Ir para conteúdo

Café Espresso Brasil - Teste de Crema


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Eu gosto do café do Alexandre e gosto de crema abundante , sempre achei estranho o fato do café dele possuir muito mais crema que os outros cafés que eu já experimentei. 

No inicio do ano eu começei um teste que era verificar por quanto tempo o café do Alexandre iria continuar produzindo muita crema , filmei extrações do mesmo organico severino com 6 , 37 e 54 dias de torrado , a ideia original era fazer essas extrações ate ate 80 ou 90 dias de torrado , mas , infelizmente eu acabei bebendo o lote e ele só durou ate 54 dias  :P

 

Como eu estou sem saco para começar outro teste , esse foi o resultado :

 

 

Como  vcs podem ver parece que esse crema não acaba nunca , diminui com o tempo , mas continua abundante  :)

 

Uma foto comparativa das 3 extrações :

 

13905162545_654550d8ef_o.gif

 

 

 

Abs

C. Eduardo

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacanérrimo Carlos !

 

Infelizmente no coado o Severino não me deu grandes alegrias .... Em compensação, o Ravello matou à pau ! Agora tô no aguardo do retorno do Alexandre pra provar o Caconde ....

 

Grande Abraço !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O orgânico severino experimentei, mas faz tempo.

Tenho reparado que alguns cafés continuam fazendo crema mesmo próximo aos 90 dias.

O aroma diminui, o sabor altera um pouco, mas ela continua lá.

Com certeza esse é um deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana Carlos. E o sabor foi ficando bem pior?

 

Legal seria um teste desse com cafés congelados.

Eu tinha a impressão que o café ficaria mais amargo , mas , não foi isso que aconteceu , eu tomei um ultimo duplo com 57 dias , nesse ultimo eu prestei bem atençao e o café estava com o aroma bem mais fraco e o sabor ficou com menos corpo .

Eu não tenho o hábito de congelar café , mas , se esse for congelado , eu acho que ele permaneceria bom para espresso por muito tempo.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, quanto mais velho mais rápido ficou claro o fluxo, como se tivesse menos café no filtro. Aí está um jeito de aproveitar um pouco grão velho, aumentar bem a razão de preparo. Deve dar uma tapeada. Isso numa emergência já que o que menos temos é grão velho =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que o café do Alexandre tem uma ótima crema, mas não esperei que continua abundante com quase 2 meses. Uma estabilidade parecida só conheço de blends com 30-40% de robusta e não de cafes 100% arábica.

 

Em geral não acho que o café dele tem alguma coisa estranha. O café da Academia do Café que uso no momento tem +/- a mesma quantidade de crema, e já comprei Monsooned Malabar com mais crema ainda.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny.. Os cafés que tenho da Academia não chegam nem perto da crema dos cafés do Alex..

 

Estranhamente, os cafés da Academia tive que moer bem mais fino.. Não saberia dizer o porque. Pelo menos me informaram que a torra era recente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

tirei um Expresso Brasil e um Tarcizio agora para comparar. Vc tem razão que o do Alexandre produz mais crema na hora da extração. É uma crema mais grossa, até com bolhas grandes. Mas uns 10 segundos depois da extração a diferença não é mais muito obvia. Mas o Tarcizio é da semana passada, o Expresso Brasil ficou 3 semanas no freezer. Então não sei se essa comparação faz muito sentido.

 

Mas tenho certeza absoluta que, p.ex., o Malabar do Kaffeemuseum Berlin faz mais crema ainda do que os cafes do Alexandre. Na Alemanha tem um caso parecido, o Café Fausto. todos os cafés deles produzem muita crema em comparação com outras torrefações. Talvez é realmente o perfil da torra.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, o Alexandre tem esses pacotes sem válvula que só ele usa. Já pensei que o grão talvez fica assim em uma atmosfera de CO2 ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, achei que era impressão minha mas agora estou quase certo que vários posts que fiz desapareceram ...

Estou quase certo de ter feito ontem uma observação que poderia existir um "tempero" com um robusta de qualidade nas torras de Alexandre, em referência ao estilo italiano, mas não achei mais este post ...

Nada de importante mas é estranho, alguém mais experimentou o fenômeno ?j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não percebi que posts desapareceram.

 

Gosto muito dos cafés do Alexandre e já pensei que o blend dele me lembra dos blends do norte da Italia, mas como ele escreve no site "Sempre 100 % coffea arabica. É a garantia que você beberá os mais finos cafés."

nem considerei a possibilidade que tem robusta no blend. Para mim até seria mais um argumento para comprar o café, porque gosto de blends italianos.

 

Mas vou dar uma olhada no grão do próximo pacote. Até eu posso ver a diferença ...

 

Abçs

Burny 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou achando que sei o segredo, mas como é segredo não vou contar.

Ah, esse sim é um post bem útil. Principalmente pra quem é bem curioso que nem eu. Mas eu truco que o Giba saiba mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um espresso com o meu de 11 dias torrado. Achei boa a quantidade de crema, mas nada muito além do normal, dado que a torra não é clara. Nem acho tão importante, desde que tenha alguma. Claro que é bonito pra foto.

 

Achei curioso o fato de ela branquear mais cedo que outros cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ler esse tópico só pra ficar com caraminhola na cabeça.  :mellow:

A sombra do robusta.

Prefiro acreditar que seja 100% arábica.

E também alguém teria percebido.

Mas puxando pela memória, lembro que tirava ótimos singles, do Severino, com a silver e filtro da rancílio.

Com boa crema mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é, mas imagina, você faz lá seu café 100 % arabica mas em determinado momento descobre que um pouquinho de robusta muda a história da crema, muda-se e pronto, não vejo problema, até porque não vai fazer mal a saúde de ninguém. Mas como disse antes não sei dizer, uma combinação de torras diferentes do mesmo grão pode-se conseguir o mesmo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que chegamos até aqui, eu acho bom não confundir segredo industrial com vender gato por lebre. Um blend pode ser vendido como blend para expresso e ponto final, sem maiores detalhes, mas no momento que eu compro um café 100% arábica, não espero encontrar nenhum outro tipo de café no blend.

Veja bem, não estou nem levantando suspeitas sobre o Alexandre, só queria frisar a diferença entre comprar um Melitta Regiões, que em nenhum momento diz ser arábica puro e um café especial pagando um prêmio pela pureza arábica.

 

Agora, cá entre nós, não teria sido mais fácil perguntar diretamente pro Alexandre se era arábica puro mesmo ou se levava um pouco de robusta? Agora ficou até meio esquisito, parecendo que tem gente com pulga atrás da orelha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente já conversei varias vezes com o Alexandre sobre o crema do café dele , ele sempre falou sobre a torra , sempre deixou claro que não gosta de blends com robusta , ele deixa bem claro no site que seus blends são 100% arabica , nas embalagens ele repete que seus blends são 100% arabica com destaque , eu acho completamente descabido pensar que ele possa estar agindo de outra forma , quando eu fiz esse post , eu achava que se fosse discutir a caracteristica da torra dele ou quais tipos de café "arabica" que podem criar esse crema , mas , infelizmente , o assunto "NA MINHA OPINIÃO" esta indo em uma direção no mínimo estranha.

 

Caramba , são 03:30 da manhã e eu estou estarrecido , como o café é bom e tem muita crema é porque o comerciante mais correto com quem eu tive o prazer de fazer negócios , esta fraudando o café ? Esta colocando robusta de forma velada ? Se alguém tem essa opinião , que crie um tópico e fale , mas , não use este para caluniar uma pessoa que nem esta no Brasil nesse momento para se defender.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...