Ir para conteúdo

Gerenciamento de temperatura (surfing) para Gaggia baby Twin


Postagens recomendadas

Gerenciamento de temperatura (surfing) para a Gaggia baby Twin

 

A minha intenção ao escrever esse tópico é dividir com outros donos de Twin a minha experiência monitorando a temperatura da maquina, ver se outros chegam a mesma conclusão ou melhoram as minhas.

A Twin é diferente das outras máquinas single boiler e nem é uma dualboiler, pois o termobloco funciona de forma diferente de uma segunda caldeira. A Crossland seria á máquina mais parecida com ela , mas os donos de Crossland jamais irão desenvolver procedimento de surfing por ela possuir PID.

Como ninguém é dono da verdade , eu penso que com a contribuição de outros donos de Twin, dividindo suas experiências aqui , possamos produzir um ótimo procedimento de controle de temperatura.

Para o pessoal que não tem muita paciência para ler posts longos (Miyamoto ;) ) ,eu sugiro pular para o item f) conclusões , onde eu resumo o procedimento.

 

a) Diferenças entre a Twin e as demais gaggias.

 

1) Caldeira , a caldeira da Twin e das outras babys é um bloco de alumínio onde há 2 resistências inseridas no metal . Dessa forma a resistência aquece o metal que por sua vez aquece a água.  Essa caldeira tem um volume pequeno de 3,5oz ou 104,5 ml

 

14378706126_4a14600416_m.jpg

 

A caldeira das demais Gaggias como a Color , Dose e Pure , são caldeiras de aço inox onde uma resistência fica inserida dentro dela , em contato com a agua. Dessa forma a resistência aquece a água que por sua vez aquece o metal. Essa caldeira tem  um volume pequeno de 9oz ou 266ml , sendo que uma grande parte desse volume é ocupado pela resistência

 

14422050523_b881b22902_m.jpg

 

2) Controle de temperatura , funciona de forma muito diferente entre Twin e as demais Gaggias . Em todas as outras Gaggias a caldeira possui dois termostatos um de extração que abre a 107 °C e outro de vaporização que abre a 145°C .
Nas Twin a caldeira possui um termostato de extração que abre a 107°C e o de vaporização fica localizado no termobloco e abre a 175°C.

 

b )  Como foram realizados os testes de Gerenciamento de temperatura

 

A principio realizei alguns testes para monitorar a temperatura utilizando o copinho de isopor e o termômetro de barista.

 

TempCheck.jpg

 

Esse sistema é precário é só permite uma avaliação de temperatura muito grosseira.

A ideia original seria usar um termômetro digital de 2 canais com termopares e um datalogger. Ideia abandonada devido ao preço absurdo de um equipamento desses no Brasil.

A solução foi comprar um termômetro digital de 2 canais com termopares K ,com capacidade de armazenar as máximas temperaturas, e apresentar a diferença de temperatura entre os canais.

 

14376320851_a5674494a2_n.jpg

 

Depois de algum trabalho para impermeabilizar um dos termopares (gambiarra) , os testes foram feitos da seguinte forma :

Um sensor foi colocado medindo a temperatura do bloco de alumínio da caldeira e o segundo inserido dentro do PF , medindo a temperatura do café ou da água quente diretamente.

 

14421934883_b51f9525e1.jpg

 

Depois de diversas medições em diferentes situações eu cheguei as seguintes conclusões :

 

c) Pré condições

 

1) A Twin em  poucos minutos sinaliza que está pronta para extrair , mas isso está longe de ser verdade . A máquina necessita ficar em aquecimento por no mínimo 15 minutos e de forma ideal por 20 minutos . Antes disso a temperatura do conjunto ainda não atingiu a estabilidade.

2) O pré aquecimento do PF é essencial. Ele deverá estar encaixado  pelo menos nos 3 min. finais durante o aquecimento.

 

d) Procedimentos para Controle de temperatura para Gaggia Baby Twin :

 

1-deixe a máquina aquecer por no mínimo 15 e de forma ideal 20 minutos;

2-deixe durante o aquecimento o PF encaixado ;

3-Após o tempo terminado faça um expurgo de 50/60ml ;

4-Aguarde por pelo menos 2 minutos , tempo suficiente para preparar o café no filtro ;

5-Faça a extração.

Durante as diversas extrações o termopar dentro do PF indica uma temperatura em torno de 80°C (pré aquecimento) ; quando do inicio da extração a temperatura sobe rapidamente para 92°C  ,e durante os 30 seg.;  da extração ele subirá ate um máximo de 95°C , caindo abruptamente ao final da extração.

6-Caso deseje fazer uma segunda extração em seguida , basta aguardar 2 minutos (tempo de preparo da nova dose)

Importante : Caso o tempo entre as duas extrações ultrapasse os 2 minutos chegando a 5 ou 6 minutos , o ideal será fazer novo expurgo de 50/60 ml e esperar outros 2 minutos para fazer nova extração.
Uma extração realizada com um tempo de espera de 5/6 minutos vai produzir temperaturas entre 98°C e 102°C , muito quente.

Uma extração realizada com um tempo de espera inferior a 2 minutos , vai produzir temperaturas entre 86°C e 90°C , muito frio.

 

e) Controle de temperatura após uma vaporização

 

De forma diferente das outras máquinas que ficam muito aquecidas após uma vaporização , a Twin esfria de forma muito acentuada durante uma vaporização de 1 minuto de duração. A temperatura do bloco cai durante todo o tempo , chegando ao final da vaporização com a temperatura do bloco de alumínio cerca de 15°C mais fria do que no inicio.

Na minha opinião , isso ocorre porque além da entrada de água fria na caldeira , durante a vaporização , as resistências da caldeira ficam desligadas é só religam ao final da vaporização , quando a resistência do termobloco é desligada.

1-após uma vaporização espere no mínimo 5/6 minutos ;

2-após esse tempo faça o expurgo de 50/60 ml ;

3-espere 2 minutos ;

4- faça a extração.

 

f) Conclusões

 

Como eu falei no inicio a Twin é diferente , não é single ou dual boiler. Esfria esfria quando vaporiza , mas tem uma grande repetibilidade quando esse procedimento é seguido. Claro que esses tempos são o resultado de um café que atende ao "meu" gosto . Caso não seja o seu gosto , vc pode alterar os tempos para ter uma extração mais "quente" ou "fria".

Esses números são apenas um ponto de partida .

Para quem não teve paciência de ler o que eu escrevi antes , aqui vai um resumo :

1-deixe aquecer por no mínimo 15 , no máximo 20 minutos , se possível com o PF encaixado ;

2- expurgue 50/60 ml ;

3-aguarde 2 minutos , se por qualquer motivo vc deixar esse tempo chegar a 5/6 minutos , expurgue 50/60 ml e espere mais 2 minutos ;

4-extraia ;

5-Após a vaporização aguarde no mínimo 5/6 minutos para a máquina reaquecer novamente ;

6-expurgue 50/60 ml ;

7-aguarde 2 minutos ;

8-extraia.

 

Temperatura de extração e cor da crema :

 

Essas são 3 extrações feitas com o Blend Café espresso Brasil torra de 8 dias , extraídos nas condições de temperatura fria , quente e a que eu considero ideal.

 

Fria , extraído sem esperar os 2 minutos de reaquecimento , 30 ml , 29 seg 43%

 

14421987483_45a8032fb6.jpg

 

Quente , extraído com 6 minutos de reaquecimento , 30 ml , 30 seg 45%

 

14215205648_9cf39774e5.jpg

 

Condição ideal , extraído após esperar os 2 minutos de reaquecimento , 30 ml , 28 seg 50%

 

14421991783_f0925d94fd.jpg

 

 

Abs
C. Eduardo

  • Curtir 36
  • Agradeço 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado , Anita , :) mas primeiro tem que outros donos de twin chegarem a mesma conclusão ou concordarem com a minha .

 

É necessario que outros donos façam o procedimento e digam o que acham , para validar ou não esse procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Carlos. Só para ficar mais claro, o ideal é primeiro extrair e depois vaporizar para que o intervalo entre esses dois ser o menor, certo?

 

Pelo que vi, o mod mais barato a ser feito é instalar um termômetro na caldeira, assim se começa na temperatura certa e não precisa ficar cronometrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro extrai sim Sergio , pois a caldeira esfria muito durante a vaporização , a temp. cai 15°C em 1 min. 

 

E para voltar para temperatura de extracão são 6 min para reaquecer , 2 min de espera após o expurgo , ou seja no minimo 8 minutos.

 

Fazendo extração e depois vaporização é o mais pratico e rapido.

 

A minha ideia seria não precisar de termometro , por isso eu uso volumes e tempo , mas , se quiser colocar , basta um termopar simples preso ao bloco da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gerenciamento de temperatura (surfing) para a Gaggia baby Twin

 

A minha intenção ao escrever esse tópico é dividir com outros donos de Twin a minha experiência monitorando a temperatura da maquina, ver se outros chegam a mesma conclusão ou melhoram as ....

 

Muito, muito, muito bom. That's what the forum is about.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora não da mais pra reclamar, só falta por em pratica.

Valeu.

 

Umas perguntinhas: o termopar do PF você colocou onde e como? e você usa ele durante as extrações ou só em testes?

abs.

 

Primeiro vc tem que impermealizar , mesmo que de forma precaria o termopar que vai entrar em contato com a agua quente , eu usei , papel aluminio e uma cola fraca , dá para fazer uma duzias de medições antes de ter que refazer a impermeabilização .

 

Esse termopar entra pelo spout e fica preso no fundo do PF .

 

Eu fiz varias extrações com ele , mas , como eu disse , a maquina tem uam boa repetibilidade , após uma ou duas s

duzias de medições vc percebe a repetição , trabalhando com tempo e volume vc absorve os erros do ciclo de funcionamento da maquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Carlos, ainda não havia utilizado desses instrumentos, como recursos, para comprovar o que tinha observado na prática. Acredito que seria muito útil esse tópico ser incluído nos tutoriais, pois as conclusões encontradas, por meio destes recursos, com uma linguagem técnica e didática, contribuirá com aqueles que pretendem conhecer melhor o funcionamento/construção da Gaggia Baby Twin e, consequentemente, ajudá-los a obter um melhor resultado do café na xícara.

 

Abração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses termopares k sem os poços de inox acabam respondendo bem mais rápido né? e se for com o tubo, fica muito lenta a resposta ou dá pra usar?

será que uma camada de algo tipo um verniz ou algo parecido nao resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém for colar um termopar na caldeira, posta o tutorial pra gente.

 

Não precisa colar no bloco , pode ser na base da caldeira , mas se quiser pode usar um fita adesiva , eu usei uma da 3M especial que tem uma camada de silicone , vc tem usar uma fita forte que não solte , mas que não seja tão forte que quando for retirada não destrua o termopar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses termopares k sem os poços de inox acabam respondendo bem mais rápido né? e se for com o tubo, fica muito lenta a resposta ou dá pra usar?

será que uma camada de algo tipo um verniz ou algo parecido nao resolve?

 

Sim ,responde quase instantaneamente , mas o principal motivo é que com o tubo rigido ele não seria flexivel para entrar no PF .

 

Essa é uma pergunta dificil de responder , eu fiz uma gambiarra , deu certo , usando papel aluminio , verniz tem o problema da temperatura , algumas vezes a temp. chegou a 106°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa colar no bloco , pode ser na base da caldeira , mas se quiser pode usar um fita adesiva , eu usei uma da 3M especial que tem uma camada de silicone , vc tem usar uma fita forte que não solte , mas que não seja tão forte que quando for retirada não destrua o termopar .

Pode-se usar pasta térmica na ponta do termopar? Isso ajudaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos Eduardo, inicialmente muito obrigado pelo Tutorial. Eu tinha várias informações desconexas sobre a minha máquina e após várias leituras do seu texto foi possível ligar todas essas informações que estavam espalhadas e embaralhadas. No final acredito ter obtido um conhecimento mais preciso e uma visão mais completa da cafeteira.

 

Vamos aos comentários e perguntas então. O procedimento que eu utilizo para surfar é um pouco diferente do seu, vou descreve-lo passo a passo comparando com o que você postou e no final poderemos fazer certas ponderações. Antes porém, gostaria de afirmar que não cheguei a testar sua forma de surfar ainda, o que posso lhe garantir é que a forma como realizo, de todas as que já testei, é a que mais me agrada e tenho obtido bastante consistência na xícara! Além disso, todas as observações que faço estão longe de estar tão precisas quanto as suas, são apenas especulações baseadas na tentativa e erro. Vamos lá:

 

1-deixe aquecer por no mínimo 15 , no máximo 20 minutos , se possível com o PF encaixado ;

 

Aqui faço o mesmo, deixo aquecer por pelo menos 20 min, mas nunca deixo o PF encaixado. Essa diferença é crucial e faço questão de não encaixar o PF.

 

2- expurgue 50/60 ml;

 

O primeiro expurgo que faço é sempre grande, com certeza passa de 60ml, acredito que deva passar da capacidade da caldeira de 105ml.

 

3-aguarde 2 minutos , se por qualquer motivo vc deixar esse tempo chegar a 5/6 minutos , expurgue 50/60 ml e espere mais 2 minutos ;

 

Nesse ponto eu vou pesar os grãos, moer manualmente no Hario, colocar no pf e tampear! Acredito que levo mais de 6 min para fazer tudo isso, tempo necessário para recuperar a máquina

 

4-extraia ;

 

Antes de extrair eu faço mais um expurgo... esse expurgo, em geral, dura de 3 a 7 segundos e e ele libera bastante vapor pelo fato da máquina ter ficado ociosa. Quando finalizo o expurgo (geralmente quando a máquina para de soltar vapor e começa a cair somente água) a luz referente a caldeira começa a piscar (isso acontece sempre), nesse momento eu encaixo o PF (frio) posiciono a xícara e a balança e pressiono o botão M para acessar a função de configuração da máquina. Quando a luz para de piscar eu aperto o botão da dose única com a função de PI ativada (que não é PI... sei que esse procedimento é mais psicológico) e a faço a extração como se estivesse configurando a máquina.

 

5-Após a vaporização aguarde no mínimo 5/6 minutos para a máquina reaquecer novamente ;

 

Faço a vaporização e sempre retiro o PF depois de vaporizar.

 

6-expurgue 50/60 ml ;

 

Faço um expurgo de limpeza dos grãos que ficam grudados na tela do chuveiro que dura uns 8 segundos.

 

7-aguarde 2 minutos ;

 

Aguardo para a próxima extração, e enquanto isso eu volto para 3 com um único detalhe a mais, eu lavo o PF com o filtro a fim de baixar a temperatura, explicando melhor, eu jogo água fria da torneira mesmo. Esse procedimento pra mim é essencial! Sempre lavo o PF entre as extrações e depois seco com um pano.

 

8-extraia.

 

Volto para 4)

 

Talvez, e veja bem, talvez eu sinta necessidade de lavar o PF pois eu espero sempre mais que dois minutos depois dos meus expurgos para extrair e por isso o PF frio compense a temperatura mais elevada da máquina... será??

 

O que acha CaÊ??? Amanhã vou testar a rotina que você propôs! Acho que vai ficar mais fácil quando o Nemox LUX chegar, pois perderei menos tempo pra moer... do jeito que você propõe tenho que mudar a ordem da moagem, passando a moer antes do expurgo e usar os dois minutos somente para tampear...

 

O detalhe é que enquanto eu escrevia acho que teve uns 15 comentários na minha frente... kkkkk o povo eh esbaforido demais ou eu demorei demais pra escrever esse comentário gigante :blink:!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Carlos Eduardo, inicialmente muito obrigado pelo Tutorial. Eu tinha várias informações desconexas sobre a minha máquina e após várias leituras do seu texto foi possível ligar todas essas informações que estavam espalhadas e embaralhadas. No final acredito ter obtido um conhecimento mais preciso e uma visão mais completa da cafeteira....

 

 

Igor, se você vai fazer um expurgo que vai retirar toda a água quente da caldeira, por que esperar 20 min antes disso? Não pode partir daí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, mesmo do jeito que faço os 20min são necessários, pois eles servem para aquecer a máquina como um todo, fazendo assim com que as oscilações de temperatura diminuam uma vez que todos os componentes ao redor da caldeira estarão quentes. A retomada de temperatura então acontecerá como o CaE mensurou, em 6 minutos. Olhando com calma agora a diferença entre as rotinas é que não espero 2 mim depois do expurgo, mas em compensação eu coloco o PF frio... 

 

O motivo de fazer o primeiro expurgo maior é, na minha concepção amadora, para exatamente "zerar" a máquina com a única diferença que ela estará uniformemente quente. 

 

Como comentei, minhas observações e ações, em geral, são baseadas em suposições não tão bem embasadas. Isso muda a partir de agora graças aos conhecimentos que tenho obtido por aqui!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Igor , do jeito de vc esta fazendo me parece bem complicado .

 

Deixa eu explicar como entendo o seu metodo .

 

Antes de vc extrair a maquina aqueceu mais de 6 minutos , nesse momento se vc extrair a agua estará entre 103 e 106/C , quente ,certo , mas antes vc expurga uns 5 seg , para vc ter uma ideia 5 seg são aprox. 40ml , vc retirou 40% do volume de agua na caldeira e substituiu por outra a 25°C .

Vc diz que espera a luz apagar e extrai , é importante frisar que a luz para de piscar , não porque a agua esta na temperatura correta , mas , porque o bloco de metal esta , a sua maquina não tem uma resistencia dentro da caldeira , mas sim fora , ou seja , vai levar um tempo para o metal aquecer a agua , nas outras maquinas a resistencia aquece a agua que aquece o metal , na twin é o contrario.

 

No meu modo de ver (sempre posso estar errado , como vc , estou tentando aprender ) a sua extração saíra fria , algo abaixo de 90°C.

 

Faça uma experiencia tente meu metodo e depois , com a maquina fria tente o seu , veja a cor da crema (claro que a torra afeta a cor) se ficar muito claro é porque a extração está fria.

Se ficar escura está quente , (de novo isso não é preciso) mas vai ajudar na comparação.

 

Quanto ao PF , as mediçoes com PF frio mostraram uma queda de temperatura acentuada , o PF absorve o calor rapido , o café tende a ficar mais frio , isso afeta o sabor ? Não sei , mas se usar um PF frio as variações de temperatura dentro dele serão muito rapidas que a leitura do termopar ficaria dificil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carlos Eduardo, farei alguns testes amanhã com essas informações novas em mente. Com certeza elas irão direcionar melhor minhas ações ao realizar a rotina do espresso na minha Twin.

 

Quanto o PF frio, ressalto que é gosto pessoal, após varias extrações comparando os resultados eu cheguei a conclusão que me agrada mais quando o PF está frio...

 

E novamente muito obrigado pelos comentários aqui e no Clube Gaggia sobre o vídeo que fiz a respeito da vaporização!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se usar pasta térmica na ponta do termopar? Isso ajudaria?

 

Deixa eu tentar explicar algo , eu venho fazendo esses testes já faz algum tempo , primeiro com o termometro de barista que responde de forma muuuito lenta e depois com os termopares que respondem rapido demais , a primeira coisa que eu percebi foi que eu precisaria de um datalogger para plotar a curva de variação de temperatura.

 

Sem esse equipamento , ficaria dificil , mas outra coisa que eu percebi é que essas maquinas italianas tem um projeto termodinamico genial , se vc medir seguidamente a temperatura em um ponto , vc vai perceber que a maquina segue ciclos.

 

A minha ideia foi me concentrar na temperatura da agua em contato com o bolo e usar a temp. do bloco apenas como referencia para comparação , a primeira coisa que eu percebi foi que a maquina precisa de 20 min aquecendo para estabilizar a temp. do conjunto.

 

A segunda coisa , foi que qualquer saida de agua produz uma variação grande de temperatura  (volume da caldeira minusculo) , por isso surge os 2 minutos , que só foram alcançados por aproximações sucessivas (muitas mesmo  :) ) , a agua fria que entra necessita de um tempo para aquecer , de novo sempre é bom lembrar que não tem resistencia em contato com a agua , ela será aquecida pelo metal de forma mais lenta.

 

A terceira e mais importante  é que a maquina segue ciclos bem definidos , com repetição de temperatura , isso permite que uma vez esse ciclo seja estabelecido , a temperatura não interessa mais , pois eu sei (na verdade eu acho que sei :ph34r: ) que após 20 min de aquecimento a agua vai estar  "quente" para extrair e depois de um expurgo "fria" , mas depois de muitas tentativas e erros cheguei a conclusão que esses 2 minutos trazem a agua para a temperatura que considero ideal , se passar mais de 2 minutos (5 ou 6) , começa a ficar "quente" de novo e vc vai ter que reiniciar o ciclo. 

 

A minha ideia e dispensar o termometro , pois o analogico é muito lento e o digital muito rapido , usando "Tempos e volumes de agua"  eu fico livre de equipamentos de leitura  imprecisa.

 

Dessa forma qualquer um que tenha um cronometro e um copinho graduado pode fazer o controle de temperatura , sem precisar de termometro , termopar , datalogger ou ficar como um maluco tentando acompanhar o piscar de leds e luzes.

 

Se os termostatos estão ok , basta uma xicara e um cronometro.

 

A ideia é essa , vamos ver se vai dar certo.  :rolleyes:

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que eu não tinha muito uma rotina certinha assim...

 

Segui direitinho a proposta do carlos eduardo, cronometrando tudo e consegui uma extração muito boa do sitio canaã. Provavelmente usarei sempre agora até alguem concluir que aprimorou mais ainda hehehehehehe

 

Mandou muito Carlos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...