Ir para conteúdo

Luiz Alberto Amorim

Postagens recomendadas

Já que o povo tomou pouco café vou bagunçar um pouquinho mais :rolleyes: :rolleyes: . Salvo engano, as primeiras unidades do "Virtuoso Preciso" utilizaram a mó do "Virtuoso 585". Em pouco tempo o "Virtuoso Preciso" ganhou novas mós que, posteriormente, foram também colocadas no Virtuoso 586.

 

Assim como o Bernardo, também não tenho conhecimento prático do Preciso e do Rocky, mas considero confiáveis as informações que colhi a respeito destes moedores. Assim sendo, vamos lá:

 

É bem como o Alexandre descreveu, apesar de o Vario e o Rocky serem mais robustos que o Preciso, não significa que este seja frágil ou falte robustez. O comentário do Gilberto foi perfeito a respeito disso, o Preciso oferece robustez suficiente para uso doméstico e só deve quebrar se feito mal uso. Então essa característica deve ser utilizada como critério de desempate, não como premissa.

 

Com relação à qualidade de moagem, é bem possível que estes dois moedores estejam em um nível muito parecido, daqueles em que se percebe diferenças de sabor, mas sem poder definir qual é melhor.

 

Se eu tivesse que apostar em um dos dois moedores, utilizaria a "pista" dada pela Baratza ao desenvolver conjuntos de mós planas específicas para moagens médio-finas (mó cerâmica) e moagens médio-grossas (mó aço). Sabendo que o Rocky é muito bom no espresso, o mesmo não "tende" a ocorrer na prensa. Já os modelos cônicos, como o Preciso, não tendem a ter este comportamento.

 

Deste modo, se o foco no espresso for muito maior que no restante, iria de Rocky (apesar de que a vantagem dele sobre o Preciso deve ser mínima), mas se considera os outros métodos muito importantes também, iria de Preciso. Tive que fazer esta escolha a pouco tempo, mas no meu caso fui de Vario, pois meu foco é muito maior no espresso. Contudo, desconsiderando o lado financeiro, esta minha escolha foi um pouco mais fácil, tendo em vista que o Vario é considerado superior ao Rocky no espresso.

 

-------

 

Alexandre, aproveitando que comentaste sobre as mós dos moinhos da Baratza, quando que tu vai trazer as mós de aço do Vario :rolleyes: ? Tenho curiosidade em testá-las para ver o tamanho da diferença no uso para a prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

Correto. Quando foi lançado, ainda com o nome Virtuoso Preciso, usava a mesma mó dinâmica do Virtuoso. Quando houve a troca da mó para o desenho mantido até hoje cortou-se o nome e ficou apenas Preciso. E posteriormente esta nova mó foi adotada para o Virtuoso também.

 

Estou aguardando resposta para um pedido que fiz à Baratza para um Forté-AP, um par de discos de lâmina de aço e um Portaholder de metal. Logo terei a resposta e postarei aqui no CdC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, na verdade, o que que acontece — falo pela experiência que tive com o meu Rocky — é que o ponto zero do moindo não concide com o ponto zero das linhas marcadoras. Quando eu coloquei ele no ponto zero, as marcas numericas para referência passaram a não corresponder mais à posição real das mós. A solução que eu deu foi, com uma etiquetadeira, refazer as numerações seguindo o novo posicionamento. (Posso depois colocar a foto pra mostrar como ficou.) Depois desse ajuste, já com as novas referências numéricas, ficou fácil, é só desconsiderar a marcação original e seguir as que fiz. Consigo variar a granulometria sempre parando no ponto que quero, pois cada um deles está marcado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a preocupação do Luiz em relação ao Rocky é válida, a desmontagem e remontagem do suporte da mó superior é realmente bem simples (apenas uma longa rosca), e até o ponto zero dele é fácil de achar só no ouvido, pois, seguindo a rotina recomendada de ajuste, é o barulho das mós se tocando levemente que determinará a o zero real. Porém, imagino ser significativamente complicado alinhar e parafusar o compartimento acrílico no suporte metálico sem analisar visualmente o alinhamento dos furos, já que não há nenhuma guia que o coloque na posição certa, o alinhamento tem que ser literalmente "no olho". Não acho que seja impossível, mas acredito que vai exigir uma certa habilidade e bastante paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, aproveitando que comentaste sobre as mós dos moinhos da Baratza, quando que tu vai trazer as mós de aço do Vario :rolleyes: ? Tenho curiosidade em testá-las para ver o tamanho da diferença no uso para a prensa.

 

Salve Paulo.

Acabo de receber a informação da Baratza de que os discos de lâminas em aço estão em falta e que estarão disponíveis no prazo de 15 a 30 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não Gil.

Certa vez, conversando por telefone com o Kyle Anderson que é um dos sócios da Baratza, percebi que simpaticamente ele guardava discrição à respeito de certos assuntos, incluindo fornecedores da empresa. Em respeito e cortesia, deixei de indagar sobre tais assuntos.

Ainda assim perguntarei e se receber a resposta informarei, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

Acabo de receber a informação da Baratza de que os discos de lâminas em aço estão em falta e que estarão disponíveis no prazo de 15 a 30 dias.

 

Ok, fico no aguardo. Se tiver recebido resposta sobre os outros itens, não se esqueça do e-mail que lhe passei.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a preocupação do Luiz em relação ao Rocky é válida, a desmontagem e remontagem do suporte da mó superior é realmente bem simples (apenas uma longa rosca), e até o ponto zero dele é fácil de achar só no ouvido, pois, seguindo a rotina recomendada de ajuste, é o barulho das mós se tocando levemente que determinará a o zero real. Porém, imagino ser significativamente complicado alinhar e parafusar o compartimento acrílico no suporte metálico sem analisar visualmente o alinhamento dos furos, já que não há nenhuma guia que o coloque na posição certa, o alinhamento tem que ser literalmente "no olho". Não acho que seja impossível, mas acredito que vai exigir uma certa habilidade e bastante paciência.

 

Neste ponto acho o Vario show de bola, muito simples de desmontar/montar e com amplo acesso. Pelo o que vi o Preciso, mesmo usando mós cônicas, também é bem simples.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Paulo.

Não esqueci de teu pedido. Muito pelo contrário, consegui que fosse incluído em um lote que saiu hoje da Baratza. Em 15 ou 20 dias terei-o em mãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...