Ir para conteúdo

Saches E.S.E. (ease serving espresso)


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Tem certo japonês aqui no CDC que depois de muito me aporrinhar acabou me inspirando a escrever alguma coisa sobre Saches E.S.E. .

 

Esse texto é voltado para quem comprou uma maquina a pouco tempo e não tem experiência e os acessorios necessários para começar a extrair bons expressos (filtros despressurizados , tamper , balança , moedor bom ) e não sabe ainda as técnicas de compactação , WDT , controle de temperatura e etc.

Isso tudo apesar de simples de aprender leva algum tempo , além de um moedor bom no Brasil custar muito caro.

 

Normalmente após gastar uma nota comprando uma cafeteira a pessoa descobre que para saborear os tão sonhados espressos , lattes e capuccinos em casa , ainda falta tudo isso e com certeza vai ter que gastar muito mais comprando um moedor.

 

Essa frustração é comum e pensando em contornar esses e outros problemas para obter um expresso decente , que os engenheiros da Illy , desenvolveram uma solução que eu considero genial , o sache ESE .

 

A ideia original era reduzir o numero de pessoas que logo após comprar uma maquina de espresso abandonavam ou desistiam devido a grande quantidade de problemas e custos que envolvem a confecção de um espresso aceitável (segundo os padrões da INEI).

 

O padrão criado pela Illy irá permitir que alguém com a maquina recém comprada e sem conhecimentos ou outros acessórios fará um expresso aceitável sempre com a mesma qualidade (repetibilidade).

 

Na verdade sache é tão simples que mesmo sem ler o manual da maquina direito dá para extrair um expresso com ele.

 

Como nasceu o padrão : Em 1989 os engenheiros da Illy da Italia , estabeleceram esse padrão visando resolver todos os problemas que existem ate hoje para a extração de um expresso aceitável :

Características da maquina , erro de operação na maquina , dosagem errada de café , prensagem errada , granulometria errada e café de torra velha.

 

O Sistema criado além de resolver esses problemas tinha as seguintes características :

Fácil de usar , rápido , limpo , fácil compatibilidade com as maquinas existentes , deixava ao cliente a liberdade de escolha de maquina e do café (marca e tipo) e finalmente produziria um espresso de qualidade constante (repetibilidade).

 

Em 1998 o "Consortium ESE" foi criado e atualmente milhares de marcas de café são produzidos como Saches ESE e mais de 80% das maquinas de espresso tem "certificação ESE" sendo que esse numero se aproxima de 100% quando consideramos apenas as maquinas mais baratas.

 

E o que é um sache ESE ? O café é torrado e moído de acordo com as especificações do consorcio , logo em seguida ele é prensado por tampers hidráulicos com 35psi (2,4 bar) e envolto em papel , logo em seguida ele é colocado em uma embalagem onde o ar foi substituído por nitrogênio na pressão ambiente.

Isso garante a torra , moagem , prensagem e conservação do café (2 anos) de forma a produzir um espresso de qualidade constante nas maquinas certificadas.

 

Os saches eram produzidos em 2 formatos 7g com diametro de 44mm (single) e 14 g (double) 55mm , não vamos falar desse ultimo que eu nunca encontrei a venda no Brasil.

  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como  eu falei antes quase todas as maquinas de espresso tem Certificação ESE e aceitam saches ESE , é importante frisar que essas maquinas  só aceitam saches ESE , os demais tipos de café monodose não podem ser usados em uma maquina com certificação ESE

 

Senseo , Dolce Gusto , capsulas (nespresso) , 3 corações (cafittaly) e outros , exigem maquinas próprias e não servem para cafeteiras espresso.

 

Nesse site pode-se identificar as diferenças entre os saches ESE e ou outros tipos de café monodose existentes , de modo a evitar comprar sache errado para sua maquina.

 

http://www.delico.nu/podguide.php

 

É comum no inicio confundir o sache ESE com o sache senseo , eles são um pouco parecidos , e ambos  usam o nome sache , mas , são completamente incompatíveis .

 

Sache ESE :  http://www.podmerchant.com/images/espresso-faq/ESE-Pods-for-Espresso-Pod-FAQ.jpg

 

Sache Senseo : http://www.24oranges.nl/wp-content/uploads/2012/10/senseo-branko-collin.jpg

 

As embalagens de saches ESE normalmente tem o símbolo do "Consortium ESE "  :

 

http://www.noircafe.ca/images/stories/logo%20ese.jpg

 

Uma grande vantagem do sache ESE é que eles são vendidos em supermercados e pela internet , existem dezenas de marcas no Brasil , sendo varias delas regionais.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande liberdade que o sistema ESE permite é que vc possa escolher a sua maquina de espresso e o café com total liberdade.

 

Existem dezenas de marcas de café que são embalados como sache ESE , vc pode escolher blends diferentes ou mesmo descafeinados .

 

Algumas das principais marcas existentes no Brasil :

 

Café Orfeu - http://www.cafeorfeu.com.br/ - Esta com problema de qualidade

 

Spress - http://spresscafe.lojavirtualfc.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=8986&IDCategoria=69206&q=cafe-em-saches

 

Sache Madame Dorvilliers - http://madamedorvilliers.com.br/loja/index.php?route=product/category&path=20_64

 

Saches Melitta - http://www.melitta.com.br/detail_d6_e3_h2_pt,71233,70756.html

 

Saches Café Ferrero - http://www.caffeferrero.com.br/

 

Saches Bravo Café - http://www.bravocafe.com.br/produtos.asp

 

Saches Café do centro - http://www.cafedocentro.com.br/produtos

 

Saches Astro café - http://www.astrocafe.com.br/produtos.asp?IDConteudo=12&language=pt

 

Saches Cia. Organico café - http://www.ciaorganica.com.br/br/a_empresa/nossos_produtos.html

 

Saches Illy (importado) - http://www.illy.com/wps/wcm/connect/pt/cafe-em-casa/cafe-doses-individuais-ese

 

Algumas Lojas online :

 

Café Store - http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/dept.asp?partner_id=&tu=b2c&departamento=Sach%EA&dept_id=17&template_id=62&parent_id=1

 

Café Fácil - http://www.cafefacil.com.br/cafes?cat=70

 

A lista de cafés e sites e muito grande , isso é apenas um exemplo.

Editado por carlos eduardo
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabor dos saches ESE ? O sache é um tradicional espresso italiano segundo os padrões da INEI , terá 25/30 ml de volume , quando extraído em 25/30 seg , como um expresso italiano ele é forte , encorpado e possui 4mm de crema espessa , mal tirado ficará amargo.

 

Antes de provar um sache é preciso ter em mente que ele é um espresso , portanto é forte , tem razão de preparo em torno de 50% , não se parece com Nespresso , que não é espresso.......... é Nespresso que é outra bebida , com razão de preparo diferente , para um gosto diferente.

 

Devido as suas características e por ser encorpado (como deve ser um espresso) ele quando misturado com leite produz capus e lattes saborosos.

 

Como extrair o sache ESE ? Essa é talvez a pergunta mais fácil de responder.

Deixe sua maquina aquecer , coloque o filtro para sache no PF , coloque o sache no filtro , faça uma extração de no maximo 30seg (ideal de 25 a 30 seg) se sua maquina estiver ok e o sache estiver dentro da validade , vc terá um espresso single de 25 a 30 ml , nunca deixe a extração passar muito de 30 seg ou o espresso ficará amargo e aguado.

 

Estando tudo ok , a extração produzirá um espresso como esse , feito recentemente

 

https://instagram.com/p/jJQpSaRq3J/

 

https://instagram.com/p/jJQlEPRq3G/

 

Um espresso de sache , quando extraído de forma correta , produz um espresso melhor que a maioria dos espressos que vc encontrará na media das cafeterias brasileiras.

 

Contudo , sempre será pior que um espresso feito a partir de um café de torra recente , moído em um bom moedor e extraído na sua maquina , isso creio eu é devido em parte ao fato que com o tempo vc irá instintivamente acertando a razão de preparo do seu espresso para o seu gosto , coisa impossível de ser feita em um sache.

 

Um ultimo uso para os saches :

 

Se algum dia sua maquina estiver estranha , as extrações não estiverem saindo a contento e vc não sabe se ela esta com os parâmetros de temperatura , pressão e vazão corretos , uma solução simples , para quem tem maquinas com certificação ESE , seria fazer uma extração com um sache , se a extração produzir espresso de 25 a 30 ml em 25 a 30 seg com a aparência das fotos acima , sua maquina esta ok. :)

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale lembrar que a extração do espresso com sachê, requer o filtro próprio para sachê e com os devidos aparatos.

 

No caso da Gaggia, por exemplo, precisa do filtro para sachê e mais a pecinha preta pressurizadora.

 

Na Poemia, o porta-filtros deve estar como de fábrica. Com os devidos aparatos. Não pode extrair com o pf despressurizado.

 

E por aí vai. Fica mais uma dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou até pensando em comprar uns saches.. Não pelo café em si, mas para poder como anda o desempenho da máquina. Afinal de contas, o sache foi feito para uma extração ideal. Se der alguma diferença na extração, algo pode estar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha maquina é de sache. Italian Express. Não é magnifico, mas como foi dito, é melhor que a maioria dos cafés de cafeterias que tomo por ai. Mas já comecei meu processo de migração. Um moedor manual aqui, previsão de compra de maquina ali, e assim caminha a humanidade.

 

Parabéns pelo didático tópico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz uns 3 anos que experimentei sachês do ateliê, na época eles tinham um café chamado Royal Reserve, que até hoje tenho saudades...

 

Com o filtro p/ sachês original da evolution realmente não ficava bom. O café saía muito devagar, a bebida ficava amarga, superextraída

Mas com o pod kit (http://www.espressotec.com/index.php/parts/baskets/gaggia-pod-adapter-kit.html )  ficava muito bom. O volume certo no tempo certo.

Como o Carlos falou, não é tão bom quanto um expresso normal bem tirado, mas é melhor do que 9x% das cafeterias que tem por aí.

 

O problema do kit é que depois que instala a máquina só funciona com sachê. E Leva uns 5 a 10 minutos p/ desinstalar e voltar o grouphead antigo

 

Os únicos que já testei foram do Ateliê, e achei horríveis. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Carlos Eduardo. Seus posts são excelentes.

Pra quem não tá craque no uso da cafeteira, moinho, tamper, etc, e já quiser fazer um café apresentável, inclusive para as visitas, o sachê parece uma boa opção. Eu ainda não usei, mas agora estou tentado a experimentar alguns.

Vale lembrar que o filtro que certo para usar ESEs na Gaggia é o single pressurizado, com o pininho preto. Olha o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hvlifEL2xBE.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Lucas, já se comentou aqui certa vez que pra extrair bem com sachê precisa de uma máquina adaptada. Aquele filtro adaptador de fábrica não presta. 

 

O melhor do sachê é a limpeza. Por outro lado, no meu caso, não investi em moedor e máquina pra usar sachê. Claro que pode ser uma excelente alternativa inicial, ou até a solução para quem não quer complicação adicional. Mas tem que investir no adaptador, ou em máquina apropriada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sabia que esse adaptador existia Lucas , eu quando recebi a Twin uma das primeiras coisas foi fazer uma extração de um sache , fiz como no video que o João postou , ficou perfeito como sempre , me tranquilizou quanto ao estado geral da máquina.

Na minha gaggia as extrações são sempre assim , sem problema , na verdade o sache foi inventado para isso , ser simples.

Ele funciona em qualquer maquina certificada , usando o filtro próprio , não necessita de nenhum aparato extra , eu pessoalmenta acho que o único momento que uma maquina mais barata com PF de 51mm por exemplo se iguala as mais caras é na hora de usar o sache , a extração na minha delongui (PF 51mm) é identica em qualidade do que a extração na gaggia.

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que engraçado isso, Carlos. A minha experiência é parecida com a do Lucas, só que o café pra mim ficava subextraído e com crema rala e clara.

 

Comprei sachê só quando recebi minha máquina e ainda não tinha moedor. Detestei tanto que as duas caixas de sachê que tinha comprado duraram até eu vender a máquina, mais de ano depois. Gostaria de experimentar de novo agora, já com um pouco mais de experiência, mas não consigo ser otimista à respeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém sossega nesse fórum, né? Quem tem uma máquina mais simples usa sachê e fica sonhando com uma máquina mais profissa e um moedor legal e tal. O Gil tem uma La Pavoni e quer fazer sachê. O outro compra cápsulas de nespresso, abre, tira o café, remói e extrai. É assim...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para minha máquina que não tem este filtro, nem vou achar nada que sirva, o que fazer para poder usar sachê ?

 

Com seu equipamento usar sachê é uma insanidade. É como comprar um carro importado e colocar combustível adulterado.  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...