Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

aos padeiros do RJ, vocês sabem onde posso encontrar farinhas espelta e kamut??

ninguem? :(

 

 

ontem assei esse bad boy pro carnaval... é uma receita do livro do Hamelman. Leva dois fermentos, um mais duro com farinha integral e outro mais molhado com centeio. Cresceu mais do que eu esperava no forno, quase explodiu na verdade :D . Mas ficou delicioso

 

16906756_1224054967715852_21359798572705

 

 

 

 

E com uma fornada desastrosa que fiz semana passada (esqueci de colocar sal, o pao caiu na hora de tirar do banneton, um horror) saiu umas rabanadas, que nunca havia feito com pão de fermentacao natural. Essa acabou em 10min, fez um sucesso danado

 

14723176_282601198823433_539310691365316

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola faz um tempao que nao apareço por aqui... mas relendo os ultimos posts, sobre o vapor, tenho posto uma chapa grossa de inox, que tinha em casa, no fundo do forno e uso uma pedara refrataria de forno ceramico que tb tinha aqui.

dai quando coloco o pão na pedra, depois de deixar pelo menos 30min aquecendo no maximo, jogo um meio copo de agua no fundo e fecho correndo.

Sai vapor pra tudo que é lado, e mesmo quando abro depois de uns 15 20 min ainda sai uma baforada de vapor.

tem funcionado bem.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando, alguem faz pao só de centeio? Burny? da pra ser 100%?

ou onde encontrar graos de espelta?

 

Minha mulher esta tendo que evitar trigo normal, só os primitivos.

Dá sim. Passei uma temporada fazendo pão só de centeio, antes de conseguir a farinha de espelta. Neste post tem uma foto: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1234-pão-e-café/?p=134198

 

É um pão com saber bem forte, mas acho que dá pra misturar com outras farinhas (sem glúten) para suavizar o sabor: arroz, milho, mandioca, etc

 

A farinha de espelta você pode comprar na Casa de Saron: http://www.lojacasadesaron.com.br/farinha-de-trigo-francesa-espelta-t110-a-granel

 

Aí está a receita base original do pão de forma de centeio que faço:

 

2 cups rye sourdough starter

5 cups rye flour

2.25 cups water

3 teaspoons fine-grained salt

4 Tablespoons honey or molasses

 

As medidas estão em US cup = 236.5 ml

1 cup de centeio = 102g

 

Colocar o levain, a farinha e a água em uma tigela e mexer com colher de pau por alguns minutos.

Cobrir e deixar fermentar até dobrar.

Depois da primeira fermentação junte o sal e o mel/melaço e misture por alguns minutos.

Coloque a massa em duas formas de pão de 20cm untadas e cubra.

Deixe fermentar por 1 a 3 horas, ou até a massa alcançar a borda da forma.

Pré aqueça o forno a 230 graus.

Coloque no forno e reduza a temperatura para 180 graus.

Asse por 35-45 minutos ou até a temperatura interna do pão chegar a 93 graus.

Remova da forma e deixe esfriar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando, alguem faz pao só de centeio? Burny? da pra ser 100%?

ou onde encontrar graos de espelta?

 

Minha mulher esta tendo que evitar trigo normal, só os primitivos.

Tb não achei os grãos de espelta - ia indicar a Casa de Saron também, como o Klause já mencionou, lá só tem a farinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal

 

P7xlRCO.jpg?1

 

Tô nessa brincadeira de fermentação natural desde o fim do ano, meio que seguindo um livro chamado Pão Nosso.

Esse da foto foi um dos que me agradou mais até agora, de centeio (farinha de trigo tb) com grãos.

Usei uma forma pra assar pq sem forma eles tavam ficando com formato estranho.

Acabou "explodindo" e rachando mais que o esperado hehe, mas o sabor ficou muito bom!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb não achei os grãos de espelta - ia indicar a Casa de Saron também, como o Klause já mencionou, lá só tem a farinha.

 

Opa, desculpe, deduzi que estava falando da farinha. Se já é difícil achar a farinha, o grão então ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal

 

P7xlRCO.jpg?1

 

Tô nessa brincadeira de fermentação natural desde o fim do ano, meio que seguindo um livro chamado Pão Nosso.

Esse da foto foi um dos que me agradou mais até agora, de centeio (farinha de trigo tb) com grãos.

Usei uma forma pra assar pq sem forma eles tavam ficando com formato estranho.

Acabou "explodindo" e rachando mais que o esperado hehe, mas o sabor ficou muito bom!

 

 

Parabéns e bemvindo ao nosso post.

Esse rasgo é algo esperado e bastante desejado.

Quando a massa está muito mole é melhor colocar em uma forma mesmo. Faço isso geralmente com os pães de centeio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Queria compartilhar aqui duas receitas que traduzi do italiano Raffaele Pignataro. Como não falo italiano, utilizei apenas ferramentas de tradução e um pouco de intuição, portanto devem existir erros de tradução. Se alguém souber italiano e quiser corrigir algo, por favor me envie os erros que achar.

 

A de panetone eu já tentei e ficou excelente.

 

Receita de Panetone

Receita de Colomba Pascal

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que ficou bonito também, tá com uma cara boa!

Alguns pães às vezes ficam meio úmidos demais por dentro, ainda não entendi exatamente porque, mas desconfio que algumas vezes foi ter fermentado demais o levain.

 

Esse de centeio foi no começo da semana

5HA6fvK.jpg?1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Gil! Semana que vem vou testar isso.

 

Ele ficou mais úmido mesmo, por isso achei que fui além na sova, mas de sabor ficou bom, fiz numa proporção de 80% de farinha integral com 20 de farinha comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz duro é esperar 2 horas depois que sai a fornada com aquele cheirinho e o pão quentinho  hehehehehehe

 

É só assar bem perto da hora de dormir, aí o sono vai falar mais alto e terá pão pronto cedo de manhã.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...