Ir para conteúdo

Sobre o fórum e outras coisas...


Carneiro

Postagens recomendadas

Há alguns dias eu pensei em escrever algo por aqui, e até pensei no "Fora de foco" mas é sobre o fórum e sobre nós, bem como, claramente, minha participação. Talvez até os participantes mais novos nem conheçam muito minha "voz", mas algumas postagens antigas estão por aí, e por ter ajudado e participado muito inicialmente desse fórum, me sinto sempre responsável.

 

O que me motiva escrever é querer dar uma explicação leve sobre minha ausência. Fora motivos pessoais, que me fizeram diminuir um pouco os estudos, restaurações etc, confesso que tenho sentido dificuldade de participar. Um dos motivos é que o fórum não tem funcionado direito pra mim, tanto que essa mensagem mesmo, tentei umas 5 vezes postar, mas sempre recebo uma mensagem de erro de DNS do Google. Não sei o que é, imagino que problemas no UOL.

 

Mesmo com a dificuldade de acessar os tópicos, vez o outra consigo. E inúmeras vezes fiquei até confuso, lendo postagens completamente aleatórias dentro de um tópico de assunto definido. Acho que isso tem cada vez mais me desanimado. Claro que todos nós acabamos por escorregar e fazer algo assim, mas acho que o comportamento geral das pessoas é meio cultural, é coisa nossa, do brasileiro. É algo excelente em alguns locais e grupos, mas bastante antiproducente num fórum que cresceu tanto.

 

Espero que ninguém se ofenda com meu desabafo, afinal não estou criticando, mas apenas explicando o que tem feito com que eu escreva cada vez menos. E, na verdade, tem feito com que eu leia cada vez menos também, pela amplitude e falta de foco que os tópicos quase sempre ganham.

 

Espero que em 2015 tenhamos muita saúde, principalmente na lavoura, para que tenhamos mais cafés, sem os quais nada de torra, equipamento e discussão faz qualquer sentido.

 

Um forte abraço a todos.

 

Márcio.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A troca de servidor é algo que deve estar por ocorrer. Problema é que a administração do fórum é dos próprios membros, alguns poucos na verdade, e não é a atividade principal dessas pessoas, como se sabe. Isso complica a solução desse problema de servidor recorrente e que é uma aporrinhação sem tamanho. Enfim, acho que devemos envidar esforços pra resolver isso de uma vez por todas. 

 

Já o desvio de assunto, gostaria que melhorasse também. Escrevi (também) sobre isso recentemente, mas me parece um problema de mais difícil solução. Eu mesmo, ainda que tentando me policiar, certamente escorreguei inúmeras vezes. 

 

Por outro lado, sempre incentivamos todos a criarem tópicos adequados para cada assunto. Pessoal parece que tem medo de abrir tópico novo, enquanto que deveria ser o contrário. 

 

Da minha parte, tenho dificuldade de controlar esses fatores com mais diligência. De um ano e pouco pra cá, por motivos profissionais, não tenho tempo para acessar o fórum de dia. E tarde da noite, quando tenho gás pra olhar, o que tinha pra acontecer já aconteceu.

 

Buenas, tenho que terminar de preparar o meu bacalhau! Excelente 2015 para todos e uma safra pródiga em bons cafés.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui estão duas mãos de um analista de sistemas à disposição.

Claro que todos trabalhamos e não podemos estar 100% do tempo dedicados ao fórum. Mas no que puder ser útil....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava me esquecendo, já que vão trocar de servidor, se for possível coloquem num linux. Esse windows server 2008 com IIS7 nunca funcionou bem com PHP.

Eu possuo particularmente aversão a qualquer coisa da microsoft. Mas independente dos meus gostos pessoais. O linux tem um desempenho melhor com o PHP do que o Windows.

 

Tenho minha parcela de culpa  :P Eu costumo conversar o assunto do tópico ramificando em outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, outros assuntos comporta muita coisa, e aproveitando a fugida de assunto já iniciada pelo Márcio:

 

Em 35 minutos já estaremos em um novo ano. Foi um grande prazer passar esse com vocês.

 

Aos amigos, colegas, conhecidos e futuros (amigos, colegas, cafeinados): em 2015 saúde, paz, bons cafés.

 

Que continuemos a nos encontrar aqui e cada vez mais ao vivo e a cores.

 

Obrigada por me ensinarem tanto.

 

Um beijo em cada um e cada uma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o lado do Carneiro. Tem muitos offtopics e isso dificulta a leitura bastante. No outro lado tem uma interação e contatos pessoais aqui que eu gosto muito ... principalmente nos offtopics! Talvez seria interessante separar essas discussões particulares um pouco mais dos topics temáticos, para não perder pessoal com uma visão mais conservador sobre fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na real acho q isso é meio involuntário... O café e suas coisas é algo do mais pessoal aqui. É algo em que todos nos esforçamos proporsionalmente.misturar isso com outras questões da vida pessoal, intereces pessoais em fim, é muito tentador. Isso torna os tópicos mais prolongados com certeza. Mas talvez queiramos algo que talvez fuja da esfera humana: essa objetividade, pragmatismo, sintetismo, conceitualismo, característicos da vida urbana, metropolitana, caótica de engarrafamentos, prazos, conexão wi-fi a qualquer hora na máxima velocidade... Dessa perspectiva, de fato a não objetividade seja persebida como ruido.

Feliz 2015 galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com tudo que o Carneiro falou, eu tb, como usuário dos mais antigos (éramos da época do htforum), tenho cada vez menos lido e postado as coisas por aqui.

 

Os off-topic estão destruindo alguns tópicos gigantes que tem aqui.

 

Já perdi compra coletiva aqui por não achar ou simplesmente não conseguir ler todas as páginas.

 

Alguns destaques poderiam melhorar, os tópicos recentes, que ficam no canto direito, poderiam ser ampliados, em um destaque melhor. Já teve dia que eu vi o tópico lá nos 5 e quando tive tempo pra ler, não estava mais lá. Aí tentei procurar e não encontrei...

 

Algumas melhoras seriam bem vindas pra melhorar a produtividade e o tempo de uso e pesquisa do fórum.

 

Feliz 2015 amigos.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece-me que algumas coisas são de fato deficiências do fórum, outras talvez sejam problemas nossos. Fiquei ciente disso quando acessei muito pouco o fórum por motivos de trabalho bem na época dessa compra coletiva e tive dificuldades em encontrar o tópico posteriormente porque ele sumiu dos recentes. Contudo, deu pra perceber que o fórum está mais dinâmico que antigamente. Se não conseguimos acompanhar tudo, uma das razões, sem desmerecer os problemas que já ressaltamos, é que talvez realmente não seja possível acompanhar tudo sem dedicar alguma fatia do tempo diário ao fórum. 

 

Quando um tópico interessa e não há tempo de ler no momento, sempre há a possibilidade de segui-lo (botão junto ao título do tópico) ou procurá-lo entre os não lidos (há várias opções de classificação à esquerda).

 

Quero ressaltar também uma iniciativa da administração muito legal, que foi o concurso de tutoriais. Graças a ela, hoje já temos uma seção de tutoriais voltada para os iniciantes, tendo cada método sido acessado por mais de 400 vezes. Acho que os tutoriais merecerem um destaque melhor na tela principal do fórum. Os demais membros também poderiam contribuir com sugestões para o aprimoramento das informações ali contidas.

 

Lembrete: várias pessoas tem me pedido para que o fórum seja acessível pelo Tapatalk. Pode ser uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saluete senes!

 

Não seria possível colocar um chat nesse fórum?

A gente acaba usando os tópicos para conversar, o que eu acho normal e prejudicial ao tópico, com o chat acho que seria mais fácil separar.

Assim o fórum fica dedicado aos tópicos e o chat para a nossa interação

 

Valete!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como usuário de leitor de telas, eu tenho uma enorme dificuldade de usar a pesquisa. Permitam-me dizer q eu odeio aquilo. Nada do q eu escrevo aparece.

1 chate seria massa mesmo. Se forem por, por favor, pensem q tem 1 deficiente visual no forum também. Peguem um acessível pra leitores de tela rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Gil..

 

Os assuntos do HB são mais complexos e debatidos por quem entende do assunto.

 

Aqui, estamos quase sempre respondendo duvidas de novos usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sugestão o fórum não poderia ter uma opção a quem desejasse de ser informado imediatamente por e-mail sobre a abertura de um novo tópico?

 

Caso está opção já exista, desculpa por não conhecê-la pelo fato de ser iniciante. Mas, confesso que por mais interesse que tenha em aprender e acompanhar certas discussões, como leitor assíduo tenho dificuldade de ler tópicos antigos sem perder de vistas as novas discussões que já não estejam na área de tópicos recentes.

 

De qualquer modo, fica o meu registro da importância de um fórum como o Clube do Café que talvez sofra um pouco com o seu enorme crescimento e que tem sempre que se reinventar.

 

Um forte abraço a todos e um Feliz 2015 regado a muitas xícaras de café.

 

Murilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a idéia do Chat sensacional. Pode ajudar a melhorar o problema dos off-topics sem tirar a informalidade e descontração que caracteriza o CdC. Eu mesmo já iniciei vários tópicos que julgava muito interessantes e que não resistiram a umas três ou quatro postagens que pouco tinham a ver com o assunto.

 

Discordo do Gil e do Miyamoto quanto à comparação com o Home Barista. O HB tem de fato algumas discussões mais aprofundadas, mas há uma grande parte dos tópicos que não tem esse viés, discutidos por usuários "comuns", por assim dizer. Os tópicos mais aprofundados são sempre protagonizados pelas mesmas pessoas. Talvez não passem de 20. E essa é uma parte importante do HB, é claro, pois traz discussões bastante relevantes no âmbito do barismo doméstico. Mas só isso não faz o HB. Toda essa vanguarda só faz sentido se essa informação puder ser compartilhada e aproveitada por uma base maior de foristas, que pode reciclar e transformar toda essainformação.

 

Da mesma forma, o CdC não é diferente. Se ficarmos apenas respondendo pergunta de novos usuários, nossa importância será limitada. Creio que não somos apenas isto. No último ano, muita coisa nova e interessante tem aparecido: projeto de moedor manual titã, de fornos com controle computadorizado, de máquina de pistão doméstica, restaurações, etc. Acho que é nessa direção que temos que andar. Inovar, discutir, pesquisar, testar. Tudo o mais se constrói a partir disto. Não podemos ser apenas um oráculo para iniciantes ou uma simples ferramenta de bate-papo. Se nossa opção for essa, a adesão dos usuários novos será efêmera e eventual, apenas para resolver necessidades pontuais, ao invés de produzir e discutir conhecimento.

 

O que temos de aprender é conseguir administrar essas duas realidades: continuar atendendo os novatos e permanecer um motivo de interesse para os mais avançados. Creio ser questão de pequenas adaptações. A mudança da base de dados está saindo, e quem sabe não possamos implementar também o chat...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Rodrigo.

Eu estou mais ativo agora nos dias que não estou trabalhando, tem uns três meses que nem olhava o fórum.

Se a ideia do chat vingar vamos ter que tomar cuidado pra não fazer o contrário, discutir coisas que deveriam ser tópicos no chat.

Seria até melhor se o chat fosse num ambiente separado. por exemplo chat.clubedocafe .net

Ideias, ideias, ideias....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do chat, não curto a idéia... Conteúdo útil para todos com certeza será perdido em conversas particulares.

 

O que facilitaria a vida dos moderadores seria mais um botão abaixo de cada msg. "off-topic". Apertou, a msg vai para o "sem assunto" ou outro tópico parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Sérgio... Acho que conteúdo perderia ou as pessoas se inibiriam em certas questões.

Se tivesse a possibilidade do botão off-topic, assim que que o assunto acabasse poderia ser movido pelos próprios off-topiqueiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do off topic seria resolvida se nos limitassemos ao escopo do tópico.

 

Muitas vezes eu pensei mais antes de postar, reli, e vi que não acrescentaria nada, e desisti. Sei que é chato, mas em geral realmente seria evitar piadas, ou ao menos discussões e extensões de um comentário mais engraçado (que até poderia ser oportuno), evitar "aproveitando o ensejo", ou pior ainda "mudando se saco pra mala" ou semelhates que acontece bastante.

 

Se andasse torrando entregaria algo muito amargo... :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confiar no bom senso seria o ideal, mas o ideal geralmente não é o real.

 

Os off-topics são muito divertidos na hora, mas passado o calor do momento tornam-se realmente inconvenientes. Quando o tópico ainda é quente, isto é, quando a conversa está se desenvolvendo, o off-topic cumpre a função de ferramente de conversa (e não de discussão), o que se revela conveniente naquele instante. Porém basta fazer uma pesquisa por um assunto que já foi desenvolvido para perceber como é desestimulante ter de ler conversa fiada sobre derivações de conversas que não fazem parte do conteúdo que se pretende obter. O resultado é que o fórum passa a se tornar uma base de dados entediante e que atende somente a urgência, sem a pretensão de permanência. De fato é complicado...

 

Criar trabalho para os moderadores acho contraproducente. Ter de tomar a decisão sobre o que cortar e o que não cortar acho arbitrário, antipático e desagradável e principalmente não-profilático.

 

Enfim, acho que a ferramenta pode ajudar a moldar, sim, o uso e o usuário. Só não sei como fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que o bom senso é o que poderia fazer a maior diferença... mas que a realidade é um pouco diferente, ainda mais com o aumento das participações. Só nos 7 meses desde a minha inscrição já pude perceber esse aumento, vários novos integrantes.

 

De qualquer forma, pensei em algo que poderia ajudar a separar as informações úteis: não seria possível filtrar num tópico os posts que foram curtidos? Claro que demandaria também uma reeducação dos integrantes pra curtir o que é útil, e não o que achou engraçado por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...