Ir para conteúdo

Iniciantes - Como Extrair na Gaggia Twin


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Pessoarrrr..

 

Seguinte.. Conforme o post do Márcio "Espresso 101: Como ajustar dose e moagem pelo sabor "... "Um duplo normal pesa por volta de 35 gramas e leva por volta de 27 segundos, um ristretto pesa por volta de 20 gramas e leva por volta de 35 segundos, e um longo pesa por volta de 50 gramas e leva por volta de 20 segundos."

 

Pergunta: Caso eu não consiga extrair os 35g de 27 segundos o que faço? Estou extraindo 60ml em 25s só que pesa 45g!!! Significa que meu duplo deveria ter mais crema e menos líquido? Como ajusto este fator?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto , eu tenho a twin a pouco tempo também , mas , eu acho que essa tabela que saiu no site Home-Barista vai te ajudar :

 

http://www.home-bari...ages-t2402.html

 

Se vc olhar na tabela a linha "regular espresso" "doublo" , vai observar que o seu shot esta dentro dos parametros de um doublo , indo mais para "high" .

 

Vc , pode variar o peso , grama a grama , ou a granulometria , um de cada vez.

 

Vejo , que vc tem um Hario (manual ) que eu não conheço e um krups que eu conheço bem demais , se vc esta usando o krups , isso vai ser uma luta inglória e vc vai perder no fim.

 

O krups com seus 17 settings , é muito grosseiro para um ajuste fino como vc quer , eu tenho ele ,mas , não uso , com a twin , eu já me conformei com a ideia de no fim do ano comprar um baratza vario , enquanto isso eu estou seguindo o conselho do Rodrigo , estou perseguindo o gosto e o "crema" , quando tiver um moedor bom vou seguir esses parâmetros.

 

Uma ultima coisa , se vc vai utilizar o krups , sugiro usar o filtro pressurizado original , com o krups sai um espresso razoável , mas , se esta usando o rancilio , só com moedor melhor.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, nos temos um tópico sobre a razão de preparo. Parte do assunto foi retirado do tópico que você mencionou do HB. Veja http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/443-razao-de-preparo-brewing-ratio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, nos temos um tópico sobre a razão de preparo. Parte do assunto foi retirado do tópico que você mencionou do HB. Veja http://forum.clubedo...-brewing-ratio/

 

Se vc já conhecia o gráfico , então , eu não entendi sua duvida , no gráfico deixa claro que vc deve variar o peso ou o tamanho do grão , mas se vc esta usando a krups , não adianta , eu tentei dias , gastei 2 quilos de café , e ela não consegue dar precisão , se vc tiver uma lupa forte dá uma olhada no café moído por ela , o tamanho varia muito , eu tive que voltar a usar um moedor velho que eu tenho que é mais confiável , e tem 32 settings , mas , mesmo com ele a precisão e bem pobre , vc já reparou que nos EUA eles estão vendendo agora o conjunto maquina boa / moedor bom , no fundo é isso mesmo , a maquina e 50 % do problema.

Não é a toa que a Gaggia manda a maquina com filtros pressurizados , eles sabem que alguém que tenha um moedor médio vai se frustrar com a maquina usando filtro despressurizado e vai sair por aí difamando a marca deles.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a pergunta foi mais em relação ao peso/volume. O sergio.m já deu uma dica que bate com as informações da tabela. É melhor fixar a quantidade de pó e o peso extraído na xícara. Como o volume de crema pode variar bastante em função da qualidade do grão, a variável volume é mais difícil de controlar. Conforme dados da tabela, se eu realizar a extração com os 16g de pó e conseguir na xícara 32g, terei uma razão de 50%. Porém, o volume pode variar de 40 a 70ml. Acho que este resultado eu consigo fazer.

 

De qualquer forma voltando à minha extração, o Skerton possui um passo muito longo. Eu havia deixado ele stepless e voltei para o normal. Eu havia feito testes apenas com o filtro pressurizado. Com o filtro despressurizado, eu não estou conseguindo ajustar a moagem para uma extração adequada. Vou ter que voltar ele para stepless caso queira utilizá-lo. Da mesma forma, eu havia usado o Krups apenas para filtro pressurizado. Ainda não testei com o filtro despressurizado. Vou fazer hoje e logo após apresento o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que eu tinha no Krups com filtro comercial é a dificuldade de controle e consistência. Vejo que as opiniões são meio divididas em relação a esse moedor, alguns pessoas o valorizam demais e outras o subestimam muito. Eu usei por muito tempo e consegui tirar ótimos shots com ele, mesmo com o filtro comercial. A minha maior dificuldade com ele, que ficou mais clara pra mim depois de um tempo usando o Rocky, é que eu não conseguia ter um controle preciso da moagem que se refletisse diretamente na extração.

 

Às vezes, moagens no mesmo ponto de regulagem, com os mesmos grãos e mesma dosagem, resultavam em extrações completamente diferentes. Já aconteceu de eu moer em determinado ponto e a extração ser curta demais, aí engrossar um ponto e a extração ficar demasiadamente longa e, mantendo a dose, voltar ao ponto de moagem anterior e, misteriosamente, a extração ficar dentro do padrão de fluxo. No fim, percebi que eu até conseguia um controle mais grosseiro da extração, mas faltava precisão, o que fazia os shots saírem meio que na "loteria": quando dava tudo certo ficavam ótimos, mas, por vezes, mesmo fazendo tudo igual, o shot não saia legal, principalmente quando precisava mexer na regulagem do moedor.

 

O que eu costumava fazer pra minimizar isso era: quando "ganhava na loteria" e o shot ficasse muito bom, não mexia em mais nada na regulagem ou dosagem e continuava extraindo igual até acabar aquele café, assim a variação era bem menor. Eu comecei a sentir falta de um moedor melhor quando passei a torrar café em casa na pipoqueira (batches de 100g) e sempre tinha 3 ou 4 cafés diferentes pra escolher na hora qual iria tomar (ou criar blends variados pra experimentar), com alguns grãos mais duros, outros menos, torras mais claras outras mais escuras etc. Aí a consistência foi pro saco de vez e eu comecei a apanhar muito pra conseguir controlar as extrações (talvez também porque, com a experiência, eu tenha ficado um pouco mais exigente com coisas que antes não percebia).

 

De qualquer forma, depois dessa "introdução" meio desvirtuosa, minha sugestão pra você, Miyamoto, é a seguinte: se a dose já não estiver no limite tente aumentar um pouco pra reduzir o fluxo da extração, caso contrário, mantenha a dose e diminua um ponto na moagem e depois, se necessário, altere a dose para encontrar o fluxo ideal. Porém, a dica que te dou é, uma vez que encontrar o fluxo ideal e o shot sair do jeito que você gosta, tente não alterar mais nada e veja se consegue uma consistência de bons shots seguidos, pelo menos até acabar o café que estiver usando. Evite ficar trocando o café todo dia se não quiser apanhar muito do moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, li o Krups embaixo do seu nome e divaguei sobre ele, mas depois que postei vi a sua mensagem falando do Skerton. :wacko:

Se estiver moendo com ele ignore tudo o que eu escrevi :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, eu estou na mesma situação que você. Tenho 4 ou 5 cafés e cada hora tenho tomado um. O problema de fazer isto, como você já disse, é conseguir uma consistência na moagem sem ficar alterando os padrões do moedor. Para cada café, um passo a mais ou um menos pode fazer diferença. Eu andei lendo melhor o tópico de Brewing Ratio e isto andou me dando umas idéias diferentes de como proceder na hora da extração. Quanto ao filtro, ele está no limite. Acho que as 16g são o ideal para ele. Mais que isto a compactação não fica boa e fica difícil até de encaixar o pf na máquina. Eu devo testar o Krups hoje à noite. Aparentemente eu vou me enquandrar no grupo possui um bom moedor (não o melhor, claro) e com isto vou tentar extrair o máximo do potencial dele. Vou ver os resultados que consigo e mais à noite eu posto aqui.

 

Obrigado pelas dicas e grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, li o Krups embaixo do seu nome e divaguei sobre ele, mas depois que postei vi a sua mensagem falando do Skerton. :wacko:

Se estiver moendo com ele ignore tudo o que eu escrevi :P

 

Pois é rsrsrsrs.. Eu estava falando do Skerton mesmo. O problema dele são os passos. Em um passo, a máquina choca. No próximo passo sai um coado. É complicado. A diferença de um passo pro outro é gritante.

 

Estou doido querendo usar o Krups hoje. Eu havia conseguido bons resultados com ele na Poemia com pf despressurizado e na Gaggia com filtro pressurizado. Vamos ver no que dá usando a Gaggia com filtro despressurizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito do grão, mas eu deixaria a regulagem do Skerton no mais grosso (dentre os 2 pontos que citou) e aumentaria a dose o máximo possível, se ainda assim o fluxo estiver muito rápido, desce para o ponto anterior e vai diminuindo a dose até chegar no fluxo desejado. Não tem muito como fugir disso. Se a torra for muito clara, pode fazer o inverso: parte da moagem mais fina e vai diminuindo a dose, caso a dose comece a ficar muito baixa passa para a moagem mais grossa e vai aumentando a dose até chegar no fluxo.

 

Não conheço o Skerton, mas se a diferença entre os pontos for tão grande assim, dependendo do café, é possível que você não consiga a extração ideal com esse moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Pois é rsrsrsrs.. Eu estava falando do Skerton mesmo. O problema dele são os passos. Em um passo, a máquina choca. No próximo passo sai um coado. É complicado. A diferença de um passo pro outro é gritante.

 

Estou doido querendo usar o Krups hoje. Eu havia conseguido bons resultados com ele na Poemia com pf despressurizado e na Gaggia com filtro pressurizado. Vamos ver no que dá usando a Gaggia com filtro despressurizado.

 

Espero que vc tenha sorte , mas , minha experiencia é igual a do mortari , o krups é incapaz de repetir uma moagem com consistencia , ele foi projetado para os mercados europeu e americano para uso em moka , prensa francesa e qualquer tipo de coado, para isso ele é bom , uso ele em casa para coado e prensa francesa, sem problema , mas , quando precisa afinar a moagem para o espresso , as limitaçoes dele aparecem.

A grande maioria das pessoas , não faz espresso em casa , ele foi projetado para esse público , isso, associado ao design bonito , fez dele um sucesso de venda.

 

Abs

C. Eduardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, acho que isso funciona.

 

Sempre com temperatura e pressão fixas e mexendo uma variável por vez.

 

1. Tire um shot e experimente

 

2. Está equilibrado?

Sim:

- Vá para 3

Não:

- Se amargo, corte o shot mais cedo, na xícara menos gramas.

- Se ácido, corte o shot mais tarde, na xícara mais gramas.

- Voltar para 1

 

3. A intensidade está ok?

Sim:

- Vá para 4

Não:

- Se forte, moa mais grosso

- Se fraco, moa mais fino

- Voltar para 1

 

4. A quantidade na xícara é o quanto você gostaria de beber?

Sim:

- O shot está adequado, pode parar, parabéns

Não:

- Gostaria de beber mais café, aumente a dose no filtro

- Gostaria de beber menos café, abaixe a dose no filtro

- Voltar para 1

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Sérgio!! Que algoritmo!! rsrsrs

 

Achei excelente suas dicas.. Ficou super didático e prático de se testar. A cada teste altera-se apenas uma variável.

 

Muito bom seu post. Era algo do tipo que eu procurava.. Merecia dois likes.. rsrsrs

 

Muito obrigado!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Este algoritmo é bem interessante para se ajustar o café pelo sabor, acho que merecia estar destacado assim como a forma como o Carneiro postou, talvez no mesmo tópico inclusive.

 

Eu não posso determinar qual jeito é mais fácil de entender para o iniciante, mas chutaria que este é mais intuitivo, mesmo tendo mais variáveis.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este algoritmo é bem interessante para se ajustar o café pelo sabor, acho que merecia estar destacado assim como a forma como o Carneiro postou, talvez no mesmo tópico inclusive.

 

Eu não posso determinar qual jeito é mais fácil de entender para o iniciante, mas chutaria que este é mais intuitivo, mesmo tendo mais variáveis.

 

 

Abraços.

 

Eu achei muito pratico , ele poderia ficar mais intuitivo na forma de um fluxograma , assim:

 

post-2113-0-06834000-1383438443_thumb.jpg

 

abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À propósito.. Bem off-topic.. Isto não é um fluxograma... É um diagrama de blocos rsrsrs

 

:o vc me deu um susto , mas :rolleyes: é sim um Fluxograma , http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma

 

O nome correto é fluxograma decisório , nome pomposo para algo simples , mas vc tem razão , isso é um fluxograma feito com

 

um "Diagrama de blocos" ;)

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Caros colegas, boa noite!

 

Acho que esse tópico do Pedro é muito próximo do que eu estava procurando, mas como não consegui esclarecer 100% das minhas dúvidas, permitam-me reavivar a discussão.

 

Estou com a minha Twin Baby a 1 mês e meio (aprox.) e meus primeiros testes foram usando um Hario Mini, enquanto eu conseguia um transformador pra ligar meu Preciso (incrível como foi difícil conseguir...).

 

Depois de apanhar um pouco (as primeiras extrações ficaram PÉSSIMAS), consegui achar um equilíbrio legal entre quantos gramas usar / sabor / tempo de extração e estava inicialmente satisfeito. Ai comecei enfim a usar o Preciso, e ai voltei a estaca zero... :lol: 

 

Pra ser sincero, estou bem perdido, mesmo com o que li até aqui...

 

Basicamente, estou usando um tamper da rattleware e esses dois filtros da Rancilio:

 

http://www.espressoparts.com/R_18?&search_id=2370053 (single, 7 grams)

http://www.espressoparts.com/R_19?&search_id=2370053 (double, 12 grams)

 

Dai, minhas perguntas seriam as seguintes:

  • Quantidade de café... devo seguir a risca esses 7 e 12g? Passar um pouco a mais / a menos vai influenciar muito?
  • Quanto tempo deve levar a extração? Tenho usado como referência 25 a 30s no filtro double. Se fico abaixo ou acima disso já percebo que algo deu errado e modifico alguma variável.
  • Ajustes: pergunta ao meu xará, o "mestre dos moinhos" rs... Qual é o ajuste recomendado no Preciso?
  • Por último, uma pergunta BEM básica, mas que tem me causado uma tremenda confusão: "single" e "double" estão relacionados a quantidade de café na xícara ou à quantidade de xícaras por extração?

 

 Agradeço desde já todo e qualquer ajuda ao amigo noob aqui....  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, esqueci de um detalhe... o café!

 

Tenho usado o Café América, em grãos, que compro muito facilmente com um camarada que fornece café pra várias cafeterias daqui da cidade. Gosto bastante dele (comecei a usá-lo no Aeropress).

 

Até consigo uma crema razoável (comparando com vários lugares onde eu tomava espresso antes), mas nem chega ao que vi do Pedro... O grão faz tanta diferença para a crema? Conseguiria melhorar o meu resultado usando o mesmo grão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, vamos lá:

 

Extração single é uma única dose em uma única xícara, double , 2 xícaras.

 

Inicialmente esquece o filtro de 7 grs, concentre-se no de 12 grs, e pode colocar umas 14 grs, agora honestamente eu tinha um filtro deste de 12 grs e nunca consegui uma boa extraçáo com a Gaggia, compra o de 14 grs e coloca 18 grs ou até o triplo da Gaggia, na Twin eles funcionaram melhor.

O café faz toda a diferença na crema, compra o do Alexandre e você vai ver a diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tanto o Grão como a data de torra do Grão fazem a diferença na crema..

 

Se quiser crema mesmo recomendo comprar o Blend do Cafe Expresso Brasil, alem de um dos melhores cafes pra mim, faz muita crema,

 

Tenho a Baby Twin e esse rancilio normalmente eu 14 ou 15gr no Double. No single 8 ou 9. Mas ja tive que usar mais ou menos, esse é o comum.

 

Sobre o preciso não sei dizer mas no vario pra torras escuras fica mais ou menos no macro 2 micro r(nao lembro mas tenho que ver). No Encore ficava entro 9 e 11, talvez alguma das regulagens seja parecida...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Orgânico Severino da Expresso Brasil também faz muita crema e é igualmente excelente.

 

Qualquer um desses parâmetros podem variar para chegar a um resultado desejado. Seria bom comentar mais o que está lhe desagradando no café. Se for só a crema, tente afinar a moagem e/ou calcar mais forte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre, só complementando as informações dos moços:

 

1. Os filtros da Rancilio são para 7 e 14g, respectivamente. Menos pó do que a capacidade de cada um vai te subextrair o shot. A menos que você calque com o tamper com a força do incrível Hulk. Dá mesma forma, se passar muito das quantias, o shot vai demorar a sair e ficar superextraído. O gosto amarga. Há ainda a questão do bolo chegar perto do chuveiro e não conseguir expandir muito com a água. Dica legal dos filtros da Rancilio: coloque o pó até aquela linha interna, de fixação na mola. Na Rancilio funciona bem, Gaggia deve ser similar. O filtro duplo é mais fácil de usar no começo, concentre-se nele por enquanto.

 

2. Extração entre 20 e 30 segundos, isto você já sacou.

 

3. Esta deixo pro mestre dos magos.

 

4. Às duas coisas. O single normalmente se faz com 7 g em uma xícara, o shot clássico de expresso tem 30 ml (ou 30 g, depende de como você vai querer medir o seu). O duplo normalmente leva 14 g e você pode: extrair duas xícaras ao mesmo tempo (com as tais 30 g ou ml cada), uma em cada bico do porta-filtro (pf). OU extrair um duplo na mesma xícara, isto é, você prepara o filtro com as 14 g, mas extrai na xícara com 50 ou 60 ml, que dobraria o expresso italiano (mas que é meio padrão aqui no Brasil). Ainda: há quem curta o single (30 ml ou g) feito com 14 g de pó (neste caso tem que usar o filtro duplo). Tudo questão de gosto.

 

Da crema, o café tem que contribuir. Torras mais recentes dão cremas melhores. Você sabe quando foi torrado seu café? Moer na hora também é uma regra de ouro, café já moído degringola rápido.

 

Por último: você precisa compactar direitinho com estes filtros. O carretel, digo, tamper que costuma vir exige uma certa habilidade, difícil para os iniciantes. Um tamper mais pesado pode te ajudar mais.

 

Bons cafés, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4. Às duas coisas. O single normalmente se faz com 7 g em uma xícara, o shot clássico de expresso tem 30 ml (ou 30 g, depende de como você vai querer medir o seu). O duplo normalmente leva 14 g e você pode: extrair duas xícaras ao mesmo tempo (com as tais 30 g ou ml cada), uma em cada bico do porta-filtro (pf). OU extrair um duplo na mesma xícara, isto é, você prepara o filtro com as 14 g, mas extrai na xícara com 50 ou 60 ml, que dobraria o expresso italiano (mas que é meio padrão aqui no Brasil). Ainda: há quem curta o single (30 ml ou g) feito com 14 g de pó (neste caso tem que usar o filtro duplo). Tudo questão de gosto.

 

Anita, perfeito! Era exatamente o que eu precisava saber sobre as doses... A unidade "xícara" que eu tinha em mente era justamente os 50 a 60 ml (padrão Brasil) e ai as contas não batiam muito, porque eu conseguia fazer um desses com o filtro duplo, mas quando tentei fazer duas "xícaras" ficou um chafé... Essa referência do espresso italiano esclareceu tudo!

 

A regra dos 20 a 30 segundos então serve tanto para os filtros de 7 e 14g, certo?

 

Me toquei agora que poderia ter enviado uma imagem ou vídeo, pra exemplificar melhor os resultados que estou tendo. Tentarei fazer isso de casa, hoje a noite.

Tenho usado o portafilter naked pra "treinar" bem a questão da compactação. O "carretel" eu já ignorei totalmente! Só estou usando o rattleware mesmo...

 

Acho que o meu maior problema hoje é pouca crema... então  vou seguir a recomendação de vocês e comprar algum lá da Expresso Brasil pra testar. Já mexi na moagem e na compactação, mas não cheguei ao resultado que esperava... O café América que estou usando é em grãos tb, mas provavelmente não foi torrado recentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto, Alexandre: mesmo tempo de extração para qualquer dose, mas o filtro de 7g vai mudar um pouco a moagem, um certo trabalho até acertar com ele, portanto treine bastante com o duplo. Eu só agora comecei a usar meu single, usei tanto o duplo que esqueci de usar o unitário. :)

 

Agora botei o danado em uso e ficou mais fácil de usar. Comprei um porta-filtro de bico unitário para usar com ele.

 

Em que cidade você está? Preencha seu perfil, facilita para indicar onde comprar café.

 

E capricha na escolha de uma foto para seu perfil.

 

Boa sorte, bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...