Ir para conteúdo

Dicas para aprimorar o paladar


Postagens recomendadas

Gui, faz hoje sim. Fica como grupo de controle, do que NÃO sentir em uma degustação. Depois você repete num dia bom (fora da tpm).

 

Vou mandar um email para ela, pedindo palpites aqui.

 

E o shot, saiu? Talvez você deva fazer um downgrade pros moinhos manuais...

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demorei mas cheguei!! rs

Essa semana tá corrida, se não fosse a Ana me avisar do tópico só ia acabar vendo ele no final de semana!

Fazer uma análise sensorial simples (doce, salgado, etc) eu sei e trabalhei com isso, mas para café ainda estou aprendendo como todos.

As soluções do treino são bem simples de serem feitas, quando vocês estiverem familiarizados com elas podem começar a misturar: doce+salgado, ácido+doce, etc. Em uma das etapas das provas de Q-Grader eles fazem isso, a mistura dos gostos básicos com diferentes intensidades (doce médio+salgado fraco, ácido fraco+amargo médio, etc). Aliás essa semana a Academia do Café está com o curso e as provas para Q-Grader.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive na Academia hoje Andréia! A salinha de provas tava cheia lá. O tal do gringo também estava la! Muito bacana!

 

Você está fazendo o curso?

 

(Tô tentando dormir.. Mas acho que o nível de cafeína hoje tá beeeeeeem alto...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a melhor maneira de fazer esta prova sensorial, Andréia? Mistura tudo (cada um dos tipos, nas proporções que você sugere), reserva algumas horas e fica lá provando cada um e as misturas? Se guardar os líquidos prontos e retomar no dia seguinte eles já terão sofrido alterações?

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente utiliza-se a cafeína para o amargo, que vem em forma de pó (é meio chatinha para dissolver). A cafeína pode ser encontrada em farmácias de manipulação ou em suplementos.

 

As soluções dos testes podem ser preparadas com antecedência, aconselho a fazer as misturas e provar a temperatura ambiente, mas se quiser guardar na geladeira pode. Mas tem um detalhe, se for provar uma solução gelada, prove sempre gelada, se for a temperatura ambiente prove sempre a temperatura ambiente. A temperatura modifica a percepção, quanto mais frio menor é a percepção dos gostos básicos. Podem até fazer um teste preparando uma das soluções e colocando uma parte na geladeira e deixando outra a temperatura ambiente, depois provem uma seguida da outra e poderão notar essa diferença.

Não ocorrem alterações nos líquidos se forem guardados na geladeira, eu acho que o maior problema seria as soluções ficarem com gosto de geladeira... aí seria ruim.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cafeína segue o mesmo do ácido - 0.035%, 0.07% e 0.14%.

 

Uma coisa importante: as soluções devem ser expelidas! ninguém precisa ficar engolindo nada, e enxaguem a boca com água pura entre uma solução e outra.

 

Esses treinos não são exatamente agradáveis, mas sempre podemos tomar um bom café depois néh? :-)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E do umami, amiga, como faz? Ou ele é sutil demais para ser reproduzido?

 

Por favor, as dosagens de cafeína, como pediu o Gui (já que ele anda precisando consumir cafeína... ).

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Essa japa é fera! Nega a raça não kkkkkkkk

 

Mas outra perguntinha (besta por sinal)..

 

Tem que experimentar tudo no mesmo dia ou vai testando com um tipo só e a medida que vai aprendendo vai mudando o gosto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, amiga, vou preparar meu kit. Além do ácido preciso acrescentar a cafeína, comprada na farmácia.

 

Ajinomoto tenho aqui. O meu do Japão venceu, vou comprar um tupiniquim.

 

Gui, ela explicou: prova um, depois cospe, enxagua a boca, vai pro próximo... método lhama, saca?

 

Beijo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode provar gostos diferentes no mesmo dia, mas recomendo no inicio testar juntas as diferentes medidas do mesmo gosto, para poder se familiarizar melhor com elas.

 

outra coisa bem importante:CUIDADO COM A CAFEÍNA, essas medidas são bem pequenas, eu não acho que seja possível fazer pouca solução em casa (a não ser que tenham balanças analíticas! rs). Se for fazer tem que fazer um balde, para que consigam medir a quantidade de cafeína na balança de café de vocês! Cuidado pois ser tóxico se não usarem as medidas corretas.

 

Façam as contas corretamente!!! Blz!  ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza.. A parte das soluções já foi..

 

Mas e agora?!

 

Como é a parte de degustar a solução?

 

Tipo, pega uma colher, coloca um pouquinho, põe na boca e cospe e tenta lembrar?

 

Ou enche uma jarra, enche a boca, joga pra um lado, joga pra outro, até reconhecer o gosto?

 

Como faz?  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No.. A cafeína ainda não.. Não dá pra jogar um pouquinho de pó de café na água e pronto não?!  :lol:

 

Ana, sente só:

 

"Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10g."  :blink: 

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafe%C3%ADna

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôo.

 

Eu pensei em comprar na farmácia 10 g para diluir nas diversas soluções, já que não sei quanto custa nem como vem (líquida?).

 

Não pretendo beber tudo de uma vez. :)

 

Gui, like virtual.

 

Já eu pesquisei como os sabores atuam sobre a língua (doce é na ponta etc). Tem uns gráficos legaizinhos, preciso conectar do computador e daí trago para cá.

 

Vamos tentar deixar este tópico bem completinho.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico vai ficar massa! Melhor ainda porque o Gil não tá aqui fazendo suas piadinhas..  ^_^

 

Mas aqui.. A Andréia me passou um protocolo da SCAA. Você tem? Ou caso não tenha, quer?

 

Explica como preparam as provas. Inclusive cita como se coloca o café na boca:

 

"Quando a amostra resfria-se a 70ºC, 8-10 minutos após a adição de água, a avaliação da bebida deve começar. A bebida é sugada para a boca de tal forma que cubra a maior área possível, especialmente a língua e o palato alto, pois os vapores convergem à área retro-nasal na sua intensidade máxima nessa temperatura."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aqui.. Like virtual nada.. Espera a cota aí encher e vai curtindo... kkkkkkkk

 

Desse jeito não vou conseguir a cadeira top do CDC (a cadeira de likes).. A mais desejada por sinal!  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quero sim, Gui. Conforme for, se não tiver direitos autorais etc. e estiver em pdf, um dos moderadores pode pendurar aqui.

Manda por favor para cafe.com.vc@gmail.com que eu peço para eles colocarem (ou o link).

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu acho que não tem direitos autorais.. De qualquer forma, a fonte em inglês é da própria SCAA:

 

http://www.scaa.org/?page=resources&d=cupping-protocols

 

O arquivo .pdf que tenho só está traduzido.. Nada mais..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...