Ir para conteúdo

Feito a grão com novo mestre de torras


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Entrei no site do Feito a Grão... eles vendem dois cafés da compra coletiva:o Rubi e o Catuaí do Clayton! Estranho, não? Acho que andaram lendo o fórum aqui e se inspirando!

 

O legal vai ser experimentar a torra do norueguês em dois cafés conhecidos! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estranho. O do Clayton é popular, mas o Rubi???

 

Se o noruegues faz as torras como o pessoal gosta la, tipo 3a onda ao quadrado (ou como um amigo meu chama isso: café sushi - feito com grão cru), não sei se vai ter muita aceitação aqui no Brasil não. Torras claras (como p.ex. o Victor faz as vezes) são uma coisa, mas as torras escandinavicas de verdade são outra. Eu não gosto de jeito nenhum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me chama a atenção e que cafes, bons porém sem nenhuma qualificação especial (prêmio, classificação, recomendação, etc.) sejam vendidos por mais R$100 o kg ...

Equivaleria a R$6000 a saca ... e a (aproximadamente) um litro de whisky importado ... Eita cafezinho caro !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei a mesmo coisa, Bernardo. No momento temos um consumo de quase 3 kg de café por mês em casa. Com esses cafés seria o valor de um Ardbeg, Talisker ou Laphroaig ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara é mestre de torras, deve saber (e vai precisar) fazer algo mais que a "torra nórdica". Eu particularmente fico feliz que essa área esteja começando a deslanchar no Brasil, faz muito tempo que não me animo a comprar café para comparação e isso não é legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estive na degustação da feito a grão dos novos cafés torrados pelo mestre de torra nórdico, e olha, fiquei bastante surpreso pela qualidade dos cafés. Além de terem sido as torras próprias deles, estavam disponíveis em alguns métodos, principalmente aeropress e french press (o lote premiado do rigno também tava disponivel no espresso)

 

A feito a grão tem uma preocupação enorme em todos os processos de produção, e a venda de cafés torrados por eles próprios é algo bastante novo pra eles (tanto que o Marcelo chegou a postar a seleção pra essa vaga de torra aqui no fórum)

 

É caro? É. Achei bastante caro ter pago 33 reais em 250g do lote do Clayton, mas considerando a oferta de cafés que temos por aqui, além de que nosso consumo de cafés ser estritamente comercial e estarmos felizes com o terroá. Pagar esse valor no café serviu pra nós (enquanto equipe do café da Walter) criar outros referenciais.

 

Talvez Marcelo tenha olhado um pouco aqui no fórum, mas ele e a esposa, que são os principais sócios da feito a grão foram palestrantes na última espaço café. Nada mais "natural" do que eles estarem sintonizados no que ia sair de bom da espaço café (detalhe que o café mais caro deles é justamente o terceiro colocado na espaço café e o primeiro lugar na SCAA desse ano na categoria despolpado que é produzido em Piatã)

 

Enfim, é caro? É. Mas tão investindo em qualidade, e pelo que provei, o resultado tá sendo bem interessante. E, apesar dos preços altos, as vezes rolam umas promos envolvendo kits da hario que achei com uns valores bem interessantes. Vale a pena acompanhar eles no face e a loja pra ver se surge algo interessante

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo com isso tudo. É bom que tem pessoal que investe em qualidade e tudo. Mas acho que café bem torrado virou um produto de luxo - quase uma coisa hipster -  aqui no Brasil. Na Alemanha (p.ex. com meu mestre de torra favorito, que faz torras maravilhosas no Probat dele e que não é dos mais baratos lá) posso comprar ótimos cafés (da Colombia, Panama, Cuba, Africa e mesmo do Brasil) entre 6 e 8 EUR o pacote de 250g. Acho meio perverso que aqui na terra onde o café é produzindo um grão bem torrado é tão caro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Se quiserem saber como Eystein Veflingstad veio parar no Brasil, mais precisamente em Salvador (BA), faça uma visita à Feito a Grão"

 

Achei essa parte interessante no texto do link. Aposto que ele casou com uma Brasileira. É a mesma coisa com 90% dos gringos aqui (eu incl.) e 90% dos brasileiros/as fora. A vida como ela é ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 euros são R$26,00/250g ou R$ 104,00 o kg sendo que provavelmente ele paga bem menos que eu na saca de café e tem muito mais opções. Este ano não choveu no Brasil e os cafés estavam muito mais caros mas ele pode comprar em outros países onde o café continua com o preço antigo ou até menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preços do Green Coffee Club (somente cafes experimentados e cuidadosamente selecionados pelos sócios) do dia 9 de novembro 2014, com frete nos EEUU incluído, equivale a R$32,40 /kg, e não é dos mais em conta, e que eu escolheria sem duvidar, antes de qualquer um dos cafés oferecidos a R$100 mais frete por aqui.

 

O problema está sendo que eles compram de coffee hunters e varejistas, que negociam um preço de mercado, enquanto nós, tentando ser "socialmente mais justos" , estamos sendo explorados pelos produtores, que tem um preço (baixo) para a indústria e exportadores profissionais e cobram outro, injustificadamente maior, aos amadores.

 

Lembro de ter visto (perto do Pico da Bandeira) uma cidadezinha com uma placa na entrada: "Aqui exploramos o turismo, NÃO o turista".

 

Novamente o produtor ganancioso confunde o nosso desejo de pagar um preço compensador pelo produto com burrice.

 

É uma pena, porque desta forma é preferível voltar a negociar com os atacadistas do que com os produtores.

 

 

 

This is an offering from inter-american

Ethiopia Mokamba Bagersh Family

Cupping Notes

 

Pricing is going to be:

 

$3.68/lb base + 3.00 flat +.50 ea lb + shipping $12.30

5lbs= $36.20

10lbs= $57.10

15lbs=$78.00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato Sérgio !

E aí voltamos a comprar dos atravessadores, que tem o poder de fogo para conseguir o melhor preço.

Mas a proposta era a do comercio justo, a exemplo do que é feito pelos americanos e europeus, valorizando o lado social e ambiental e dando uma alternativa onde o produtor não fosse explorado é obrigado a produzir no limite do economicamente viável.

Porém, se esse mesmo produtor, a quem queremos beneficiar, nos quer tratar como o atravessador trata ele .... ai temos de reconhecer que a experiência não funcionou e voltar às leis de mercado tradicional, sem essa de justiça social e ambiental.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom teria que saber quanto o produtor vende uma saca para um atacadista e o quanto ele vende para um barista ou cafeteria. Infelizmente tudo está caro no Brasil, tudo está subindo de uma forma assustadora e agora o governo lançou uma nota aí querendo subir impostos, mas esperar o que de um país que consegue afundar uma empresa como a Petrobras? Lembram o quanto lucraram quem comprou ações dela, estava a todo vapor, descobriram o pré sal e agora o valor está lá em baixo,  acho que está tudo indo de mal a pior, os imóveis por ex. estão hiper inflacionados, mas voltando ao café, no meu ponto de vista, um café especial deveria ser vendido ao preço de 18 a 25 reais o kg cru, mas isso é minha humilde opinião do que seria um preço justo, não sei os custos nem impostos dos produtores, só sei que tem uns e outros aí que estão bem abusadinhos e achando que o café dele é o melhor e mais raro do mundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café sofreu forte alta este ano, passou de uma média que andou por volta dos R$360 pela saca de 60kg (R$6) na safra passada, para R$530 a 580 (R$8,80 a 9,70 o kg, dependendo da região) pelos cafes da melhor qualidade desta safra.

Em NY a cotação está nos R$640 para Dez 2014 (em baixa) e na BMF está nos R$611 a saca de 60,5kg.

Volto a destacar: estamos falando dos cafes de melhor qualidade ...

O aumento de R$6 para R$9 o kg foi em grande parte devido a menor oferta pela quebra da safra em função da seca ...

Eu diria que tua estimativa de 18 a 25 é por demais generosa, desde que como foi falado o atacadista vende esse mesmo grão, com um lucro de 50%, que corresponderia a 12 - 15 reais o kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim mas entre um bom café commodity e um café especial tem uma grande distância, inclusive o mercado é completamente diferente não dá para comparar diretamente. Digo isso pois sei quanto os produtores penam para produzir esses cafés de 80 pontos e muitas vezes ficam no prejuízo, enquanto o atravessador nunca corre risco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Victor, e te dou a razão, porém, tendo uma boa matéria prima o custo para chegar nos cafés especiais e relativamente pequeno ...

Estamos tratando de uma cultura agrícola semiperene, sem despesas de plantio nem preparo de solo anuais, de fácil mecanização e tecnologia avançada e disponível.

A nível mundial as condições da produção agricola no Brasil são das melhores que existem.

Veja você, li uma reportagem a pouco tempo que, uma das fazendas emblemáticas do Cerrado Mineiro, das mais premiadas, com 450ha de café em produção e toda mecanizada, tem somente quatro empregados ...

Também devemos considerar que os produtores de outros países também tem estes cuidados para obter produtos de qualidade e ainda trabalham com problemas grandes de doenças (roya), e em condições de segurança (narcotráfico, guerras e guerrilhas, banditismo) sócio políticas, econômicas e tecnológicas muito mais dificeis do que as nossas.

Acredito que pagar um preço top por um produto muito escasso e de difícil produção, como ser um Geisha plantado a 1.900mts, é uma coisa, porém por um Mundo Novo ou um Bourbon a 1.100mts, são situacoes bem diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

vários daqui devem ter recebido o email, mas como não achei postagem, ponho aqui:

feito a grão está vendendo um café do vencedor do cup of excellence de 2014:

https://www.feitoagrao.com.br/produto/cafe-planalto-baiano-piata-ba/

R$ 26,90 o pacote de 250g mais o frete (grátis para compras acima de R$ 99,00)

com o cupom FGOURO tem desconto de 10%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cafe deve ser bom, é do mesmo produtor, porem não deve ser do lote ganhador desde que não acredito que deixassem de mencionar este "detalhe" ...

 

Ficha TécnicaFazenda Ouro Verde – Piatã-BA

Produtor: Antônio Rigno (Campeão do Cup of Excellence 2014)

Variedade: Catuaí

Processo: Despolpado

Altitude: 1.300m

Safra: 2014/2015

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recebi esse e-mail e estou pensando em comprar afinal o café dessa região está muito bem cotado.

 

Pergunta pro pessoal que já comprou na Feito a Grão, comprei minha aeropress semana passada na promoção da black friday e, desde sábado, consta como "Seu pedido foi processado e expedido. Em breve enviaremos o código de rastreamento", porém até agora nada do código de rastreio nem constar como enviado. Essa demora é normal? Eles de fato informam o codigo de rastreio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Vento Norte da Terroá custa R$ 18,00 e é também da Chapada Diamantina, mas não tem promoção de frete grátis. O que eu me lembro de ter gostado bastante na época foi um microlote (broto), mas eles na loja atualmente não têm nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...