Ir para conteúdo

Cuisinart Dbm-8 turbinado para espresso


Marcos Alberte

Postagens recomendadas

Fala pessoal,

 

por ser meu primeiro post vou aproveitando para me apresentar...

 

Sou Marcos, moro em Salvador-BA e sempre tive gosto pelo café mas entrei a pouco no mundo dos espressos, acabo de comprar minha primeira máquina caseira, uma Eletrolux EMC-10 que considerei razoável pelo preço.

 

Estou usando café moído BBC e agora comprei diretamente do produtor café Terroá de Piatã da Bahia, pude tomar um shot direto da La Marzocco do dono e realmente o café é espetacular.

 

A questão é... Levei moído para casa e a moagem não casou corretamente com meu filtro pressurizado.

 

Entrei na nóia do moedor.

 

Já lí todos os tópicos sobre os mais em conta, de entrada e bla bla bla... Estava namorando o Cuisinart Dbm-8 porém tinha chegado a conclusão que ele não moía fino o suficiente para espresso. Agora a dúvida, passeando pelo youtube encontrei um vídeo de um cara que ensina a amolar a mós desse moedor para "turbinar" o mesmo e um link logo depois de um cara ensinando a diminuir o espaço entre as mós para fazer moagem para espresso.

 

O que acham?

 

Seguem os links. Estão em inglês.

 

Amolando:

 

Diminuindo a granulometria:

http://www.instructables.com/id/Hacking-the-Cuisinart-SupremeGrind-for-Espresso/?lang=es

 

Acho que levanta um boa discussão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem-vindo, Marcos.

 

Afiar mós... sei não, hein? Não parece trivial. 

Já diminuir a distância entre as mós pode funcionar se elas não estiverem próximas o bastante.

 

Pergunto se vale a pena comprar um moedor novo que precisa de mods pra funcionar corretamente. Diferente é se você já tivesse o moedor, ou comprasse um usado por uma pechincha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Marcos pela sua apresentação, seja bem-vindo.

Chegou com informações e ja de cara buscou um ótimo café.

Sugiro investir num bom moedor se puder.

eu tb nao cairia nessa de comprar um moedor que logo logo voce ira querer um upgrade.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal...

 

Claro que não vai ser a mesma coisa. Mas o Krups não vende mais, não?

 

Comprar o mais caro é sempre um solução, mas garanto que essa saída ninguém tentou ainda.

 

O fato apenas de afiar e ajustar a mós não quer dizer que o fabricante nunca pensou nisso, o gosto do americanos é pelo café coado e esse produto não foi regulado para espresso. Fora o acabamento, continua sendo plástico com um motorzinho meia boca, barateia.

 

O moedor manual eu também vejo muita reclamação, parece cansativo e vai tirar demais a praticidade do café. Agora investir 1.500,00 reais para moer café em casa não esta apenas fora do meu bolso, acho que ainda esta fora do meu paladar. Não vou começar a dirigir em um carro esporte, a vida perde a graça assim.

 

Acho que o primeiro upgrade tem que ser simples como minha máquina, que não é nada fora do comum. Realmente fico na dúvida entre um porlex mini de 200,00 ou 350,00 em um automático que dizem que se regular consegue bons resultados. Se realmente não serve, gostaria de entender o porquê.

 

Normalmente fóruns tornam a verdade de uns a verdade geral e muita gente não tenta nada novo por isso. Estou trazendo um assunto novo pelo que pude ver nos tópicos passados.

 

Ah... Esqueci até de comentar uma coisa. Trabalhei como Barista numa cafeteria em Barcelona a uns 6 anos atrás quando entudava/morava lá. Tirava uns 50 cafés latte por dia, me amarrava!

 

Abs.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC Marcos.

 

Primeiro acho legal dizer que não necessariamente você tem de gastar 1500,00 para ter um bom moedor. O Baratza Encore, que é um ótimo moedor, está pela metade disso no site da CoffeLab. Acho que, por quase o mesmo preço desse DBM-8, você conseguiria comprar o Nemox Lux 150 com o Igor, que é comprovadamente superior ao Cuisinart (tem que entrar em contato com ele pra ver se ainda tem estoque, parece que acabou). E um manual da Hario, que já é um bom moedor (bem similar ao Porlex), você compra aqui no Brasil por algo perto de 150,00.

 

Vale lembrar também que, para a sua máquina, o DBM-8 original dá conta do recado sem nenhum problema, não é necessário fazer qualquer modificação. Escrevi ontem mesmo para outro amigo porque o pessoal costuma enfatizar a importância de já começar com um bom moedor, dá uma lida aqui.

 

Por outro lado, concordo com o Ruston, a experiência é nova, ainda não foi testada por aqui e, se você está disposto assumir o risco de fazê-la (considere a possibilidade de piorar ou mesmo estragar o moedor que acabou de comprar), dando certo ou não, certamente é algo que pode ajudar outras pessoas. É exatamente esse o espírito do fórum, a troca de informações e experiências para o crescimento de todos.

 

Caso resolva fazer mesmo, eu te aconselharia a usar uma lima muito fina, a mais fina que encontrar, para não deixar muitas irregularidades no fio dos dentes. Além disso, me preocuparia em retirar o mínimo de material possível e, preferencialmente, mais na lateral dos dentes e do que em cima. Acho que se você limar muito em cima, pode acabar deixando um dente mais alto que o outro e acredito que a moagem ficará bastante irregular depois.

 

Como o Rodrigo disse, também acho que afiar as mós não é algo tão trivial pois, se fosse, o cara do vídeo não diria que custa 100 dólares para afiar as mós daquele Grindmaster vermelho, ele mesmo faria o serviço.

 

De qualquer forma, boa sorte!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... vocês me convenceram. Vou de Porlex Mini pois não tomo mais que dois singles em minha casa por dia.

 

A questão é, ninguém vende no Brasil né?

 

Estou sem cartão internacional para pedir no Ebay, vou ver o que faço.

 

Mas não vou me arriscar com o Cuisinart não.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Minha próxima dúvida será a de onde comprar um filtro despressurizado para a EMC-10 pois pelo que lí se desmontar ele o filtro empena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Marcos, sua cafeteira electrolux foi feita para filtro pressurizado. Não adianta colocar café próprio para filtros comuns de espresso que não vai rolar. Vai entupir e ainda corre o risco de vazar a caldeira. Se quiser um moedor próprio para espresso, terá de ter uma máquina idem. Ao menos é o que penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Marcos, sua cafeteira electrolux foi feita para filtro pressurizado. Não adianta colocar café próprio para filtros comuns de espresso que não vai rolar. Vai entupir e ainda corre o risco de vazar a caldeira. Se quiser um moedor próprio para espresso, terá de ter uma máquina idem. Ao menos é o que penso.

Ontem passei numa loja e não resisti, comprei um moedor Krups. Vou manter um tempo com esse set pressurizado ainda. Depois vejo que modificação faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Dá pra usar mesmo arroz instantâneo, estilo Uncle Bens, mas também arroz liofilizado, que acho até melhor. Quando fico sem o Grindz da Urnex (faço importação Samsonite quando viajo) uso esse arroz da Liofoods, que limpa quase tão bem, sem forçar o moedor. Mas compro pessoalmente em lojas de equipamentos de esportes e camping, nunca comprei online.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 6 months later...
  • 2 months later...

Olá Pessoal, para quem já tem uma cousinart dbm-8 pode considerar o seguinte hack abaixo no site instructables.com, que consiste em aproximar as engrenagens de moagem entre si, e não afiá-las. Achei interessante e estou para executar na minha.

 

Segue.

http://www.instructables.com/id/Hacking-the-Cuisinart-SupremeGrind-for-Espresso/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá Pessoal, para quem já tem uma cousinart dbm-8 pode considerar o seguinte hack abaixo no site instructables.com, que consiste em aproximar as engrenagens de moagem entre si, e não afiá-las. Achei interessante e estou para executar na minha.

 

Segue.

 

http://www.instructables.com/id/Hacking-the-Cuisinart-SupremeGrind-for-Espresso/

E aí, vc fez?

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 1 year later...

Olá!

Este foi o primeiro moedor que comprei (junto com uma cafeteira espressione café retrô há uns dez anos atrás).

Infelizmente não fiquei satisfeito com o resultado do conjunto e acabei abandonando a ideia de ter café espresso em casa.

Hoje em dia estou bem satisfeito com o conjunto Aeropress + Porlex. Mas não bebo mais que uma xícara por dia.

Acontece que vou receber uma amiga realmente adicta em café. Tinha prometido um espresso pra ela, confiando na entrega da Aram que comprei há quatro meses atrás. Infelizmente não recebi ainda a Aram. E também não consegui comprar o moedor Bravo do Gilberto.

Então vou fazer um monte de coados (V60, Kalita, Aeropress, Melitta) além de prensa e moka.
Obviamente vou ressuscitar o moedor Cuisinart.

Desculpem a ladainha.
A questão é:

Considerando que ele já está a disposição. Ou seja, sem levar em conta o preço.

Qual a opinião de vocês sobre o moedor Cuisinart dbm8 para os outros métodos que não o espresso?

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 05/01/2017 at 21:14, Rafael Wagner disse:

E aí, vc fez?

 

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Procurei um moedor melhor na BF mas infelizmente os preços estavam muito salgados para mim.

Estava usando um moedor da Hamilton Beach de lâminas e fazendo o método de moer sacudindo o moedor para ficar mais homogêneo, mas eu estava meio casando de parecer um barman na hora da moagem.

Estava com o meu DBM-8 encostado e hoje de manhã resolvi tentar fazer o hack de um jeito mais preguiçoso:

Ao invés de cortar inúmeras folhas de papel alumínio redondinhas e empilhá-las para dar aquele volume para diminuir as distâncias das lâminas (haja paciência para fazer isso), cortei um quadrado de 5cm por 5cm de papel alumínio normal e fui dobrando até não conseguir mais dobrar.

Feito isso, cortei esse pedaço em 3 pedaços menores e os coloquei nas 3 posições onde não há furos dos parafusos (conforme a foto), depois parafusei de novo a lamina e recoloquei a parte fixa no moedor.

Testei e vi que os calços haviam ficado muito grossos pois não conseguia chegar na posição de moagem mais grossa sem que as laminas se tocassem. 

Desmontei a lamina novamente, reduzi a espessura de cada calço pela metade e deu certo. Usei o moedor na 7ª regulagem (do mais grosso para o mais fino) e as laminas quase se tocam e fazem uma moagem bem fina.

Agora é hora de colocar o moedor de lâminas para descansar e usar o Cousinart até onde der.

 

 

 

IMG_20191201_112639.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...