Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Fiamma Mini Bar

 

Acabei de adquirir esta antiga máquina: Fiamma Mini Bar (usada). Detalhe: Vai precisar de uma boa limpeza no grupo

 

15039070301_6eb2bc592d.jpg

Vista frontal

 

 

14855477560_a5c8c332f9.jpg

Selo de identificação

 

15041767802_604397625b.jpg

Reservatório de água com sensor de nível baixo

 

15041768662_a7d687acb7.jpg

Porta-filtro ( um simples e um duplo 58mm)

 

14855409889_673cff42e7.jpg

Bandeja após remoção da grelha

 

14855529498_ec6b83999f.jpg

E por fim, o grupo com a tela dispersora praticamente obstruida

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então foi você que comprou a maquina do cara de Limeira? Eu liguei pra um anuncio de lá e já estava reservada!!! Bela máquina, está quase ZERO!! Se foi a mesma que estou pensando fez um excelente negócio! De repente desmontando algumas peças e lavando com descalcificante consiga algum resultado positivo. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando hoje entrei em contacto com a Fiamma Brasil, o pessoal atende super bem e dizem ter peças até para a minha, precisando de alguma peça do grupo veja com eles.

Gil,

 

É bom saber ! Qualquer coisa ligo pra eles 

 

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando hoje entrei em contacto com a Fiamma Brasil, o pessoal atende super bem e dizem ter peças até para a minha, precisando de alguma peça do grupo veja com eles.

 

 

Claytom,

 

Só para constar: Comprei sim do rapaz de Limeira, mas desta vez fui mais rápido que sua postagem... Fechei o negócio depois de 1h postada na OLX !

 

Igor: Foi eu mesmo !

Bom saber que a máquina tem assistência eficiente.

Fernando, não deixe de postar impressões sobre essa belezura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiras impressões sobre a extração - Fiamma Mini Bar

 

Usarei a Chef Crema Silver adaptada (filtro despressurizado e controlador de temperatura PID) e o moinho Baratza Preciso como referencia.

 

Para tentar estabelecer uma comparação mais justa, utilizei o mesmo filtro utilizado na chef crema (duplo VST – 18g). O café utilizado foi o Obatã Amarelo safra 2012, adquirido com o Helder (fiz uma torra média  no dia 14/08/2014).

Em principio utilizei a mesma moagem, quantidade de café(18g) e pressão de compactação. O resultado foi uma extração com mais crema e corpo, mesmo obtendo uma extração mais rápida (em torno de 25 s obtendo 30g em cada xícara. Na Chef saia em 30s a mesma quantidade).

A temperatura de extração com certeza teve um comportamento diferente, mas ambas estavam em temperaturas parecidas ao degustar o café.

A Fiamma parece extrair de uma maneira mais intensa e homogênea (agrega mais corpo e aroma ao café), talvez pelo formato do grupo que possui muito mais furos na tela... Um verdadeiro ”chuveiro quente”. É notória a diferença quando fazemos um expurgo.  Resumindo:  Na Chef Crema, preciso dosar mais para ter uma bebida parecida com a Fiamma (em termos de corpo e aroma).

A acidez, amargor  e doçura, possuem  um maior equilíbrio sendo extraída pela  Fiamma, porém não desabona a extração realizada pela Chef Crema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o fato de a extração ter sido mais rápida na Fiamma se deve a (1) ela não ter OPV e (2) você ter mexido na OPV da Silver baixando a pressão máxima de extração. Provavelmente a relação moagem/dosagem que você usou criou restrição suficiente nesse filtro pra levar a pressão acima do limite da OPV da Silver e parte do fluxo começou a ser desviado. Como a Fiamma não tem OPV, ela continuou empurrando toda a água pélo bolo e, por isso, a extração chegou no mesmo volume mais rápido.

 

Não tem problema nenhum nisso, é só uma questão de acertar melhor a relação dosagem/moagem na Fiamma, que provavelmente será diferente da usada na Silver, apesar do filtro ser o mesmo.

 

Chegou a abrir a Fiamma já? Quando abrir, dê uma olhada se a bomba é da linha E4 ou E5, por curiosidade. O comportamento delas é bem diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...