Ir para conteúdo

Qual foi o seu melhor, e o pior café este ano?


jrsloboda

Postagens recomendadas

Muito se fala em tomar como se faz em cupping, mas é bom lembrar que até a torra para cupping é uma torra mais clara do que qualquer torra comercial. É um café bem fraco e com torra bem clara. Sem falar que é como uma french press sem êmbolo. Acho que a ideia é realçar algumas nuances que supostamente só assim é possível. Não parece razoável para quem quer tomar um café. O Tom da Sweet Maria's tem um vídeo legal falando da difrença:

 

Entendo fazer isso se você vende o café e quer ser capaz de realçar nunaces nele que outros não têm. Para grande maioria de nós, esse não é o objetivo. Eu confesso que até acho bem estranho eles fazerem uma torra mais clara do que vendem. Fica quase um jogo de marketing, em que o café tem todos esses gostos incríveis, mas que você não vai conseguir notar, porque eu só notei com uma torra super clara num café bem fraco.

Mas eu confesso um certo viés machol do meu lado. Eu nunca senti nenhum gosto de tangerina, ou qualquer outra fruta nos cafés. No máximo noto que é mais ou menos azedo. Talvez eu seja mesmo gustatorily impaired.

 

Aqui no Brasil as provas costumam ser com torras bem claras, pois procuram mais defeitos. Mas, em teoria, as provas de café especial deveriam ir mais pro lado da SCAA, em que a torra é média. De qualquer maneira, depois de escolher um café, imagino que os torrefadores pensem nas descrições ao fazer a torra final, e ao provar no coado, prensa ou espresso. Se não fizer realmente está enganando o consumidor...

 

Lembre-se que são "notas", aroma, e tudo é sutil. O mais intenso, em geral, é doce, ácido, amargo e sal. Essas combinações, tipos de ácido, e os compostos aromáticos é que vão te lembrar tangerina (por exemplo, um café bem doce e ácido), ou limão (mais ácido, puxando pro azedo) ou frutas vermelhas (aromas potentes) e por aí vai. Como o ácido mais comum é o cítrico, naturalmente muitos cafés lembram mais as frutas cítricas. Mas outros ácidos aparecem, como fosfórico, lático e málico, e aí as percepções podem mudar.

 

Fico curioso do café da Etiópia do Guilherme pois ele fala "O" Yirgacheffe, mas seria como dizer prove "O Cerrado". De qualquer maneira, cafés naturais da Etiópia, quando bem selecionados, são realmente únicos. O café que o Paulinho produz (que o Moço usa no F²) realmente costuma lembrar, mas com mais doçura e equilíbrio (vez ou outra um Etiópia pode até ser estranho). Esse natural do concurso de SP, concordo com o Victor, lembra também, é menos exagerado e tem potencial para espresso e coado.

 

Eu confesso que esse ano não tive experiências muito especiais com café.

 

Márcio.

 

Nenhum ? Nem na Itália ?

 

Eu Realmente não conhecia isso que vc. disse, nem da proporção que foi falado antes. Tinha tentado apenas no espresso mesmo.

Não sei se foi loucura da minha cabeça. Por curiosidade peguei 2 cafés diferentes e extraí, como tava bem quente eu suguei(como se toma sopa) e consegui perceber melhor as diferenças entre um e outro. No primeiro eu sentia que minha boca se enchia(parecia alimento sólido) e no finalzinho um amargo(que não era ruim). Já no segundo ele parecia água eu não sentia ele enchendo boca, e não tinha amargo era bem suave.

Notas do tipo no primeiro (que eu deveria ter notado) como caramelo e/ou chocolate e no segundo cítrico só percebi ao fazer os dois cafés.

 

 

José,

Prova o Yirgacheffe natural que você vai poder dizer. Esse é realmente uma bomba gustativa. Muitos sequer gostam por achar diferente demais.

 

Cafés daquela região devem ser incríveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá a experiência foi mais como um todo, da cultura do espresso, estilo de misturas e torra etc. Mas, pra não dizer que não, o tal do Gran Caffè Cimmino que citei, que fica em Milão mas é de Nápoles, foi acima da média, tanto que voltei lá.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá a experiência foi mais como um todo, da cultura do espresso, estilo de misturas e torra etc. Mas, pra não dizer que não, o tal do Gran Caffè Cimmino que citei, que fica em Milão mas é de Nápoles, foi acima da média, tanto que voltei lá.

 

Márcio.

 

Que característica ele tinha!?

Vc. prefere em que método seu café?

 

 

Só pra lembrar, eu falei um monte de coisa ali nem sei se falei besteira. Mais foi o que pude "tentar" perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se os descritores utilizados nas embalagens são os das torras de cupping, em que procuram defeitos do grão, seria enganar o consumidor. Penso que não é assim. E cupping é o procedimento, não somente utilizado para a finalidade descrita no vídeo, com torra bem clara, mas também, como exemplo, pra selecionar os pontos de torra que tem mais potencial. E daí abrange uma gama grande pontos de torra, desde bem claro até bem escuro. Postei um vídeo certa vez que estavam fazendo cupping pra uns 15 pontos de torras diversos pro mesmo grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente doçura e aroma cítrico incomum (o Jonathan diz que é toranja),

 

Não tinha ligado o café ao nome, desculpe.

Esse café tem um cheiro tão perfumado, cara só não abri ele ainda que tenho um pacote aberto de outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bourbon da Fazenda Monte Verde, deve ser o mesmo que esta sendo vendido pela William & Son, foi um dos melhores do ano.

 

Bem no fim, não vou resistir e terei que abrir antes de outros que tenho aqui. Me parece muito bom mesmo. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor café: Incrível, mas foi a minha primeira torra com soprador térmico (Fazenda Monte Verde - compra coletiva), pena que nas próximas não consegui o mesmo resultado. Pior café: Um café cru que ganhei de uma amiga(torrei ele mais de uma vez, mas não deu): O danado tinha gosto de remédio ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fernando.

Por "gosto de remédio" você se referiu ao gosto de iodo, sabor de iodofórmio ou de fenol (ácido fênico)? Se for, é a principal característica de cafés com bebidas classificadas como Riada ou Rio. Consequência da mistura de grãos verdes e ardidos (mal fermentados), além de outros defeitos possíveis do café, comum em cafés colhidos por derriça "ao pano", adicionados da "varrição" e que não foram submetidos à catação ou esta foi mal executada. Ou ainda por excesso de umidade durante a secagem. Esses cafés são "contaminados" por fungos e outros micro organismos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor café: Incrível, mas foi a minha primeira torra com soprador térmico (Fazenda Monte Verde - compra coletiva), pena que nas próximas não consegui o mesmo resultado. Pior café: Um café cru que ganhei de uma amiga(torrei ele mais de uma vez, mas não deu): O danado tinha gosto de remédio ...

 

Quais características o bom tinha?!

 

Salve Fernando.

Por "gosto de remédio" você se referiu ao gosto de iodo, sabor de iodofórmio ou de fenol (ácido fênico)? Se for, é a principal característica de cafés com bebidas classificadas como Riada ou Rio. Consequência da mistura de grãos verdes e ardidos (mal fermentados), além de outros defeitos possíveis do café, comum em cafés colhidos por derriça "ao pano", adicionados da "varrição" e que não foram submetidos à catação ou esta foi mal executada. Ou ainda por excesso de umidade durante a secagem. Esses cafés são "contaminados" por fungos e outros micro organismos.

 

:o:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

O gosto era terrível ! Não sei dizer extamente...creio que era gosto de café verde misturado com iodo, tinha também uma certa adstringência. Já sabia que o café era de baixa qualidade, mas removi os pretos, quebrados, ardidos, grãos minúsculos e fiz a torra. Resumindo: "Uma maçã podre no meio das outras estraga tudo".

Serviu de aprendizado e para entender definitivamente que existem cafés e cafés !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jrsloboda,

 

Respondendo sobre o Café da fazenda Monte Verde ... Foi o meu primeiro café que torrei na minha vida ! Ficou muito bom, consegui tirar vários elogios do pessoal do serviço (são as minhas "cobaias"). Ele ficou muito complexo: Doce, achocolatado, amendoado, e uma pancada de coisas que não consegui definir na época ! Vou ver se consigo o link do tópico e depois posto aqui..... Encontrei : Veja este tópico logo na primeira página - http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/645-torra-com-panificadora-e-soprador-termico/

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jrsloboda,

 

Respondendo sobre o Café da fazenda Monte Verde ... Foi o meu primeiro café que torrei na minha vida ! Ficou muito bom, consegui tirar vários elogios do pessoal do serviço (são as minhas "cobaias"). Ele ficou muito complexo: Doce, achocolatado, amendoado, e uma pancada de coisas que não consegui definir na época ! Vou ver se consigo o link do tópico e depois posto aqui..... Encontrei : Veja este tópico logo na primeira página - http://forum.clubedo...prador-termico/

Abraço

 

 

Deve ter ficado muito bom!

 

Eu acho que não conseguirei abrir outro pacote até final de ano(amanhã) kkkkk.

 

Será que mais alguém teve ao menos UM bom café esse ano?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive muitos, na verdade faz tempo que não tomo café ruim. Provei vários da Has Bean fora os Brasileiros que já citei. Os da Has Bean eu só recomendo se você tiver como torrá-los aqui, senão chegaram muito velhos, com mais de mês, às vezes mais de 3 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive muitos, na verdade faz tempo que não tomo café ruim. Provei vários da Has Bean fora os Brasileiros que já citei. Os da Has Bean eu só recomendo se você tiver como torrá-los aqui, senão chegaram muito velhos, com mais de mês, às vezes mais de 3 meses.

 

Eu ainda tenho que vez ou outra tomar um ruim. É o que vem na cesta da empresa, o coitado nem coado é bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae,

 

Eu cheguei a ter o Yirgacheffe, mas ainda estava com a crema silver mudando pra Gaggia e acho que não consegui tirar o melhor dele...

 

Eu comecei esse ano no café e sem dúvidas o melhor pra mim dos muitos que experimentei foi o Café Expresso Brasil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que tomei, foi estes dias. O FAF 354 do Leo Moço.

Não me perguntem sobre notas sensoriais.

Só digo que é muito bom. Até algumas extrações ruins, sub extraídos ficaram acima da média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae,

 

Eu cheguei a ter o Yirgacheffe, mas ainda estava com a crema silver mudando pra Gaggia e acho que não consegui tirar o melhor dele...

 

Eu comecei esse ano no café e sem dúvidas o melhor pra mim dos muitos que experimentei foi o Café Expresso Brasil.

 

;):lol:

 

 

O melhor que tomei, foi estes dias. O FAF 354 do Leo Moço.

Não me perguntem sobre notas sensoriais.

Só digo que é muito bom. Até algumas extrações ruins, sub extraídos ficaram acima da média.

 

kkkkkkk....

Ah 180$ o kilo tem que ser bom.... huahuahauhauha

Zueira... SQN!

 

 

 

Eu acabei nem abrindo um café diferente!

Que Agora esse ano venha ainda mais dos bons cafés! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade 120 o kilo.

Não é um café barato, mas com frete a 5 reais que pra qualquer lugar do Brasil valeu a pena.

Na maioria dos lugares que compro pago fretes acima de 20 reais, resolvi usar esta diferença

pra experimentar um café diferenciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda como neófito, não tenho tanto a dizer, mas dos 13 tipos de café que tomei esse ano, o melhor foi o Orgânico do Ateliê do Café (para expresso). Até tomei o café do 13º do Coffee Lab, mas não fez tanto a minha cabeça. Quem sabe esse ano agora eu não tomo um outro de lá pra ver se ainda continuo com essa opinião. Tenho que confessar que no início tinha achado os dois cafés do ateliê não tão bons, parecidos com o Suplicy, mas agora que talvez eu tenha acertado a mão na dose e moagem, confesso que achei bons. Especialmente esse orgânico. Vou ver se provo outros de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade 120 o kilo.

Não é um café barato, mas com frete a 5 reais que pra qualquer lugar do Brasil valeu a pena.

Na maioria dos lugares que compro pago fretes acima de 20 reais, resolvi usar esta diferença

pra experimentar um café diferenciado.

 

Para provar vale sim!

Mais ainda acho uma quantidade alta de dinheiro.

 

Eu ainda como neófito, não tenho tanto a dizer, mas dos 13 tipos de café que tomei esse ano, o melhor foi o Orgânico do Ateliê do Café (para expresso). Até tomei o café do 13º do Coffee Lab, mas não fez tanto a minha cabeça. Quem sabe esse ano agora eu não tomo um outro de lá pra ver se ainda continuo com essa opinião. Tenho que confessar que no início tinha achado os dois cafés do ateliê não tão bons, parecidos com o Suplicy, mas agora que talvez eu tenha acertado a mão na dose e moagem, confesso que achei bons. Especialmente esse orgânico. Vou ver se provo outros de lá.

 

Que caracteristicas boas vc. notou?

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, jrsloboda (é sloboda que nem em slobodan milovsevic?)

acho que antes de tentar coffeelab de novo, vou tentar mais do ateliê. Hoje tomei o amendoado do Curto Café (tenho também um chocolate que ainda não abri).

Confesso que sou péssimo pra falar de característica.

Só consigo dizer que acho o suplicy torra média meio pesado no estômago (talvez com um toque de chocolate... meio gay isso , mas enfim) e o Unique Frutado meio azedo. Acho que é isso. Pesado, amargo ou azedo acho que até agora é tudo que consigo descrever. O Terroá Vento Norte era meio diferente. Não era tão azedo, nem amargo. Não sei dize ro que tinha. Parafraseando a piada em que o diabo tem que pintar o pum de azul, era um gosto marrom claro.

Esse orgâncio eu só sei dizer que parece ter um gosto mais complicado do que o Bruzzi expresso, que achei parecido com o suplicy e também com o Amendoado. Diria que é algo entre suplicy e vento norte. Acho que no máximo consigo dizer que se parece com algum outro. Vamos ver se ao longo do tempo melhoro nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...