Ir para conteúdo

Como regular o Hario mini?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

ola a todos

hj recebi meu hario slim e gostaria de compartilhar com vcs a minha duvida de como regula o hario.

uma hora ele moe fino demais e nao sai cafe, outra hora se mexe e moe grosso. estou tendo dificuldades em aprender a regular. Alguma dica?

abs a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu objetivo foi o de regular para Aeropress.

O que fiz foi obter uma marca de referencia, para isto contei as voltas de rosca da ponta do parafuso até o "regulador".

O meu veio com 4 a 5 voltas (da para contar com a unha, ou utilizando uma faca).

Achei, pela posição relativa, que essa deveria ser a regulagem para coado e como queria testar algo entre coado e French Press, abri até aproximadamente 2 voltas.

Ficou muito bom na AP, pouquíssimo pó na xícara (com o Able). Como fiquei satisfeito deixei assim, ao menos por enquanto.

Da uma olhada no site da Orphan Espresso, lá tem um bom manual, genérico para moinhos manuais, que ajuda muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado bernardo

eu consegui fazer um expresso legal, porem o esforco é grande ne, haja volta hehe, tem que estar disposto.

achei que ainda falta alguma consistencia na moagem, mas no geral. moedor é muito bom e cumpre o que promete.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que deu certo !

O esforço parece depender do grau da regulagem.

No meu caso (bastante grosso) a moenda fica leve e são menos de 100 voltas, e menos de 60 segundos, para 18gr.

Pelo que li, para espresso, e mais pesado e precisa de cerca de 300 rotações para essa quantidade.

Porque nao tentas com uma dose para single ? No mínimo será bem menos tempo de moagem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje no meu trabalho, testei o hario com mypressi. segue a foto do resultado

gostei muito do resultado e crema tirado. lembro que a mypressi tem 2 filtros um pressurizado e outro comercial, eu fiz este cafe no comercial. nao tenho mais utilizado o filtro pressurizado

alias se tem uma maquina poderosa é a mypressi... que fantastico a qualidade que ela faz o expresso.

mypressyhario.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Aí gente, ressuscitando o tópico com minhas impressões...

 

Após cerca de 10 dias com o Hario na mão (e cerca de 10 ou 12 testes), descobri o quão ignorante eu fui com este moinho. Os primeiros testes foram todos intragáveis e a granulometria estava completamente louca. Já tinha desistido e guardado o moedor na gaveta quando acordei cedo no Domingo e para não acordar a família moendo café resolvi testar de novo.

 

Qual não foi minha surpresa ao descobrir que eu havia colocado a arruela de regulagem ao contrário! Como ela tem ranhuras para manter a arruela no lugar, ao colocar invertida ela não se fixava de jeito nenhum e moagem começava fina e terminava grossa. Inverti a arruela e descobri que tudo passou a funcionar perfeitamente.

 

Depois disso testei mais umas 4 vezes e a granulometria ficou muito boa visualmente. Melhorou 200% em relação ao que estava, mas devo confessar que o resultado é perceptivelmente inferior ao do Breville Smart Grinder. Não saberia definir a diferença no perfil de sabor, mas certamente falta complexidade de sabor e aroma em relação ao resultado obtido no Breville.

 

O Hario mini é um excelente companheiro para viagens, de fato. Mas na minha humilde opinião não está apto a concorrer com um (bom) moinho elétrico em termos de qualidade.

 

Espero ter contribuído. Abraços a todos.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Hario assim como um Kyocera igual ao Hario Skerton.

Para o mini uso 4 a 5 voltas para espresso, 8 a 10 para coado. Para viagem usando com cafeteira italiana ou aeropress é muito bom, para usar em casa acho melhor o Kyocera, moe mais rápido e tem mais capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, retiro o que disse com relação ao Hario Mini. Hoje fiz o primeiro teste dele no espresso, após ter descoberto o problema da arruela de regulagem. Até então só havia feito uns 4 testes com aeropress e coado.

 

Apertei a regulagem até o final (mós encostando) e depois abri dois cliques. Granulometria ficou muito boa. Extração um pouco lenta, mas como foi o primeiro teste não deu para acertar de cara. Dose de 15g no filtro duplo da Twin, extração de um duplo ristretto em 55s. Qualidade muito boa mesmo, com crema persistente e qualidade geral boa.

 

Como esse lote foi recém torrado ainda não testei no Breville, por isso quando o fizer terei uma idéia melhor da comparação. Por enquanto eu diria que após apanhar bastante o mini me surpreendeu hoje. Tudo indica que fará frente ao Breville sim.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo eu também estou usando o Hario a mais de um mês.

 

Mas me diga....em que regulagem está ficando a sua na maioria das vezes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, para espresso na Gaggia eu tô usando entre 3 e 4 cliques. Vinha testando ele no espresso estilo italiano, moagem fina e dose em torno de 14-15g. Café Unique frutado e cítrico, com torra entre 3 e 6 dias.

 

Acho ele bem consistente, no geral dá para fazer os ajustes apenas com variações de menos de 0,5g na dose, à medida em que o café envelhece.

 

A partir de agora devo testá-lo com doses na casa dos 17-18g e moagem mais grossa para ver como se comporta.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então já vou te adiantando....mais grossa para expresso não vai dar certo não.

 

Eu fiz o teste de um simples com 9 gr de pó e a extração saiu em 13 segundos.

 

Agora se vc for testar para frensh me avisa no que deu

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo

Fica tranquilo que da certo sim no expresso.

Tenho tirado na mypressi excelentes shots com o hario. Depois posto foto. Da um trabalho no comeco regular, mas depois que acertar fica facil e vai ter muita volta e braco!!!! Hehe uns 3 min moendo 18g.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh sim.....messe tempo sai mais fino e então dá um expresso bacana...... eu regulo para sair em 25 a 30 segundos.

 

Mais grosso que estamos falando seria ums 5 pontos abaixo na regulagem.....daí não dá não

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Eu tô trabalhando entre 3 e 4 cliques do ponto zero, com 14 a 15g. Subindo a dose para 17g, por exemplo, provavelmente dará para abrir mais dois cliques. A moagem continua fina, só que um pouco menos. O acréscimo na dose manterá o fluxo constante.

 

Ruston,

 

Depois coloca aí a posição em que ajustou seu Hario, se não for dar muito trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leo

Na mypressi tenho usado no 4 ou 5 cliques. Lembro que primeiro apertei tudo sentido horario e depois anti horario fiz 4 ou 5 cliques, variando de grao para grao. Aquele da foto acima que postei foi com o cafe do alexandre velloso e com 5 cliques.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Coloquei no tópico do hario slim e vou colocar minha dúvida aqui tb:

 

Amigos,

 

ganhei um Hario desse de presente, foi comprado na Martins.

 

Hoje fiz um coado com ele e ficou um gosto horrível "de máquina".

 

Desmontei ele e deixei as peças de molho em água filtrada com detergente neutro.

 

Vcs tambem, no primeiro uso sem lavar sentiram um gosto horrível, tipo metálico, gosto de "máquina"?

 

Deixei de molho. Vamos ver.

 

A mó dele é de cerâmica mesmo?A minha é uma cinza, mas não me pareceu cerâmica...

 

Valeu amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafa

O meu nao teve cheiro algum. Hehe

A mo é cinza mesmo. A ceramica eles pintam dependendo do produto, pois ja viu faca ceramica? Tem varias cores.

Eu nao sei se apertar muito corre o risco de desgastar a mo e sair particulas de ceramica. Eu sempre uso o meu no 4 ou 5 clique apos o zero. Posso ter falado besteira :)

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cerâmica. Mais fácil quebrar as mós, ou lascar um teco, do que desgastar ou remover partículas.

 

O ideal é moer café e deixar as mós "sujas". Eu só limpo os meus com pincel etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Regulo o meu Hario entre 4 e 5 cliques do ponto zero pra uma dose por volume, nivelada na borda do filtro. Com 5 cliques consigo 60ml ou mais em 25s, dependendo do café. Já com 4 cliques fica mais na faixa do ristretto em 25s.

 

O problema do Hario Mini é esse, ele não é stepless, e os saltos não são tão pequenos assim. Pra fazer ajustes mais finos só mexendo na dosagem de pó no filtro. E, como é sabido nesse moinho, quanto mais fina a moagem mais consistente ela é.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Isso não chega a ser uma desvantagem. O ajuste do moinho é um ajuste "grosso", digamos assim. Ajustes mínimos de precisão são muito mais fáceis de se implementar na dosagem que no moinho. Como por exemplo o ajuste mínimo que se faz a cada x dias, para compensar o envelhecimento do café.

 

Em muitos casos um ajuste de 0,5g em uma dose de 17g, por exemplo, mantendo a mesma moagem, já produz uma diferença de alguns segundos na extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Rodrigo voce fala de abundantes sedimentos e gosto amargo, a meu ver claro sinal de moído muito fino.

É muito comum utilizar uma quantidade insuficiente de pó e tentar ajustar afinando o grão, não funciona.

Sugiro aumentar 1 ou 2 cliques no Hario, aumentar 2gr na dosagem de pó e experimentar o sabor (esquece da crema por enquanto).

Se desaparecerem os sedimentos e o sabor ficar bom, ajusta a dosagem para chegar no ótimo, do contrario aumenta ainda mais o moinho (para mais grosso) até sumirem fines e amargor.

Se mesmo assim o amargor nao desaparecer, esfria bem a água (com flushs mais prolongados) imediatamente antes da extração, o shot deve ficar mais ácido no entanto se também fica amargo, só pode ser o grão.

PS: uma vez me aconteceu que um grão estragado me "empestou" o moinho. Aí só desmontando tudo, limpando super a fundo, lavando as mós com bastante sabão neutro e escova, secar com papel e com secador de cabelo totalmente, para não oxidar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Bernardo!

 

Já tinha percebido que quanto mais fino moia, mais amargo. Já aumentei um clique no Hario (+/- de 4 para 5) e melhorou um pouco, tanto os sedimentos quanto o amargor. Isso não quer dizer que esteja ótimo, mas já está aceitável. Se eu aumentar outro clique, a quantidade de café que vou ter que enfiar no filtro não vai deixar o portafiltro encaixar no grupo, rsrs. Ou vou ter que utilizar canecas em vez de xícaras! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, 2 cliques no Hario e já pulou para coado... Flush bem longo na Gaggia e vai fazer "cold brew expresso".

 

Ao menos o Rodrigo já acredita que um excelente moinho faz a diferença...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

Só como experiência: aumenta o Hario para 6, as vezes o resultado é inesperado, e pode sair melhor.

Se não fica melhor reduz novamente para 5 e verifica novamente. Subir e descer faz parte do método.

Os Hario não são muito consistentes e podem te surpreender com regulagens aparentemente ilógicas.

Mas faz com o café bom, não adianta tentar com café de descarte.

PS: o flush longo não é para teu uso habitual: é para diagnostico, a bebida deveria sair ácida e sem amargor.

PPS: faz um AP ou coado com esse grão e compara sabor.

PPPS: o Hario é ótimo para AP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Pelo que percebo, mesmo adotando os procedimentos que o Bernardo sugeriu, e também pelo andamento do assunto, acho que seu hario não está trabalhando como deveria.

Se ele estiver desalinhado como está dizendo acho que terá que pegar leve com ele, senão piora.

 

Digo isso porque o meu trabalha que é uma beleza. Para sua faixa de preço ao menos para mim ele entrega o que promete.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não, o Hario não tem alinhamento decente, a tolerância é alta, ele conta mesmo com a força dos grãos. Não é ruim, realmente excelente pelo preço. Mas grandes expectativas podem decepcionar...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...