Ir para conteúdo

Como armazenar o grão torrado?


Brunohf

Postagens recomendadas

Pois é Márcio.

 

Não sei se meu paladar é fraco, mas honestamente eu já congelo café há muito tempo e nunca percebi qualquer perda no período de um mês. Para mim o café descongelado fica tão bom quanto no dia em que congelou.

 

Penso que um mês é um bom limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, congelar logo depois de torrar deve dar até uns 3 meses de prazo. Se em 1 mês o café ainda tem muito CO2 para espresso, imagino que em 2-3 ainda esteja OK.

 

Vou provar esse café pelos dias seguidos e ver no que dá. Só guardei ele agora fechando bem o saco plástico. Infelizmente foi um Tomazina (aquele Obatã do PR) que errei um pouco na torra, pois o café não gosta muito de calor na finalização. Mas fiz uma extração depois de derrubar a temperatura do grupo (Elektra Semiauto, HX) e até que diminuiu bem os amargos de cinza :wacko:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu era um pouco cetico em relacao a congelar cafe, mas depois de abrir alguns pacotes que ficaram congelados por mais de 2 meses fiquei mto surpreso!!! O cafe parecia que tinha sido torrado ha uma semana!!! Impressionante!

 

Fiquei feliz de comprovar que congelar cafe eh muito eficiente, pois na minha proxima viagem aos EUA vou trazer varios pacotes de cafe e congelar!

 

Por sorte vou passar por chicago e vou poder trazer alguns cafe da famosa Intelligentsia Coffee!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Os grãos que estou torrando estou armazenando naqueles plásticos zip-lock. Não fecho completamente, ponho um canudo duro na fresta e faço um vácuo "à pulmão" mesmo, rsrs, e lacro. Não sei se é a melhor solução, mas por enquanto vou fazendo assim.

 

O que eu achei mesmo legal foi o tal de Airscape:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só fecho o que consumo na semana. Se tiver um pote que veda a troca de ar, melhor. Geladeira não faz muito sentido e só vai mudar umidade etc.

 

Congelar funciona bem para longos períodos. Hoje mesmo abri um Quênia da Square Mile que congelei dia 21 de novembro de 2011. Foram 3 meses e está bem legal. Mas congelo embalando a vácuo (fraco, da Fun Kitchen) duas vezes.

 

Márcio.

Aproveitando o embalo do tópico e o comentario do carneiro eu queria fazer uma pergunta. Sobre o grão TORRADO e MOÍDO, geladeira ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dani, sinceramente, na minha opinião. se hermeticamente vedado, tanto faz.

 

Desde que em lugar seco e ao abrigo da luz direta.

 

Lembre-se que café torrado e moído perderá suas características muito rápido.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos potes comuns (latas, tupperware, etc.) melhora muito a vedação se vc colocar uma folha de plástico (pode ser um saquinho de congelamento comum) entre o pote e a tampa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Salve Rubens,

 

Se forem torrados recentemente... até 30 dias guardados com muito boa vedação deixará o café com suas características originais.

 

Tente consumir café fresco mensalmente, ou quinzenalmente que vc terá o sabor garantido sempre.

 

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Amigos dei uma olhada nos potes e todos me interessaram, mas como a grana da curta $$ eu comprei um que achei um tanto bom mas nada especial ao extremo e fiquei com algumas dúvidas...o pote é esse abaixo:

 

55901670%20-%20pote%20herm%C3%A9tico%20colors_vermelho22.jpg

 

Na realidade não é bem esse modelo só coloquei esse para ilustrar o meu na realidade é mais cumprido 1.200ml, mas segue o mesmo principio de fechamento e vedação, tem uma tranca para dar pressão e um anel de vedação de borracha fica muito bem pressionado ao meu ver, então entrar ar acho que não é fácil, agora uma dúvida que fiquei em mente.

E o ar que está dentro do pote se ele não é retirado poderia ele deixar o meu café sem as propriedades de quando saiu da embalagem dentro de poucos dias ? E no caso eu comprei 500g de café torrado e moído por não ter ainda meu moedor em quanto tempo guardado e ao abrigo da luz e calor posso manter esse café acondicionado sem perder as suas propriedades ??

Esses potes são ideais ou é melhor uma lata com sistema de fechamento de "Rosca" ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é um pote hermeticamente fechado, com o menor volume extra (não ocupado pelo café) possível. De preferência protegido da luz também, mas o fechamento hermético é bem mais importante. Uma coisa que você pode fazer, se a embalagem original for protegida da luz (a maioria é), é guardar o café na embalagem original, dentro do pote. Só corte a parte de cima com uma tesoura, se atrapalhar na hora de fechar. E depois que abriu, a válvula de 1 via p/ saída do gás carbônico não serve pra mais nada, também pode tirar.

 

Se o pote é de rosca ou pressão, tanto faz, desde que tenha um bom sistema de vedação junto. A rosca por si só não vai vedar, a não ser que tenha uma gaxeta auxiliar ou algo parecido.

 

Quanto maior o espaço não ocupado pelo café, mais rápida será a degradação, simplesmente porque tem mais oxigênio dentro do pote pra reagir com o café.

 

Na minha opinião, guardar em geladeira não compensa. Pouca diferença na conservação, e toda vez que abrir vai condensar água no café, por estar mais frio que o ambiente. Mas é só uma opinião, confesso que não testei. Talvez alguém tenha testado na prática e se manifeste aqui.

 

A minha experiência com café pré-moído é que depois de 3 ou 4 aberturas do pote ele já está bastante degradado, mesmo com fechamento hermético (+- 1 abertura por dia, e 250g total).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Alguem já usa este pote a vacuo ?

 

http://www.designany...tes-hermeticos-

Alguem já usa este pote a vacuo ?

 

http://www.designany...tes-hermeticos-

 

Gilberto, este anuncio é da bomba que retira o ar.

 

Já os potes me parecem muito úteis para café. É o que diz em um vídeo do Prima Coffee lá no youtube:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal,

 

Máquina de vácuo:

 

As profissionais são caríssimas, não considerei razoável comprar uma para uso caseiro.

 

Já chega minha loucura de ter uma cafeteria profissional em casa!

 

 

Assim, optei por comprar no e-bay uma pequena FreshSaver elétrica, acho que custou algo em torno de U$ 20,00, vem acompanhada de uns 5 bags reutilizáveis, mas que são umas verdadeiras porcarias. Duram umas duas ou três vezes e não mantém mais o vácuo.

 

Após isto, descobri - também no e-bay - uma bomba manual, que vem acompanhada de uns bags com qualidade bem melhor do que as da FreshSaver, e acho que paguei aproximadamente uns U$ 8,00. A marca dela é Taili. comprei uns 3 kits e estou usando a uns 8 meses, poucos bags já estragaram, os demais estão perfeitos.

 

Atualmente estou usando os bags da Taili manual, e a bomba elétrica da FreshSaver para sugar o ar- recomendo!

 

Se não quiser gastar muito pode usar tudo da Taili, os bags e a bombinha manual que vem com ela. É menos prático, mas depois que pegar a manhã da para quebrar o galho.

 

Entrei hoje neste fórum e estou aproveitando bastante os posts de vocês!

 

Compartilho aqui esta descoberta que fiz ao longo de meus poucos mas intensos anos de pesquisa e experiências.

 

Todos sabem que, ao contrário da maioria dos vinhos, que se bem armazenados não perdem qualidade - muitos até ganham -, o café sempre perde. Após torrado, sua tendência natural será oxidar e piorar a cada dia.

 

Sabendo disso, todos procuram fazer o certo, que é manter o estoque mínimo necessário para moe-lo na hora. Esta idéia nunca me satisfez, visto que todo amante de qualquer coisa gosta de variar o tempo todo. Assim, saí em busca de alternativas para amenizar o efeito da oxidação.

 

Em principio, segui o que muitos recomendam, inclusive em cursos de baristas "manter o café bem lacrado na geladeira". Após um tempo, percebi que isto não estava resolvendo, e que o café estava perdendo muito suas características e qualidade.

 

Falando com um amigo barista, e meu mestre neste setor - o Lucas Salomão -, percebi que ele detestava a idéia de colocar café na geladeira, daquele momento em diante passei a procurar soluções para eliminar o inimigo número 1 do café, o precioso, mas neste caso maldito oxigênio. Com a ausência dele e da luz, pode-se diminuir enormemente a degradação causada pelo tempo aos nosso precisos blends.

 

Compro sempre pequenas embalagens, 250gr e mantenho umas 5 ou 6 variedades lacradas a vácuo em gaveta escura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse pote aqui com bom preço no ebay. Vem com uma bomba embutida pra tirar o ar. Parece interessante pra armazenar o café que está no uso.

http://www.ebay.com/itm/Minivac-Airtight-Smell-Vacuum-Sealed-Container-Clear-Vera-Fresh-0-6L-Food-Box-/110974504010?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d6988c4a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando os tais potes da Vacu vin. Parecem resistentes. A vedacao é bem eficiente, a ponto de ter que abrir com cuidado (após retirar o vacuo da embalagem) para náo derramar os graos prá fora do pote. A venda e a entrega foram sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Gostaria de discutir com os colegas o seguinte:

 

Qual o método mais eficiente, congelar ou guardar em embalagem a vácuo?

 

É que encontrei um kit da consul que realmente retira o ar da embalagem. Comprei e gostei, mas ficou a dúvida se essa é mais eficiente que o congelamento para o café. Vejam no vídeo como funciona:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...