Ir para conteúdo

Breve histórico do fórum


Carneiro

Postagens recomendadas

Bem-vindos ao fórum Clube do Café.

 

Achei por bem publicar esse texto para explicar, principalmente aos novos e futuros membros, o pequeno histórico dessa comunidade. Escrevo em nome dos administradores, que hoje são 4, mas claro que essa equipe pode mudar futuramente.

 

Em 26 de abril de 2006 foi criado um tópico no fórum HT Fórum, pelo usuário Rodrigo, na categoria "Zona Livre", chamado Clube do Café. Desde então o tópico foi crescendo, muitos participantes apareceram (vários se cadastraram para falar de café, como eu também fiz), acompanhando o ritmo crescente de interesse geral no assunto café.

 

O tópico cresceu demais, chegou em mais de 5000 mensagens. Isso mesmo, CINCO MIL! Infelizmente fica inviável filtrar a informação já publicada e muito se repetiu ao longo do tópico. Novos usuários apareceram por conta do assunto café, e finalmente o nosso amigo Ruston, extremamente animado, criou o fórum no Nabble.

 

A vantagem no Nabble é que muito rapidamente se configura um fórum. Mas ao mesmo tempo há muitas limitações. Com mais boa vontade e cafeína wink.png, Ruston criou essa hospedagem do domínio clubedocafe.net e agora, pouco tempo depois do início do fórum próprio sobre café, temos esse IP.Board da Invision configurado e com as mensagens do Nabble transferidas para cá. Aplausos para o Klause que fez o script e ainda arrumou toda a bagunça da casa!

 

Portanto, como podem perceber, só começamos. Peço paciência aos membros... Considerem ainda esse fórum em versão beta. Com mais tempo teremos conteúdo, tópicos recorrentes, e uma boa base de pesquisa, troca de informações, idéias e aprendizado.

 

Aos que já procuraram informações sobre café e equipamentos na Internet, devem ter percebido que em outras línguas há muita! Há duas grandes comunidades em inglês, Home-Barista (focada mais em expresso) e Coffee Geek (mais ampla, o fundador é canadense), e outras como Kaffee-Netz (alemã), Coffee Snobs (australiana), Too Much Coffee (se não me engano inglesa). Há uma comunidade grande de torra doméstica! Mas pouco se encontra em português. Temos publicações, principalmente no formato de blog, de um ou outro especialista, ou mesmo entusiasta, mas a intenção principal do fórum é trocar informações e aglomerar o conhecimento através de discussões!

 

Apesar do foco principal do fórum ser a discussão dos assuntos relacionados a café por entusiastas, esperamos em breve aproximar profissionais da área também, bem como os produtores de café. Esperamos que o fórum cresça e seja moldado com a idéia e colaboração de todos. Claro que podemos nos inspirar nos outros que já deram certo e adequar sempre a nossa realidade e necessidade. Toda ajuda é bem-vinda! Não deixem de ler as orientações de boa produtividade!

 

Grande abraço a todos!

 

Márcio.

  • Curtir 29
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...