Ir para conteúdo

Delonghi EC220 gotejando café


Leonardo Faria

Postagens recomendadas

Desmonta a valvula limpa ela a mola e a borracha ce vedação., e diz como ficou , se continuar ruim, se a maquina for antiga pode ser calcificação.

Se não for nada disso e a opv (valvula da bomba), custa uns 40 reais na nsshop , o bom da delongui é que tudo é barato e fácil de encontrar .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Olá gente...Sei que esse tópico ficou meio morno, mas sou novo aqui e como estou tentando melhorar o café que sirvo pra patroa, estou precisando de ajuda técnica meio avançada com uma ec200cd usada que adquiri... Se alguém tiver uma vista explodida dela, fica mais fácil para eu explicar a dificuldade que estou tendo com a bomba... Essa máquina será meu laboratório de entrada nos  espressos e sei que aprenderei muito aqui...obrigado por qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua máquina nos EUA chama-se Delongui Bar 32 , o diagrama dela é bem similar.

 

http://www.ereplacementparts.com/delonghi-bar32-espressocappuccino-maker-parts-c-122345_122351_122424.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Carlos... Torcia pela sua resposta, pois vc parece  estar bem onde almejo em conhecimento rsrsr agora vc me pegou com essa: nem cheguei a pesquisar sobre a bar 32 em reviews pq pensei que o nome fizesse referência à pressão, já que a ec200cd só tem 15 bars... Então: essa máquina aparentemente já havia sido aberta e mexida, até pq faltavam alguns parafusos internos, mas como saiu barato e quero usar como cobaia, vá lá. A pressão estava meio fraca, e no vapor inicial,saia água... Só depois de um tempo saia vapor somente.

Abri num primeiro momento até a caldeira para verificar  sujeira e depósitos: nada... Limpo. Conferi passagens, válvula da caldeira e do vapor, tudo limpo...mas continuava com pressão baixa... Então fui para saída de água do reservatorio e bomba. Tudo  ali estava limpo tb, mas ao ligar nem o pouco saia mais. Montei, desmontei a bomba, e observei o seguinte: no corpo dela onde se rosquieia a válvula38 tem um fixador de uma válvula com mola que se eu desrosquear a água sobe com mais facilidade, porém qd se coloca a válvula38 ,ela empurra a peça para baixo criando dificuldade à passagem de água. Desliguei a resistência da caldeira, desconecte a entrada de água na caldeira e liguei a bomba e a água sai fluida, mas não sei o que é normal. Reconectei a água na caldeira, tirei o pino da válvula de vapor e liguei. A caldeira enche. Fecho tudo, ligo a resistência, ela aquece, a bomba funciona mas não libera água. Se eu tirar a válvula da caldeira, a água sai. Me parece falta de pressão, mas aí quem pode saber o que fazer é vc  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo sai pouca agua pelo grupo , a valvula 38 é a opv ela limita a pressao da bomba que pode chegar a 15 bar em 11bar.

A agua sai da bomba entra na valvula 38 e sai para a caldeira , a valvula tem uma segunda saida mais fina que retorna agua para a aspiração da bomba , se essa valvula tiver problema , ao inves de limitar a pressão em 11bar ela pode estar limitando em um valor bem baixo , nesse caso a agua virtualmente retorna quase toda para a aspiração.

Desconecte a mangueira 40 e veja se sai muita agua pela valvula , se estiver saindo um lato constante é sinal de problema.

 

Outra opção , e essa vc deveria verificar antes da checar a válvula 38 , pois é muito mais provável de ocorrer.

O conjunto das peças , 45 , 46 , 47 e 49 , formam uma valvula que abre quando a pressão da agua na caldeira chega a 5 ou 6 bar , permitindo a extração de café.

Se essa valvula travar ou quebrar fechada , a pressão da bomba vai subir e quando chegar a 11 bar a valvula 38 vai retornar toda a agua para a aspiração.

 

Como falei antes comece pela segunda pois se ela estiver com problema vai levar a valvula 38 funcionar como se ela ao inves do conjunto 45, 46, 47 e 48 tivesse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então: na saída traseira da 38 a saída é pequena de água... Fui ali primeiro pq já tinha limpado e chegado obstrução na válvula da saída da caldeira. Tudo montado, não sai nada...nem pinga... Se eu afrouxar o parafuso da válvula, consigo fluxo( quase queimei o dedo), mas é reabertas e trava...A mola com o vedando entra e sai livre, apesar da mola aparentar ser meio dura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa ver se eu entendi , a valvula 38 , parece ok , ela deve quando pressão chega a 11 bar , manter a pressão maxima em 11 , desviando parte da agua para manter essa pressão .

 

O conjunto 45 a 49 é regulada para abrir entre 5e6 bar , mas a função dela é impedir que uma vez terminada a extração o grupo fique pingando .

 

Quando o conjunto 45 a 49 esta fora sai vapor , o que é esperado pois a caldeira esta vazia , a agua entra e cai sobre a resistência e vaporiza .

Vamos facilitar para vc não se queimar , solte um dos bornes da resistência pelo o que eu me lembro eles são plugados.

 

Sem aquecer o conjunto , monte tudo com a valvula 45 a 49 montada também , abra a a valvula de vapor , ligue e espere a caldeira encher , quando estiver saindo um jato sólido prlo bico de vapor , feche a valvula .

A pressão dentro da caldeira deve subir ate forçar a abertura do conjunto 45 a 49 , se não sair nada , desligue e afrouxe o conjunto 45 a 49 ate ate começar a sair agua , vá folgando ate sair água.

Se vc precisar retirar o conjunto 45s49 para a agua sair , significa que essa mola 49 esta com problema , ou sua bomba esta com problema.

 

Não acho que é a bomba , se fosse isso a valvula 38 jamais abriria indicando que a pressão esta chegando a 11 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria sim , essa mola pode ser o problema , como a maquina não é nova , essa mola pode ser uma gambiarra.

 

Como vc esta usando ela como cobaia, tente reduzir a pressão dessa mola.

 

Se melhorar compre uma mola e uma sede novas :

 

https://www.nsshop.com.br/detalhes/mola-da-valvula-de-silicone

 

https://www.nsshop.com.br/detalhes/valvula-de-silicone

 

São baratas , se não der certo troque a valvula 38

 

https://www.nsshop.com.br/detalhes/valvula-da-bomba-ec200cdb

 

Se não der certo troque a bomba :

 

https://www.nsshop.com.br/detalhes/bomba-eccdb-esam-120v

 

Chegando nesse ponto vc vai estar com uma maquina nova , já que só sobrou a caldeira e a resistência , como a caldeira não tem vazamento ou calcificação , e a resistência esta "resistindo" , não tem mais nada para trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao consegue , para vc ter uma idéia , em um prédio de 12 andares se vc estiver no primeiro e abrir uma torneira toda , a pressão será enorme e vc não terá condição de segurar , essa pressão estará na faixa de 3 a 4 bar .

 

Dito isso colocar o dedo não prova nada , pois esse tipo de bomba precisa de uma resistência para a pressão subir , como seu dedo vai deixar sair agua antes de chegar a 1 ou 2 bar , a pressão jamais passará desse valor.

 

A potencia da bomba não vai melhorar a qualidade do café , tem cafeteiras que custam quase 10.000 reais e usam o mesmo modelo de bomba.

Use a original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... então para ter certeza do funcionamento da bomba, teria que tampar e segurar até não aguentar mais, ou ela não chegará a esse ponto...Pelo que entendi, a bomba tem efeito cumulativo, aumentando a pressão a partir da câmara cheia.... Se ela está cheia e funcionando bem, eu não deveria conseguir segurar manualmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o conjunto 45 a 49 vc não deve segurar , nunca fiz esse teste , lembre-se que a pressão e grande mas o volume de agua empurrada é pequeno , portanto não pode vazar nada pois a menor quantidade que vazar vai derrubar a pressão.

 

Vc já tentou reduzir a pressão da mola ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desenho dela não.permite... É cônica, e mesmo que eu diminua o tamanho, com base no teste de afrouxar o parafuso com a bomba ligada, teria que tirar 1/3 dela, pois como disse, sem o conjunto, seguro a água numa boa... Estou pensando.em abrir de novo a bomba e revisa-la com cuidado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz outro teste: enchi a câmara, também com o dedo, sem conjunto, e segurei bem,. Desliguei a bomba e tirei o dedo: não tinha pressão acumulada...Desconectei a mangueira de retorno da válvula 38, e refiz o teste: não houve aumento de fluxo...aliás, não saiu quase nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tinha percebido que vc tinha desmontado a bomba , nesse caso vc tem que ficar atento pois a bomba tem uma valvula de segurança interna , que liga a aspiração com a descarga quando pressão sobe muito .

Essa pagina será bem util .

 

http://ulkapumprepair.blogspot.com.br/2008/10/original-website-page.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua máquina tem 7 anos , como sua mola é a cônica , isso significa que que a mola não é gambiarra é a original.

 

Começo a achar que a mola esta ok , pois o normal é a maquina ficar pingando .

 

A valvula 38 passando pouca agua significa que a pressão não esta subindo muito.

 

Agora eu acho que essa bomba deve estar bombada.

 

Um ultimo teste , desconecta a saida da bomba e tampa ela com o dedo , se vc conseguir segurar a pressão sem vazar a bomba esta com problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmado...bomba... Bora desmontar de novo e ver o que sai rsrsr

Ainda bem que vc pode me ajudar... Tô louco pra começar a acertar a extração... Tenho um moinho manual da botinni, que vou modificar pra ficar mais preciso e gerar um pó mais homogêneo... Depois vou tentar torrar uns grãos em casa. Rsrsrs putz.. Esse negócio vicia mais que tomar o próprio café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... Restaurou a pressão que tinha qd chegou,(faltou uma esfera na remontagem da bomba), mas voltei ao ponto inicial de achar que ela não está na sua melhor forma... Vou comprar um pó moído de espresso e fazer mais umas tentativas, depois acho que vou arriscar uma bomba nova...

Carlos, muito obrigado, espero que essa maratona ajude mais alguem. Essa semana vai ser meio corrido, pq na sexta 22 vou pro RJ e volto no domingo, mas aí vou mexer melhor nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vazão teórica da Ulka (livre, sem restrições) e de 600ml/min.

Desde que um duplo consome aproximadamente 60ml em 25seg, com vazão acima dos 250 - 300ml/min (contando com as restrições da máquina), diria que ainda deveria funcionar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber esses dados, Bernardo, mas aparentemente o problema dela está ligado à pressão no momento em que se faz a resistência pelos filtros e pelo pó... Ela pode até fornecer volume próximo ao ideal,mas se não tiver força...Seria legal ter uma bomba nova, e fazer um teste de coluna ascendente,o que poderia ser usado como referência de teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...