Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Eu acabei optando por dar minha Air Fryer, ainda na caixa, e com toda a eletrônica e ferramentas que comprei no Aliexpress para ela, pro Hélio se divertir já que ele entende e gosta de embarcar (nessa de eletrônica, e tb em plataformas marítimas de petróleo). Estou aguardando feedback dele, enquanto me dedico a bolinhar os grãozinhos que tenho por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A torra tá saindo toda irregular, mas aprendi a torrar pra deixar o grão mais gordinho e vistoso, só que em 200g 55 fica escurão, 55 fica marronzinho 55 fica quase quake e o resto perde."

 

Os meus os grãos ficam geralmente meio manchados, mas é bem homogêneo (todos ficam meio manchados por igual).

Mas desigualdade assim igual a do Aurélio nunca vi não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, alguns meus ficaram manchados quando não torrei o suficiente e então as manchas eram a película (chaff se não me engano) que não se desprendeu toda, ficando um tanto dela nos grãos. Vc tentou com mais de um tipo de grão, deixando tempo suficiente (além do 1C pelo menos?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael,não são manchas das películas não. Mas receio que tenha que deixar mais mesmo.

A maioria fica assim.

 

O Brejetuba da última compra teve uma torra que achei que estava boa, deixei o mesmo tempo que deixo depois

do first crack (não me lembro se foi 1.30 ou 2 minutos) Mas quando pesei tinha dado só 10% de perda, tentei extrair pra ver e

realmente estava com gosto de cru.

Aí fiz um double roast, e aí os grãos ficaram sem manchas  (e até que ficou bom no expresso).

 

Acho que vou tentar deixar desenvolver mais depois do first crack pra ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei, conseguia torras bem homogêneas na pipoqueira porém o sabor ficava ruim...já no forno a torra não fica tão boa, assim como o Aurélio citou, o meu não chega a ficar ruim como o dele, mas percebo bem 3 tonalidades bem distintas de cor entre os grãos, porém tenho conseguido um sabor melhor mesmo assim...
Vou olhar bem com o forno funcionando pra ver se não está pegando em nada quando gira o tambor...e vou conferir essa engrenagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia fazer a mesma pergunta do Weiler. Depois que coloquei as aletas também melhorou muito pra mim. Além disso, não costumo torrar mais que 150g por vez.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu está com as aletas até num sentido ótimo pois fica jogando os grãos pra lá e pra cá e pra baixo.
Como todos eu tentei colocar um motor do tamanho do original e com rotação maior. Porém não deu certo e patinou o tempo todo, as vezes rodava, as vezes não, por isso não assumi coloca-lo e voltei com o original. Não ligo pro lance da rotação.

As torras estão até gostosas tirando as que ficaram meio queimadinhas, o café no espresso está saindo muito bem extraído principalmente porque as ultimas torras eu avancei um pouquinho e torra escura pro espresso é "feijão sem bicho", sai linda! Porém o gosto nem tanto. Ainda tem o lance da homogeneidade mesmo que eu não estou conseguindo. Sempre torro 200g. Uma vez que torrei 150 até ficou um pouquinho mais homogênea mas sobrou muito pouco café depois de catar os quakes e os machos preto. Então voltei pra 200g.

Eu ainda não tirei a placa de proteção que eu tinha colocado na resistência de baixo, então não sei se a culpa dessa irregularidade estaria ai. mas agora estou sem café verde pra testar. Na próxima compra coletiva eu testo sem ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra pergunta pra quem usa Dimmer nesse forninho: as minhas resistências só ligam de fato quando o botão do Dimmer já passou do meio. Teria como sincronizar isso? Estou montando alguns fornos para passar para amigos e gostaria que dimmer e resistência ficassem mais sincronizados. Fica esquisito a resistência só começar a funcionar quando o botão do dimmer já tá quase chegando no fim.. Alguém sabe se isso pode ser resolvido comprando algum dimmer específico? Um amigo que entende um pouco me disse que isso pode estar acontecendo devido ao tipo de potenciômetro que tem no dimmer, ou seja o potenciômetro tem uma curva de funcionamento que começa a vigorar mais pro meio. Conversei com o fabricante desses dimmers que estou usando ( que é o mesmo dimmer que o Rodolfo usa e que está nas fotos lá da modificação do forno) que é da marca D.a.l, e nem o próprio fabricante soube responder isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rs, Roberto se nem o fabricante soube responder, é possível que a galera aqui tão pouco. rsrs. 
De qualquer forma, é só você "sincronizá-lo" a partir de onde liga, nesse caso no meio e traçar um "0 a 100%" à partir da aí. Nada de mais. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é sim, talvez esses de mais potencia sejam assim. No meu do liquidificador o motor fica muito lento até quase parar a rotação. Quando eu coloco o DAL do forninho no liquidificador ele não abaixa a rotação tanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio e Aurélio, desmontei o dimmer e o potenciometro é linear! é o modelo B100K. Ou seja, o problema não é esse. Bom, no meu forno de uso eu uso um dimmer que antes usava na pipoqueira, é um dimmer de 3000w bem mais robusto que esse da d.a.l, maior com um dissipador bem grande. Eu tive que parafusa-lo na lateral do forno. Ele não dá essa diferença toda na hora de ligar as resistências, ele já liga em mais ou menos 30% do curso. Só que pra montar esses novos fornos eu escolhi usar esse modelo da d.a.l pois ele é pequeno e cabe dentro do forno, ficando pra fora só o botão...

 

detalhe importante: esse dimmer que uso no meu forno de uso pessoal, tive que arrancar um dos fios que passava por dentro dele pra usá-lo no forno, e ele não está ligado do lado direito do forno, e sim do lado esquerdo diretamente nas resistencias...será que pode ter alguma coisa a ver? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu também é da DAL e de 7500w rsrs, (eu sei, eu sei...) e mesmo assim o curso dele não é muito amplo não. Só liga mesmo em 40%. Mas eu já me acostumei e pro forninho não precisa mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa pedir desculpas da curiosidade Roberto, aqui TODOS somos eternos curiosos e isso é o que nós faz conhecermos um pouquinho mais a cada pergunta. 

 

Sim era possível Roberto, mas escolhi deixar meu dimmer externo mesmo,(adaptei uma tomada nele então ligo o forno usando o próprio plug dele mesmo) bem como esse fio passando atrás por uma razão simples; evitar que o calor do forno afete ou o fio ou o dimmer. O igor me orientou (e na verdade ele mesmo fez tudo pra mim no tange as ligações internas) a fazer assim. Então eu uso duas tomadas do forno, uma pra ligar a ventoinha e o motor em 220v e a tomada dele já isolada do circuito pra ligar o dimmer externo às resistências. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Parece que dessa forma fica realmente melhor o esquema. Obrigado por explicar. Bom só por via de dúvidas, eu desliguei o dimmer do lado direito do forno, e o liguei no lado esquerdo, diretamente nas resistências, e assim como o Lipe já havia me dito, fica tudo na mesma, ou seja o dimmer só vai ligar as resistências lá no 50/60 %... Mas tá ótimo também, fiz um adesivo pra colar no dimmer numa espécie de conta giro que vai do 0 ao 10. Do 0 ao 1 a cor é verde e pega quase metade do dimmer, e isso indica que do 0 ao 1 as resistências estão frias ou quase frias. Do 1 ao 10 que corresponde a metade do dimmer, as cores começam a ficar mais forte, amarelo, laranja e lá no 10 é vermelho indicando que ali a temperatura das resistências é a máxima. Então o usuário tem do 1 ao 10 pra brincar com o forno e poder se basear e assim criar alguns perfis de torra mesmo que meio sintético mas da pra brincar legal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu, seguindo a orientação de meu guru eletro/eletrônico, o Lipe kkkk, aproveitei a fiação original e coloquei tudo do mesmo lado, inclusive troquei o timer por um interruptor. O dimmer, atualmente, está na frente.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu forno no início não tinha isso é gradualmente foi travando até que agora é um transtorno. Tenho um forno sobressalente e já troquei o suporte dele, coloquei fita de sublimação etc e nada resolveu.

 

Troquei agora o tambor e o tambor novo não trava

 

A única diferença além do peso (que deve causar a alteração que achei) foi o eixo do próprio tambor que está torto.

Tentarei desentortar sem tantas esperanças uma vez que gente que tem o forno novo já tem esse problema e não imagino que o eixo deve estar torto... também chequei se o rebite estava encostando em alguma coisa e não está

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que pena que esse forno é tão frágil, queria poder ver um produto brasileiro elétrico para torrar café que não custe os olhos dá cara (até uns 500 reais quem sabe) que seja simples 3 compacto, tipo um iroast ou freshroast

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos!

 

Neste domingão desmontei a geringonça.Tirei os rebites da placa de eixo da engrenagem do lado onde fica o motor substitui por parafusos (caso quisesse fazer ajustes).

Percebi que entre o eixo do motor e a engrenagem tem uma boa folga .Coloquei uma chapinha de metal no meio para deixar sem folga.Quando remontei não ocorreu mais a patinada da engrenagem.

Obs: Meu motor é o original.

Percebi hoje também (graças aos comentários dos colegas acima) ,que meu dimmer faz a temperatura subir somente onde eu achava que era o 50%  do curso de giro do botão !

 

Abraço a todos e excelentes cafés nesta semana!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa chata isso de patinar! Eu ando observando bastante os detalhes desse forno também e tem algumas coisas tortas. Uma coisa que vai ajudar bastante é tirar o motor, e repare que existe dois furos onde você pode usar pra parafusar ele no forno, então com alguma ferramenta é só comer o meio entre os dois parafusos fazendo com que os dois buracos se encontrem e virem um buraco só grande por onde o parafuso possa correr. Voltando o motor no forno você vai perceber que agora você pode posicionar o motor mais perfeitamente no forno fazendo pequenos ajustes para que seu eixo fique na reta perfeita para girar a catraca que por sua vez gira o tambor. Tenho 9 fornos aqui hoje e em muitos deles essa catraca que gira o tambor está girando torta, e faz aquele barulhinho caracteristico de "gangorra" quando volta (nhéeeek), além disso algumas catracas chegam até a pegar na parede do forno de tão tortas. Isso pode talvez resolver o problema de patinar o tambor.

Resumo: o que causa tudo isso é o motor que está minimamente torto preso ao forno...tem que alinhar ele no suporte dele para que o seu eixo fique reto e entre reto dentro da catraca que por sua vez tem que ficar alinhado reto exatamente como o eixo do motor. Quando estiver tudo sincronizado apertar os dois parafusos que segura o motor. 

Obs: Colocar em cada um dos dois parafusinhos uma ruela, para que dê mais firmeza ao prender o motor, uma vez que você aumentou a área onde o parafuso prendia o motor no suporte dele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...