Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

As cápsulas Caffitaly CBTL são bastante utilizadas pelo mundo, e aqui no Brasil, sei que as cafeteiras TRES da 3 Corações utilizam esse sistema.

 

Dizem que a cápsula é bem simples de ser reaproveitada, porém eu tentei fazer isso mas não consegui. Abrir a cápsula tirando a "tampa" original é simples. O problema é que eu não consegui uma extração decente. Gostaria que alguém desse dicas, principalmente no que se refere a quantidade de pó (originalmente, são utilizados 8,5g), granulometria e compactação/preenchimento. Seria legal indicar a granulometria, se possível, comparado a extração de um espresso com filtros VST.

 

O Roger disse que ia filmar o processo, mas não consegui encontrar no Fórum. :P

 

O paulohvs tem experiência nesse processo e podia ajudar. ;)

 

O meu intuito é poder utilizar cafés diferentes além das cápsulas oferecidas atualmente no mercado. E também, baratear o custo do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês tem uma memória que vou te falar hein... hahahaha eu não lembro nem o que comi no almoço

Mas está tão quente aqui que to sem animo pra nada, odeio esse calor que anda fazendo, meu quarto está ficando com a temperatura de 36,6º hora que chego... então um dia q der uma amenizada faço esse vídeo hehehehe

Então, no meu deu certo, você tem o porlex né Santiago? Deixe ele na granulometria 8, pega um café com torra recente, enche a capsula, dê umas batidinhas para acomodar o pó e passe o dedo para deixar o pó com o mesmo nível da capsula, dará uma média de umas 8 gramas de pó,  depois coloca aquele filtro e fecha com um papel alumínio pouca coisa maior que a largura da capsula.

Coloca na máquina e faça o teste, tem que sair o volume mais ou menos igual da capsula original, se for lento aumente a granulometria e se sair rápido terá que afinar, é super simples, a parte mais trabalhosa é moer e colocar o papel alumínio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o video que o Ricardo postou, nossa o cara não coloca nem o papel alumínio, eu sempre coloquei, não sei se não colocar dá o mesmo resultado, de pressão e crema, tem que testar.

Ele compacta o bolo, se eu fizer isso a maquina choca, então é tudo na base de testes mesmo, o jeito que fiz deu bem certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o teste usando o Pharos. Usei uma granulometria próxima ao que eu uso para espresso no VST. No Porlex, se eu colocar no click 8, fica numa granulometria para V60, é isso mesmo? Se for, é por isso que não certo. Nos testes que eu fiz a máquina quase chocou. O que eu estranhei foi que ao invés de sair tipo um ristretto, saiu um café fraco, subextraído, oposto do que eu esperava. Como o sistema é bem diferente do espresso, não dá para pensar da mesma forma. Vou tentar engrossar bem a granulometria da próxima vez.

 

Roger, vende a ECM e compra um ar condicionado!!! :P  :lol:

 

Valeu pelas dicas, pessoal. Depois digo se deu certo (devo levar um mês para testar novamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o sistema é tipo filtro pressurizado. Deve ter uma moagem ideal onde a extração é máxima, e que não é a mais fina.

 

Seria legal e interessante se alguém com refratômetro traçasse um gráfico moagem x %ext em filtros pressurizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, da experiência que tive não fiz nada parecido com este video aí não :P.

 

Pode ser que tenha sido apenas para demonstrar no video, mas de qualquer forma eu lavo todas as partes plásticas apenas com água mesmo, mas espero elas secarem bem.

 

O café, não uso compactação alguma, apenas dou aquelas "pancadinhas" para o pó se acomodar e quando se coloca o filtro plástico superior o café se nivela.

 

Uso a tampa de papel aluminio pois, pelo menos na Gesto, faria uma bela bagunça se estivesse sem. Já repararam que ao desmontar a cápsula, mesmo com os filtros internos ainda assim algum pó se espalha para fora dos filtros?

 

Por fim, quanto ao nível de moagem, a referencia que tenho é que se trata da mesma para se conseguir um "quadruplo" na semi-automática, ou seja, aquela moagem "tradicional" da maioria das cafeterias onde se tira duas doses de 60ml no filtro duplo.

 

Especificamente para quem tem um Vario, o que faço é engrossar um ponto na macro em comparação ao nível que utilizo para um duplo de 15g de pó e 60ml de bebida.

 

Já postaram por aqui, mas tem um video de um portuga que explica muito melhor como reaproveitar as cápsulas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Não entendo qual é o sentido de utilizar essas cápsulas reutilizáveis, se o principal propósito das máquinas monodoses é "ganhar tempo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso servia para levar um café de maior qualidade para tomar no trabalho, ambiente que não comporta uma solução tradicional para um expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...