Ir para conteúdo

Iniciantes - Como Extrair na Gaggia Twin


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Boa Tarde,

 

Tendo visto que alguns iniciantes estão tendo dificuldade em obter um "shot" decente na Gaggia

Twin, já tendo ocorrido até desistência do hobby, resolvi postar uma "receita" que funciona comigo,

03 vezes ao dia sem variações dignas de nota. Quis dar um destaque a esse tópico, mas se um

Moderador achar que está no lugar errado, por gentileza mova-o para corrigir meu erro.

 

Vamos ao assunto:

Em primeiro lugar; que sigam exatamente a "receita" e depois do sucesso, já tendo adquirindo experiencia e confiança tentem as variações de filtro e etc etc.

 

1°- Os Filtros que vem originalmente da máquina devem ser postos de lado, juntamente o tamper!

 

2°- Adquiram o filtro duplo Rancilio Cod. 40.1000.10 ( Nosso colega Alexandre Velloso tem a venda ).

 

Acreditem o filtro é peça fundamental ! Não adianta usar os filtros originais nem os fornecidos pela

Imeltron, nem filtros simples.

 

3°- Adquiram um tamper "de verdade": Rattleware ou similar!

 

4°- Moinho Rancilio Rocky na posição 6 ou 7 (Veja foto) ou Hario 3 pontos antes do zero ( Quando as

mós se tocam).

 

5°- Se seu moinho é outro tipo não me pergunte, pois não sei! Consulte ao "Mestre dos Moinhos" :D Qual a correspondência, por exemplo: que ajuste no Baratza vai produzir a granulação equivalente ao 6~7 do

Rocky. Alexandre sabe ! ;)

Acreditem !!! Tem de ter um bom moinho! Não adianta ter uma Ferrari e encher o tanque com água! Café

(novo) combustível da cafeteira; sua qualidade depende do moinho!

 

6°- Imprescindível café novo com cerca de 10 a 20 dias de torrado !

 

8°- 10 minutos de aquecimento na cafeteira com filtro e porta filtro no grupo !

 

9°- Encher o filtro até que o café depois de compactado fique alinhado com a marca do filtro ( Ridge). Veja foto !

 

10 - Extrair um belo e saboroso espresso !!!

 

Não tem erro !!! Se eu consigo; Você também consegue!!

Agora não vá modificar a "receita", tipo: Mando moer e levo pra casa! Filtros, são iguais é só

encher com mais pó! E etc, etc!

 

Ah ! Está bonito, linda crema, mas a esposa acha forte demais ! Então antes de extrair dê um expurgo

( deixar escorrer água pelo grupo sem filtro/PF ) por cerca de 5 segundos conforme a técnica ensinada pelo RodrigoKS. Aumentando ou diminuindo o tempo de expurgo conforme necessário até atingir seu paladar!

 

Nesse Link fotos e vídeo das extrações : http://forum.clubedo...a/page__st__810

 

 

Bons Cafés !!! Viva a cafeina !!! :D :D :D

 

 

28gyyxy.jpg

 

2ai349t.jpg

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

 

Tendo visto que alguns iniciantes estão tendo dificuldade em obter um "shot" decente na Gaggia

Twin, já tendo ocorrido até desistência do hobby, resolvi postar uma "receita" que funciona comigo,

03 vezes ao dia sem variações dignas de nota. Quis dar um destaque a esse tópico, mas se um

Moderador achar que está no lugar errado, por gentileza mova-o para corrigir meu erro.

 

Vamos ao assunto:

Em primeiro lugar; que sigam exatamente a "receita" e depois do sucesso, já tendo adquirindo experiencia e confiança tentem as variações de filtro e etc etc.

 

1°- Os Filtros que vem originalmente da máquina devem ser postos de lado, juntamente o tamper!

 

2°- Adquiram o filtro duplo Rancilio Cod. 40.1000.10 ( Nosso colega Alexandre Velloso tem a venda ).

 

Acreditem o filtro é peça fundamental ! Não adianta usar os filtros originais nem os fornecidos pela

Imeltron, nem filtros simples.

 

3°- Adquiram um tamper "de verdade": Rattleware ou similar!

 

4°- Moinho Rancilio Rocky na posição 6 ou 7 (Veja foto) ou Hario 3 pontos antes do zero ( Quando as

mós se tocam).

 

5°- Se seu moinho é outro tipo não me pergunte, pois não sei! Consulte ao "Mestre dos Moinhos" :D Qual a correspondência, por exemplo: que ajuste no Baratza vai produzir a granulação equivalente ao 6~7 do

Rocky. Alexandre sabe ! ;)

Acreditem !!! Tem de ter um bom moinho! Não adianta ter uma Ferrari e encher o tanque com água! Café

(novo) combustível da cafeteira; sua qualidade depende do moinho!

 

6°- Imprescindível café novo com cerca de 10 a 20 dias de torrado !

 

8°- 10 minutos de aquecimento na cafeteira com filtro e porta filtro no grupo !

 

9°- Encher o filtro até que o café depois de compactado fique alinhado com a marca do filtro ( Ridge). Veja foto !

 

10 - Extrair um belo e saboroso espresso !!!

 

Não tem erro !!! Se eu consigo; Você também consegue!!

Agora não vá modificar a "receita", tipo: Mando moer e levo pra casa! Filtros, são iguais é só

encher com mais pó! E etc, etc!

 

Ah ! Está bonito, linda crema, mas a esposa acha forte demais ! Então antes de extrair dê um expurgo

( deixar escorrer água pelo grupo sem filtro/PF ) por cerca de 5 segundos conforme a técnica ensinada pelo RodrigoKS. Aumentando ou diminuindo o tempo de expurgo conforme necessário até atingir seu paladar!

 

Nesse Link fotos e vídeo das extrações : http://forum.clubedo...a/page__st__810

 

 

Bons Cafés !!! Viva a cafeina !!! :D :D :D

 

 

28gyyxy.jpg

 

2ai349t.jpg

 

Pedro, Bom Dia!

A sua iniciativa foi excelente, muito didático, parabéns.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que o filtro 40-100-102 é o modelo novo do filtro duplo da Rancilio citado pelo Pedro.

 

Oi Anita,

 

Sua afirmação é corretíssima Anita! É que eu quis mostrar procedimento e material de forma simples, sem medições, sem técnicas de palito no bolo, sem métodos de "tampering" e etc. Algo que uso diariamente, funcionando bem, com tudo da "Terra Brasilis" sem importações.

 

Obrigado Morato !

 

Grande Abraço a Vocês! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Pedro, sua intenção foi ótima!

 

Só chamei a atenção para o fato de que existe nova numeração do filtro por aí, de repente alguém compra deste novo e fica na dúvida se conseguirá fazer o que você propõe ou não. E ele serve. Pelo que li, ele é um aperfeiçoamento do modelo anterior.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita,

 

Sua afirmação é corretíssima Anita! É que eu quis mostrar procedimento e material de forma simples, sem medições, sem técnicas de palito no bolo, sem métodos de "tampering" e etc. Algo que uso diariamente, funcionando bem, com tudo da "Terra Brasilis" sem importações.

 

Obrigado Morato !

 

Grande Abraço a Vocês! :)

 

Pedro, Bom Dia!

Qual a quantidade média de pó (peso) vc coloca no filtro de acordo com a marca mencionada por vc.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Veja bem, Pedro está obtendo ótimos resultados usando o modelo antigo. Do que li, o novo é ainda melhor que o anterior. Suponho portanto que este modelo atual só contribua para um bom shot. Mesmo quando Pedro sugere não alterar nenhuma variável no esquema proposto por ele, um filtro ainda melhorado só vejo como ganho no processo.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Apenas uma ressalva quanto aos filtros citados. Todos são atuais e continuamente produzidos pela indústria italiana Rancilio.

Os de final 102 (2 doses) e 101 (1 dose) acompanham a Silvia V3 Inox e Silvia V3 LE desde 2009.

Os de final 010 (2 doses) e 001 (1 dose) acompanham vários modelos da linha de máquinas comerciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sério, Alex, que eles continuam produzindo o modelo antigo? Por que não atualizam todas as máquinas de uma vez? Ou o filtro só melhora a extração na Silvia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, Bom Dia!

Qual a quantidade média de pó (peso) vc coloca no filtro de acordo com a marca mencionada por vc.

Obrigado

 

Alo Morato,

 

Da ultima vez que medi coube 14,87 gr com ele cheio até a marca!

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

Não sei dizer ao certo, mas suponho que os 101/102 se adaptem melhor à Silvia enquanto os outros são apropriados para as comerciais.

Ao final de agosto chegará novo container de peças da Rancilio no qual pedi ao importador que incluísse os modelos da Silvia, mas não tenho certeza se deu tempo para fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Apenas uma ressalva quanto aos filtros citados. Todos são atuais e continuamente produzidos pela indústria italiana Rancilio.

Os de final 102 (2 doses) e 101 (1 dose) acompanham a Silvia V3 Inox e Silvia V3 LE desde 2009.

Os de final 010 (2 doses) e 001 (1 dose) acompanham vários modelos da linha de máquinas comerciais.

 

 

Boa Noite Pessoal,

 

Na Net tem informação que o 102 é Microfine. Furinhos menores pra intensificar a crema ! O 010 é o comercial padrão. É um projeto anterior.

 

Alexandre já não vou mais importar o 102. Tenho curiosidade sobre ele e quando Você o receber por gentileza, avise e me reserve uma unidade. Considere um já vendido! ;)

 

Um grande abraço a Todos! :)

 

29olqvt.jpg

 

 

 

jhv3vo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo quando Pedro sugere não alterar nenhuma variável no esquema proposto por ele, um filtro ainda melhorado só vejo como ganho no processo.

 

Oi Ana,

Acho que precisa de um ajuste fino!

No texto diz: Furinhos menores aumentando o tempo de extração criando uma melhor crema. Então acho que tem de engrossar um pouco a moagem. Mas é só especulação ! Quando o Alex trouxer saberemos. ;)

 

Grande Abraço! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal , recentemente eu aposentei minha velha Delongui e comprei uma Gaggia Twin , ate ler o topico do Pedro , eu achava que o espresso da minha twin estava otimo , mas , depois de ver essas fotos e ver alguns filmes de twins no you tube , cheguei a conclusão que meu espresso esta muito aquém do potencial dessa maquina.

Vou começar trocando o filtro , eu fui no site do Alexandre e ele tem o filtro Rancilio 010 , mas , eu estou na duvida , compro o 010 ou espero o Alexandre receber o 102 ? Alguem já experimentou o filtro 102 ? Faz diferença ?

 

Abs

Carlos Eduardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao troque o filtro.

pelo simples motivo do krups nao dar conta com filtro despressurizado.

troque de cafe.

compre cafes bons, torra nova que vera a diferenca.

o krups ta otimo com o filtro pressurizado.

se compra cafe fresco e bom, vai mudar da agua pro vinho.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rus.. Apenas uma correção: "pelo simples motivo do krups nao dar conta com filtro despressurizado." rsrsrs

 

Para filtro pressurizado até ralador de queijo da conta... kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao troque o filtro.

pelo simples motivo do krups nao dar conta com filtro despressurizado.

troque de cafe.

compre cafes bons, torra nova que vera a diferenca.

o krups ta otimo com o filtro pressurizado.

se compra cafe fresco e bom, vai mudar da agua pro vinho.

abs

 

Vc tem toda a razão , a gente recebe a maquina nova e fica querendo incrementar , fazer experiencias , mas , eu já devia ter comprado um moedor decente faz tempo , fiquei protelando , porque para a Delongui de filtro pressurizado a Krups resolvia.

Em novembro eu vou aos EUA e pretendo comprar uma Baratza Preciso , espero que esse modelo resolva meu problema.

Quanto ao café , vc tem toda a razão de novo ,eu estou usando o "Astro Café - Bourbon" , com data de fabricação 05/06/13, comprado em supermercado.

Quando vc fala em "café fresco" , qual seria o tempo máximo aceitável para comprar um café a partir de sua data de fabricação. .

E finalmente , onde eu encontro café fresco para comprar na internet , os sites que já visitei nenhum fala em data de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , muito obrigado pela ajuda.

 

Pedro , o seu tutorial é perfeito , como vc disse é só fazer igual.

Ruston valeu pelas dicas.

Alexandre , o café é excelente , produziu crema espesso , dá vontade de filmar o shot , grão de supermercado nunca mais.

 

O "sul de minas" no coador ficou doce , suave e com um aroma excelente , minha mulher não gosta de espresso , prefere de coador , depois de hoje ela nunca mais vai comprar "Melitta" em pó no supermercado.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos Eduardo.

 

Com mais uns dias os cafés devem melhorar ainda mais. Lembre-se que foram torrados em 28/09, portanto há 48 horas somente!

Bom proveito e ótimas xícaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...