por 3 meses e anteontem veio um primo aqui em casa e gostou tanto que me fez vendê-la a ele. Comprei ontem a da Britânia Multi Pane... que são tudo a mesma coisa, porém o manual da Britânia tem mais receitas.

 

Alex, baixa o manual da Britânia Multi Pane que tem mais de 100 receitas!!!

 

 

Gil, pode comprar sem medo de ser feliz... acabei de fazer o pão doce..... já comi metade dele no café da manhã....Ave Maria!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, vou ceder, pois nem sempre tenho espaço na pia para realização de todo o ritual, é claro não vou fazer rosca de chocolate, croissant, pão de linguiça tipo Braz, mas dá para fazer vários outros pães, enfim.

 

Gil,

 

Depois que vc ver as receitas que vem no manual vc não vai mais querer fazer pão na mão.... baixa o manual lá... abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, esse pão fiz em sua homenagem!

 

Pão doce de aveia e canela.

 

Tá tão bão, mais tão bão, mais tão bão que dá dó de cume!

 

 

Abraços

 

:) :) :)

post-53-0-36354900-1371614698_thumb.jpg

post-53-0-03203400-1371614754_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrs, obrigado pela homenagem, embora seja uma p--- sacanagem, pois o pão esta ai e eu estou aqui, rsrsrs

Mas como fui atacado pela sindrome rúiva, acho que antes de terminar a semana estarei fazendo o meu.

 

Abraços a todos,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz sim Paulo, fica muito bom tb!

 

Porém não tem algumas artimanhas adotadas pelas padarias como adição de bromato, etc.... mas é bem parecido com o pão comprado.

 

Pode comprar sem medo.... vc vai brincar bastante!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não condeno o uso de uma máquina de pão dessas, mas não vejo muita graça. Adoraria estudar pães e fazer experiências, botar a mão na massa, literalmente. Como (ainda) não faço, compro pão pronto. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...