Ir para conteúdo

Filtro IMS (Competition Filter)


Postagens recomendadas

Chegou  hoje meu filtro IMS 17g :)  , foi bem mais barato que um VST , no site alemão cafekultur.

 

Preço 20 Euros , com o desconto do Mehrwertsteuer (VAT) ficou em 16,20 mais 6 euros de frete , total de 22,20.

Entre o momento que foi postado na Alemanha (28/02) e hoje , foram 32 dias , a caixa chegou lacrada a receita ignorou.  :lol:

 

https://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13551576655/

 

Para comparação , o IMS é o da esquerda do centro é o La Marzocco duplo (L116A) e o da direita é o Rancilio duplo

 

https://www.flickr.com/photos/115413403@N07/13551912594/in/photostream/

 

Alguem aqui já usou um filtro IMS ? Amanhã vou fazer uns testes comparativos.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do jeito que a coisa vai com a receita, talvez eu devesse cogitar um desses...

A ouvidoria disse que não foi extraviado o meu, mas que a nota ainda não foi digitada, porque eles têm muitas pra fazer. O curioso é que o Fernando aqui do Rio recebeu o Lido 2 dele, comprado uns 3 meses depois do meu filtro, em menos de um mês e vindo dos EUA. Ou seja, claramente não é uma fila única.

Me revolta não haver nenhum tipo de limite. Afinal, um preso depois de sei lá quanto tempo é solto porque expira o prazo que pode ficar no xilindró. Só para pegar nosso dinheiro é que não tem prazo?

Enfim, boa sorte com os filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, não é bem achismo. Na Marzocco não se fabrica filtros (aliás, não acho que nenhuma empresa de máquina de café investiu nessa estamparia, imagine para o pequeno volume da Marzocco como seria caro!). O projeto da VST era em conjunto com a LM, e aqui é apenas um boato: parece que houve um certo desentendimento entre Vince (VST) e eles (LM) e ele lançou os filtros VST antes mesmo da Strada.

 

Não sei o custo que é adicionado pela fase de certificação de cada filtro, mas deve ser alto por licença do software etc. Acho que a LM vai usar também os filtros sem essa fase, eu já vi de perto.

 

A VST não fabrica, apenas desenvolveu, e não sei onde o Vince manda fabricar...

 

A IMS tem muita coisa legal, incluindo telas de distribuição, mas... Onde se compra?

 

Abraços,

 

Márcio.

 

Nesse site Alemão , agora Marcio vc poderia me dizer qual é a diferenca entre um filtro VST para um IMS.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal não adianta estressar , se o filtro sumir mesmo , compra com o alemão o VST nele custa 22 euros tirando o Mehrwertsteuer fica uns 18 mais 6 de frete , tudo vai ficar em torno de 70 reais. ;)

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diferença é que o VST é americano e o IMS italiano... :-)

 

Acho que a IMS já era grande fabricante de filtros e telas, mas talvez essa linha competição veio em resposta ao VST, que também veio no vácuo de filtros feitos com mais precisão.

 

O Vince, do VST, tentou seguir uma linha de formato padrão e só mudar profundidade e quantidade de furos para volumes distintos. A idéia é que não se necessite mudar muito a moagem entre os filtros. Os furos são finos, mas a quantidade é grande, normalmente tem que moer um pouco mais fino na dose nominal. Ele também deve ter os projetado com base nas medições de extração usando o Mojo. Não sei onde ele fábrica os filtros... China?

 

Da linha competição da IMS não sei muito, mas tem bastante informação técnica no site deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, e será que ao final da comparação seria possível definir que um é melhor que outro?

 

Ou são simplesmente propósitos diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve uma discussão no Kaffeenetz um tempo atras sobre esse assunto. Eles discutiram os filtros VST, IMS e ACCURATO (http://www.tidaka.net/de/Siebe/Standardsiebe-58-mm.html). O ACCURATO é mais barato ainda.  Eles chegaram na conclusão (se eu lembro tudo corretamente) que tem sim certas diferenças no volume e tamanho de poros, mas que é quase impossível perceber diferenças na xícara.

 

Tenho atualmente a situação que os espressi com o LM1 ficam melhores com alguns cafés do que com o VST 15g, porque usamos o VST muito cheio e precisamos de um de 18 a 20 g. Tenho que ver ainda qual cabe no PF2 da Bezerra, mas o nosso filho é atualmente na Alemanha (turismo sem fronteiras) e vai mandar os filtros. Se alguém quer aproveitar, só é mandar uma MP.

 

Abraços

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu tinha falado no topico do VST , ele é identico , mesmo polimento , gravações a laser , e o resultado igual ao do VST , precisa afinar mais o pó com ele , não consegui ver diferenças entre IMS e VST , sinceramente , hoje , eu acho os La marzocco single e double bem melhores , mais praticos , mais faceis de extrair com um resultado igual.

Talvez em uma maquina top tipo WBC , eles façam diferença , mas , na Gaggia não .

 

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Burny, estreei meu IMS triplo. Fiz com 20g do Obatã, mas chutaria que cabe pelo menos 23g sem qualquer dificuldade. Não mexi na regulagem que está no Pharos e saiu um ristrettão a uns 70% em 35s. Ficou muito bom para uma primeira tentativa. Filtro excelente, aprovadíssimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho preferido mais diluído, na faixa de 50% ou eventualmente até menos, mas não recuso um xaropinho. Não é qualquer café que aceita bem essa concentração, contudo. Porém tive a exata noção de que o filtro aceita uma faixa ampla de dobagens e moagens, o que é ótimo pra acertar o espresso, especialmente as torras claras, que trabalham  costumeiramente melhor nesses limites superiores.

 

Também comprei o menor, de 12-18g. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei curioso que o IMS triplo (28.5 mm) cabe no PF duplo da minha Bezzera. Esperei que um filtro tão monstruoso só cabe no PF naked. Tirei bons shots com o IMS triplo, mas tenho que fazer mais testes.

 

Outra coisa curiosa é que os filtros IMS parecem mais largos do que os da Bezzera e da Tidaka (Accurato) que tenho. Assim não consigo sempre compactar certamente nas beradas com os meus tampers (Cafelat e Tidaka para E61) e tenho canalização de vez em quando nas beradas. Acho preciso de um outro tamper para os filtros IMS.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de usar o ims triplo com 20 gramas.

Foi um Unique Blend a 50%.

O melhor shot que tirei com esse café até hoje.

É muito bom.

Tenho a impressão que no filtro ims os furos são mais largos.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os furos são cônicos. São mais largos vistos por um dos lados.

 

O que eu percebi, Burny, é que o filtro é ligeiramente cônico também, de forma que o meu tamper serve mais justo da metade para baixo da altura do filtro. Não sei como vai se comportar pra sobredosagem, pois daí há uma pequena folga mesmo. Se for o caso, comprar outro tamper, fazer o quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, sim, é cônico. Só usei o IMS triplo até agora com mais do que 18g e sempre tem essa folga. Não é pequena (uns 2 mm) e realmente causa problemas de canalização. Como gosto do filtro vai ser um outro tamper mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AInda não sei explicar, mas to gostando mais do IMS do que do VST. Ainda farei mais testes

 

O tamper ratleware entra com folga maior que o VST, mas nao achei que atrapalha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou gostando muito dos resultados. Os filtros funcionam numa faixa bem grande de granulometria e com resultados bem previsíveis e parecem não tender a canalizar. Bem bom, estão superando minhas expectativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra descartar isso, mas não devia ser, pois estou usando por enquanto mais próximo do limite inferior da capacidade, em que o tamper ainda é mais justo. Acho que é mais sobre a área de furacão mesmo. Seja como for, o filtro LM é bem mais arisco que este da IMS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, a canalização na folga é bem obvia se acontece. Já no perfil de pressão da extração, mas tambem nos buracinhos no bolo depois. Tem como evitar isso compactando em todos os cantos, mas demora. Seria melhor ter um tamper certo. Os meus são 58mm, padrão E61, funcionam 100% com outros filtros ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o LM de 14gr utilizo o tamper convexo, que sela bem as laterais (aperta no meio "empurrando" para fora)

E conveniente fazer um WDT e distribuir nas laterais, de forma de evitar que fique mais pó no meio, desde que aí o efeito seria o contrário (compactava demais no meio deixando "fofo" nas laterais).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrependi-me de não ter comprado um single da IMS também. Gostando dos filtros. Agora com mais opções, porém, vou ter que tomar notas das doses e regulagens para cada café e filtro. Já não estou conseguindo lembrar tudo de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, meu macete: como a dosagem (nominal) já esta marcada no filtro, só preciso lembrar qual tem o maior fluxo (requerem moído mais fino), qual o próximo filtro e assim até o ultimo.

Normalmente, quanto maior o filtro mais restrito é o fluxo, e a tamanho igual são os VST e similares que possuem maior fluxo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu IMS de 7 a 9g me proporciona boas extrações single (coisa que não obtia com os filtros da gaggia). Mas é um saco para limpar. Não dá para bater a borra apenas e usar um pano úmido de microfibra para extrair a próxima dose. Sempre acaba ficando uma quantidade maior de borra de café presa nas laterais. Acabo sempre levando-os à pia depois de extrair. Aí uso o pano úmido para secar e deixar pronto para outra. No filtro triplo, basta apenas uma batitinha no bate-borra que sai quase tudo. Nesse caso, uma passagem de pano já resolve e posso extrair outro em sequência (lavo meus filtros duas vezes por dia, no final de cada período (manhã, que abrange logo depois do almoço, e noite). No mais, limpo, faço um expurgo com o portafiltro na máquina, e parto para a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...