Ir para conteúdo

Cafeterias na Itália


Carneiro

Postagens recomendadas

Parece pouco um tópico para as Cafeterias da Itália, mas deverá ser difícil popular demais com nomes específicos...

 

Quando cheguei em Roma, no Fiumicino, antes de pegar o vôo para Londres tomei um Lavazza numa birosquinha e estava bem bom. Só para reforçar que a regra é espresso decente...

 

Já conto mais...

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para reforçar que a regra é espresso decente...

 

É, 80% dos que tomei foram bem bons. Mas eu tomava com açúcar na época. Agora que acostumei a não por açúcar queria repetir a viagem =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, não sei se a viagem chama atenção de um coffee geek pelo café... Mais para entender o conceito de café deles.

 

O café do hotel, infelizmente, é horrível. Mistura cheia de robusta ruim e arábica peba... Pecatto!

 

Em Turim tomei um café de uma das cafeterias históricas dessa lista:

 

http://www.comune.torino.it/canaleturismo/it/curiosare/caffe.htm

 

No Caffè San Carlo. Um Lavazza bem tirado, gostoso. O mais válido dessas cafeterias é a história e ambiente, e não o tive tempo de focar nisso, nem de tirar Fotos! Passei por outras mas não tomei, e vale a visita do Museu Egípcio e Museu do Cinema.

 

Aqui em Milão não consegui ir nas que anotei, maioria histórica ou pasticeria, exceto na dica do Ruggero, amigo do Victor, do Caffè Cimmino, que foi excepcional. Tomei 2 e voltei depois do almoço. O balconista sacou que eu era brasileiro pois segundo ele, "parla l'italiano come Zico parlava"! E a torrefação própria é de... Nápoles!

 

Em outros lugares cafés bons, no almoço em Turim era o café da Vergnano, bem interessante.

 

Tentarei tirar ao menos algumas fotos no tablete para compartilhar facilmente.

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tira fotos sim Carneiro, é o que mais queremos ver as fotos das cafeterias, dos shots e suas impressões e recomendações pois quando qualquer um membro do CDC viajar à Itália já saberá com antemão as cafeterias que são ótimas, boas, razoáveis e aquelas que tiram um shot horrível rsss

Mas e aí, qual impressão que está tendo em geral, é aquela do café com torra bem escura e servido com açucar??? rsss

Um abraço e aproveite a viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora só fui em um lugar que serviu adoçado, Café Mexico aqui em Napoli, torrefação deles. Imagino que seja mais amargo sim sem todo açúcar já colocado.

 

Aqui no sul a regra é maquina manual e a maioria que vi e a San Marco ou San Remo, agora não lembro. Extrações beeem lentas. Mesmo assim os caras da o conta, no Gambrinus, histórico daqui, bem bonito e pomposo, o barista não para e você recebe rápido seu café no balcão. Regra é 1 euro. Se sentar tudo fica caro... Exemplo do espresso, 3 euros.

 

Nápoles é realmente degradada, mas em toda sua loucura tem muita personalidade. Acredito que muitas pessoas não encarem. Amanhã passarei pela cidade e devo beber mais café inclusive procurando o Cimmino, hoje fomos a Capri.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou se a moda pega no BR, sair pra tomar um chope sentado 15 reais, em pé 5 reais rss

Em vários lugares na Europa é assim, caso escolha sentar é outro valor, mas no caso do café espresso a invenção do mesmo foi justamente pra isso, servir inúmeras pessoas de forma rápida. E o porque disso atualmente? Muito movimento e falta de lugares? Ou os locais são pequenos? Tem alguns restaurantes que se ficar enrolando o garçom vai lá e te manda embora, não lembro o palavreado que eles dizem, mas acho que é "via", "via", "via"... chega a ser cômico hehehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral não se cobra serviço, então o preço maior na mesa é pra pagar garçom... Hoje fomos numa pizzaria chamada Sorbillo que é como no Brasil, serviço de 10% e preço normal. Vários lugares também cobram um fixo de uns 2 euros por pessoa chamado coperto, considerado o custo da toalha, guardanapo e uso dos talheres... Pode ser também pela música ao vivo, como nosso couvert.

 

Andare via é ir embora, mas pode ser imperativo formal ou informal, singular ou plural... De repente va' via ou vada via. Não tomamos nenhum fora desses. :-)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, não sei se a viagem chama atenção de um coffee geek pelo café... Mais para entender o conceito de café deles.

 

O café do hotel, infelizmente, é horrível. Mistura cheia de robusta ruim e arábica peba... Pecatto!

 

Em Turim tomei um café de uma das cafeterias históricas dessa lista:

 

http://www.comune.torino.it/canaleturismo/it/curiosare/caffe.htm

 

No Caffè San Carlo. Um Lavazza bem tirado, gostoso. O mais válido dessas cafeterias é a história e ambiente, e não o tive tempo de focar nisso, nem de tirar Fotos! Passei por outras mas não tomei, e vale a visita do Museu Egípcio e Museu do Cinema.

 

Aqui em Milão não consegui ir nas que anotei, maioria histórica ou pasticeria, exceto na dica do Ruggero, amigo do Victor, do Caffè Cimmino, que foi excepcional. Tomei 2 e voltei depois do almoço. O balconista sacou que eu era brasileiro pois segundo ele, "parla l'italiano come Zico parlava"! E a torrefação própria é de... Nápoles!

 

Em outros lugares cafés bons, no almoço em Turim era o café da Vergnano, bem interessante.

 

Tentarei tirar ao menos algumas fotos no tablete para compartilhar facilmente.

 

Márcio.

 

Caramba, cada cafeteria chique, não conheço nada assim, no Rio acho que ainda têm, mas São Paulo que eu tenha noticia não existe nada antigo e tão sofisticado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa de sentado é mais caro é engraçado mesmo.

 

Estávamos em Roma, perto do Capitólio quando fomos tomar um gelato. O sr. me perguntou se era pra tomar ali ou levar porque levando era mais barato. Eu disse que íamos levar. Enquanto ele nos servia minha esposa sentou para ajeitar o tênis. O sr. veio brigando conosco já que eu disse que era pra levar e minha esposa estava sentada kkkkkkkk

 

Assim como alguns colegas, terei que retornar à Itália já que na época também não era apreciador de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

No Rio, no Centro, há também a tradicional Casa Cavé na rua Sete de Setembro e o Assyrius do Theatro Municipal, agora denominado Café do Theatro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve!

 

Já uma semana de Florença e estou bem certo que o café aqui é pior que em Roma e sul... Mesmo em Milão e Turim bebi cafés melhores. Isso mesmo, terra da Marzocco e só se bebe cafés mais ou menos. Também não tem Marzocco, Claro! Devo ir em algum lugar na praça são Marcos procurar um protótipo antigo do grupo saturado.

 

Me parece que as misturas fiorentinas são inferiores mas o pior mesmo é o costume de extrações mais rápidas. Em alguns lugares água quente demais também... Em geral o café é meio sem graça, ou até ruim mesmo da qualidade ou sub-extração. Comprei uma Bialetti Dama de 3 xícaras e um café da Kimbo, moído mesmo, para balancear um pouco. De repente compro Square Mile e um Hario Slim!

 

Saluti!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas foi ver o Davi, pelo menos?

 

Foi naquela lojinha da Bialetti ao lado de uma galeria?

 

Não lembro de ter tomado café bom aí. Mas lembro bem dos wine bars. B)

 

bacci

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo hein Gil, o Carneiro não volta mais... acho que ele está gostando dos ítalo-cafés ou procurando uma maquininha velha para trazer e restaurar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Itália eh covardia. Acabei de voltar de lá e já sinto saudade de entrar em qualquer espelunca e me deparar com máquinas maravilhosas no balcão...

 

E o melhor: basta pedir um cafe. Nao precisa ficar explicando que vc nao quer a xícara transbordando, perguntar se a torra eh recente, ficar com aquela cara de arrependimento qdo xga aquele espresso ralo e sem técnica nenhuma na extração...

 

Eh só pedir um cafe e pronto! Vc recebe aquele espressinho bonito de 25 ml, crema consistente... Hummm que saudade...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só eu que vou cobrar o Carneiro por umas fotos das cafeterias de lá??? Poxa vocês não achariam legal ver as fotos?? Me ajudem pessoal a pegar no pé dele pra tirar umas fotos das cafeterias que ele visita e postar aqui no tópico, acho que ele tirou o cavanhaque e está com vergonha :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...