Ir para conteúdo

Porlex ou hario mini pra espresso?


Lisca / Babbo

Postagens recomendadas

Cal ou alguém que use o porlex pra espresso por favor qual seria um ponto de partida na regulagem pra o mesmo?

Nem pus um grão nele ainda mas ter uma base já deve economizar umas doses de acerto... Rsrs

 

Você tem um HG-One? Pra que quer fazer espresso com o Porlex? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é com relação as mós (acho que do Hario Mini e do Porlex são parecidas, não é?). No meu ponto de vista, o que causa uma grande diferença no final é o alinhamento. Esse é o grande complicador do Hario Mini, o alinhamento dele é terrível! Não conheço o Porlex, mas pelo que comentam parece ter mais consistência (talvez um melhor alinhamento que o Mini). 

 

Atualmente estou usando os Mods de alinhamentos criticados pelo Rodrigo e estou até gostando mais do que sem o Mod, melhorou bem pra coados. Além desse Mod, como o Miyamoto citou, eu coloquei uma parlock e introduzi um esquema de medir a regulagem baseado no que o Sergio fez com o Skerton dele. Ficou muito bom, depois vou compartilhar com vocês lá no tópico correto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu falei do Porlex mini e Porlex tall. Se não me engano, são exatamente iguais, exceto que um tem o cilindro mais comprido. Mós e desenho em geral. Os da Hario não são iguais, principalmente no desenho de como ficam as mós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

 

Em geral, esses manuais de entrada, como Porlex e Hario, utilizam sistema de mós flutuantes. A pressão exercida pelo café entre as mós é que mantém o alinhamento. É uma solução boa porque ajuda a compensar erros de uma linha de produção barata, com tolerância alta.

 

Isso funciona bem nas moagens de espresso e razoavelmente nas moagens de coado (a finalidade para qual foram projetados). Para moagens grossas, é um completo desastre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem um HG-One? Pra que quer fazer espresso com o Porlex? 

Estou querendo fazer um kit viagem, mini ou porlex com preferencia ao porlex por tamanho e estou tentando a handpresso ou alguma outra soluçao realmente portatil.

Nao consigo muito tomar os espressos queimados por ai.

Estou tentando aprwnder a gostar de AP pra ver se resolve as viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Gerardo.. Não tem muito segredo não.. É só desenroscar as partes e ajustar pela porca debaixo do moinho... A cada cleck é um passo. Feche o moinho até o final (onde as mos se tocam) e solte uns três pontos e moa o café. Extraia e veja se precisa ajustar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

hario column!

O charme da madeira.

Boa noite, estou para comprar ele no Ateliê do Grão, juntamente com um Hario V60, e um pequeno pacote de um Serra Negra recém torrado pela loja.

Achei o preço extremamente convidativo: 113 reais, pelo moedor, 18 pelo coador de plástico (sendo que o de metal está 180, mas vou por partes), e o Serra Negra, que está 40 reais 250g.

 

É um bom negócio para começar agora? Vou complementar com uma chaleira elétrica, para controlar a temperatura, quantidade de água e tempo.

 

Queria saber se esse column compensa em relação aos outros Harios, se é necessário lavar a parte em madeira (coisa que não me agrada...), ou se uma escova já da conta do recado, passando uma água na mos de vez em nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu José Alexandre, amanhã farei o 1º café do resto da minha vida.

Só para tirar uma dúvida, que deveria ser tirada em outra seção, mas vá lá: já li tópicos antigos falando desse Serra Negra. Alguém conhece? O preço está bom? Porque também comprei café do Mário (um frutado e já mandei e-mail pedindo o exótico, que não está na loja on-line), e com o pac saiu mais barato. Só que entrega imediata, aqui em Goiânia, somente esse do Ateliê do Grão. Na verdade, seria uma opinião, porque se ninguém responder, não vou conseguir esperar chegar o café do ES... rsss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda. Gostei bastante do resultado. Acabei pegando um Grand Cru Dark Chocolate, de torra mais recente, e esperando o Exotic Rock'n Roll chegar. O Sr. Waldemar Zardo Junior, do cafeespecialonline.com.br me atendeu rapidamente, respondendo meu e-mail literalmente "na hora".

O moedor é bem fácil de operar. A regulagem foi bem intuitiva, porque mesmo lendo aqui, não entendi como medir os cliques. Achei que a primeira ficou muito grossa, diminui um pouco na segunda, e pequeniníssimas voltas (não completas) fazem grande diferença. Achei o tamanho do Column até que grande, mas a madeira e estilo realmente impressionam. Estava pensando em pedir o Porlex para um casal que está indo à Europa, mas acho o que Hario vai dar conta. Vou testando. A grande diferença para quem está começando acho que é a facilidade para ver um resultado satisfatório mais rápido no coado. No espresso vejo indices de frustação maiores... rsss

Aproveito para agradecer também ao Rodrigoks sobre a técnica de moer "nas coxas". Fazer certo desde a primeira vez ajuda à ter aquela sensação de sucesso.

Agradeço a Anita também, que recomendou em outro tópico uma chaleira elétrica que comprei.

Próxima aquisição: bule. Ficar segurando a caneca ou chaleira e um pauzinho para a água escorrer suave é dose...

Gande abraço a todos e bons cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Vou aproveitar a carona do tópico para perguntar: existe uma diferença substancial em mudar do Hario mini para um elétrico (Breville ou Batatza) em termos de aumento na qualidade dos espressos?? Eu basicamente só tomo 1 a 2 por dia. Sei que são infinitamente mais práticos , mas queria saber o quanto eu poderia ganhar ou não em qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende do modelo do moedor eletrico.

Diria que entre hario mini ou porlex X baratza encore

não vai te dar tanta diferença assim em qualidade.

 

Se você está satisfeito com um moedor manual

e quer aumentar muito a qualidade sugiro o Bravo Mini.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...