Ir para conteúdo

Emprego de Barista


Postagens recomendadas

É um salário digno de que o próprio barista não poderá consumir um café especial em sua própria casa e nem dá para culpar os donos das cafeterias já que os impostos aqui são proibitivos.

O Brasil como ele é, imagina o que o Daniel escreveu acima, trabalhar até de domingo e até fatiar presunto, deve ganhar o que uns 1600 reais no máximo?  Não dá nem para culpar o coitado do barista em não preparar um excelente café, mal deverá conseguir pagar o próprio aluguel, situação triste viu, poderia ser melhor para todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma realidade que trava em todos os lados mesmo, indo das cafeterias aos cursos. Uma formação completa no coffeelab deve estar na casa dos 4 mil. Que barista tem essa grana pra investir? E querendo ou não, poucas cafeterias em SP tem bala na agulha pra pagar um salário "digno".

 

Hoje, na 1268, meu funcionário faz TUDO. Lógico que os cafés perdem um pouco, mas uma coisa é botar o funcionário pra fazer tudo, outra é não dar a formação pra ele fazer tudo, que é o que ocorre em grande parte das cafeterias hoje. Adoraria ter uma demanda pra ter um funcionário exclusivamente barista, mas mesmo na Walter com uma equipe de 4 pessoas (2 fixos + 2 sócios + extras no dias caóticos) não conseguia manter um dedicado. Para aumentar as margens, muitas cafeterias, além de venderem muita coisa que não café, fazem a produção no espaço. Meu desejo na 1268 era terceirizar (quase) tudo que não fosse café. Depois de 3 meses, produzir as coisas virou questão de sobrevivência x.x

 

É uma cadeia travada numa série de aspectos. Eu, por sorte, só tô no mercado ainda pela tributação ser baixíssima e por estar num espaço licitado, que me restringe muito, mas me dá uma série de vantagens.

 

Torçamos para melhorar (apesar da tendência ser piorar, principalmente para os baristas, com a prevista perda de direitos trabalhistas nos próximos tempos)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

E aí, está ensinando de forma correta ou  falando algumas bobagens, o que vocês acham do vídeo de um curso de barista?

 

https://www.facebook.com/williamsonscoffee/videos/vb.217588048398139/626393637517576/?type=2&theater

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vi o primeiro minuto e, sendo da Wlliam & Sons, dou meu voto de confiança, hehe

 

Pelo início, um barista tem que fazer um excelente café e, obrigatoriamente, ser dinâmico. Sempre brinco, café espresso não gosta de carinho, gosta de tapa e porrada. Não dá pra ficar fazendo carinho com o dedo no café, ser fofo usando o tamper, encaixar PF com todo carinho do mundo, ficar meia hora dosando por miligramas o café. Nessa demora toda, PF esfria, xícara esfria, café esfria, queima, oxida e quando se vê, o café já foi, heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Trabalhei por 9 dias em uma cafeteria e não aguentei porque o patrão era abusivo demais. Sei que o ramo exige rapidez, mas ele chegava a empurrar os funcionários, foi bem difícil para mim, cheguei ao limite quando percebi que ia trabalhar triste e não tinha mais nem prazer em fazer minha marmita, coisa que dormindo apenas 4h00, quando trabalhei em uma livraria longe de casa, fazia cantando. O lado positivo foi que descobri uma paixão por café por essa via, porque quis me preparar da melhor forma para o emprego. Eu estou disposto a investir tempo e formação como barista, mesmo que eu não abra minha janela e os dólares pulem na minha cara, mas porque acredito nas ideias que o café traz com ele (valorização dos pequenos produtores, produção artesanal, preocupação com o meio ambiente, etc). Também fico muito feliz perceber a colegialidade que existe entre os cafés, pelo menos aqui em São Paulo, para mim é um ramo distinto dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhei por 9 dias em uma cafeteria e não aguentei porque o patrão era abusivo demais. Sei que o ramo exige rapidez, mas ele chegava a empurrar os funcionários, foi bem difícil para mim, cheguei ao limite quando percebi que ia trabalhar triste e não tinha mais nem prazer em fazer minha marmita, coisa que dormindo apenas 4h00, quando trabalhei em uma livraria longe de casa, fazia cantando. O lado positivo foi que descobri uma paixão por café por essa via, porque quis me preparar da melhor forma para o emprego. Eu estou disposto a investir tempo e formação como barista, mesmo que eu não abra minha janela e os dólares pulem na minha cara, mas porque acredito nas ideias que o café traz com ele (valorização dos pequenos produtores, produção artesanal, preocupação com o meio ambiente, etc). Também fico muito feliz perceber a colegialidade que existe entre os cafés, pelo menos aqui em São Paulo, para mim é um ramo distinto dos outros.

 

Patrãozinho dando uma de patrãozinho.... e é o que mais tem, infelizmente

 

É uma área difícil para empreender? Bastante, mas a questão vai bem além de impostos, pois tem muito dono de quiosque chorando de barriga cheia, enfiando café ruim pro cliente e pagando muito pouco e não dando formação minima pra baristas, aí é foda.

 

Aqui na 1268, devido ao porte, todo mundo faz tudo... café, bolo, pão e por aí vai, além de ajudar na limpeza. Café dá dinheiro? Quando se vende MUITO. É um produto com alta margem de lucro, porém barato, contribuindo pouco pro negócio, forçando que contrata e quem trabalha a desempenhar multiplas atividades, infelizmente

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Realmente,

 

Trabalho na área de T.I há alguns anos e gosto muito do que faço, amo café também, mas devido ao alto custo de aprendizado e alto custo nos itens não acabo tendo oportunidade de me desenvolver diretamente ao barismo. O salário pago também em minha cidade para um barista torna -se inviável a decisão de entregar -me ao ramo.

 

Continuo trabalhando em minha área e nos momentos de descanso, vou aos poucos aperfeiçoando e aprendendo mais sobre o café. Claro, fiz curso de Café Filtrado expandindo a maioria dos métodos de coado, Café Espresso com introdução ao leite vaporizado e Harmonização de alimentos. Recentemente estou querendo fazer o de Latte Art, mas novamente entra a questão do R$, havendo necessidade de aguardar um momento oportuno devido ao alto custo.

 

Sinceramente, quando vou em uma cafeteria local que gosto muito de minha cidade, sinto imensa vontade de ficar o dia todo lá e ser barista, mas quando fecho a porta na despedida, vejo que tenho outras prioridades "Família" pela qual não posso aventurar -me de uma hora para outra e regredir financeiramente.

 

Outras "Cafeterias" que conheço por aqui, vejo esta defasagem, pois os colaboradores fazem tudo no local, atendem os clientes de uma forma precária e na hora de extrair o café, apresenta total despreparo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...