Ir para conteúdo

Cafeterias na Itália


Carneiro

Postagens recomendadas

Eles não permitem tirar fotos dentro dos ambientes Gil?? Uma vez quase apanhei de um segurança dentro de um shopping por tirar fotos, é muita frescura, se eu tivesse um ambiente comercial iria adorar que tirassem fotos e propagassem nas redes, afinal, acaba servindo de merchan, caso claro a pessoa poste a foto de forma positiva rsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reconheço, deveria ter pedido antes, embora eles gostam de gritar mesmo, meu sócio foi comprar uma fruta e pegou umas 3 na mão para ver qual queria, outra gritaria, no entanto eles ainda pegam o pão com a mão e cobram com a mesma mão, enfim tudo compensa para ir na Itália.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui na Venchi e o café é bem Melhor! A mistura não é excepcional, mas a técnica é outra. Como a empresa é de Turim, deve haver um treinamento padrão bem melhor que essa tradição fiorentina...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Voltei pra tópico...

 

Em Florença realmente não achei nada especial. Até mesmo na Venchi um dia tomei um café terrível. Um bar, Il Sole, na Via Guelfa, tem uma Linea e a mulher limpava o porta filtro, usava o tamper no centro do filtro, e a moagem era adequada. Mas o café mais ou menos. A única torrefação da qual gostei é a Dini Café, que em 2 lugares era razoável.

 

Notícia boa, visitei a Marzocco! Quando der coloco fotos... Google faz questão de dificultar a vida no tablete.

 

Aqui em Roma, de volta, tem bons cafés espalhados. Hoje mesmo tomei um razoável na Giolitti, perto da Piazza di Montecitorio, e logo em frente tinha uma loja da Illy com uma máquina manual... tive que provar, e o café estava bem bom.

 

Conto mais...

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois que ficaram na memória foram:

 

Um cappucino no Bar dello Sport (o melhor que já tomei). O lugar é simples, provavelmente o café não tem nada demais, mas era muito bom.

 

Um café no Bar Oscar. Inclusive a moça que serve é uma atração a parte. :)

 

Ambos em Perugia.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em fazer um bate e volta a Perugia... Se eu continuar a estudar italiano e voltar para fazer outro curso aqui, será na Università per Stranieri de lá. Siena é pequena demais...

 

Hoje foi um dia ruim de café... Tomei em um bar perto da Piazza di Santa Croce in Gerusalemme, robusta demais e qualidade de menos. O cheiro do café já denunciava. Tava indo pela Via Nazionale e vi um pub descolado, mas o café era ruim... Em geral bares de comida sulista mandam bem. Em frente ao Teatro dell'Opera tem um legal, com uma Izzo manual e o café Izzo, vale os 0,80...

 

Aliás, vi minha primeira opera, Turandot. Muito bom, ainda mais tendo lido o texto antes e podendo ler o texto (e entender :-) numa tela durante o espetáculo.

 

Ah, GELATO!!! Grom é bom, e tem em várias cidades, tudo bem. Mas hoje conheci um que se chama Come il Latte... Melhor sorvete que já tomei. Boa notícia para os paulistanos é que o Bacio di Latte em Sampa tá num nível excelente de gelateria. Aqui tá cheio de comuns e algumas especiais, tem que procurar bem...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral tem sorvete em qualquer lugar, mas nem sempre bom... Algumas gelateria são especiais. As que mais gostei foram Grom (são de Turim, tem em várias cidades), Leonardo (tem em algumas cidades) e uma de Milão que se chama Chocolatitaliani. E agora essa Come il Latte, devo voltar lá ao menos umas 4 vezes... :-)

 

Aqui em Roma tem um lugar perto do Pantheon que se chama Gelateria della Palma. Não achei excepcional, mas a diferença é que tem 150 sabores... Também vi uma doçaria perto da Piazza Spagna que parece ótima, esqueci o nome, mas chegando perto se vê pessoas comendo doce na caixinha deles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, já achei, se chama Pompi e o bar original é na estação Re di Roma. Agora me interessou muito pois dizem ser especialistas em Tiramisù! Provei alguns aqui na Itália mas nenhum me empolgou...

 

Faço sempre que posso e uma vez fiz com um bom mascarpone e usei Marsala, ficou bão demais, agora procuro assim. Os melhores que comi eram leves, mas faltava o sabor do mascarpone e algo como o Marsala, que para mim é insubstituível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Para não dizer que não fiz foto nenhuma, em Trieste, no Caffè San Marco, fiz algumas ruins, mas fiz. Esse café é interessante pois era reduto das pessoas contra a Áustria, e em 1915 foi destruído por soldados austríacos (também ali se fazia passaporte para quem queria fugir para a Itália). No final das contas Trieste ficou para a Itália, mas muitos da região até hoje se lamentam pois era uma cidade importantíssima em um país pequeno, e quando foi para a Itália virou uma cidade distante e sem muita importância, num país bem maior e problemático :)

 

P1000445.JPG

 

P1000446.JPG

 

O café era bem bom, acima da média do norte. Por ali, em geral, as misturas não são muito saborosas. De Roma para baixo era melhor. Claro que há variedade em tudo quanto é canto, mas foi minha impressão geral:

 

P1000444.JPG

 

Era uma Elektra Belle Epoque, acho que de três grupos, que dá para ver na próxima foto. Lucio, colecionador de máquinas antigas domésticas, principalmente das pequenas sem alavanca:

 

P1000442.JPG

 

Ter conhecido Trieste com ele e sua esposa foi muito legal, pois não perdi tempo procurando informações, bem como tiver a oportunidade de almoçar com eles numa Osmizza, que se trata de produtores locais vendendo os produtos diretamente, sem muita firula, e (nesse caso) livres de imposto (se não me engano podem fazer por alguns dias por mês):

 

P1000468.JPG

 

Só coisa leve, presunto (o mais vermelho), pancetta (que parece bacon), azeitonas locais, e esse quase pura gordura é Lardo...

 

Márcio.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, para finalizar, se alguém vier aqui procurando dicas de cafeterias na Itália...

 

Diversas cidades têm cafés históricos, que normalmente são mais importantes pelo que representa, não pelo café em si... Não vale a pena listar aqui, mas sempre procure informações na internet para cada cidade. Ou em inglês ou em italiano, basta procurar algo como "caffè storici di" e a cidade.

 

Em Milão não se deve perder o Gran Caffè Cimmino, atrás do Duomo, o endereço é Via Larga, 2. Dica do Ruggero, amigo do Victor. Não sei se a comida é boa, mas o café é excelente. Em Nápoles, de onde são, ficam na Via Francesco Petrarca, 147, mas não cheguei a ir lá (não é de fácil acesso para quem está a pé). Não lembro de mais nenhum café excepcional, mas se usa muito Lavazza (que é de Turim), que normalmente é bom.

 

Em Roma vale a pena conhecer o Sant'Eustachio Il Caffè, na Piazza di Sant'Eustachio, 82, provar o café, e tentar adivinhar o que eles fazem lá... O Antico Caffè Greco di Roma, na Via dei Condoti, 86, é realmente bonito, faz um bom café e excelente cappuccino. O Espressamente da Illy na Via degli Uffici del Vicario, 31, é interessante, inclusive usam uma San Marco manual.

 

Dica particular de Roma, se já não escrevi aqui, Bar Mizzica, na Via Catanzaro, 30, típico siciliano, mais especificamente da Catânia. Ali se come arancine, outros bons salgados, doces e um café sulista também, torra escura, portanto muito bom no cappuccino.

 

Em Bolonha tem o Caffè Terzi, do Manuel Terzi, que diz fazer diferente. Realmente usa alguns cafés de origem única, até mesmo microlote, faz mistura com e sem Robusta, mas ainda acho que torra muito e usa café de safra antiga. Ao fazer isso com origem, pior ainda, não se pode esconder os problemas. O lugar é interessante, vale conhecer, mas eu fui com a expectativa alta e me decepcionei.

 

De maneira geral vale experimentar qualquer canto que te chame atenção por algo, mas sempre de mente muito aberta para todo e qualquer estilo. Se o café estiver muito ruim, provavelmente é por usarem mistura de má qualidade. Não beba e procure outro. Se estiver só ruim, maior chance de ser técnica ruim, e não dá muito para discutir ou tentar ensinar um barista italiano a ser barista, provavelmente é o estilo local ou daquele bar. Basta não voltar ali.

 

Um último exemplo de surpresa, foi em Florença mesmo, cidade na qual a grande maioria dos cafés eram meio sem graça. No último dia almocei num bar perto da estação Santa Maria Novella e ali se usava Illy. Pedi um duplo mas bem curto, logicamente que foram uns 15-20 segundos de extração, mas era muito concentrado e saboroso, foi bem interessante.

 

Em geral não se compreende bem "ristretto", talvez melhor se pedir um duplo. Em lugares turísticos, ou em qualquer lugar quando percebem que você é turista, muitas vezes se pergunta se quer "normale". Ou seja, espresso! Talvez porque muitos estrangeiros prefiram um "americano" ou ao menos com leite. Macchiato é muito pedido, e custa o mesmo que o espresso. Cappuccino em muitos lugares era bom, e normalmente custa apenas uns 0,2-0,3 a mais que o café... Os italianos gostam de dizer que não se bebe cappuccino depois das 10h-11h, mas vi locais almoçando e bebendo cappuccino. Tudo questão de gosto.

 

E finalmente, esqueçam qualquer regra de preparo. Raramente se vê um lugar com moinho sem dosador, raramente se limpa o porta-filtro, raramente se dá atenção à compactação. Nos bares os baristas são safos, sabem usar o equipamento, mas em geral os italianos não entendem muito de café, como em qualquer país. Diferença é que lá se bebe, como regra, espresso (incluindo a mokinha em casa), e portanto estão acostumados com esse produto, e exigem um padrão tradicional decente. Ao mesmo tempo bebem em casa misturas terríveis, com 80% de Robusta e preço baixo. Como sempre, excelência custa caro, e só uma parcela da população dá esse salto.

 

Márcio.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Até tem cafeterias da 3a onda em Roma agora. Veja:

 

http://www.coffeeinrome.com/#!archive/c7jh/category/Third%20Wave%20Coffee%20in%20Rome

 

Se vc vai para o norte ou a parte central da Italia, e gosta de blends italianos, tem montes de torrefações, cafeterias, museus etc. para visitar. Vi recentemente um tópico no Kaffeenetz com sugestões. Qual região vc vai visitar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Uma volta por Sicília.

Por enquanto com bastante sorte: Cafe escuro porém bom, tanto coado quanto expresso, só no coado (de hotel) que precisei colocar leite e açúcar.

O espressi puros, sem nada, até agora tive sorte: todos bem tirados e os cappuccini com late art bem feitos.

Cafés, identifiquei Moak e Lavazza (não dá para perguntar em todo lugar). Também vi Kimbo no mercado.

A água aqui e gostosa, e o café desce bem fácil.

Terceira onda: nem procurei, há tanto para ver que não dá tempo.

  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...