Ir para conteúdo

Problemas com minha Gaggia Baby Twin


senhoretti

Postagens recomendadas

Oi pessoal,

 

gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com um problema que estou tendo com minha cafeteira Gaggia Baby Twin.

 

Desde ontem (03/11) quando ligo a minha máquina para sair a água para o espresso, sai pouquíssima água, como tivesse algo entupido.

Eu escuto o barulho do motor funcionando, mas não sai muita água.

 

O que eu acho que pode ter acontecido, de tempos em tempos eu costumo descalcificar minha máquina e uso sempre o descalcificante da Gaggia, porém da última vez utilizei um

descalcificante da Urnex, não sei se isso tem a ver, mas o que aconteceu é que ao utilizar o produto, deixei escoar toda água do recipiente pela máquina e após o termino fui encher novamente o

recipiente com água filtrada e quando liguei a máquina novamente não funcionou mais direito.

 

Será que o motor está com problema ou pode ter alguma coisa obstruindo a passagem da máquina?

 

Se alguem puder me ajudar nesta questão fico muito agradecido

 

valeu! :)

 

Michel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser apenas ar que entrou no sistema.

Pelo que você descreveu, deixou acabar toda a água e deve ter entrado ar.

 

Acho que vi em um tópico sobre outra máquina, se não me engano, que dizia para injetar água com uma seringa

na válvula de entrada de água do reservatório para retirar o ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhoretti , com a minha twin aconteceu a mesma coisa quando ela chegou do walmart , na epoca eu fui dar uma olhada nas instruçoes de priming em ingles e italiano e comprovei que o manual alem de muito ruim , em portugues estava mal traduzido.

Se na epoca eu tivesse procurado aqui no fórum primeiro , teria descoberto que o Cabral tinha passado pelo mesmo problema.

Não teria gasto horas tentando entender o que estava acontecendo.

 

http://forum.clubedo...h__1#entry19988

 

Com a maquina fria tenta fazer o procedimento de priming correto - com o reservatorio cheio , abre a valvula de vapor primeiro como o Cabral descreve .

Se nao der certo , tenta como o Paulo falou usando uma seringa de injeçao das grandes (sem agulha ) como nesse video:

 

 

Parece que priming é um problema comum nessas gaggias.

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é exatamente isso, o problema começou após o término da água do reservatório.

 

Hoje a noite vou dar uma olhada na máquina e ver se consigo resolver o problema com essas dicas.

 

valeu galera! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Michel,

 

O problema (quase certeza) é entupimento na válvula solenoide. A minha aconteceu exatamente isso. O problema é que quando fui desmontar para desentupir eu acabei danificando a válvula e tive que comprar outra.

Nesse link: http://reedsmeals.blogspot.com.br/2011/04/overhaul-of-gaggia-classic-espresso.html há uma explicação de uma Gaggia semelhante (o modelo é um pouco diferente, mas a válvula é bem parecida).

 

Veja se é suficiente, qualquer coisa fala que passo mais informações.

 

Obs. Ia solicitar pelo e-bay a valvula, mas o pessoal que dá assistência Imeltron aqui em Brasília conseguiu pelo mesmo preço. Tem que solicitar a voltagem correta.

 

Valeu,

 

Abrão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso seja entupimento, poderia ter sido causado pelo descalcificante em pó?

Antes utilizava em liquido.

 

 

Se não sai agua pelo panarello e chuveiro com a bomba funcionando , o mais provavel é priming.

Quando a solenoide entope ou queima a agua quando a bomba é acionada sai pelo panarello normalmente , mas , não pelo chuveiro.

Seria uma falta de sorte astronomica ter um problema de priming e avaria da solenoide ao mesmo tempo.

 

Abs

 

C. Eduardo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma Oster, e um dia eu fui fazer café e ela simplesmente não puxava mais água, o motor até fazia um barulho estranho e a maquina esquentava muito. A solução foi ligar o vaporizador e posteriormente ligar a saida de água quente (o de fazer chá). Depois disso a maquina volto a funcionar normalmente, talvez fosse ar dentro da bomba, na verdade eu não soube o real problema. Testa ai vê se funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha a pouco tempo reduziu drasticamente a quantidade de água que saia, graças as dicas aqui do fórum, resolvi o problema, era ar que entrou quando o nível de água do reservatório estava baixo.

Resolvi ligando a saída de água pelo bico de vapor e depois deixei vaporizar um pouco!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer o teste com uma seringa na entrada de água, mas continua sem sair água, porém o bico vaporizador sai água normalmente. Será que pode ser a válvula solenoide?

 

Se sai água normalmente pelo panarello e vc diz que faz descalcificação regularmente , o próximo suspeito é a válvula solenoide , que pode estar entupida ou o com a bobina queimada.

Vc disse antes que desmontou o chuveiro e mais uma peça , vc esta se referindo ao suporte do chuveiro que sai com 2 parafusos allen n5.?

 

Se não tem problema de priming .

Se o chuveiro e o suporte dele estão desbloqueados.

Sobrou a solenoide , a partir de agora vc teria que abrir a twin e com um multimedidor medir a resistência da solenoide se der infinito (1) ou zero (0) ela esta queimada.

Se vc não tem o habito de desmontar essas coisas sugiro levar ela para uma autorizada.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso seja entupimento, poderia ter sido causado pelo descalcificante em pó?

Antes utilizava em liquido.

 

Você mora em cidade em que a água é dura? Se não estou enganado, aqui no Brasil, como regra, em face do baixo teor de cálcio na água, não precisa fazer descalcificação, ainda mais se a caldeira da gaggia for de alumínio, caso em que não será recomendável. Agora, a lavagem com detergente para máquinas de espresso (backflush) der ser realizada, para prolongar a vida da válvula solenóide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Eu tb tenho uma Gaggia Baby Twin. Entretanto, estou com um problema um pouco diferente. O dreno nunca funciona, parece que está entupido! Coloquei um "blind basket" para fazer a limpeza (backflush) e mesmo assim não saiu nada do dreno. O que devo fazer?

 

Desde já grato,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina tem pouco menos de 2 meses, e eu nunca fiz backflush antes. Só coloquei o blind disk para confirmar que o dreno não estava funcionando mesmo. Eu sei que vc está perguntando isso pois se põe muito cafisa pode causar o entupimento, né? Eu li isso em algum forum.

 

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Yoda

Pode ser entupimento do tubo de descarga, porém mais possivelmente é o mal ou não funcionamento da válvula de 3 vias, Ela poderá estar entupida, com mal contato elétrico, com fio desconectado ou mesmo defeituosa. O padrão é a via de saída para o grupo aberta e fechada a via para o tubo de descarga. Se estiver entupida, desligada ou defeituosa a água sairá pelo grupo e não pelo tubo de descarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Eu tb tenho uma Gaggia Baby Twin. Entretanto, estou com um problema um pouco diferente. O dreno nunca funciona, parece que está entupido! Coloquei um "blind basket" para fazer a limpeza (backflush) e mesmo assim não saiu nada do dreno. O que devo fazer?

 

Desde já grato,

 

 

O seu problema se parece com o do senhoretti , só que com vc , a possibilidade de ser algo diretamente ligado a solenoide é bem grande.

A principio vc terá que abrir e verificar a solenoide e existem varias formas de fazer isso , mas , como o Bernardo falou , antes de sair palpitando é preciso saber as condições da maquina.

Ela é nova , esta na garantia ? Faz backflush regularmente ? Usa cafiza ou similares ? Usa água mineral ou da torneira ? Quando vc faz o backflush e não sai água no dreno quando vc retira o porta filtro a água quente esta sob pressão ?

Como o Alexandre falou pode ser fio solto , entupimento , bobina queimada , pode ser problema na placa eletrônica e quando vc aperta o botão de extração não vai a voltagem para a bobina e outras .

Para começar vc vai precisar de um multimedidor para testar e algumas ferramentas para abrir a twin.

 

Na pior das hipóteses trocar uma solenoide e fácil , tem videos na internet ensinando :

 

 

 

 

Essa é a cara dela :

 

http://www.espressotec.com/index.php/parts/valves-1/electro-solenoid/gaggia-baby-new-3-way-electrovalve-120v-5274.html?___SID=U

 

Se vc não tem o habito de desmontar e mexer e a disposição de aceitar que eventualmente vc pode piorar tudo :( , sugiro levar ela para a autorizada.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal,

 

A minha Gaggia acabou de voltar do conserto da garantia, referente ao dreno que nunca funcionava. Entretanto, ainda estou achando que há problema pois:

- quando eu faço um expresso o dreno nunca drena nada, mesmo que a moagem seja bem fina e demore pra sair o expresso;

- depois da extração do café o bolo tá sempre mergulhado em água, e pelo que li pela internet o bolo teria que ficar seco, pois a válvula solenóide alivia toda a pressão que estava atuando no portafiltro, removendo a água restante de lá;

 

Somente quando eu coloco um "blind disk" sai um pouquinho só de água. Ou seja, acho q o dreno funciona, mas de maneira precária, não aliviando a pressão do sistema como deveria. O que vocês acham?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo aqui mostra o esguicho da válvula solenoide para a Gaggia Classic:

 

 

Sei que a sua é outro modelo, mas imagino que o volume do esguicho seja o mesmo. No vídeo ele retira o canudo de metal por onde sai a água para você ver.

O bolo não precisa sair completamente seco. Nas extrações que eu fazia com 19g saía, mas com 16g ou 17g, não. Não fica encharcado, mas ligeiramente molhado. Em uns poucos segundos já fica seco ao toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

A minha Gaggia acabou de voltar do conserto da garantia, referente ao dreno que nunca funcionava. Entretanto, ainda estou achando que há problema pois:

- quando eu faço um expresso o dreno nunca drena nada, mesmo que a moagem seja bem fina e demore pra sair o expresso;

- depois da extração do café o bolo tá sempre mergulhado em água, e pelo que li pela internet o bolo teria que ficar seco, pois a válvula solenóide alivia toda a pressão que estava atuando no portafiltro, removendo a água restante de lá;

 

Somente quando eu coloco um "blind disk" sai um pouquinho só de água. Ou seja, acho q o dreno funciona, mas de maneira precária, não aliviando a pressão do sistema como deveria. O que vocês acham?

 

Obrigado,

 

 

Esse é o tipo de problema difícil , se não saísse água usando o filtro cego não haveria duvida a válvula estaria com problema , como vc descreve só observando , portanto:

 

Minha sugestão é a seguinte , retire a grade de aço inox e exponha o dreno , coloca o filtro cego deixa a maquina aquecer e faz uns 3 ou 4 backflush , duração de 3 a 4 seg cada.

Filma o dreno com som e posta aqui .

Tem tanta gente com maquina igual a sua que rapidamente vc vai saber se esta normal ou não.

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando bem Yoda é mais fácil vc observar um backflush em uma maquina igual a sua e decidir vc mesmo.

 

A minha eu acho que esta com a solenóide normal :)

 

 

abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...