Ir para conteúdo

Electrolux Chef EMC10


Postagens recomendadas

Tem que tomar muito cuidado com preços muito atraentes, porque normalmente eles fazem promoções e não conseguem entregar no prazo pela demanda de pedidos, comprei uma Tv no site das americanas no final do ano passado no final de Novembro a entrega foi prevista para dia 20 de Janeiro !!! Reclamei muito manda vários e-mails e consegui que minha Tv viesse de outro armazém e graças a Deus chegou em 1 mês mais ou menos, mas demora muito mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

 

Ganhei uma de presente (presentão por sinal).... e gostei bastante do seu review, parabéns.

 

Ainda não testei ela porquê não conseguir grãos para comprar, única coisa que encontrei foi um 1kg da mellita já pronto (segundo eles) para espresso, e estou com receio de testar ela com café normal, já moído, em pó.

 

Outra coisa que ainda não possuo é o moinho, inclusive queria saber qual desses 3 você(s) recomenda(m):

 

Hario Coffee Mill Ceramic Slim MSS-1B Grinder

PORLEX Ceramic Coffee Espresso Mill (Grinder), NEW, with Tracking No. from JAPAN

KYOCERA Ceramic Coffee Mill(Hand Grinder) CM-45CF, with Tracking from JAPAN!

 

Todos do Ebay.

Estou muito verde ainda, não sei ainda inclusive coisas simples como selecionar os grãos, se o tempo que o grão está no mercado não importa, o que importa é o tempo passado após a moagem, se o pó obtido através daquelas máquinas de moagem de supermercado (que moem na hora, na sua frente) servem para você fazer espresso, essas coisas...

 

O que vocês puderem me ajudar eu agradeço muito heehhehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

 

Ganhei uma de presente (presentão por sinal).... e gostei bastante do seu review, parabéns.

 

Ainda não testei ela porquê não conseguir grãos para comprar, única coisa que encontrei foi um 1kg da mellita já pronto (segundo eles) para espresso, e estou com receio de testar ela com café normal, já moído, em pó.

 

Outra coisa que ainda não possuo é o moinho, inclusive queria saber qual desses 3 você(s) recomenda(m):

 

Hario Coffee Mill Ceramic Slim MSS-1B Grinder

PORLEX Ceramic Coffee Espresso Mill (Grinder), NEW, with Tracking No. from JAPAN

KYOCERA Ceramic Coffee Mill(Hand Grinder) CM-45CF, with Tracking from JAPAN!

 

Todos do Ebay.

Estou muito verde ainda, não sei ainda inclusive coisas simples como selecionar os grãos, se o tempo que o grão está no mercado não importa, o que importa é o tempo passado após a moagem, se o pó obtido através daquelas máquinas de moagem de supermercado (que moem na hora, na sua frente) servem para você fazer espresso, essas coisas...

 

O que vocês puderem me ajudar eu agradeço muito heehhehe

 

Olha assim a qualidade do grão é um fator determinante para um bom café, a data da torra é algo crucial para extrair bons cafés porque quanto mais recente mais o sabor estará preservado, por isso que normalmente o pessoal compra grãos para fazer a torra em casa após feita a torra de uma certa quantidade se mói um pouco cada vez que se toma, para fazer de tudo para preservar o sabor.

Quanto ao moedor manual o pessoal recomenda muito o Hario e o Porlex eu sinceramente nunca tive a oportunidade de testa - los tenho um Jupiter Bio - Mühle 562 Alemão e tenho tido bons resultados com ele, adquiri recentemente um moedor elétrico GE, mas esse ainda estou testando...junto com uma cafeteira também GE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

 

Ganhei uma de presente (presentão por sinal).... e gostei bastante do seu review, parabéns.

 

Ainda não testei ela porquê não conseguir grãos para comprar, única coisa que encontrei foi um 1kg da mellita já pronto (segundo eles) para espresso, e estou com receio de testar ela com café normal, já moído, em pó.

 

Outra coisa que ainda não possuo é o moinho, inclusive queria saber qual desses 3 você(s) recomenda(m):

 

Hario Coffee Mill Ceramic Slim MSS-1B Grinder

PORLEX Ceramic Coffee Espresso Mill (Grinder), NEW, with Tracking No. from JAPAN

KYOCERA Ceramic Coffee Mill(Hand Grinder) CM-45CF, with Tracking from JAPAN!

 

Todos do Ebay.

Estou muito verde ainda, não sei ainda inclusive coisas simples como selecionar os grãos, se o tempo que o grão está no mercado não importa, o que importa é o tempo passado após a moagem, se o pó obtido através daquelas máquinas de moagem de supermercado (que moem na hora, na sua frente) servem para você fazer espresso, essas coisas...

 

O que vocês puderem me ajudar eu agradeço muito heehhehe

 

Os três conseguem moer pra espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mais pura verdade porque ai no caso o ajuste vai ter que ser feito manualmente com uma boa moagem e um bom tamper para "calçar" o pó, inclusive Rodrigo fiz alguns testes com o Moedor Alemão que eu comentei outro dia no fórum, é uma boa ferramente fiquei surpreso com o equipamento estou preparando um tutorial, bacana se adaptou muito bem com a EMC10..

 

Como tinha prometido seguem as fotos do filtro desmontado da máquina ao contrário da Saeco poemia que tem uma mola esse modelo de filtro tem um outro pré filtro dentro que tem somente um único furo, muito interessante mas da pra se despressurizar facilmente retirando esse sistema e deixando somente a peneira principal, seguem as fotos

 

8w63.th.jpg

 

h1s5.th.jpg

 

y6a2.th.jpg

 

gbcb.th.jpg

 

hsua.th.jpg

 

Novata na área... Edson, comprei essa mesmíssima máquina após o seu post. E Rody, acabei comprando no walmart após ver o seu! :) E por 249,00 de 220v! Mt feliz até agora!

Mas voei geral nessa história de pressurização, tirar filtro etc. Se existe algum outro post de alguém do blog, vcs poderiam me passar o link para eu ler, por favor? Se não tem, me explica!

Umas dúvidas: para ter essa crema no expresso, o pó não pode ser muito fino, é isso mesmo?

O ideal é calcar bem o pó no filtro ou não?

 

Me perdoem a quantidade de perguntas de uma vez só e desde já agradeço pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então para se obter Crema muitos fatores tem que ser levados em consideração como tempo de torra do café, moagem e tipo do filtro (pressurizado ou despressurizado) mas tenha calma e vá pesquisando pelo fórum que vai ir descobrindo aos poucos tudo sobre pressurizados e despressurizados, não é algo muito complexo não....cada máquina tem suas particularidades e podem ou não serem despressurizadas exitem vários "mods" que o pessoal faz agora precisa se ter uma habilidade um pouco maior na hora da extração e sempre estar munido de um café bom e fresco...do contrário não terá muito sucesso com filtros despressurizados....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Karisse.

 

Eu perdi a chance de comprar no walmart, mas fico feliz que meu post tenha servido para você.

 

Não pretendo despressurizar o filtro por enquanto, antes disso terei que comprar um moinho melhor e aprender muito inclusive.

 

Considerando que por enquanto só utilizei cafés com toras de mais de 40 dias, AMERICA premium e Supremo Arabica, estou muiiito satisfeito com a Chef.

Se os cafés que tiro são com "falsa crema", ela deixa meu café uma delicia.

 

 

Vou nesse tranco até me sentir confiante para começar encomendar cafés melhores, tendo em vista que para isso terei que depender dos correios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

comprei uma no walmart, por R$249,00 220V, olha estou supresso com essa maquina consegui expressos com uma crema muito boa, olha que sou novato nessa area, detalhe desmontei o filtro e tirei a parte que pressuriza, extrai alguns expressos, quando reparei a peneira que ficou sem o apoio da parte que pressuriza, empenou com a pressão da maquina, aí já era não teve mais como desempenar a peneira, ela tipo enlargueseu, quando coloquei a parte que pressuriza, ela ficou toda massada, continua extraindo, mas ficou feia, por isso já encomendei outro filtro na autorizada, recomendo não fazerem isso, pois estragará a peneira. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

comprei uma no walmart, por R$249,00 220V, olha estou supresso com essa maquina consegui expressos com uma crema muito boa, olha que sou novato nessa area, detalhe desmontei o filtro e tirei a parte que pressuriza, extrai alguns expressos, quando reparei a peneira que ficou sem o apoio da parte que pressuriza, empenou com a pressão da maquina, aí já era não teve mais como desempenar a peneira, ela tipo enlargueseu, quando coloquei a parte que pressuriza, ela ficou toda massada, continua extraindo, mas ficou feia, por isso já encomendei outro filtro na autorizada, recomendo não fazerem isso, pois estragará a peneira. Valeu!

 

Provavel ela tenha entortado por conta do calor que a agua fica, ai deformou o plastico na verdade o melhor a fazer é comprar algum filtro despressurizado que seja compativel com o porta filtro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

comprei uma no walmart, por R$249,00 220V, olha estou supresso com essa maquina consegui expressos com uma crema muito boa, olha que sou novato nessa area, detalhe desmontei o filtro e tirei a parte que pressuriza, extrai alguns expressos, quando reparei a peneira que ficou sem o apoio da parte que pressuriza, empenou com a pressão da maquina, aí já era não teve mais como desempenar a peneira, ela tipo enlargueseu, quando coloquei a parte que pressuriza, ela ficou toda massada, continua extraindo, mas ficou feia, por isso já encomendei outro filtro na autorizada, recomendo não fazerem isso, pois estragará a peneira. Valeu!

 

 

Blz Ferreira.

Fiz exatamente a mesma coisa q vc. Tirei apenas 1 expresso e empenou.

 

Qto vai te custar o filtro original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavel ela tenha entortado por conta do calor que a agua fica, ai deformou o plastico na verdade o melhor a fazer é comprar algum filtro despressurizado que seja compativel com o porta filtro

 

Td bem Edson.

Sabe de algum filtro compativel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não sei não testei nenhum ainda..

 

Ok, obrigado Edson.

Eu montei novamente e notei q empenou um pouco, acho que para despressurizar é melhor comprar outro para preservar o original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado Edson.

Eu montei novamente e notei q empenou um pouco, acho que para despressurizar é melhor comprar outro para preservar o original.

 

O filtro que veio com minha GE serviu corretamente na EMC 10 acredito eu que seja somente comprar qualquer filtro que sirva na chef Crema Silver tirar o fundo com o auxilio de uma dremel e irá funcionar como despressurizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rody,

O novo filtro que encomendei na autorizada vai me custar R$22,00, que chegará em 15 dias uteis, tambem comprei dois filtros da crema silver, um simples R$16,20 e um duplo R$30,00, o simples ficou dando um pequeno vazamento entre PF e o filtro, mais deu para extrair sem problema, já o duplo entrou no grupo muito forçado devida a sua lateral ser dobrada para baixo, ficando alguns milimetros mais alto na lateral com o PF, isso força o encaixe no grupo, teria que limar ou lixar para rebaixar essa diferença, ai talvez de certo. Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal como aqui é o tópico da máquina em questão só pra constar estou vendendo a minha EMC10 está nos classificados R$200,00 + Frete quero ver se compro uma Nemox do colega aqui do fórum para analisar e fazer o review...a EMC 10 esta com garantia de 1 ano ainda, tem pouco uso e é 110 volts...em relação ao filtro é caso de se ir testando pegando as máquinas que tem porta - filtro de 53mm e ir adaptando que da certo, mas precisa ver como se sai a altura como o amigo falou alguns tem tipo uma borda trabalhada, e tal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera...Comprei a minha maquina electrolux(MC10), muito boa por questao, apesar de nao ter conseguido comprar um pó de café bom, achei no mercado aqui em mangaratiba uma da melitta regiões(Mogiana) e o café até que ficou mt bom, o unico problema é que fica com muita crema...alguem pode ajudar ? Eu sou leigo, mas acho que o problema é pelo fato do pó ser muito fino....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera...Comprei a minha maquina electrolux(MC10), muito boa por questao, apesar de nao ter conseguido comprar um pó de café bom, achei no mercado aqui em mangaratiba uma da melitta regiões(Mogiana) e o café até que ficou mt bom, o unico problema é que fica com muita crema...alguem pode ajudar ? Eu sou leigo, mas acho que o problema é pelo fato do pó ser muito fino....

 

Não nem sempre significa que é muito fino não quantos segundos normalmente demora para se extrair 30 ml ?? Porque assim como eu já conheço um pouco da EMC 10 quando ela solta muita crema é por conta do café ter passado muito rápido tipo uns 7~10 segundos....enquanto o ideal é de 25~30 segundos...se já comprou no mercado moído provavelmente esse será o problema a EMC 10 necessita de um moedor ao meu ver porque ela é um equipamento que tem uma particularidade no nível de moagem é bem especifica quanto a isso tinha comprado um bom café a alguns tempos atrás que já vinha moído para expresso era do atelie do café e a moagem dele ficou muito fino para ela tive que inutilizar o café....ficou até velho aqui vou ter que jogar fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz Edson, grato pelos esclarecimentos.

 

 

E vlw Ferreira, vou tentar comprar o original, (se por acaso eu n conseguir, entro em contato para pedir ajuda, hehehe..

Obrigado aê

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não nem sempre significa que é muito fino não quantos segundos normalmente demora para se extrair 30 ml ?? Porque assim como eu já conheço um pouco da EMC 10 quando ela solta muita crema é por conta do café ter passado muito rápido tipo uns 7~10 segundos....enquanto o ideal é de 25~30 segundos...se já comprou no mercado moído provavelmente esse será o problema a EMC 10 necessita de um moedor ao meu ver porque ela é um equipamento que tem uma particularidade no nível de moagem é bem especifica quanto a isso tinha comprado um bom café a alguns tempos atrás que já vinha moído para expresso era do atelie do café e a moagem dele ficou muito fino para ela tive que inutilizar o café....ficou até velho aqui vou ter que jogar fora...

 

Bom dia amigo, bem o tempo de extração nao marquei ainda, vou marcar mais tarde e depois falo, quanto ao pó de café, minha esposa chega hj do sul e está trazendo um pó de café de lá....vou fazer com o já tenho e com esse que ela ta trazendo....

quando ao moedor, tem alguma dica de um moedor que seja um preço acessivel ? Andei pesquisando sobre um tal de "cadence" acho, sabe me dizer se vai servir ?!

mais tarde irei postar a respeito do tempo da extração... abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O moedor Cadence normalmente é o de Lâminas que não tem um nível de moagem legal para se utilizar ou seja não consegue uma consistência legal, agora no mercado tinhamos o Krups que era muito bom porém não sei o porque parou de ser vendido no Brasil, outro que parece ter o mesmo preço com resultados satisfatórios é o espressione Java custa quase o mesmo preço do Krups e, tem também os manuais Porlex, Hario, e o "mimoso"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Qto ao tempo de extração da Chef.

 

Estou usando um café com 3 meses de tora, e o moedor Krups.

Estou com dificuldade de conseguir extrair os 35 ml em 25 a 30 seg, ou a extração sai muito rapida ou a maquina praticamente trava e n sai café.

 

Qto a compactação, qual seria a força ideal?

 

E a moagem? no manual recomenda de média a grossa, porém usando a regulagem 5 no krups (acredito que já seja fina) ainda extrai rapido demais.

 

No caso de não sair café, devo desligar rapidamente para não danificar a maquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem um meio termo? Ou é rápido ou não sai? E a torra não tá tá meio velhinha?

 

Isso mesmo, se afinar demais, sai algumas gotas e tranca, ou sai rápido demais.

 

Qto a tora ser velha, é sim, isto interfere no tempo de extração?

 

Como estou aprendendo estou usando cafés "comerciais", os únicos que consigo comprar por aqui por sinal, ai com R$ 32,00 compro um kilo, dificil conseguir com tora de menos de 2 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo, se afinar demais, sai algumas gotas e tranca, ou sai rápido demais.

 

Qto a tora ser velha, é sim, isto interfere no tempo de extração?

 

Como estou aprendendo estou usando cafés "comerciais", os únicos que consigo comprar por aqui por sinal, ai com R$ 32,00 compro um kilo, dificil conseguir com tora de menos de 2 meses.

 

Até se acertar a moagem correta é meio complicado, deixa eu dar uma dica para vocês existe sim uma moagem correta que não vai trancar a passagem de água e que não vai deixar ela passar tão rápido depende muito do moedor que está sendo usado eu consegui bons resultados com meu moedor manual depois de tudo certo, mas vão perceber que ela vai extrair no limite da máquina começando pingando e depois vai aumentando o fluxo uma linha de café...e se extrai em torno de 17~20 segundos, se afinar muito é entre 7~12 segundos ai passa muito rápido e não fica bom

Em relação a a data da torra somente tem influencia no sabor do café no tempo de extração só mexendo mesmo na moagem eu achei que na EMC10 se precisa de mais treino ela é bem criteriosa com o nível de moagem cheguei a ter impressão de que ela tem a peneira um pouco mais fina do que a Ge que utilizo agora e da Crema Silver a que eu tinha anteriormente..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com dificuldade de conseguir extrair os 35 ml em 25 a 30 seg, ou a extração sai muito rapida ou a maquina praticamente trava e n sai café.

 

Qto a compactação, qual seria a força ideal?

 

Se seu moinho não tem ajuste fino, corrija com a quantidade de café. Ou na regulagem do moinho que tranca use menos café ou na regulagem que passe rápido demais use mais café.

 

Não faz tanta diferença assim a força da compactação. Tente usar uma força onde você consiga ser consistente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, o filtro é pressurizado e não necessita de compactação. O colega acima explicou como tentar achar o ponto de extração com quantidade de pó e moagem.

 

Caso o problema persista pode ser que seja defeito na bomba. Ela pode não estar conseguindo pressão suficiente para fazer a água fluir através do filtro com o pó muito fino.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Galera.

 

Tenho um Krups GVX242, 17 níveis de moagem.

 

Moendo no nível 4 e ajustando a qtde de pó, consegui melhorar as extrações, uns 35 ml em 24 segundos, mas realmente a "coisa" não é nada simples.

 

Obrigado pelas dicas, sem isso eu não saberia que rumo tomar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...