Ir para conteúdo

Validade do café torrado


Simone L.

Postagens recomendadas

Colegas do fórum,

 

Eu sei que, quanto mais fresco o café, melhor. Mas considerando-se uma certa tolerância, qual seria, na opinião de vocês, o intervalo adequado de consumo do grão depois de torrado? Ou seja:

1) Quantos dias deve-se esperar após a torra e em quais condições?

2) E depois, até quando o café se conserva fresco o bastante para apresentar bons resultados na xícara sem comprometer significativamente a qualidade do produto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respostas para máquina de expresso:

 

1. Condição dos grãos fechados em saco com válvula, que é o mais comum no mercado, a partir de 7-10 dias já dá para usar, sendo o ideal 13 a 17. O número citado em geral é 15 dias. Difícil mesmo é usar torras com 5 dias ou menos, pois há CO2 demais e fica difícil acertar moinho, o sabor ainda está estranho etc.

 

2. Em geral considero 1 semana depois de abrir o pacote bom, e mais 1 semana razoável. Depois desses 14 dias começa a ficar mais sem graça.

 

Mas tudo isso varia bastante dependendo do tipo de torra e também da máquina, as manuais domésticas, em geral com menos pressão, podem dar resultados melhores com cafés nos seus 7 dias de torra.

 

Para coado e afins:

 

1. Para mim, de 3 a 5 dias de torra é o pico. Até 10-15 também é bom, mas já começa a perder muito se o café tem características sutis.

 

2. Depois de aberto, acho que depois de 7 dias já decai muito, mais do que pro expresso. Mas se o café era recém torrado, dá para prolongar isso com embalagens boas, ou potes com fechamento a vácuo para evitar muita oxidação etc.

 

Tem esse blogue de um cara chamado Rich Helms e ele fez um experimento para verificar o volume de CO2 liberado em grão e moído:

 

http://coffeetroupe....eetroupe/?p=746

 

Tem mais de uma publicação no blogue, ele fez mais de um experimento, bem interessante.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simone,

 

Complementando a resposta do Marcio, existe ainda a possibilidade de congelar o café para diminuir o ritmo de "envelhecimento".

 

Há entusiastas que defendem e outros que desaconselham, mas os testes sérios que li sobre isso apontaram que o processo funciona. Eu sou prova viva, pois tenho o hábito de congelar regularmente e posso atestar que o café decai muito mais devagar quando congelado. Para isso é fundamental congelá-lo de preferência na embalagem original ainda fechada, ou se não for possível em um pote hermeticamente fechado e com o mínimo de ar possível.

 

No momento do uso o café também deve ficar na embalagem na qual foi congelado até que volte à temperatura ambiente, pois caso seja aberto antes disso poderá haver condensação nos grãos.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo o caminho da tentativa e erro nas minhas incursões pelo mundo do espresso, concluí o mesmo que o Márcio: em geral o café fica mais rico e com melhor sabor quando se espera perto de 2 semanas após a torra para abrir o pacote, e o mesmo deve ser consumido, em média, em até 10 dias, conservando-se os grãos bem fechados na embalagem ou em um pote "de vácuo" (entenda-se, pressão negativa).

 

Contudo, numa expressão menos radical da pratica testada e aprovada pelo Leo, guardo os pacotes de café na geladeira, dentro de um pote hermético, na parte mais fria da mesma, mas não no freezer nem no congelador. Mesmo depois de 4 ou 5 semanas o pacote fechado mantém as características que um pacote não-resfriado mostra ao ser aberto entre o 12o e o 14o dia. A diferença é que o prazo para consumo diminui: após 10 dias após a abertura, e mantido em pote hermético mas fora da geladeira, o sabor já muda perceptivelmente e muitas notas desaparecem. Mas até o 7o ou 8o dia ainda fica muito bom, sem perdas muito notáveis. Mas como acho que isso é mais arte do que ciência, penso que vai do paladar de cada um...

 

Quando congelei, segundo minha percepção, notei que o aroma de alguns cafés testados mudou, já o de outros com os quais experimentei não apresentaram mudança. Para evitar surpresas, e como hoje há várias opções de compra, não tento mais congelar, utilizando apenas intensa refrigeração.

 

Bons cafezinhos!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olhando os tópicos acho que esse é o mais apropriado para a dúvida

 

 

Gostaria de saber quais as características que se alteram entre o café torrado novo com o velho. Como poderia identificá-las, caso não haja a data da torra na embalagem? Notaria a diferença pelo sabor (quanto mais velho mais amargo, seria isso), pela quantidade de espuma do café extraído (quanto mais novo mais espuma produz)? Ou por qual outra característica.

 

Faço essas perguntas, pois como recentemente adquiri uma maquina de café e moro longe das cidades que vendem café e o envio do produto até onde moro leva em torno de 10 dias por pac, gostaria de ter esse conhecimento teórico para poder avaliar os grãos, haja vista que quando realizar algum pedido terei automaticamente que armazenar uma quantidade. Desta forma, estes esclarecimentos ajudariam a verificar até quando esse armazenamento estaria funcionando.

 

 

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rogério...

 

Seja bem vindo!!!

 

 

O café velho se torna amargo, com pouca crema e vc notará uma bebida sem graça, enquanto que o café novo te dará uma crema mais consistente e aveludada, sem amargor se não estiver com torra escura e uma bebida encorpada daquelas que cheira toda casa.

 

Mas no seu caso em particular, todos nós aqui iremos te sugerir que compre grãos verdes e torre-os com uma pipoqueira ou bolinha, ou ainda no forno e compre um moinho manual ou elétrico.

 

Com isso terá café 100% fresco e arábica sendo melhor que muito café que as vezes você irá comprar por aí.

 

Qual a máquina que adquiriu?

 

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Olá Rogerio, quando comprar, peça que te enviem o café de torra mais recente, pois até chegar ele já terá descansado uns 10 dias e estará no ponto para uso. Para expresso, passou de 30 dias da data da torra fica ruim, portanto você tem um período de uns 20 dias após a torra com um café legal.

 

Outra dica é pedir a mais e congelar o resto, com isto você não precisa pedir com tanta frequência.

 

Um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

E quanto a esses cafés que vem em embalagem com atmosfera de nitrogênio para combater a oxidação? Duram realmente mais embalados antes de decair?

 

Esse tipo de café é mais difícil de encontrar com torra muito recente, e alguns blends com boa fama no mercado são vendidos dessa forma. O Orfeu é um exemplo, mas há outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Com relacao ao Orfeu posso te garantir que faz diferença. Já abri pacotes do Orfeu com mais de um mês de torra e em perfeitas condições, ainda com cheiro de novo. Já os outros não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, vc já tinha me falado, Leo. Tenho uma certa curiosidade com o da Fazenda Pessegueiro, que é utilizado no Press Café. E já que vc é consumidor do Orfeu, já provou o Eurípede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...