Ir para conteúdo

Sobre o fórum e outras coisas...


Carneiro

Postagens recomendadas

Olá. Concordo com o problema da falta de foco. Não sou usuário tão novo assim, mas não escrevo tanto. Já li muita coisa aqui, tentando aprender e/ou pesquisar sobre produtos que tenho interesse. Perdi horas. lendo todos os posts de um tópico gigante, no qual pelo menos metade não tinha informação útil. Também achei a quantidade de mensagens postadas no post da compra coletiva excessiva, a ponto de atrapalhar de verdade.Outra coisa que me incomoda, são temas recorrentes e que não levam a lugar nenhum no meio de uma discussão. O mais clássico deles é reclamar dos correios e da alfândega. Creio que poderiam criar um tópico só pra isso... eheheh

 

Tenho uma sugestão.

 

Eu acessava, há uns 10 anos, o site do slashdot. Pra quem não conhece é um site com notícias de tecnologia, muito acessado. De tão acessado, era comum um servidor de uma página que virava notícia por lá, não aguentar os acessos que a notícia gerava. Tem até um termo pra isso. "slashdot effect" ou "slashdotting"

 

DIto isto, lá tinha (acho que ainda tem) um problema parecido, só que num nível muito maior. Muita gente fazendo piada, flame wars (brigas por preferências pessoais, que não vejo por aqui, ainda bem) e off-topic nos comentários das notícias.

 

Lembro, que todo comentário podia ser classificado em até 5 estrelas e podia receber um adjetivo (funny, inspiring, instrutive etc). Poderíamos fazer algo parecido. Isso resolveria o problema de curtir por ser engraçado. Poderíamos filtrar por estrelas e por critério. Como a classificação é dada pelos leitores, não seria algo que daria trabalho extra para os administradores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do comentário do Marcio que seria bom ter tópicos específicos e só postar o que encaixa perfeitamente no tópico analisei um pouco as discussões com amigos. P.ex. ontem a noite em um bom restaurante. Nas discussões dos brasileiros (professores, engenheiros, arquitetos etc.) um assunto causou o próximo e as conversas evoluíram em uma maneira bem imprevisível (e muito divertido). O suíço e o alemão na mesa muitas vezes entraram com um "voltando para o assunto" e queriam uma conversa mais focada ... Que o resto da galera até achou um pouco chato as vezes. Acho isso bem típico para o jeito como as coisas andam aqui. E me perguntei se eu participaria muito em um CdC em qual só tem tópicos hiperfocados ... Acho que não, só de vez em quando com uma duvida especifica. No offense, just my two cents.

Abçs

Burny

 

PS: também acho um chat no forum a opção mais interessante para ter menos conversa particular nos tópicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saluete senes!

 

Me peguei numa reflexão semi filosófica, no HB não há esse tipo de conversa entre os participantes. Mas isso quer dizer que é o modo correto de se fazer? Os gringos são muito objetivos e não possuem essa amizade mútua que temos, simplesmente discutem o assunto e ponto final.

Por que o método deles é melhor? Se somos brasileiros e temos esse nosso jeito, por que mudar?

Aaahhh mas aí no deles é só ler o tópico e se aprende bastante, mas não se dá nem uma risadinha? Quantas vezes os gringos fizeram encontros pra se conhecerem? Pra bater aquele papo, comer aquele pão? Só pela zueira?

O nosso comportamento é nocivo ao tópico do ponto de vista extratamente objetivo, mas acho que do ponto de vista humanista não.

 

Concordo com o Burny, se for preciso tirar os Off dos tópicos seria preciso uma ferramenta pra gente se comunicar melhor, um chat é o ideal! Um grupo no vulgo zapzap? Se conversaria bastante e como não é tão fácil digitar muito texto, ia evitar se escrever muito sobre um assunto específico. Um chat no PC deixa mais confortável escrever bastante com um teclado físico, no celular não.

Acho que assim não iríamos cair na armadilha de discutir tópicos no chat.

 

Ideias, ideias, ideias...

 

Valete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme já comentado o chat serviria apenas para assuntos paralelos e não discussão de assuntos.

 

A partir do momento que o chat virar solucionador de dúvidas, o fórum deixará de existir. E acho que é mais fácil resolver algo através de um diálogo do que uma discussão em tópicos adequados.

 

A idéia do chat é interessante mas pensos ser um tiro no pé.

 

Ainda acho que a melhor solução seria se o Burny parasse com os off-topics.. Hauhauhauahah :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não seria um tiro no pé, Miyamoto. Faço parte de um outro forum onde tem chat e funciona muito bem. Muitas vezes tem threads que apresentam resumos de discussões no chat, sobre encontros planejados etc.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tacisio.

 

Não sei bem como é nos fóruns estrangeiros além do Home Barista. Mas nesse, pelo que vi, eles se encontram bastante. Fazem os "get together" regionais, e os mais ativos no fórum acabam se vendo, quando possível, na feira da SCAA, que tem um viés forte também para o "prosumer". Teve um casal que se formou lá, e num miniencontro o cara pediu a mulher em casamento.

 

Eu tenho alguns bons contatos que foram feitos diretamente, em mensagem privada, quando o assunto não era exatamente uma discussão *em grupo*. Alguns mais técnicos e só, outros até mais "do nosso estilo", aqueles estrangeiros que gostam de expandir mais os contatos e os transformar em amizade.

 

Eu entendo o ponto de vista do Burny e também imagino que para nós, brasileiros, algo muito comportadinho seria cruel. Mas meu desabafo foi justamente por achar que as coisas andam exageradas, não porque eu gostaria de ver um fórum super controlado e engessado. Ou seja, nem 8 nem 80.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não uso tanto o HomeBarista, mas acho que o pessoal está com uma ideia meio distorcida deles. O pouco que eu usei já deu pra notar uma agressividade imensa entre os participantes. Acho que até mesmo aqui já comentamos que um dado tópico lá foi fechado por que as agressões passaram dos limites.

Ou seja, não acho que eles são tão cirúrgicos assim nos tópicos, nem pouco emocionais. Pelo contrário.

Aqui já tivemos várias discussões sobre política, racismo (participei de várias) em que o nível daria inveja mortal aos homebaristianos.

 

A ideia do chat eu achei muito boa. Tudo o que ajudar a diminuir a poluição é bom. Eu confesso que na época da compra coletiva eu volta e meia via que o tópico tinha sido atualizado, entrava e via que era só coisa paralela. Eu faço minhas piadas, mas tento na medida do possível voltar ao tópico, por exemplo dizendo qual o café na minha xícara depois da piada (no tópico de café na xícara).

 

Uma coisa que eu não fiz, mas que talvez ajude é seguir um determinado tópico. Nem sei o que isso faz, mas deve dar algum destaque toda vez que atualizarem.

 

Ah, feliz ano novo. Vamos ver se ano que vem na Rússia a coisa vai melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrar o meio termo parece a pauta. Também entendo que o problema é o exagero. Lembro de antigamente pedir que os off-topics não passassem de 3 ou 4 postagens, que naépoca entendia como um limite tolerável. Só que a coisa anda realmente descompensada. Sugiro como exercício que os amigos tentem revistar os tópicos um tempinho após os off-topics. Daí fica bem claro que há excessos, pois a objetividade fica comprometida demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Home Batista tem algumas questões "religiosas" , que ferem susceptibilidades e originam discussões um pouco mais acaloradas.

No entanto o nível é bom, a informação e a assistência dos membros mais antigos é boa.

Acompanhando regularmente é possível distingir as fontes confiáveis dos exageros e incorreções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o seguinte:

 

Poderia ter um boton, como o de curtir, de off-topic a ser clicado por quem digitou ou por um moderador e este post ficaria marcado como off-topic, quando algum membro quiser ler este tópico teria a opção de ler " com" ou "sem" off topics, acelerando a leitura se assim o desejar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Insisto no meu chororô inicial: o que falta é apenas tópicos mais focados (não tão abrangentes) e ao mesmo tempo que se evite de desviar demais do assunto. Continuta tendo espaço para tópicos de iniciantes, para dúvidas simples, complexas, para contar causos etc.

 

Tópicos muito genéricos tendem a crescer demais e quando há muitas páginas não é tão mais útil assim.

 

Tópicos bem específicos no qual muita gente desvia o assunto, cresce e fica mais confuso do que qualquer outra coisa.

 

É simples, não é complicado. As próprias pessoas podem se policiar e quando inclusive quiserem referenciar um assunto novo, mas que tem relação com aquele tópico, postar um desvio, com o link para o novo tópico, como fiz vez ou outra quando moderador (juntava postagens em novo tópico e deixava um link no antigo, bem como colocava no novo um link de referência ao original).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, acho que sua sugestão funcionaria. Mas de fato, o policiamento precisa ser maior. E cê tá precisando trazer novos temas pra gente.. :lol:

 

Ps: eu vivo falando pro Burny parar com os offtopics.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, o CdC tem mais de 2000 usuários, mas os que postam com habitualidade não devem ser mais de 20 ou 30. Se pelo menos esses colaborassem, já bastaria. Juntar tópicos e mover assuntos é algo que eu e Sérgio fazemos com frequência. Só que fica uma tarefa ingrata quando os próprios colegas promovem sabotagem involuntária.

 

Ultimamente, se fosse mover tudo que é desvio para o tópico correto teria que me transformar em moderador de tempo integral. Aliás, moderar é um saco. Faço mesmo como uma forma de colaboração, pois não faço questão alguma.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa ai galera:

como eu disse q acho q n "ouviram": consequências da vida urbana. Queremos chegar aqui e encontrar respostas objetivas pra nossas ocasionais necessidades objetivas, objetivamente. Por isso achamos os "off topics" "poluição". Mas olha pelo lado das pessoas. Po a galera interage pessoalmente no CDC! A galera q curte mais a vib mesmo toda meio q vira amigo! Sim: pra quem quer usar o forum pra respostas objetivas tem dificuldade. Mas, por outro lado, temos aqui 1 espaço, sim, de inteiração, entre apreciadores de cafés e suas coisas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não discordar que seja interessante haver um Chat, tenho certa reserva a respeito da perda da memória, da volatilidade tão característica de um sistema de Chat dinâmico, como na maioria dos fórum, em que há uma janela em constante "rolar" (scroll) no alto da página, e que costuma mesmo ter a frase "isso não é um mecanismo de buscas" no lugar onde vai se escrever a próxima interação.

 

Um Chat subdividido em tópicos e com registro perene viraria um segundo fórum e, até certo ponto, poderia sufocar o fórum em si.

 

Creio que a proposta de postura do Márcio seria uma solução prática e limpa se passível de ser implementada de modo aos usuários mesmo seguirem as regras. De minha parte, participei de vários off-tópics mas muito raramente comecei algum (ocorreu de contar algo a exemplo do argumento do tópico e o exemplo virar "foco" de um off-topic), pois tendo a ser mais objetivo e, honestamente, já me desanimei algumas vezes com os desvios longos demais.

 

Uma proposta de solução técnica seria fazer algo "diferente", um sistema de subtópicos em que dentro de uma postagem o próprio autor da entrada (post) pudesse abrir uma "janela interna" e começar uma sub-conversa um um "box" com scroll, que na verdade seria criado como um novo tópico na estrutura do Forum. SImilar ao link sugerido pelo Márcio, mas diretamente acessível dentro de uma "janela com rolamento", um frame com roll próprio, assim daria pra ler e postar dentro dessa divergência de modo ancorado, ou clicar num "botão" e abrir como se fosse um tópico próprio. Acho que, se feito com uma interface de postagem clara e otimizada, ficaria prático e simples até para os recém chegados. Deu pra entender?

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

A função do Tapatalk é unir todos os fóruns que você participa em um só lugar. Mais leve e rápido de acessar..

 

Não sei se rola browser, mas até onde sei, são apenas para smartphones..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...