Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

 

Acho que um ponto interessante a ser testado é qual a melhor

temperatura para manter esses cafés "hibernando" eu uso congelador

normal mesmo. Mas acredito que um freezer que possui temperaturas

menores e possivelmente mais constantes pode segurar o café por mais tempo.

 

Mas tenho usado essa tecnica de congelar já faz uns 6-8 meses. Sempre com

ótimos resultados na xícara. Tiro somente a dose que vou usar e volto o resto

o mais rapido possivel para o congelador.

Eu tenho um freezer , que eu já medi a temperatura com o termopar , deu entre -21e -22 °C mantenho o café nele , quando passo a usar ponho o café no freezer da geladeira que fica do lado do cantinho , esse funciona a -16°C.

Não acho que a temperatura do freezer seja tão importante.

 

Tenho ainda uns 100g do acid lover da Martins... Acho que Ainda está bom, testar rsrs

Eu tenho um resto de guaranoia que quando completar um ano e meio vou provar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está no pacote original do café, não precisa fazer nada, só tem que retirar a porção e voltar o pacote imediatamente ao freezer, e moer congelado imediatamente também, sem medinhos de moer café congelado :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço igual.

Diria que o congelado fica 90% do fresco, o que num grão dos bons ainda proporciona um grande prazer !

É uma alegria quando, após três o quatro grãos medíocres (super falados e pagos caro) começamos a duvidar de nós, preparamos um espresso ou coado "do freezer" e tiramos um Senhor café !

Ai é só assumir que fomos enrolados, não perder mais tempo, e partir para outro [emoji4]

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Se o ar é o principal agente oxidante do café, vejam neste video porque gosto do vacu vin, ele não é prático, na questão praticidade prefiro o air scape, mas para retirar o ar dentro do recipiente o vacu vin é show de bola para armazenar grãos e conservá-los por um tempo maior:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os potes de "vácuo" (na verdade é apenas "vácuo parcial", pressão negativa em relação ao ambiente...) foram a melhor solução pra mim também.

 

Aproveitando a "válvula" dos pacotes de café, tiro o máximo de ar possível dos pacotes ainda selados antes de congelá-los. Os pacotes ficam bem compactos ao final do processo... isso garante que os pacotes durem muito mais no freezer.

 

Depois, quando vou usar, tiro doses pra alguns dias de cada vez, mantendo no pote de "vácuo" pequeno da linha Conserva-Fácil da Consul (aqueles com gaxetas verdes que vem com a bomba similar à vacu-vin).

 

Esses foram os que deram melhor resultado dentre os potes de "vácuo" nos meus experimentos.

 

Parece que esses potes agora são vendidos pela Polishop, com borrachas em outra cor, pelo dobro do preço que vendia no CompraCerta... <_<

 

Ainda assim, creio que valha a pena pro "aficcionado"... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu congelo parte do café, pelo menos o que eu sei que não vou ocupar em pelo menos 10-15 dias. Deixo dentro da embalagem original mas ponho ela dentro de um saco plástico e dou um nó na ponta por via das dúvidas. Meu receio em deixar no freezer é que alguma dessas válvulas seja ching-ling e acabe deixando entrar ar e umidade para junto dos grãos, vai saber.

 

A parte do café que estou usando deixo em pote hermético com tampa (tipo esses de geleia da vó) em doses de 250g, ao abrigo da luz e do calor excessivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é necessário quando vc congela o café na faixa de -20°C , o grão é praticamente selado , pois a umidade e os óleos congelam , a oxidação praticamente para ( na verdade a velocidade reduz muito) , idem para é emissão de CO2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando a "válvula" dos pacotes de café, tiro o máximo de ar possível dos pacotes ainda selados antes de congelá-los. Os pacotes ficam bem compactos ao final do processo... isso garante que os pacotes durem muito mais no freezer.

Por isso que nós chatos gostamos de outros chatos: eles têm sempre mais uma boa idéia pra pôr em prática! :P às vezes o pacotinho vem estufado de CO2....

 

Também tenho os potes a (semi) vácuo da Consul, são práticos e eficientes; até agora, mesmo sendo chato, não tenho do que reclamar. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo adotar os mesmos procedimentos que Cabral utiliza. Porém, mesmo concordando com CaÊ quanto a selagem dos grãos pelo resfriamento, observo que alguns pacotes voltam a se encher de ar, mesmo no freezer e após retirar o ar com a bomba de vácuo, por conta de alguma provável falha da válvula. Mesmo assim, não creio que este fato cause maiores problemas quanto à conservação do grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D tá, eu só selo a válvula dos que vou congelar, depois de tirar o ar...

 

Step by step:

 

1) Ao receber café torrado, vejo se não tem "solda ruim" visível no fechamento do pacote. Se tiver, a seladora resolve.

2) Amarro/enrolo o pacote com uma cinta "paracord" (da gearlock) de maneira envolvente, bem apertado pra evitar o efeito "balão" durante o bombeamento.

3) Coloco o pacote num pote da Consul e tiro o máximo de ar possível, até não dar mais pra bombar. (o pacote tenta inflar, sem o paracord fica parecendo uma bexiga cheia)

4) Solto a válvula do pote e observo o pacote se retrair e ficar rígido, abro o pote depressa, solto a cinta paracord e selo a válvula com Duct-Tape.

5) Deixo o pacote em repouso alguns minutos (enquanto faço os outros pacotes) pra ver se entra ar. Se entrar, localizo o vazamento e selo com Duct-Tape se for num ponto em que não dê pra usar a seladora. Repito os passos 2 a 5.

6) Se não vazou, marco a data com cd-marker e coloco no freezer.

 

tã-dã! :P

 

Fez sentido agora?

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Maaas.... se me curarem, quem vai fazer as coisas funcionarem aqui em casa? :ph34r:

 
... hum ...

 

... bom... parece mais "neura" do que é. Fazendo é bem automático e prático. Não é diferente do que arrumar as coisas nos armários por grupos alimentícios e enfileirá-los por ordem de validade, ou empilhar as meias primeiro segundo o formato, seguido por um classificação por código de cores obedecendo a sequência ISO de codificação de resistores, ou empilhar as... :wacko:  ... erm... hum... isso soou bem pior do que eu desejava... :mellow:

 

:D:lol::D

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkk

 

Cabral, você é de outro planeta.

Eu pego um saco zip coloco o café na embalagem original dentro, com um canudo tiro o ar, dobro o resto do saco zip e passo uma fita para fechar bem preso.

 

Pronto... :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando recebo café torrado, sempre passo para embalagem do tipo zip lock com válvula, é menos frágil e mais fácil de abrir/fechar:

 

HqLjzBD.jpg?1

 

Tudo que não consigo consumir é embalado a vácuo e posto no congelador:

 

E5e0sOV.jpg?1

 

Semana passada abri 100g do cafeeiro (café do mercado) que estava congelado mais de um ano e meio, não notei nenhuma perda de aroma/sabor. Abro o pacote, deixo meia hora ao "ar livre" e depois passo pra embalagem zip lock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;)

 

@Galttar, não é a primeira vez que me chamam de ET... :ph34r:

 

Tô vendo que o Rafael ganha longe de mim! :o  Talvez possamos começar um grupo do tipo "embaladores anônimos" ou algo assim... :D

 

E, pois é, @Márcio, eu pensava que era só eu que colocava esses pacotes Zip valvulados pra reuso. Estou em boa companhia! Qq coisa a gente joga um carteado no manicômio... :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Márcio

 

Sei que a pergunta não foi para mim, mas com o objetivo de ajudar, seguem fotos

do produto que uso. Aqui em São Paulo encontro em uma rede de lojas de utilidades

domésticas, que tem de tudo o que você NÃO precisa :lol: , a Multicoisas.

 

 

hb7V8cCl.jpg

 

3wZ5GVnl.jpg

 

Rafael, qual é a marca deste ziplock com válvula? Nunca tinha visto... [emoji16]

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, são reutilizáveis sim.

Procure no mercado livre por "alimento vácuo" que aparecerá esses sacos. Comprei por R$39 10 sacos e a bomba da marca MOR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São sim. Esse mesmo tipo de saco para congelamento também é vendido pela Cônsul (Conserva Fácil).

 

A Cônsul trabalha com potes e sacos para congelamento com válvula e bomba para retirada do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da cônsul eu tenho também e não gostei, ele elimina o ar mas comigo em um curto período de tempo volta a entrar, achei de má qualidade, já os potes da consul são melhores que essas embalagens  apesar da bomba  não ter uma qualidade muito boa tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho os potes da Consul, não tenho queixa, já segurou mais de duas semanas sem entrar ar, ou se entrou foi tão pouco que não percebi a diferença. Todo muito se queixa da bomba da Consul, mas parece que ela tira o suficiente. Estava pensando nestes sacos da Consul, para aproveitar a bomba, mas se não seguram bem.... (minutos depois) Acabei de comprar o "Organizador a Vácuo para Alimentos" com os 10 sacos + bomba da Mor. Se der certo vou começar a guardar todos os alimentos congelados neles. Se a bomba for mais eficiente, e encaixar nos potes Consul, melhor....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...