Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

A impressão que se dá é que pretende importar uma grande quantidade. Um pacote de 250g não faria nem cosquinha em uma cafeteria, o qual é o objetivo dele.

 

Quanto à fazer tudo como se deve, sim, louvável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não Miyamoto, aqui em Campinas temos algumas cafeterias que usam pacotes de 250g de importados (pessoalmente conheço 2). Normalmente elas possuem um bom café nacional como "café da casa" (as vezes mais de um) e compram pacotes pequenos de cafés importados para vender a um preço diferenciado.

 

O fato é que o público que está disposto a pagar o dobro ou mais (as vezes bem mais) em uma xícara de café importado não é tão grande assim e, importando com uma certa frequência, mesmo pacotes pequenos é possível sempre ter algo diferente pra oferecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Myiamoto

 

a minha ideia é oferecer os cafés nacionais gourmet. Mas quero ter essa opcão também. Sinto essa necessidade. Não é relegar o café nacional a segundo plano. Pelo contrário, é colocá-lo ao lado de um impprtado para que ele se destaque e mostre todo o seu potencial.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Mortari, a ideia é essa mesmo! Ter um café diferente em pacotes menores. Ainda não sei o volume que será necessário importar. Mas acredito que seja pouco porque o café vai ficar mais caro realmente e são poucos dispostos a pagar. Mas quero poder oferecer isso pra quem tem interesse.

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Sérgio. Até posso fazer. Mas eu queria saber como posso pagar o imposto da importação para ter o produto legalizado certinho na cafeteria. Pra tipo se o Delegado da Receita Federal for lá tomar um café que esteja tudo certo. Hehehe.

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Myiamoto

 

a minha ideia é oferecer os cafés nacionais gourmet. Mas quero ter essa opcão também. Sinto essa necessidade. Não é relegar o café nacional a segundo plano. Pelo contrário, é colocá-lo ao lado de um impprtado para que ele se destaque e mostre todo o seu potencial.

 

Abraço

 

Rafael, bem-vindo ao Clube.

 

Mas você vai oferecer importados e do nacional vai oferecer gourmet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafael.

Até poderás fazê-lo legalmente, mas prepara-te para enfrentar uma quantidade tal de obrigações burocráticas que faria qualquer ser com mínimo bom senso e outros afazeres desistirem.

Para importar e comercializar cafés em grãos torrados, assumirás a responsabilidade importador/fabricante e terás que registrar, e ter aprovado, o produto na Secretaria Municipal de Saúde se essa mantiver convênio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podia ser pior Roger , imagina se Getulio Vargas quando criou a Petrobras aproveitasse a onda e criasse junto a CaféBras , afinal de contas naquela época a exportação de café era o que sustentava a nossa economia , a CaféBras teria o monopólio de tudo referente ao café.

Teria o lema "O café é nosso".

 

Hoje provavelmente o café estaria extinto no Brasil e a gente estaria importando café do Vietnã e Nescafé do Mexico. :)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos Eduardo.

 

Mas houve sim. A autarquia IBC - Instituto Brasileiro do Café - era o braço do governo sobre esse ramo da economia e sucedeu o DNC - Departamento Nacional do Café.

Fez pela cafeicultura e comércio exterior algumas boas coisas entre muitas péssimas.

Extinto em 1990 pelo Collor de Mello, juntamente com o IAA - Instituto do Acúcar e do Álcool.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

 

muito obrigado pela sua explicação. O pior é que eu não tenho muito bom senso, hehehe. Vou investigar isso pra ver se será possível. O primeiro passo seria pedir a aprovação e o registro na secretaria de saúde do município, é isso? Imagino que eu já estou sendo chato, mas você por a caso não saberia me dizer onde acho a legislação que regulamenta isso? Eu procurei no site a ABIC no link de legislação mas não encontrei nada referente a isso. Desconfio que aqui na secretaria de saúde eles não saibam o que eu quero por provavelmente nunca terem feito algo parecido. Não seria vigilância sanitária? Mas vou lá perguntar.

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu fazer uma pergunta, que acho que já sei a resposta mas vou fazer assim mesmo, embora tudo isso, é mais fácil eu conseguir legalizar a importação do café torrado do que do verde, né? Ou o verde seria mais fácil?

 

Muito obrigado

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Anita e Daniel. Foi o que eu tinha entendido mesmo, mas eu ainda não encontrei essa lei que proíbe, gostaria de saber qual é para poder entendê-la. Mas obrigado pelas informações.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joguei rapidamente no Google, sem pesquisar em profundidade, usando as palavras: proibição importação café verde

 

Veio muito material, necessário ler com calma.

 

http://www.agricultura.gov.br/vegetal/importacao/requisitos-fitossanitarios/consulta-de-produtos-de-importacao-autorizada

 

http://www.abnoticias.com.br/artigos3/detalhes.php?id=167&tipo=noticia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Na verdade não há sequer uma linha de legislação que proíba a importação de café crú. O que há são imensas, quase intransponíveis, exigências e restrições fitossanitárias, sob a alegação de proteger a cafeicultura nacional de pragas estrangeiras. Mas proibição mesmo, explícita, não há.

 

Rafael, a Vigilância Sanitária em geral está ligada às secretarias de saúde municipais. Daí minha indicação.

Creio que no site da Anvisa encontrarás informações à respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Alexandre vc não é só uma enciclopédia do café vc é uma maquina do tempo .....IBC , em 1987 eu morava em Londres e de vez em quando eu ia no Banco do Brasil , no segundo andar do prédio era a sede da Interbras , lembra dela ? Naquele tempo só se falava em "London Terminal" e Operação Patricia , eu nunca entendi aquilo direito , não fazia sentido a Petrobras comprar café , mas por acaso eu sei porque o nome era Patricia . :D

 

 Tempos loucos aqueles . :lol: :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos Eduardo.

 

Claro que lembro da Operação Patrícia. E se não me engano, ainda hoje há envolvidos cobrando, já no STF, créditos referentes àquela operação. Coisa tenebrosa à época que estourou o escândalo, mas fichinha comparado aos "malfeitos" atuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Oi Gente, dois anos depois eu volto pra responder a pergunta! Hehehe. Peço desculpas aí pela demora. Eu já abri e vendi a cafeteria, hehehe. Seguinte vou explicar por partes o que eu descobri e aprendi com esse processo.

 

1 antes de importar

você faz a compra com o teu fornecedor e diz pra ele não despachar que você vai retirar no local. Aí com a fatura proforma, uma especie de nota fiscal internacional, você contrata umas das opções abaixo e manda buscarem o seu café lá no fornecedor.

 

2 importação

- você pode contratar uma empresa de importação que ela vai gerar as guias de pagamento de imposto e se responsabilizar pelo transporte do café desde o seu fornecedor até chegar a você. Mas isso geralmente vale a pena se for importar um container de café em função de taxas que são únicas por compra, então se vc compra R$ 100 ou R$ 100 mil algumas taxas não mudam, por isso não vale a pena em quantidade pequenas

- Você pode usar o serviço Importa Fácil dos Correios ( https://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/importa-facil) ouum serviço similar da DHL ( http://www.dhl.com.br/content/dam/downloads/br/express/br/services/dhl_express_brazilian_import_guide_br_pt.pdf), O limite para esse serviço é US$ 3 mil.

 

3 tributação

- pela importadora você paga 10% de imposto e mais as taxas alfandegárias e custos da importadora, varia de importadora pra importadora, de Estado pra Estado e etc.

- Pelo importa fácil  você paga 60% do valor da compra como taxa de importação (incluso o valor do frete).

 

4 - Documentos

- Empresa legalizada ou documentos habituais de pessoa física se for o caso

- Alvará Sanitário

 

5 - Registro

- Por orientação da Anvisa pelas RDCs 27/2010 e 22/2000 o café um produto isento da obrigatoriedade de registro sanitário. Por isso, basta preencher o formulário de comunicação de importação de produtos dispensados da obrigatoriedade de registro, constante no Anexo II da RDC 22/2000 e entregar na Vigilânrcia sanitária do seu município em 3 vias originais junto com uma cópia do rótulo do produto e do alvará sanitário da Empresa Importadora, sua empresa no caso.

 

Acho que é isso. Espero que tenha ajudado. Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O IBC tinha recursos e estoques de café com a finalidade de manter a estabilidade do Sistema Cafeeiro. Eu cheguei a efetuar compra de muitas sacas de café em grãos. Pagávamos no Banco do Brasil e retirávamos em Santos ou São Paulo. Isto ocorreu, por volta de1979 e início dos anos 80, em decorrência de uma grande geada que afetou o mercado. O preço era bom. Até aqueles anos os sistemas funcionavam adequadamente e os torrefadores, praticamente, trabalhavam com os estoque do IBC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...