Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

Hoje eu tive que entregar uns documentos no Horto, no Impa. Fui de bicicleta e, como da última vez, me arrependi. Choveu e sempre chego lá banhado em suór.]

Como a Bastarda é quase no caminho, na volta eu passei por lá.

O lugar é bonito. O dono estava lá (Marcos) e conversou um pouco comigo (como tinha chovido estava meio vazio). Falei também com o barista Igor, que não é o cara da foto da matéria da Richards.

Eles só tê um grão, da fazenda DaTerra. Eu até falei que achava que era o grão vendido pleo ateliê do café de sp, cujo site fechou. Conferindo agora, de fato é esse o grão.

O barista disse que era uma torra média.

E tomei um V60 e um expresso. No V60 eu achei que o grão não ficou grandes coisas. Por isso pedi o expresso, já que lembrava que o blend pra expresso do Ateliê do Café era muito bom. De fato, achei o expresso ótimo. Até comentei o resultado. 

Eu sugeri que eles oferecessem pelo menos um segundo grão, com uma torra mais clara pra coados e afins. Disse que entendia que eles não quisessem só ter um assim, mas que seria bom ter algo pro público um pouco mais conhecedor do assunto.

Eu tirei umas fotos. Vou ver se amanhã coloco em outra postagem e aí faço mais um ou outro comentário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

 

Pelo que eu entendi, o Marcos também está querendo deslanchar uma linha de roupas esportivas, especialmente para bicicleta. Tem coisas como boné e meias de compressão, mas também essas roupas de ciclistas.

A decoração inclui umas bicicletas suspensas

 

26636459743_93dd298339_h.jpg

 

e ao fundo vemos as roupas a venda

 

27207898416_aa0ab187f3_h.jpg

 

As xícaras deles são descadas, uma ideia que eu acho boa a princípio, mas que fica mais harmônica quando o resto da decoração é também com uma estrutura parecida (eu achei a loja meio clean demais para essa ideia, mas enfim, who am I to judge?)

 

27145051712_14db0f5fd6_h.jpg

 

26635105504_7f0e718090_h.jpg

 

Eles fazem também um chá verde japonês, um tal de matcha latte:

 

26636429273_43ce210fbc_h.jpg

 

O Marcos falou bastante dele. Disse que é a matéria prima que eles usam nesse mate da linha Do Bem (eles eram os donos da linha, recentemente vendida pra Ambev). É uma coisa verde em pó. Eu não gosto muito de chá. O verde original eu até acho melhorzinho, mas a versão Do Be eu achei com gosto de erva mate. Não sei se leva a erva também ou se é algo parecido naturalmente.

 

Olha aí o Igor preparando meu café:

 

27207870366_dab5ff694c_h.jpg

 

e finalmente, outro detalhe importante: os preços

 

26966782130_a9d44a94e6_h.jpg

 

Achei o coado caro. Se eu tivesse mais tempo teria pedido o sifão, que é o mesmo preço cobrado pelo Sofá Café. Se bem que me pergunto se vale a pena com a torra deles, que parece ter sido calibrada pra um bom expresso. A acidez no coado eu nem senti, mas no expresso achei excelente.

 

Enfim, uma boa dica pra quem quer tomar um ótimo expresso.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matcha é muito bom. Mas prefiro puro sem latte ;).

 

Achei o espresso um pouco palido e não curto muito

esse tipo de xícara para espresso. Mas se você disse

que estava bom eu vou esperimentar quando passar

por la novamente (contando que esteja aberto dessa vez)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matcha é um tipo de chá verde moído fino como talco e incorporado à água sem coar, é o "café turco" dos chás

 

Achei interessante oferecem esse matcha latte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o dono fez propaganda, dizendo que só eles têm (o chá).

A palidez aparente do expresso pode ter sido o flash. Não me lembro de o visual ter chamado atenção negativamente.

Foi um dos melhores expressos que eu tomei no Rio. Nesse sentido, estão de parabéns.

Vamos ver se passam a oferecer uma torra mais clara também. Não acho que vão, mas quem sabe se vários de nós sugerirmos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor espresso do Rio :) , depois dessa afirmação eu vou passar lá também , mas antes vou ligar para ver se os descansados estão trabalhando.

 

Agora eu entendo porque ele não está nem aí para trabalhar , se esse cara for o Marcos Leta , ele é uma espécie de ícone do mundo empresarial descolado , cool , "muderno" , o cara criou a dobem com menos de 30 anos e foi um sucesso estrondoso , diz-se que o faturamento dele estava na faixa de 150 milhões quando da oferta da ambev , os números não foram revelados, mas a avaliação é de que ele recebeu no mínimo 500 , podendo chegar ate em 700 milhões , dependendo da proposta da ambev.

Assim dá para seu Marcos brincar de dono de cafeteria. :)

 

Esse matcha ficou famoso porque diziam que emagrecia , como um gordo profissional posso dizer com toda certeza que o que emagrece é comer pouco e fazer exercícios.

 

Esse chá não me emagreceu, mas tive gases com ele. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, se o cara com quem eu falei não é loroteiro, é o pai do Marcos Leta.

 

Na sprudge eles falam do filho, que é o dono: http://sprudge.com/bastarda-97195.html

 

O Marcos pai falou que o filho é que gosta de bicicleta (a matéria fala disso).

Por outro lado, não ficou claro que a coisa era assim tão ligada ao ciclismo. Eu perguntei por isso explicitamente e ele disse que não, que era mais a decoração e também a coisa de ter uma linha de roupas pra bicicleta.

 

Enfim, gente rica é assim complicada mesmo.

 

O mais irônico é que na década de 90 tínhamos vários sucos pasteurizados sem aditivos (parmalat vendia bem no Rio). Verdade que não faziam de muitas outras frutas, mas me impressiona todos terem desistido do negócio a ponto de abrir as portas completamente pra esse do bem. Eu confesso que sempre fui meio preconceituoso contra o do bem. O nome era muito petista pra mim ('nós, que fazemos o bem'...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudando um pouco de assunto.

Hoje eu fui ao Centro encontrar com uma sueca que veio a trabalho pro Brasil por uns dias e voltava hoje.

Ela gosta de café (acho que até tinha uma Gaggia Classic que quebrou) e eu levei ela pra conhecer o Curto Café.

Como ela almoçou em Santa Tereza, sugeri que ela pegasse o bondinho e fomos a pé pra lá.

Tinha tempo que eu não passava por lá. Tava bem mais organizado.l Eles agora dividiram duas La Marzocco (Marzocci?): uma para expresso e outra pra capuccino. O sistema pra pagamento conitnua o mesmo.

Melhorou muito o atendimento. Antes era meio caótico. Você chegava e não sabia direito quem trabalhava lá ou quem era freguês, não tinha fila. Enfim, agora a coisa vai bem rápído até.

Nós tomamos um amendoado, que eu achei um pouco escuro demais e um cítrico, que eu achei bom. Eu comprei o Seleção do Mario, que me disseram que é a mesma torra do que eles chamavam de frutado (meu favorito).

A sueca comprou um de cada: amendoado, cítrico e frutado, acho.

Pagamos 5 por expresso e 20 por café. Acho que tá de bom tamanho.

A sueca me disse que um expresso em Estocolmo está saindo por 4 dólares. Disse também que a taxa marginal de imposto de renda pra ela é 43%.

A Suécia como ela é.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci. Fomos também à Colombo. Quase que não levo ela lá. Estávamos voltando quando lembrei no quarteirão da confeitaria que era só dobrar a esquina que lá estaríamos (olha a influência do Temer).

Eu mostrei o lugar, que é muito bonito, e fiz questão de tomar um expresso, depois que a Anita falou que achou ótimo.

Bem, vamos lá. Pra uma torra escura, até que não é ruim. Foi bom. Eu não diria ótimo, mas um café expresso bom. Bem melhor do que a média.

Notei que por coincidência eles têm exatamente a mesma La Cimbali que a Bastarda (pelo menos era bem parecida).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já falei aqui várias vezes , o negócio da Colombo é chá , o café deles não é melhor do que o de qualquer lanchonete do centro.

Além do chá, os doces e as sobremesas portuguesas , sem falar nas latas e loucas com a marca Colombo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, muleque!

 

Curto Café agora no The Economist!:

 

'WITH bearded baristas and furniture cobbled together from wooden crates, Curto Café in Rio de Janeiro is a typical outpost of Brazil’s nascent hipster scene'

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

alguém já foi no Armazém 331 em copacabana?

Uma amiga me mandou umas fotos de lá agora e vi que vendem cafés de 5 regiões (chapadão, mogiana, cerrado mineiro, sul de minas e montanhas do Eespírito Santo).

Acho que o forte da loja é cachaça, mas tem esses cafés também. É na Nossa Senhora de Copacabana 331.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Esses dias eu fui no Curto, depois de muito tempo sem ir lá. Até desacostumei com o esquema das fichinhas e o dinheiro. Detalhe interessante pra quem não sabe: eles botaram um 'preço sugerido' no mural (sinal de que esse esquema não tava dando tão certo assim...). O resto não mudou, eles botam o teórico preço de custo de cada item. Acho que 10 reais é o custo do saco de 300g de café e tem dois preços sugeridos (acho que 12 e 15 reais). Eu normalmente pago 15 mesmo pq realmente acho que o café deles vale (até mais na verdade).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não apostaria que eles escreveram o preço sugerido porque estavam dando de menos. Devia encher o saco toda hora ter que responder quanto o pessoal dava em média (acho que todas as vezes que eu fiu alguém perguntou).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a impressão que eu tenho é que o público que mantém o lugar é cativo: basicamente gente que trabalha no centro e gosta de café. Não parecem mortos de forme, pelo contrário. Acho que todos pagam o preço de mercado, já que é gente que provavelmente toma expresso em outros lugares também e sabe o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho, Cal.

E eles já estão ali há um bom tempo. Se tivesse sido questão de preço não teriam ampliado para duas La Marzocco e outros equipamentos de primeira que tem lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também fiquei com a impressão de que aumentou a saída de café. A última vez que eu fui lá eles tinham feito um sistema de duas filas, uma pra expresso e outra pra capuccino. Antes não tinha disso não, não dava nem pra saber direito quem trabalhava lá e quem era freguês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não apostaria que eles escreveram o preço sugerido porque estavam dando de menos. Devia encher o saco toda hora ter que responder quanto o pessoal dava em média (acho que todas as vezes que eu fiu alguém perguntou).

Acho que o dono tem capital suficiente pra suportar essas variações. Não sei se vcs já repararam, mas no quadro vez ou outra vem escrito algo como: "Esse mês não fomos tão bem..." ou "Arrecadamos X, porém gastamos X + Y" e por aí vai.

Já vi gente colocando centavos por um cappucino lá...também acho que não devem ser maioria...mas pode ser só 'pressão' pra manter a peteca no alto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estarei saindo amanhã cedo de Sto. Antonio de Pádua, interior do RJ. Tenho que pegar um vôo na metade da tarde.

 

Qual cafeteria seria viável de conhecer no RJ, por volta da hora do almoço. Que não seja muito distante do Galeão. Talvez a curto café?

 

Obs: estarei de carro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nao tem nada a menos de 10km ou mais do galeao.

não considero isso perto com o transito do Rio. Se eu tivesse

que escolher escolheria visitar o Cafuné na Barra pq pelo menos

é muito facil de estacionar. Mas provavelmente vai perder um

tempo na linha amarela indo e voltando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de carro, o Centro não é recomendável. A Cafuné fica num shopping, deve ter estacionamento. A Sorelle do Botafogo Praia Shopping idem.

Você vai estar de passagem ou vai dormir em algum lugar aqui no Rio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheci hoje por causa da matéria da Veja comer e beber Rio, o Café Épico.

 

O diferente lá é que o café verde é armazenado lá mesmo e torrado as quartas a tarde. O torrador fica atrás de um vidro e o pessoal pode acompanhar o processo. Trabalham com torra média e escura, os grãos ficam armazenados em caixas de plástico, estilo armazém do interior. Comprei 250g da torra média, 15 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...