Ir para conteúdo

Luiz Alberto Amorim

Postagens recomendadas

dai galera!!! está chegando o dia de fazer outro upgrad de moinho, e preciso muito da opnião de todos por favor: já estou acertando a compra com Dom Alex da Expresso Brasil do meu novo moinho, mas 2 me deixam numa dúvida agoniante! rsrs Baratza Preciso, ou Rancilio Rocky? Já conversei pessoalmente com alguns usuários, e cada um defendeu pontos de vista distintos. Com base nessas opiniões, me inclino mais para o preciso, pela possibilidade das microrregulagens, da engrenagem que segura o filtro e por trabalhar com mós cônicas, mas vi no tópico "máquinas até 2500 reais" que ele não é tão robusto na regulagem de granulometria, no próprio tópico dele aqui houve quem se queichasse de inconsistências na sustentação da regulagem..... Mas o rocky é um tanque, também é doserless, é famoso pela resistência e durabilidade, uma máquina para o resto da vida pela solidez da construção, mas que apresenta uma dificuldade maior para remontar a mó quando da limpeza desta.... Sou um usuário que gosta de alternar o método de extração entre os extremos quase: expressos e frenchpress... Difícil né? kkk Acistí um vídeo da seatle coffee gear comparando os 2, dando vantagens para o rocky na consistência de moagem, tanto no expresso quanto na french! Mas nós sabemos que cafés variam razoavelmente de granulometria entre si, e mesmo durante o tempo do seu consumo! no caso do expresso essa variação é mais sencível. Não quero promover um "confronto" de opiniões, porque entendo também que são máquinas muito distintas nos seus projetos e características. Quero pedir opiniões mesmo, simplesmente. Claro quem puder trazer dados frutos de experiências vou agradecer muito! Nas minhas condições trata-se de um investimento bastante considerável, que faço por força mesmo do prazer que o hoby de "home barista" me proporciona. obrigado galera! ajuda aí????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz Alberto.

Tornarei pública minha opinião por intermédio desta resposta, apesar de já a ter exposta para você em mensagens pessoais.

 

O sistema de regulagem de granulometria do Preciso não é frágil. Apenas não é tão robusto como os do Vario e do Rocky.

 

Comparando o Preciso com o Rocky, há virtudes distintas para cada um. Sobressai a robustez do Rocky, assim como o sistema de regulagem do Preciso que quase o transforma num moinho sem passos devido à enorme quantidade de pontos de regulagem. Por exemplo, para espressos o Rocky oferece 3 ou 4 pontos úteis enquanto o Preciso oferece entre 40 e 50 pontos.

Outra diferença marcante entre eles são as mós, com os discos de lâminas do Rocky e o conjunto de anel e tronco de cone do Preciso. Projetos distintos, porém ambos possuem admiradores.

 

Por fim, informo que não há Rocky novo disponível para venda e que a previsão atual é de que novo lote seja recebido em março/14.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observação: minha opinião se apoia somente em informações secundárias, que acredito serem de boa fonte, desde que não tenho nenhuma destas maquinas.

Isto posto, eu veria uma dúvida entre o Virtuoso e o Rocky no que se refere a coados e FP, mas comparando com o Preciso, o Rocky seria nitidamente superior para espresso, especialmente em moídos mais finos onde estaria no nível dos melhores.

Mas tem todas as outra características (limpeza, ergonomia, desenho, etc) que são subjetivas, e que também pesam na decissão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Sem intenção de contradizer-te, fico em dúvida como poderia ser o Virtuoso comparável ao Rocky nas granulometrias para coados e prensa e não o Preciso.

Deve-se notar que são idênticos o motor, a transmissão e o conjunto de moagem usados no Preciso e no Virtuoso. Isto induz deduzir que ambos deverão oferecer resultados semelhantes em qualquer granulometria. As posições de ajuste de 1 a 40 do Virtuoso e do Preciso serão iguais se mantida a posição micro K no Preciso.

E na comparação direta, a micro regulagem do Preciso acrescentará uma vantagem quanto às possibilidades de ajustes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre, tinha entendido que, acho que no ano passado o Virtuoso teria recebido um upgrade no conjunto de mós, e que o Preciso continuaria com as antigas ...

Se estiver enganado agradeço a correção e ainda apreciaria se pudesses relatar de outras diferenças entre estes dois modelos, além da regulagem, mencionada no teu post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Compreendo a confusão.

O Preciso 685 usa desde o lançamento o mesmo conjunto de mós. Acontece que quando foi lançado era chamado de Virtuoso Preciso (685). Denominação posteriormente abandonada, ficando apenas Preciso 685.

O Virtuoso é que, após o lançamento do Preciso, passou a utilizar tal conjunto de mós, deixando de ser denominado como modelo 585 para 586.

Para completar a informação, o Encore, lançado ainda após o Preciso e para substituir o Maestro Plus, é que recebeu um conjunto de mós com uma nova mó dinâmica e o mesmo anel de lâminas dos outros modelos (mó estática).

 

A principal diferença entre o Preciso e o Virtuoso é mesmo a micro regulagem presente no Preciso que também traz o acessório Portaholder para a sustentação do porta-filtros durante a moagem, liberando o operador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pelos esclarecimentos Alexandre, fica difícil manter-se atualizado com tantos nomes, códigos e constantes aprimoramentos.

Nestas condições a escolha do colega fica mais difícil, são duas boas opções, o que tem de bom que assim sendo não tem como errar :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, fiquei com uma dúvida:

 

você falou que o Preciso é quase sem passos, devido à grande possibilidade de opções.

 

Mesmo assim, nas mudanças de nível de moagem dá para o usuário perceber quando muda um ou mais pontos? É como no Vario, mudando as alavancas você 'sente' a mudança do ponto? Para o Luiz, com a dificuldade de enxergar números e textos pequenos, se a mudança no moinho não for perceptível fisicamente, apenas visualmente, pode ser um complicador.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Aproveito para postar a série de fotos abaixo que tornarão fácil a compreensão das diferentes mós.

 

 

10840728684_19a3f6c40e.jpg

 

10840639316_116e427a41.jpg

 

10840908513_9630c4563b.jpg

 

 

 

 

Disco cerâmico - Vario / Vario-W / Forté-AP

BURR_CERAMIC%20s.jpg

 

Disco aço - Forté-BG

(opcional para os Vario / Vario-W / Forté-AP)

DSC_0925.JPG

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana Maria.

No Preciso é ainda mais fácil perceber a mudança da regulagem micro que no Vario, porque no Preciso, além de a distância entre os passos ser ligeiramente maior, o "engate" na nova posição é mais perceptível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

No Rocky, nem tanto, pois o encaixe não produz o audível "click".

Se o botão que libera a trava do disco de regulagem for mantido pressionado, o dito disco rodará livre. Há, contudo, a possibilidade de pressionar levemente tal botão da trava e ouvir um pequeno "click" quando a mola devolve a trava para o novo ponto de ajuste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, tenho a impressão de que a descrição de novo/antigo da mó superior está invertida em uma das fotos, não?

 

Na 3ª foto as ranhuras mais grossas da mó superior do 585 me parecem mais abertas que as do 586 e, na foto abaixo, as ranhuras mais abertas estão marcadas como sendo do novo modelo e as fechadas do antigo.

 

Fiz confusão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Mortari.

Estás correto. Troquei as legendas, possivelmente durante a edição, da foto que possui o título "NOVO ANTIGO".

Na verdade, nesta foto os anéis estão com suas posições trocadas em relação às mós dinâmicas.

Acho melhor, simplesmente descartar esta foto.

 

A foto correta é a de título "ANEL MÓ SUPERIOR (ESTÁTICA).

 

Obrigado pelo alerta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifico que ainda cometi outro engano desde que inverti os nomes dos moedores: chamei o Virtuoso (que é mais antigo, o 585) de Preciso - e viceversa - que de fato é mais recente e avançado (685), além de ignorar que o Preciso recebeu um upgrade, entre as quais as novas mós, e passou a chamar 586.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando comprei o Rocky, intimamente o que me fez fechar foi a robustes, mas se pensarmos assim, de vez um individuo comprar uma BMW 325 deveria comprar um caminhão Iveco que é infinitamente mais robusto. O resumo é que se o produto é robusto para o fim a qual se destina , então ele não precisa ser o mais robusto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifico que ainda cometi outro engano desde que inverti os nomes dos moedores: chamei o Virtuoso (que é mais antigo, o 585) de Preciso - e viceversa - que de fato é mais recente e avançado (685), além de ignorar que o Preciso recebeu um upgrade, entre as quais as novas mós, e passou a chamar 586.

 

Salve Bernardo.

E cometeu novamente!!!

O modelo cujas mós foram substituídas foi o Virtuoso, que com as mós antigas era descrito como 585 e é agora descrito como 586 pois passou a ser montado com as mós iguais às do Preciso.

 

Para não restar dúvidas:

485 - Encore (mó dinâmica exclusiva e caixa de transmissão secundária GB2.0)

585 - Virtuoso (fora de linha - mós e caixa de transmissão secundária antigas))

586 - Virtuoso (mós idênticas às do 685 e caixa de transmissão secundária GB2.0)

685 - Preciso (chamado Virtuoso Preciso quando lançado - mós atuais e caixa de transmissão secundária GB2.0)

885 - Vario

985 - Vario-W

1085 - Forté-AP (All Purpose) - discos cerâmicos - próprio para espressos, além de outros métodos

1086 - Forté-BG (Brew Grinder) - discos de aço - desaconselhado para espressos

 

Há ainda o Esatto (910), acessório que permite moagem por peso quando acoplado aos moinhos Encore, Virtuoso e Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que foi pouco café, né Gil ? Hoje estou misturando tudo :-)

 

Alexandre, já que estamos vou abusar de tua amabilidade e pedir alguns esclarecimentos / confirmações, vamos lá:

 

1. O Preciso, Virtuoso e Encore tem mós cônicas, de metal de 40mm de diâmetro (entendi que tem formatos diferentes, mas de tamanho é igual.

 

2. O Vario e o Forte AP (all purpose) tem os dois mós cerâmicas planas de 54mm

 

3. O Forté BG (brew grinder) vem com mós planas de metal de 54mm, que podem ser utilizadas também no Vario.

 

4. O Vario W, além das diferenças de timer por balança, utiliza mós cerâmicas planas de 54mm diferentes do Vario (normal) ? Algo tipo BG ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

 

Vamos lá.

1 - Correto

2 - O Vario, o Vario-W e o Forté-AP utilizam os mesmos discos cerâmicos de lâminas.

3 - Correto e acrescento que os discos em aço servem no Vario-W e no Forté-AP, além do Vario

4 - Aqui, cabe repetir que os discos de cerâmica de 54 mm de diâmetro são comuns para os 3 modelos - Vario, Vario-W e Forté-AP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando à pergunta do Luiz, tenho pra mim, também por pesquisa indireta - ainda que de boa fonte - que o Preciso fornece moagem de melhor qualidade que o Rocky na faixa do coado à prensa. Já sobre o Rocky, em testes se revelou excelente em moagem pra espresso em dosagens mais clássicas (um pouco mais fina).

 

Sem prejuízo do que já foi exposto, lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra reforçar o argumento do Gil, lá no início do tópico, também acho que o Rocky não é de difícil desmontagem/montagem. Até eu consigo limpá-lo tirando as mós e reorganizando tudo. Até eu!

Realmente é como o Alexandre disse: o disco roda livremente sem marcação por um click, mas o travamento é nitidamente perceptível. Eu particularmente não conheço o Baratza Preciso, logo, não tenho como enumerar vantagens e desvantagens de um contra o outro. No entanto, posso dizer que o Rocky é um excelente moinho, de fácil manutenção. Uso o meu desde 2006 e nunca me deu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando à pergunta do Luiz, tenho pra mim, também por pesquisa indireta - ainda que de boa fonte - que o Preciso fornece moagem de melhor qualidade que o Rocky na faixa do coado à prensa. Já sobre o Rocky, em testes se revelou excelente em moagem pra espresso em dosagens mais clássicas (um pouco mais fina).

 

Sem prejuízo do que já foi exposto, lógico.

 

Rô, acho que faz sentido do Rocky, pois ele é o par do fabricante da Silvia, que todo mundo diz que pede a moagem um pouco mais fina (não sei comparativamente, foi minha única máquina de expresso).

 

Do Rocky, é uma informação importante para o Luiz a história do disco rodar livre, porém travar com click. Não sei se a falta desta informação (do ponto em que o disco está) pode atrapalhá-lo. Contar os pontos de ida e volta de uma moagem a outra (que parece que é o que ele pretende fazer) pode ser uma informação essencial para ele e no caso do Rocky faltaria este dado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Anderson, nós realizamos uma alteração da posição da mó dinâmica. A modificação apresentada no vídeo é apenas do micro parafuso que auxilia a definir em qual faixa de moagem o moinho funcionará. Por padrão, oeste micro parafuso é montado na "janela" central tida como neutra. Se montado na "janela" da direita privilegiará moagens mais finas e se montado na da direita, serão as moagens mais grossas.

Apenas para informar, o moinho usado no vídeo é um Virtuoso (586).

 

Rodrigo e Ana, creio que a avaliação que dá ao Rocky melhor performance em moagens mais finas pode ter sido feita usando um Preciso com o micro parafuso na posição neutra ou mesmo na "janela" da esquerda.

 

Márcia, tens razão em dizer que o desmonte necessário para realizar a limpeza do Rocky não é difícil. Ainda que desmontar o Preciso, o Virtuoso ou o Encore é ainda mais simples.

No Rocky, uma vez desenroscada a peça que segura o disco de lâminas superior, é possível desaparafusar os 3 parafusos que fixam o disco de lâminas inferior para também limpá-lo. Nos moinhos da Baratza com mó semi-cônica não é possível soltá-la.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

 

A comparação que fiz entre o Preciso e o Rocky é indireta. O teste a que me referi, o Titan Grinder Project, do Home Barista, avaliou apenas o Rocky. Não foi avaliada performance propriamente dita, senão pelo resultado gustativo. De qualquer forma, o Preciso já tem fama de fazer ótima moagem pra coado e prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Compreendi. Aquele artigo que compara o Robur com vários modelos de moinho.

Ainda assim acho válido explicar que. como é padrão de fábrica, o micro parafuso posicionado na "janela" neutra faz com que o moinho fique apto para moagem em granulometrias médias, como as para os coados em filtros permanentes, em função da preferência dos consumidores americanos e canadenses.

A Baratza dispõe em seu site tutorial a respeito desta configuração e estimula os proprietários de moinhos a realizar a alteração conforme mais convier em função da aplicação que se pretende do pó a ser produzido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ouvi dizer que aquela peça do rocky que prende a mó, tem q ser enroscada mas deixada em determinada posição....? é por essa informação que eu falei que ele seria difícil de dar manutenção... anita: agradeço de mais puchar o esclarecimento da questão da operação das granulometrias de ambos! obrigadão! eu perguntaria ainda, se faz tanta diferença o posicionamento lá do microparafuso do preciso? porque eu quero trabalhar com expresso, coado, aeropress e french. uma gama considerável de granulometrias....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...