Ir para conteúdo

Sugestões para moedor e dúvidas iniciais sobre café coado e French Press


Ian

Postagens recomendadas

     Olá, depois de uma boa olhada em vários tópicos de fóruns eu ainda não consegui solucionar umas dúvidas meio pertinentes em minha mente. Desculpe se não consegui achar tutoriais melhores e se não pude ler melhor, gostaria de sugestões de tópicos mais direcionados. Desculpe o transtorno, prometo procurar melhor depois de ser direcionado.

 

1 - Estou com um moedor elétrico da Cadence MDR301 que já deve ser velho conhecido de alguns por não ter uma moagem regular e sobrar vários grãos. Utilizo um padrão meio bobo que me foi ensinado de 5 segundos de moagem para uma French Press, 8 segundos para uma Moka e uns 12 segundos para coagem na Hario. Gostaria de saber se o moedor que eu utilizo interfere muito no gosto do café coado (Hario V60 02) por as vezes ter uma moagem irregular e se realmente tanto faz no caso de uma French Press não há muita importância na diferença granulagem do café desde que não passe pelo filtro da French.

 

2 - Há muita diferença em moedores manuais, elétricos, pressurizados ou não ? 

 

3 - Sou meio refém dos grãos que é fornecido na região (A fornecedora é a Raposeiras, por isso ser o refém de tais preços hahaha). Gostaria de uma sugestão de alguns grãos com alta acidez (como o catuaí amarelo) se possível.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pegar carona neste post pois tenho dúvida parecida.

 

Como viajo muito estou pensando em investir nos métodos "portáteis" de fazer café, como Moka e French Press. O problema está no moinho.

 

Não pretendo investir uma fortuna no moinho, mas também não pretendo restringir a 100 reais como tenho visto nos posts. Pretendo comprar um moinho que me atenda nestes dois métodos e, por que não, nos outros também.

Como é investimento procuro reprodutibilidade, eficiência e durabilidade. Se a melhor opção não for muito portátil, gostaria de sugestões para portáteis também. Assim deixaria um em casa e outro levaria comigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, vou tentar explicar o básico para poderem fazer suas próprias escolhas.

 

Primeiro aspecto.

Moer café visa aumentar sua superfície para fazer maior contato com a água e assim facilitar a extração, diminuindo o tempo necessário para solubilizar os componentes que desejamos extrair do café.

Deu para entender ?

Imaginem se jogarmos o grão inteiro dentro da água quente, após uma hora só teremos água suja e nada que seja bebível.

 

Segundo

Muito bem, agora se utilizamos duas porções do mesmo pó para extrair, e num deixamos o tempo certo e no outro o dobro tempo, teremos por um lado um café no ponto, do nosso agrado e o outro ficará sobreextraído amargo e pouco agradável.

 

Terceiro

Estão vendo onde quero chegar ?

Se meu moedor produz partículas de muitos tamanhos, quando fizer café as partículas menores (com maior área de contato com a água) produziram um café sobreextraído, amargo e desagradável. As partículas do tamanho certo produziram um café bom, e as maiores resultaram em café aguado.

 

Seria o mesmo que misturar um café ótimo com um sobreextraído e um subextraido: ia estragar o sabor do café bom.

 

Conclusão: para cafés extraídos a pressão normal procuramos um pó o mais homogêneo possível, sendo que os de moedores de hélice produzem partículas de todos os tamanhos, e os de mós, que produzem um pó muito mais homogêneo, são o apropriados para este fim.

 

Obs: para extração sob pressão, precisamos um pó mais fino, motivo pelo qual os moedores para este fim devem ser mais possantes e sólidos, para suportar o esforço adicional. Também e necessário, além do café moído no tamanho ideal, de uma percentagem menor de pó mais fino (o que confere o gostinho mais amargo do espresso) para dificultar o fluxo da água e possibilitar a extração sob pressão.

Por este motivo os moedores para espresso produzem pó com uma "distribuição bimodal", quer dizer que as partículas serão produzidas (predominantemente) nos dois tamanhos de partículas procurados.

 

Se o moinho e bimodal em todos os tamanhos de partículas, não é muito apropriado para coados e afins.

Porém existem mós que produzem um perfil bimodal quando moendo fino e um perfil monomodal quando moem grosso, podendo ser utilizados para as duas modalidades.

No entanto, normalmente o resultado será melhor com dois moinhos, cada um especializado para ser método de extração específico.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei muito da explicação, coisas que são tão óbvias e ficam subentendidas ficaram extremamente mais claras pra mim.

E aquele comparativo dos tipos de máquinas de expresso? Seria interessante já colocarmos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem fala alemão, recomendo o kaffeewiki. Tem comparações de típos de maquinas, vantagens de modelos etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...