Ir para conteúdo

French Press


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Segue meu tutorial (Guilherme - concurso páscoa). Escolhi o método french press. Peço desculpas por não ter ficado a melhor qualidade. Tinha combinado com minha esposa dela filmar, mas o fim de semana foi meio acelerado e não deu para conciliar tudo e a realização da filmagem.
Bom, de qualquer forma, aí vai:
 
A prensa francesa, também conhecida como french press é um método que possibilita tomar um café fresquinho, gostoso e sem o uso de energia elétrica. Possui um mecanismo bastante simples, como pode ser visto na imagem abaixo:
 

 

french-press-black-apart.jpg

 

Há, portanto, um recipiente (normalmente de vidro, mas que pode ser encontrado em outros materiais), a base de apoio em que ele é inserido e o êmbolo (que costuma ter um filtro de aço - permanente - para separar o líquido dos sólidos - grãos moídos).

 

Registros históricos apontam seu surgimento em cozinhas francesas em meados de 1850 (daí o nome), contudo, foi um designer italiano - Attilio Calimani - que a registrou em 1929 (¹).

 

A vantagem da french press é que ela pode ser encontrada em uma gama variada de preços. A minha, por exemplo, comprei por aproximadamente R$ 20,00 (vinte reais).

 

Há divergência sobre a proporção de café/água. A inteligentsia coffee (²) recomenda uma proporção de 6,25%, o que acho pouco (fica meio aguado). Eu uso uma proporção de 13,5%, que realça o corpo do café, bem como ressalta seus aromas (conteúdo aromático). Assim, para uma french press de 280ml, respeitando a proporção de 13,5%, seria necessária a utilização de 37,8g de café.

 

Equipamento necessário

1) french press;

2) cronômetro;

3) água quente (quase fervendo - em torno de 94ºC a 98ºC);

4) uma colher que alcance o fundo da french press;

5) café moído para french press.

 

Equipamento útil

1) balança de precisão;

 

 

Como fazer:

 

1) retire o êmbolo do recipiente;

2) preaqueça-o despejando água quente;

3) deixe descansar uns 30 segundos e despreze a água introduzida para aquecer a prensa francesa (jogue fora a água);

4) moa o café um pouco mais grosso do que seria moído o café coado (se não tiver moedor, compre moído para french press);

5) coloque o café moído no fundo do recipiente;

6) zere o cronômetro e clique em iniciar a contagem;

7) logo em seguida despeje um pouco de água quente na french press, mas somente até cobrir o café moído;

8) espere 30 segundos;

9) mexa com uma colher para misturar bem;

10) acrescente o resto d'água até chegar ao nível o anel superior da french press;

11) coloque o êmbolo de volta (mas sem empurrá-lo para baixo), tampando a french press;

12) aguarde até o cronômetro chegar a 4 minutos;

13) para que o sabor seja mais limpo, uns 10 segundos antes de servir o café, destampe a french press, retire, com a colher, o excesso de grãos moídos que estarão no topo do líquido. Isso ajuda, também, na hora de baixar o êmbolo;

14) coloque o êmbolo de volta e, segurando firmemente, baixe-o lentamente, empurrando o resto de grãos moídos para baixo;

15) depois disso, sirva imediatamente o café.

 

Aproveite-o.

 

No video abaixo, não retirei o café que estava sobre o líquido. Ainda assim, ficou muito saboroso o café, com um excelente corpo.

 

 

 

 

 

 

 

(¹) fonte http://en.wikipedia.org/wiki/French_pres

(²) http://www.intelligentsiacoffee.com/sites/default/files/brew_guides/french_press.pdf

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...