Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Pelo jeito eu levei sorte então.

 

Mas de qualquer forma se não for postado o mercado pago vai ressarcir.

A vantagem de usar mercado envios é que ficou mais fácil reclamar. Eles já sabem

que não foi postado e mesmo depois do prazo não tem problema de ser indenizado.

Não precisa se preocupar muito com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma 110V modificada mas peguei dessa 220V pra tirar peças ou pra "transferir" a gambiarra, que a antiga tá se desfazendo aos poucos... (ressecou a base e deformou uma lateral)

 

Cuidado com o prazo do ML. Quando chegou no último dia pra avaliar, reclamei que não tinha sido nem postado nem tinham respondido meus e-mails. Só responderam no último dia do prazo deles, dizendo que iriam postar em seguida. Reclamei de novo no última dia da minha réplica, e eles postaram no último dia da tréplica deles. Terrível. Nunca mais compro da loja da Philco no ML. Entregaram, chegou OK, mas foram 52 dias entre pedido e entrega.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui torrar mais um pouco do Brejetuba, pra tentar acelerar um pouco o crack.

Coloquei mais calor no início, mas acho que foi demais, o crack veio com 8 e meio  e deixei 2 minutos de desenvolvimento

reduzindo em 50% a resistência,como da outra vez.

Interessante é que desta vez deu 16% de perda, a aparência tava a mesma da anterior.( antes foi 14.85)

 

Enfim, enquanto coloquei pra resfriar no ventilador e aproveitei que o torrador estava quente e  coloquei um pouco do  Eufrásio

pra testar.

Desta vez coloquei menos calor, em torno de 80%.

E o crack não vinha, tava perto dos 10 e nem sinal,  deixei a resistência no máximo e o crack só veio depois dos 13.

Achei estranho, pois coloquei mais calor que a primeira torra do brejetuba que teve crack no tempo parecido,como são

cafés diferentes não da pra fazer esta comparação.

 

O interessante é que quando fui pesar deu 260 gramas. WTF? Eu coloquei só 170...

Só aí percebi que deu um bug na minha balança e pesando o que sobrou no pacote verde, vi que coloquei 305

gramas. Isso mesmo. Torrou 305 gramas este torrador, sem querer. :o

Interessante é que apesar da torra demorada,vque eu imaginava que ia perder mais massa, ficou com 14.5% de perda.

A aparência ficou meio escura, quase parecido com o brejetuba de 16%.

Quase o o dobro de café deve ter alterado a distribuição de calor e a demora no crack.

 

Vamos esperar pra ver o que vai dar estas torras.

 

Não sei se estes dados vai ajudar em alguma coisa, mas acho que quanto mais informação melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

To vendo você quebrar a cabeça e percebi que, provavelmente, você não leu o tópico do início.

 

Essa airfryer gira no sentido anti horário. Em razão disso, o alimento que você colocar lá vai ficar o mais próximo possível das resistências (inclusive café). Ela foi bolada assim pela philco para deixar as batatas bem douradinhas. O problema é que o café não fica legal douradinho por fora (queimadinho).

 

Então, como não tem jeito de alterar o sentido do giro sem modificar drasticamente o equipamento (acredite), há soluções paliativas que vão atenuar o schorthing.

 

1) colocar um escudo em frente da resistência mais potente (só em frente dela, porque ainda vai passar muito calor, mas diminuirá o de condução e aumentará a convecção).

 

2) trocar o motor (modificação bem mais complicada, porque o sistema de giro não aceita bem, pois aumenta muito o atrito).

 

Se vc não colocar o escudo, e não maneirar na potência (a torra a tambor não fica legal a 8 minutos, precisa mais tempo para desenvolver que a torra de pipoqueira), não vai obter cafés satisfatórios

Uma torra de 300, 400g, precisa de mais tempo que uma de 200g. Mas, na hora do desenvolvimento, exigirá bem menos potência que uma menor, em face da inércia e da condução de calor grão pra grão (perda menor também, de caloria, uma vez que o volume é maior)

Uma torra de 300, 400g, precisa de mais tempo que uma de 200g. Mas, na hora do desenvolvimento, exigirá bem menos potência que uma menor, em face da inércia e da condução de calor grão pra grão (perda menor também, de caloria, uma vez que o volume é maior)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Guilherme. Sempre nos enriquecendo com seus conhecimentos.

 

Então, até a pouco eu não sabia disso mesmo, mas seguindo as instruções do Lipe, coloquei a placa refletora em frente a resistência

e tenho tentado prolongar um pouco mais a torra.

A primeira que fiz assim terminou com 15 minutos e eu estava tentando diminuir um pouco o tempo,seguindo dicas daqui.

essa torra que mencionei de 8 minutos e meio  (na verdade foram 10 e meio pois 8 e meio foi o first crack) eu coloquei muito calor.

Já nessa tentativa de diminuir o tempo e errei na dose.

 

Quanto a aparência de queimados dos grãos não deve ser esse. (o refletor de calor).

Até porque fiz várias torras sem e com refletor de um café não especial que tenho aqui e nenhum deles ficou com esta aparência.

Os estes grãos especiais são assim mesmo ou preciso ir tentando alguma perfil pra diminuir isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tô instalando o arduino no meu forno.

Até o momento, consegui carregar o sketch, ler a temperatura que aferi com outro termômetro que ja usava (espeto).

Porem o ser nao ativa.

Estou usando o pino 11 do arduino uno e o gnd.

Eles apresentam a tensão de 5v, o led do relé acende, mas não dispara a saída com os 220v.

Nao medi a corrente ainda, pra ver se está adequada (7mA segundo o site da Fotek), que deveria ser de 20mA.

Alguém tem mais uma dica do que testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava agora há pouco assistindo um vídeo sobre torradores e algo que já tinha como certo para mim, foi explicado com muita clareza pelo mestre de torras. Ele disse algo assim sobre a velocidade do tambor. Se o tambor vira muito lento, há um aumento do contado dos grãos com o tambor, cujo metal transmite calor com maior facilidade pelo contato com os grãos aumentando o risco de scorching. O mesmo ocorre se o giro do tambor está muito rápido. Essa é uma variável que as vezes esquecemos de nos atentar. Fica a dica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica é boa, mas acho que isso deve ser mais crítico nos tambores de metal perfurado (ou não), como nos torradores comerciais e de prova, que possuem bastante massa metálica e grande área de contato com os grãos.

 

Nesses tambores de tela/malha, como é o do Philco e Behmor, imagino que a transferência por contato seja bem pequena já que a área de contato é mínima e o próprio tambor não tem massa metálica pra armazenar tanto calor assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que isso não diminui o tempo de exposição dos grãos ao calor direto emitido pelas resistências Mortari. Esse é o grande problema da baixa rotação em sentido que leva os grãos o mais próximo possível das resistências.

Complementando: Se a rotação é muito baixa, a face do grão que estiver voltada para a tela do tambor vai ficar exposta ao calor direto por mais tempo do que seria desejável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da próxima vez que abrir meu forno, vou mudar o sentido da rotação do motor e, consequentemente, o sentido das aletas.

 

Se conseguir, vou tentar usar uma fonte menor que 12v pra tentar reduzir a velocidade do meu motor e fazer uns testes.

 

Devagar vamos incrementando o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não porque a corrente alternada não tem polo, então tanto faz se você liga a fase ou o neutro, o motor não inverte. Acho que só os trifásicos conseguem inverter, mas é palpite. Sou mais curioso do que técnico....rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como weiler. As engrenagens são em um sentido específico. Se girar para o outro lado vai empurrar o tambor para cima e não vai girar

A mudança tem que ser mais drástica. Motivo por que desisti da airfryer

Mas dá para fazer. Só tem que rebitar tudo em outra posição, de forma que o giro continue empurrando o tambor para baixo. Talvez seja necessário fazer uma chapa com base na que está lá, mas de forma espelhada (invertendo o lado do corte onde desliza o eixo para encaixe na engrenagem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de acabar o hardware da coisa, mas estou tendo muita dificuldade em fazer o Mac OSX El capitan reconhecer  a  porta serial..

 

Instalei os drivers do arduino chines, autorizei no modo de seguranca do Mac OSX a instalacao de drivers sem certificacao como eu achei no google, mas ate agora nada... Ele está diminuindo a potência mas não lê a temperatura.. (Arduino e termopares testados já em outro forno)

 

Se tiverem alguma luz por favor, me ajudem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver.

Tem uma infindade de drivers mas o que me resolveu foi:  Desabilitar a proteção contra programas sem certificação (Já havia feito) e este driver: http://www.homautomation.org/wp-content/uploads/2015/02/CH341SER_MAC-1.zip

 

Lembrando que é para o El Capitan e fiz a manha do el capitan.. segue o link

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rubensp,

 

eu tive esse problema com o arduino chines e sabe o que resolveu? Trocar

o cabo USB por outro que eu tinha aqui. O cabo que veio no arduino chines

era tao vagabundo que nao passava as informações direito. Também passei por

essa infinidade de desabilitar proteção e instalar diversos drivers até q li em

algum lugar q poderia ser o cabo haha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...