Ir para conteúdo

É Possível um Moedor de 70 reais fazer um bom Café Espresso?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Salve Galera

Resolvi fazer este vídeo, para mostrar que um moedor simples, cadence de 70 reais, pode fazer milagres!

Muitas vezes batemos tanto no coitado e ficamos falando de moedores de 1000 reais para cima e muitos não podem comprar.

Para mostrar o quanto um moedor pode ser poderoso fiz este vídeo simples utilizando 18g de cafe em graos Bruzzi com torra de 14 dias, moedor cadence de lâminas e uma Rancilio Epoca Stank, a minha máquina.

Claro que existe um viés nesta demonstração, que é a Rancilio Epoca, uma máquina de espresso profissional, mas mostra o quanto um injustiçado "moedorzinho" pode sim dar conta do recado, na minha opinião.

Ai eu faço uma pergunta: Será o moedor tão vilão assim?

abs a todos...

cadence.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Perguntas:

 

1. Você consegue repetir isso seguidamente com pouca variação na extração?

2. Você consegue comparar o sabor dessa extração com um moedor profissional?

 

Independentemente da resposta, também é viável fazer novamente esses testes e comparações com algum café excepcional.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio

boas perguntas.

Posso testar depois. tentei padronizar para diminuir o viés o máximo possível, por isso fiz o moedor funcionar em exatos 1 min. Não tentei repetir o processo algumas vezes, mas posso garantir que o café ficou muito bom, o bolo ficou identico ao que sempre faço.

Posso depois tentar brincar com outros grãos e postar os resultados.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa extração. Seria um ristretto duplo??

 

Vc teve que moer por 1 minuto? É muito tempo não acha?

 

As perguntas do Márcio são validas e são minhas dúvida tambem.

 

Agora se vc quiser testar mesmo o moedorzinho, pegue uma torra ultra recente (1 dia ou dois), e veja se ele consegue.

 

No meu Rancilio Rocky, muitas vezes tenho que zerar o moinho ou ir abaixo de zero...

 

É um teste e tanto, o que vc acha Márcio? Cafés com alguns dias de torra?

 

A pergunta numero dois do Márcio é a maior crítica aos moedores de lamina, dizem que o moinhos de lamina provocariam uma alteração no sabor.

 

Vc percebeu isso?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa,

talvez podemos chamar de ristretto duplo hehe.

entao nao pensei se 1 min seria muito ou pouco, pensei em manter apertado por 1 min ligado e ver a granulometria, msm pq a gente pode ficar brincando com a granulometria e tb achei que ficou bem homogeneo, pois pensei que nao iria ficar. Este meu cadence ta parado faz tempo hehe e ai resolvi brincar com ele.

posso dizer que o sabor ficou otimo no meu paladar, nao percebi diferenca importante, achei ate menos acido talvez.

Assim que comecar a torrar em casa posso ver a diferenca.

penso tb depois em fazer uma extracao com cadence x md 40 da rancilio

e tb vou fazer um video da rancilio epoca x mypressi

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae Galera.

 

Legal, muito bacana mesmo.

 

Eu sempre confiei em moinhos baratos!!!!

 

Faço milagres com o Krups que comprei do Ruston, vou postar um vídeo assim que der tempo.

 

Mas é o seguinte, pode-se se extrair muita coisa boa com moinho barato....muita coisa boa mesmo!!!

 

Quantas vezes o Senna ganhou um GP com um péssimo carro, alguém lembra?

 

São nessas situações em que entra o BARISTA.

 

Abraços

 

Ricardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Meu primeiro moedor foi um de lâminas. O problema era que a moagem demorava, era muito barulhenta, o pós do café saia quente (a cozinha ficava perfumada) e se eu errasse no tempo de moagem (30s) o café ficava fino. A extração não era ruim, mas não compensava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

É importante notar que moedores de lâminas não são projetados para moer para espresso, e sim para coados em filtros permanentes, que é o método mais popular de extração nos mercados norte americano e canadense, incluindo a percolador elétrico ou de fogão.

 

Ainda que seja possível criar pó na granulometria correta para espresso, as moagem não serão consistentes em termos de repetições e certamente não proverão resultados tão adequados quanto aos dos moinhos de discos ou de conjunto de anel e mó tipo tronco de cone, mesmo os manuais.

Como diz o ditado, é impossível fazer laranjada com limão...

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de usar o meu moedor cuisinart, rápido e com pouca sujeira. Para controlar o tempo uso um timer e geralmente a moagem para 20g é em torno de 24s quando o café está recém torrado e aumenta uns 2s com o algum tempo guardado.

O ajuste fino é difícil, demora umas 2 a 3 extrações até entender o café.

A granulometria é inconsistente, mas acho que não prejudica muito o sabor comparado com um moedor de mós cônicas, a maior diferença é a padronização da moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Meu moedor é muito parecido com esse, é da Mr. Coffee nao demora mais do que 10 segundos para moer o cafe e muito rapido e eficiente e tiro uma boa quantidade de crema usando esse moedor

Ele tem regulagem fina, media e grossa e tambem regulagem para quantas xicaras, vou ver se faco um video fim de semana e colocar para voces verem como e rapido uns 10 a 15 segundos no maximo e se for essa quantidade pequena nao gasta 10 segundos.

 

PAAAADpYfF7FEkQFEsM6fTn43NKjLhSaZsXUy7kfyU85nKA_l22t7D-lZQe4gJLcQzbBMNhM1MxMpksvlDqNIkwlhUMAm1T1UD3G3SOwveMkfrE5YWv-OTBUl0R9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de usar o meu moedor cuisinart, rápido e com pouca sujeira. Para controlar o tempo uso um timer e geralmente a moagem para 20g é em torno de 24s quando o café está recém torrado e aumenta uns 2s com o algum tempo guardado.

O ajuste fino é difícil, demora umas 2 a 3 extrações até entender o café.

A granulometria é inconsistente, mas acho que não prejudica muito o sabor comparado com um moedor de mós cônicas, a maior diferença é a padronização da moagem.

 

Eu tenho um Cuisinart desses, funciona bem mas só acho chato de limpar depois do uso, você tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar papel absorvente, 1 folha é suficiente.

E por falar nisto o meu cuisinart queimou. Comprei um Cadence, 68 reais, mas não é a mesma coisa. Demora mais para moer, faz grumos e para limpar é bem mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!

 

Sou uma leiga total no assunto, mas gostaria de iniciar a extração dos meus espressos em casa. Por isso, já li no forum que será necessário um bom moedor, mas não é o melhor momento para gastar muito (eu sei que "muito" é relativo...).

Por isso, gostaria de uma dica sobre qual moedor comprar, especialmente se eu puder gastar até R$ 200,00 (caso seja um mau investimento gastar tão pouco, por favor, me avisem tb).

 

Obrigada desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carolina,

vi em outros posts as máquinas que você está interessada,

ambas são com filtros não pressurizados, apesar que na Gaggia você pode conseguir filtro pressurizado.

Pra conseguir melhores resultados com essas máquinas você deve investir em um bom moedor,

acredito que o MDF Gaggia seja o moedor mais barato que pode te dar bons resultados com essas máquinas,

o preço dele é na faixa de 800 reais.

Tem outros moedores muito bons na faixa de 1200 à 1500 reais.

O problema de comprar um moedor barato e que não dê um bonn resultado é que no fim você vai acabar gastando mais do que gastaria se já investisse num bom moedor, pois você não vai ficar satisfeita e vai querer melhores resultados e vai acabar comprando um moedor melhor.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada, Bruno!

Ja me convenci que ao invés de gastar 2x em tudo, melhor comprar um bom equipamento já no início. Estou negociando um MDF, cfme sugerido.

Minha dúvida atual é qual a diferença entre uma Gaggia Baby Class x Gaggia Baby Twin. Por isso, abri tópico a respeito:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/235-gaggia-x-gaggia/

Novamente, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que eu tenho um Cuisinart DCG-20N (de lâmina), no qual paguei pouco menos de R$ 100.

Vale a pena comprar um destes dois moedores abaixo, estilo "moinho" com depósito para grãos em cima?

 

 

Cuisinart - DBM8

Espressione - Java (ou Titan)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander,

 

O quanto você está satisfeito com seu moinho de lâmina?

 

O quanto você pode gastar em um moinho?

 

Você quer um moinho para fazer espresso ou apenas coado e outras formas de preparo além do espresso?

 

Acho que são perguntas fundamentais para te dar uma boa dica.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander,

 

1) O quanto você está satisfeito com seu moinho de lâmina?

 

2) O quanto você pode gastar em um moinho?

 

3) Você quer um moinho para fazer espresso ou apenas coado e outras formas de preparo além do espresso?

 

Acho que são perguntas fundamentais para te dar uma boa dica.

 

Abraços,

 

Leo

 

1) Acho bastante trabalhoso o processo do meu moedor atual, pois além de ter que medir o tempo manualmente, o grão entra por cima e o café moído também, sempre fica um resto, tem que limpar com um papel toalha, etc. Além disso eu tenho que repassar o café moído para outro recipiente e depois, com uma concha (que veio com a máquina, uma Electrolux Chef Crema) colocar no "grupo". Pelo que vi nas fotos, estes modelos que mencionei têm um reservatório em cima para os grãos e um embaixo para o café moído, imagino que possa ir aos poucos acrescentando grãos sem precisar ficar limpando todo o moedor a cada café.

 

Até entendo que possa ter que colocar fora algum excesso de pó se apertar o botão por tempo demais ou algo assim, mas hoje se eu colocar uns grãos a mais no moedor isso já acontece. Da mesma forma, sei que o ideal é não deixar grãos no moedor, mas acho que meia dúzia de grãos de um dia pro outro não deve ser nenhuma tragédia.

 

PS: Eu compro o café de 500 em 500 gramas e guardo num pote grande de vidro com tampa emborrachada e com rosca (fica bem vedado), dentro de um armário. Isso me dura de um a dois meses, dependendo das visitas de amigos. Tenho um pote menor (tipo de Nescafé) onde coloco o que vou consumir nos próximos 2 ou 3 dias.

 

2) Estes que vi estão na faixa dos R$ 300-400, não pretendia gastar muito mais que isso, mas se houver alguma coisa fora do meu conhecimento que justifique algo mais caro -- ou mesmo que justifique eu ficar com o meu Cuisinart de lâmina atual -- posso mudar de ideia. Minha intenção é comprar pela internet e parcelar no cartão, mas não quero fazer nenhuma loucura.

 

3) Não pretendo usar outras formas além do espresso. Tenho uma cafeteira italiana (moka pot) em inox da Guido Bergna, que foi onde me iniciei com a função de moer café em casa, que até poderia usar eventualmente (se faltar luz, por exemplo), mas acredito que a "granulometria" seja semelhante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander,

 

Pelo que entendi vc tem uma Chef crema. Essa maquina possui filtros pressurizados e por isso não demanda um moinho de alta performance.

 

De uma olhada no tópico do moinho Krups, aqui no forum. Está dentro do seu orçamento e acho que irá atende-lo bem.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander,

Meu Krups chegou hj.

Fiz alguns testes e fiquei bem feliz com a qualidade da moagem...

Pelo preço que paguei, esperava receber um produto com qualidade bem inferior. Me surpreendi.

E ainda não testei com um grão de boa qualidade... usei um que tinha comprado a algum tempo pois os que recebi do Atelie do Café está com torra muito recente (de terça). Vou testá-lo com ele na semana que vem...

Mas até agora, o pouco que usei, recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira vez que comento no site.

Tenho uma maquina master home(acho que é a mesma da C-08, mas da marca compra fácil) e tava aqui em casa a mais de dois anos, sem usar muito pq não conseguíamos tirar nada que preste dele, sempre achei que era a máquina. De um tempo pra cá comecei a ler um pouco ver vídeos do youtube e comecei a fazer alguns teste. Melhorou consideravelmente, mas ainda não ficava nem perto do que tomava em uma cafeteira aqui em natal, parte deste problema era com certeza o pó que eu comprava, que deixava o café extremamente amargo e sem gosto de nada.

 

O próximo passo foi comprar um moedor, mas qual? Como tenho muito medo de comprar coisas caras e não dar certo comigo(Sempre acontece) resolvi comprar um desses moedores cadence e chegou essa semana. Só tive tempo de comprar os grãos hoje(São braz, torra média-escura e cerca de 25 de torra) e fiz dois testes, o resultado foi MUITO BOM, para o nível que eu tava tirando, tô quase chegando a um nível mais ou menos :P .

Vou treinar exaustivamente com este moedor, que sei que não é ideal para espresso(mas como uso filtro pressurizados ainda dá pra tirar alguma coisa). Quando tiver tirando ótimos shots ai penso em subir de nível, comprar um moedor de verdade e uma máquina melhor(mais ai só quando tiver um espaço bom, pq ficar carregando a máquina pra cima e pra baixo na cozinha não dá).

Agradecendo demais ao pessoal do forum, não sei quase de nada, preciso de um dicionário para entender o que vcs falam, mas já aprendei demais e hoje estou aproveitando muito melhor minha máquina e meu momento "barista".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro, bem-vindo, ou pelo menos sinta-se acolhido com o primeiro post. Não se preocupe, leva um tempinho pra traduzir o pessoal aqui, mas eles são gente fina, acolhem todo mundo. Mas você já tá pegando o espírito da coisa. E não adianta: pro expresso, café TEM que ser fresco, até uns 30 dias da torra no máximo. E moído legal pra tua máquina. Também aprendi depois de insistir nos erros. Mas vamos em frente.

 

Boa sorte, conte com o grupo.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Pedro,

 

Seja bem vindo.

 

Se você quiser dar um novo salto de qualidade, tão grande quanto esse que você nos relatou, compre café fresco e bem torrado. Hoje há diversos sites que vendem online excelentes cafés, muitas vezes torrados há menos de uma semana. Aqui vão apenas algumas dicas:

 

www.suplicycafes.com.br

www.santograo.com.br

www.ateliedocafe.com.br

www.uniquecafes.com.br

www.nuance.com.br

http://lojadecafes.com.br/curitiba/

www.cafenuance.com.br

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encomendei o meu Krups.

 

Neste final de semana percebi as limitações do moedor de lâminas. Ele aquece os grãos e deixa uma umidade no fundo, e quanto mais café você fizer, mais umidade fica. Foram uns parentes da minha esposa lá em casa, fiz vários cafés em sequência, e cada "lote" deixava mais pó grudado do fundo do moedor. Além do desperdício e da dificuldade de limpeza, percebe-se que o sabor vai piorando, ficando mais amargo, parece que os grãos mais escuros são os que "derretem" primeiro no moedor.

 

Estou usando uma mistura que tem grãos claros e escuros, "Da Casa" da Café do Mercado (Porto Alegre). Foi o segundo café em grãos que comprei, da outra vez comprei um que era todo de grãos claros. Acho que comentei com o vendedor, da primeira vez, que usaria um moedor de lâminas. O café mais claro não deixa tanta umidade no moedor, mas gostei mais do lote que estou usando agora -- pelo menos na primeira moída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander,

 

Essa "umidade" que você notou mais acentuadamente nos grãos escuros muito provavelmente são os óleos do café. Quanto mais escura a torra mais os óleos migram para a superfície e como todo óleo a tendência é agregar o pó mesmo, por isso o pó vai ficando preso.

 

Tenho certeza que você não se arrependerá de sair de um Cadence de lâminas para um Krups...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...