Ir para conteúdo

Rancilio Silvia V3 ou Breville Dual Boiler (BES900XL)


Postagens recomendadas

Prezados,

Sou novo neste fórum e estou adorando as dicas.. muito boas!!

 

Desde muito cedo aprecio a arte do café, porém sem muita técnica, pois começei apreciando o cafézinho torrado pela minha avó mesmo e passado no coador comum.

Comecei a entrar no mundo dos cafés mais elaborados com uma mocha expresso, e hoje possuo uma máquina automática SAECO ODEA GIRO PLUS, mesmo tendo todo o cuidado de utilizar ótimos grãos, água mineral, filtro original de água da SAECO, e manutencão preventiva em dia não consigo extrair um expresso com qualidade estável, no entanto, de vez em quando até consigo extrair um café razoável com bom sabor e creme (veja foto).

 

No entanto, depois da minha última viagem para a Itália, comecei a adentrar mais na técnica e percebi que o que me falta é um equipamento de qualidade que me forneça ajustes de set points e estabilidade no processo de extração afim de atingir uma boa qualidade...

 

Depois de muito pesquisar o Custo x Benefício para uma aplicação doméstica, ainda tenho várias dúvidas entre a Rancilio Silvia V3 ou Breville Dual Boiler (BES900XL).

 

1) Pergunta básica, qual equipamento irá me oferecer o expresso mais próximo de um expresso italiano feito em uma máquina profissional?

 

 

2) A minha prioridade é o café expresso, no entanto gostaria de ter uma máquina versátil para fazer um cappucino, até vi um vídeo no youtube comparando ambas as máquinas para o cappucino onde a Rancilio levou a melhor.

 

 

3) Como tomo meu expresso muito cedo antes de ir para o trabalho, não gostaria de uma máquina muito barulhenta e também uma máquina que demore muito para ser ajustada para a primeira extracao.

 

4) Se possível, gostaria de alguma explicação da diferença de projeto de ambas as máquinas na prática. Qual o significado real das diferenças de projeto? Apesar de já ter lido todas as especificações e blogs internacionais, como não entendo muito sobre o assunto não consegui entender muita coisa.

 

Grato pela atenção

post-1819-0-63623800-1374001060_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas:

  1. Os dois
  2. Não foi uma pergunta, mas a Breville é mais versátil considerando que são duas caldeiras, não precisa esperar a caldeira formar vapor nem esfriar depois
  3. Também não foi uma pergunta mas eu acho que a Breville leva uma vantagem por pouco, considerando a caldeira pequena de café, mais uso de plástico nas estruturas que roubam menos calor etc
  4. Rancilio Silvia é uma caldeira para as duas funções, tem que chavear e esperar a caldeira esquentar mais para ter vapor, depois chavear de volta. O controle te temperatura originalmente é mais complexo. Tudo de metal, chassi, carcaça etc, o que induz muitos consumidores a achar que a qualidade é maior, mas não diz muitas coisa. O grupo é bem legal, a máquina não é fácil de usar no início, gerenciar a temperatura é meio chato. Breville é um projeto moderno, uma caldeira de vapor dedicada com 1L, caldeira de 200ml para o café, vários controles eletrônicos, incluindo dose, pré-infusão, e usa inox nas caldeiras, grupo e porta-filtro. Desvantagem é talvez algum possível problema em controle de qualidade, mas parece que tem sido sucesso depois de 2 anos de mercado. A princípio é mais fácil de usar sem precisar de gerenciamento de temperatura nem espera para usar vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Sou novo neste fórum e estou adorando as dicas.. muito boas!!

 

Desde muito cedo aprecio a arte do café, porém sem muita técnica, pois começei apreciando o cafézinho torrado pela minha avó mesmo e passado no coador comum.

Comecei a entrar no mundo dos cafés mais elaborados com uma mocha expresso, e hoje possuo uma máquina automática SAECO ODEA GIRO PLUS, mesmo tendo todo o cuidado de utilizar ótimos grãos, água mineral, filtro original de água da SAECO, e manutencão preventiva em dia não consigo extrair um expresso com qualidade estável, no entanto, de vez em quando até consigo extrair um café razoável com bom sabor e creme (veja foto).

 

No entanto, depois da minha última viagem para a Itália, comecei a adentrar mais na técnica e percebi que o que me falta é um equipamento de qualidade que me forneça ajustes de set points e estabilidade no processo de extração afim de atingir uma boa qualidade...

 

Depois de muito pesquisar o Custo x Benefício para uma aplicação doméstica, ainda tenho várias dúvidas entre a Rancilio Silvia V3 ou Breville Dual Boiler (BES900XL).

 

1) Pergunta básica, qual equipamento irá me oferecer o expresso mais próximo de um expresso italiano feito em uma máquina profissional?

 

 

2) A minha prioridade é o café expresso, no entanto gostaria de ter uma máquina versátil para fazer um cappucino, até vi um vídeo no youtube comparando ambas as máquinas para o cappucino onde a Rancilio levou a melhor.

 

 

3) Como tomo meu expresso muito cedo antes de ir para o trabalho, não gostaria de uma máquina muito barulhenta e também uma máquina que demore muito para ser ajustada para a primeira extracao.

 

4) Se possível, gostaria de alguma explicação da diferença de projeto de ambas as máquinas na prática. Qual o significado real das diferenças de projeto? Apesar de já ter lido todas as especificações e blogs internacionais, como não entendo muito sobre o assunto não consegui entender muita coisa.

 

Grato pela atenção

 

Daniel, Boa Tarde! Tudo Bem?

Acredito que vc precisa ir pensando em um moedor, pois nada adiantara adquirir uma boa máquina se não tiver um bom moinho, com cafés novos, torras frescas e uma bela moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora os apontamentos técnicos do Márcio, penso que a Breville é uma máquina muito mais amigável com o usuário, de projeto mais moderno e gerenciamento de temperatura mais simples, fora algumas facilidades eletrônicas, como pré-infusão programável. As duas caldeiras são uma facilidade, especialmente se você gosta de bebidas com leite.

 

O Cabral, aqui do CdC, recentemente adquiriu uma Breville Dual Boiler, e há um post em que ele relata com detalhes suas primeiras experiências com o equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema maior da Breville seria a questão de durabilidade e manutenção em caso de problema. Pra você que eventualmente pode ir ao exterior talvez fosse melhor trazer uma maquina mais sofisticada e robusta . Pensaria em uma Rocket 58 com PID. Isso sim!Traria um bom moinho também. Ai era um poco de treino... um bom café ... torra recente... desenvolver as habilidades sensoriais do Dr. Hannibal Lecter ( Habilidades olfativas e gustativas) e correr pro abraço...!!! kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando a faixa de preço (600 a 1000 dólares), a R58 tá muito fora no comparativo...

 

A Breville oferece muito pelo valor, mas claro que pode dar medo relacionado a manutenção. Mas também se for trazer de fora, vai ter que encarar fazer em casa mesmo ou encontrar quem faça num preço razoável...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando a faixa de preço (600 a 1000 dólares), a R58 tá muito fora no comparativo...

 

A Breville oferece muito pelo valor, mas claro que pode dar medo relacionado a manutenção. Mas também se for trazer de fora, vai ter que encarar fazer em casa mesmo ou encontrar quem faça num preço razoável...

Não observei o Daniel restringindo valores, apesar das maquinas citadas girarem em torno de 600 a 1000 doletas. Quanto seria uma R58 na Itália? um 2000 euros? Se tivesse essa oportunidade traria logo algo que iria me dar prazer por um bom tempo....E bota tempo nisso!!!! Talvez pra mim seja projeto pra daqui a um 5 anos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Rocket não seria muito diferente em relação à assistência, também não tem por aqui. Pra fazer esse tipo de coisa de importar sem assistência tem que ter colhões, quem tem medo que desista. (upa, fui radical nesta!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não observei o Daniel restringindo valores, apesar das maquinas citadas girarem em torno de 600 a 1000 doletas. Quanto seria uma R58 na Itália? um 2000 euros? Se tivesse essa oportunidade traria logo algo que iria me dar prazer por um bom tempo....E bota tempo nisso!!!! Talvez pra mim seja projeto pra daqui a um 5 anos!

 

Por que você presume que a BDB não durará?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que você presume que a BDB não durará?

Qual das duas seria mais fácil encontrar peças em caso de problema . E mão de obra especializada ? Qual das dual tem mais componentes eletrônicos sofisticados? Já vi em outros tópicos alguns membros que talvez sejam técnicos meio receosos quanto a isso. Apesar do Daniel não ter mencionado onde reside, se for em SP ainda encontre alguém que possa ajudá-lo . Mais se por exemplo fosse igual a mim que moro em Fortaleza onde é complicado de encontrar até café com torra recente! Ha meu velho!!!!

Acompanhe minha linha de pensamento.

-Se eu Fosse pro exterior e depois de todo trabalho e impostos pagos.

- De toda a minha expectativa e ao chegar em minha casa essa maquina desse problema no controle de pressão e temperatura.

-Entro em contato com um cara como o Marcio e que mora em SP.

-Tenho que pagar o frete de ida e volta, peças caras ( terá que importar) , mão de obra e fora o logo tempo que ficarei sem meu equipamento .

Pra mim acho que não vale a pena.

PRA MIM!!!

Mas acho que dever ser um produto sensacional! Já pensou ter todas essa variáveis reguláveis ! deve ser um espetáculo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo a sua linha de pensamento perfeitamente e concordo com ela em parte, mas tenho ressalvas em aplicá-la pra produtos de preços tâo diferentes, afinal a R58 custa pelo menos o dobro da BDB. ;)

 

No mais, aqui a discussão é livre, você não tem nenhuma obrigação de concordar comigo.

 

Aliás, aqui em POA a situação não deve ser muito melhor que a de Fortaleza pra consertar qualquer equipamento de café prosumer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo a sua linha de pensamento perfeitamente e concordo com ela em parte, mas tenho ressalvas em aplicá-la pra produtos de preços tâo diferentes, afinal a R58 custa pelo menos o dobro da BDB. ;)

 

No mais, aqui a discussão é livre, você não tem nenhuma obrigação de concordar comigo.

 

Aliás, aqui em POA a situação não deve ser muito melhor que a de Fortaleza pra consertar qualquer equipamento de café prosumer.

Eu sei que deve custar no minimo o dobro! Mais e se tivesse a oportunidade de comprar no exterior e trazer na mala? Eu não pensaria duas vezes !!! gastaria um pouco mais na boa!!! ! Sei que minha sugestão não tem nada haver com o tópico! Apenas uma dica para quem quer ter todas essas variáveis em mãos ( pressão , temperatura , pre-infusão, gravidade, umidade relativa, radiação gama,mensuração endógena da dopamina liberada ao ingerir a bebida e dentre outros fatores a mais). queria ter essa mesma oportunidade!

Rodrigo me perdoe pela brincadeira dos fatores variáveis !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, obrigado pela rápida resposta!!

 

Na verdade a pergunta #5 era sobre o moinho, não copiei td para postar, gostaria de algum moinho na faixa de 150-300 dolares (EUA), qual moinho indicariam???

 

meu budget para o conjunto moinho + máquina estaria em US$ 1200 nos EUA.. imposto e transporte a parte! alguém já trouxe uma maquina nesse estilo via ebay?? eu já trouxe uma batedeira da kitchenaid de 400US$ sem pagar nada de imposto.. me enviaram como presente! claro que seria um risco!

 

voltei há 2 semanas da Europa, infelizmente não tinha noção do que comprar.. estava mto perdido... eu estava olhando uma automatica, aí desisti pois vi q nao iria agregar muita coisa!

 

Sou de Belo Horizonte, mas moro no RJ.. hoje compro meu café em grão no Armazem do Café aqui no Rio, e da mãe de uma amiga em 3 coraçoes, o café dela não é vendido por aqui, só no exterior... muito bom msm!!

 

Sobre a manutenção, acredito que por comprar uma maquina Refurbished, e depois de 2 anos de lançamento, esses pequenos defeitos já tenham sido resolvidos... eu fico um pouco receoso mas nada que me preocupe mto... pois ja comprei mta coisa fora e fiquei sem garantia.. e eu mesmo tenho consertado, claro que é um desafio.. mas o ebay ajuda muito com as peças..

 

sds,

Daniel

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por 1200 doletas acho que traria uma Rancilio Silvia e um Baratza Vario. Sem não tem medo o Vario daria um Belo par com a BDB!! Agora comprar pelo ebay!!! Acho que sairia muito caro!!! Boa sorte!!Para melhores indicações consultar os oráculos do CDC!!! Dá uma olhada no site do Alexandre! Ele fica ai no Rio!

http://cafeexpressobrasil.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que for comprar com envio pelos Correios (USPS americano, entregue aqui pela ECT, exceto a opção Global Priority do USPS), conte com 99% de certeza de pagar os 60% de imposto (aqui em Sampa não costumam cobrar ICMS), se for abaixo de 500 dólares. Se for acima de 500, conte com DSI, cobrança de ICMS etc. Se for courier (DHL/Fedex/UPS) conte com os 60% + ICMS, ou seja, praticamente 92-95% do valor do produto, mas normalmente não cobram imposto sobre o frete.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas:

  1. Os dois
  2. Não foi uma pergunta, mas a Breville é mais versátil considerando que são duas caldeiras, não precisa esperar a caldeira formar vapor nem esfriar depois
  3. Também não foi uma pergunta mas eu acho que a Breville leva uma vantagem por pouco, considerando a caldeira pequena de café, mais uso de plástico nas estruturas que roubam menos calor etc
  4. Rancilio Silvia é uma caldeira para as duas funções, tem que chavear e esperar a caldeira esquentar mais para ter vapor, depois chavear de volta. O controle te temperatura originalmente é mais complexo. Tudo de metal, chassi, carcaça etc, o que induz muitos consumidores a achar que a qualidade é maior, mas não diz muitas coisa. O grupo é bem legal, a máquina não é fácil de usar no início, gerenciar a temperatura é meio chato. Breville é um projeto moderno, uma caldeira de vapor dedicada com 1L, caldeira de 200ml para o café, vários controles eletrônicos, incluindo dose, pré-infusão, e usa inox nas caldeiras, grupo e porta-filtro. Desvantagem é talvez algum possível problema em controle de qualidade, mas parece que tem sido sucesso depois de 2 anos de mercado. A princípio é mais fácil de usar sem precisar de gerenciamento de temperatura nem espera para usar vapor.

 

 

 

"não foi uma pergunta".

 

 

heaheheaheaheahehaeha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Ainda não defini como irei comprar a máquina, se for no EUA irei optar pela Breville Dual Boiler. No EUA uma refurbished já se encontra por US$ 799,00 (~600 euros).

 

No entanto, existe uma possibilidade de voltar para a Áustria em Dezembro, aí o cenário muda, não será fácil achar uma Breville por lá.... uma Rancilio sairia por ~400 euros descontando os 21% de VAT... Será que eu conseguiria comprar uma máquina mais bacana que a rancilio por 600 euros ou um pouco mais?

 

Alguém saberia me dizer como avaliar o número de série das Brevilles? A partir de qual sequencia já podemos considerar como uma máquina menos problemática?

 

A indicação de moinho Baratza Vario do Anderson SIlva é bacana.. no entanto, 500 US$ está um pouco salgado para o meu orçamento, alguma sugestão de moinho por um valor até uns US$ 300?

 

Muito obrigado aos participantes do fórum pela qualidade das respostas as minhas perguntas e até mesmo para as minhas não perguntas!! rs!

 

Eu postei a versao das minhas perguntas não revisadas, postei do iphone!! por isso ficou um pouco confuso.. :-(

 

 

Sds,

 

Daniel Carvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Europa procure por Gastroback 42636, só que é 220V. A fabricação é a mesma, mas não sei se há diferenças nos controles de qualidade etc.

Poxa Márcio, mas 1000 euros é preço de Música! E aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas marcas como a Izzo, Rocket, ECM, Isomac e Bezzera tem máquinas muito parecidas, para não dizer iguais.

Dessas a ECM e Rocket são mais caras. Pelo que eu lí até agora todas se comparam em termos de qualidade, todas tem modelos mais simples com o mesmo projeto e todas tem, ou estão lançando, dual boilers com pid.

Tem dual boiler com pid por 1500 euros dessas marcas assim como tem por 2500 euros. Não sei se uma dual boiler de uma marca top é 1000 euros melhor que a outra, aí também é muito preciosismo (ou vírus do upgrade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só 1000 euros? Acho que tá mais na faixa de 1300-1400 euros...

 

De qualquer maneira, são máquinas diferentes, difícil comparar diretamente. Se a pessoa busca duas caldeiras, os recursos da BES900 etc, não tem competição na faixa de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...