Ir para conteúdo

Problemas com minha Gaggia Baby Twin


senhoretti

Postagens recomendadas

Na extração sempre saíra bem menos , sai algo parecido com uma cusparada , o backflush é uma situação extrema 100% de obstrução.

Quanto a borra molhada , se vc esta usando os filtros pressurizados originais é normal a borra ficar molhada , com esses filtros é muito dificil a borra ficar seca , se vc esta usando filtro comercial , vc pode estar usando pouco café.

O mais importante é se sua extração esta normal , tem boa produção de crema ? No tempo correto (entre 25 e 30seg) ? O sabor esta bom?

A quantidade de agua na solenoide , não parece ser "defeito" , pelo o que o Gilberto falou , a dele drenava pouca agua e estava normal.

De qualquer forma na dúvida posta o video do dreno , como eu falei tem muita gente com baby , twin e classic , e de repente a gente descobre que a quantidade é meio aleatória , ou que pouco é o "normal" ou que a sua esta com uma obstrução ou não esta abrindo totalmente.

Pessoalmente , se vc esta usando filtro pressurizado eu diria que ela esta normal.

 

Abs

C. Eduardo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Quando faço a extraçao de cafe, nunca sai nada pelo dreno. Uso filtro comercial (nao pressurizado). Coloquei um pouco mais de po de cafe e o bolo ficou um pouco menos molhado, entretanto esqueci de comentar que continua pingando bastante apos a extracao, pelo portafiltro mesmo.

 

Amanha vou ver se consigo colocar um video aqui pra mostrar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Quando faço a extraçao de cafe, nunca sai nada pelo dreno. Uso filtro comercial (nao pressurizado). Coloquei um pouco mais de po de cafe e o bolo ficou um pouco menos molhado, entretanto esqueci de comentar que continua pingando bastante apos a extracao, pelo portafiltro mesmo.

 

Amanha vou ver se consigo colocar um video aqui pra mostrar.

 

Abraço

 

Yoda,

 

A minha pinga também após ter terminado a extração. O Bolo sai seco. Uso em torno de 16gr. Acho que esse pingar é normal, pois é a água que o pó ainda esta retendo no bolo. Agora não sai nada pelo dreno quando extraio café. Ainda não tenho filtro cego. Estou esperando chegar. Quando conseguir lhe informo o resultado.

Segue a resposta da Imeltron sobre BackFlush nas Gaggias.

Tenha um Feliz Natal!!!

 

Olá,

 

Nas nossas maquinas não é necessário fazer essa limpeza, pois a descalcificação já faz a limpeza hidráulica completa da maquina, essa limpeza a qual se refere se aplica a outros modelos de maquinas que não são da marca Gaggia, algumas pessoas fazem na Gaggia, não tem problema, não irá danificar a maquina.

 

 

Att,

 

Jefferson Silva

Auxiliar Administrativo e Técnico

Imeltron Com Imp Exp Ltda

(19) 3202-1600 Fax (19) 3202-1644

tecnica3@imeltron.com.br

Site: www.imeltron.com.br

 

De: Pedro Freire [mailto:pedro.freire@gmail.com]

Enviada em: quarta-feira, 11 de setembro de 2013 09:18

Para: Jefferson - Imeltron

Assunto: Re: Backflush

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro , essa é a resposta padrão da Gaggia no mundo todo , é algo meio incompreensível , vc pode ver aqui : http://www.home-bari...hing-t6719.html

que nos EUA é a mesma coisa , e lá , como cá , as pessoas ficam sem entender.

 

Se vc for olhar a descalcificação no manual da Gaggia , vai reparar que a mistura agua-liquido de descalcificação (ácido) sairá toda pelo termobloco , pelo grupo só sairá agua de enxángue e mesmo assim eu não vejo como essa agua passará pela solenoide.

 

No meu modo de ver , a afirmação da gaggia , não tem lógica nenhuma.

 

Espero que alguem com mais experiencia possa tirar essa duvida , mas , eu acho que esse e-mail da imeltron não faz sentido.

 

abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro , essa é a resposta padrão da Gaggia no mundo todo , é algo meio incompreensível , vc pode ver aqui : http://www.home-bari...hing-t6719.html

que nos EUA é a mesma coisa , e lá , como cá , as pessoas ficam sem entender.

C. Eduardo

 

Bom Dia Carlos,

 

Concordo com Você. Pra mim também não faz sentido as afirmações da Imeltron.

 

FELIZ NATAL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo , a resposta da Imeltron fala de todas as Gaggia , pelo menos eles dão a mesma resposta (errada) em todos os lugares , em forúns dos Estados Unidos , Inglaterra e Italia e a mesma resposta , para a Gaggia backflush é desnecessário , eles nem fabricam filtro cego , eu como a maioria dos donos de Gaggia uso filtro cego Rancilio.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A controvérsia é conhecida:

http://www.home-barista.com/espresso-machines/why-wouldnt-gaggia-recommend-backflushing-t6719.html

 

Curioso que na discussão também mencionam que o manual da Silvia não recomenda também a retrolavagem, e explicam o porquê. Não sei se essa informação procede. Quem tiver manual, dê uma espiada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, li o manual da Silvia, mas não me lembro de mencionarem a retrolavagem. Precisaria consultar novamente.

 

Só relembro que acompanha a Silvia a borrachinha para usar no filtro, cegando-o. É original de fábrica, com o logo da Rancilio e tudo.

 

Back to the Gaggias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Caros colegas, hoje a minha Baby Twin, após 2 anos de bons serviços prestados, começou a apresentar semelhante problema. Notei uma perda drástica na pressão da máquina. Quase não sai água pelo grupo. Realizei um backflush com um filtro cego e o tubo de descarga expele água normalmente. Apesar disso, ao tentar fazer um espresso, quase não consegui extrair café, embora o bolo estivesse seco após a retirada do porta-filtro. O Panarello funciona normalmente, tanto para vapor como para água quente. Retirei o chuveiro e desmontei o grupo, fazendo uma limpeza minuciosa. Nada resolveu o problema de pressão. Ainda não fiz o teste da seringa, mas desconfio que o problema esteja na válvula de três vias. Assim, considerando que o bolo de café estava seco e que o tubo descarga funcionou no backflush, gostaria de saber se é mesmo possível a hipótese de problema na dita válvula?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, correndo o risco de ser desmentido fragorosamente pela ala da engenharia, eu diria que a válvula de 3 vias não tem nada a ver. Afinal, você até já constatou que ela funciona normalmente de forma independente. Ela deve somente aliviar a pressão após a extração. Como você já viu que quase não sai água sem portafiltro, eu imagino que talvez seja um problema com a bomba (afinal, você limpou o grupo e tudo mais). Não sei se a bomba é tão importante para o panarello, ou se a pressão devida à temperatura mais alta para vapor ajuda o suficiente.

Enfim, vamos ver o que nossos colegas mais gabaritados comentam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consigo tirar água pelo panarello assim que ligo a máquina. Com bastante pressão, inclusive. Amanhã pretendo conseguir uma seringa para testar a hipótese de ar no sistema. O problema é que nunca deixei o nível da água baixar em demasia. O reservatório está sempre com um nível razoável de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ar que digo não seria por não ter colocado água no reservatório e sim por não ter soltado a água pelo botão de água quente tão logo ligue a máquina, procedimento este que tem como função tirar o ar da caldeira. Outra coisa que acontecia quando tinha a Twin era que sempre que vaporizava a vazão de água diminuia.

Estes dias de carnaval em minha casa que normalmente tem 100 , 105 V está com 115, 120 de voltagem, o vapor da minha máquina esta um canhão, por outro lado sempre dou um flush de 1 s estou tendo que dar um de 6 s, eveltualmente aconteceu o mesmo com a sua aumentando a pressão e facilitando ter ar no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso esta com cara de ar no sistema , mas , vc vai ter que fazer por eliminação , primeiro o mais facil , ar no sistema , depois problema na OPV (retornando a agua para o tanque) e finalmente um problema na bomba , quando a bomba apresenta problema o barulho altera.

Se o procedimento de ar não resolver vc deveria abrir ela e verifcar opv e bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, hoje, finalmente, utilizei uma seringa para tentar solucionar o problema. Infelizmente não deu certo. Se não me engano, li em algum lugar que ao colocar a seringa na entrada de água a própria máquina fazia a sucção do seu conteúdo. De qualquer forma pressionei o êmbolo até o fim e o problema continua o mesmo. A situação pode ser resumida da seguinte forma: 1) Ao acionar o botão de fazer café pouca água sai do grupo - se eu tentar fazer um espresso, levarei cerca de 1 minuto e meio para extrair cerca de 45 ml; 2) Ao acionar o bico vaporizador tudo funciona perfeitamente - vapor e água quente com bastante pressão; 3) Se eu realizar um backflush, o cano de descarga expele a água normalmente; 4) Ao acionar o grupo ou o bico vaporizador a bomba funciona com o som característico, sem ruído estranho.

Enfim, a partir desse ponto não sei bem o que fazer. O grupo e suas peças integrantes estão todos limpos e desobstruídos. Será que algum dos experts aqui do Clube poderia dar dicas para eu tentar solucionar este problema? Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Myamoto, eu a levaria sem hesitar se houvesse uma na minha cidade. Infelizmente não há assistência técnica da Gaggia em Maceió. Teria que ir para Estados vizinhos para isso. Farei o possível para tentar solucionar o problema por aqui antes de ter que tomar esta medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel , vc vai ter que abrir é dar uma olhada , poderia ser a OPV , mas , a pressão da agua quente tambem estaria reduzida , problema na bomba tambem reduziria a pressão de agua quente.

 

O mais provavel seria um entupimento na saida do grupo , que reduziria a saida de agua , mas , não reduziria a pressão da agua quente.

 

Vc desmontou a base de aluminio onde o chuveiro é aparafusado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei direito como funciona a válvula eletricamene, mas pode não estar abrindo totalmente, ou algma sujeira no duto que leva para a válvula ou da válvula para o grupo, mas com a pressão que é acho mais dificil, ou a válvula solta entrando ar, mas ai dária algum vazamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos  Eduardo, eu já desmontei o disco de alumínio que fica acima do chuveiro. Está tudo limpo e desobstruído. Também acho que não seja bomba, já que a pressão do vapor e da água quente estão satisfatórios. Gil, agora eu tenho a suspeita que o problema pode estar mesmo na válvula solenóide. Amanhã abrirei a máquina e acessarei a referida válvula. Achei num fórum estrangeiro alguém relatando que descobriu uma obstrução na válvula e que isso estava causando um problema semelhante a este. Espero que seja apenas isto. Assim eu não teria que despachar a máquina para Campinas/SP, como sugeriu o Jefferson, da Imeltron, em recente contato por e-mail. Precisar de assistência técnica e não tê-la disponível é um drama. Fiz uma reclamação quanto a isto e a Imeltron disse que ainda está estudando possíveis credenciados em Maceió, ainda sem previsão para instalação de uma autorizada da Gaggia por aqui. Enfim, amanhã saberei se o problema é simples ou grave. Agradeço a todos pelas sugestões até aqui.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...